Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes, com o apoio da Proview em 2010.


 

22 de junho de 2010, terça-feira

MULTI OU TRADICIONAL?
Vários criativos aqui em Cannes comentam: a fórmula de se escolher a agência do ano em Cannes já não orna com a proposta do Festival. Não faz sentido que categorias como promo e media, só para citar algumas, não contem para o grande prêmio para o melhor desempenho criativo. Como o Marcio colocou na coluna de Domingo, das agências brasileiras premiadas em promo, nenhuma era só de promo. Outra curiosidade, no ano passado, mais de 60% dos leões de cyber foram para agencias full service. Então, se o festival é multidisciplinar, a agência do ano também não deveria ser?
ALMAP DÁ SHOW
Marcelo SerpaEnquanto isso, a AlmapBBDO, que joga nas onze, segue ganhando vários leões em até o momento, em quase todas as categorias em que atua. Só faltou em Media. O prestígio de Marcelo Serpa, que falou hoje no palco do Palais, é tanto que não o vi em nenhum momento sem estar cercado por jornalistas. Até no Martinez, já de noite, o pessoal fica querendo falar com ele, que atende todo mundo.
BRASIL CLASSIFICADO
O time do BrasilConsegui uma vaguinha no time do Brasil que disputa o campeonato de Beach Soccer por aqui. Vestindo um uniforme verde-limão (me perguntaram se eu era ciclista), a equipe “canarinho” tomou um chocolate dos grandalhões holandeses (5x2), ganhou de Israel (e se perdesse também seria o fim do mundo) e empatou, já com a participação deste que vos escreve, com os Bafana Bafana da África do Sul, num jogo em que tivemos boa parte do tempo com um jogador a menos. Amanhã tem Argentina nas quartas de final. Haja canela.
SR. BUCETA
Germán Luis Buceta
Para quem queria a coluna mais apimentada, aí está: Buceta escancarado na Fenêtre.

Depois de tanto tempo como correspondente, a assessoria de imprensa do festival resolveu me colocar no mailing list deles. Chega muita tranqueira no meu email, mas chegam convites para uma ou outra festinha com grande potencial pra ser chata e até sugestões de pauta curiosas. Por exemplo: uma assessora quer que eu divulgue que agora o senhor Germán Luis Buceta (sobrenome, imagino eu, por parte de mãe) será o novo "managing director" da empresa alemã Burda Media. Então taí o que você queria: Buceta e Burda finalmente juntos. Grande Buceta.

N.R.: Fabio, você sabe se o Buceta foi assistir ao show do Bilal? (M.E.)

REBOLATION
Ontem o negócio foi bom por aqui. Teve Festa da Música, que marca o primeiro dia do verão e as ruas e bares foram invadidos por bandas e DJs. E ainda teve a festa dos Youngs holandeses, um clássico. E hoje, uma bela moça, gringa, me aborda, falando num inglês com sotaque.
- Brasileiro?
(coloquei um adesivo do Brasil na minha credencial.)
- Sim.
- Pode me tirar uma duvida?
- Claro!
- Existe uma dança no Brasil chamada Rebolation?
Começo a rir.
- Sim, porque?
- Um brasileiro insistiu em me ensinar essa dança ontem, mas quando ele começou a me mostrar como era, achei que ele estava...você entende?
- Sim, sim, claro que entendo.
MUITO BEN
Muito legal a iniciativa da Yahoo de trazer o ator e produtor Ben Stiller, um dos melhores comediantes da sua geração, para falar aqui em Cannes. Rola daqui a pouco. Vou dar um pulo lá e depois conto como foi. Essa notinha não teve meio cara de twitter?
LONG LIST
Amigos, em Film, até agora nada de mais. Vamos esperar mais. Ainda não consegui absorver a gigantesca quantidade de peças impressas no Palais mas estou me aprofundando no assunto. Amanhã eu dou meu parecer.
EL CHATO

El ChatoSe eu não conseguir convite pra festa de abertura do festival hoje (fui colocado como Press B de novo) já tenho programa. Vou no show do El Chato.

 

N.R.: Fabio, tenho de fonte segura que o El Chato foi visto subindo no palco do Bilal. (M.E.)

ERRATA
A Jabunela 2º Tempo saiu com vários erros de digitação devido as minhas precárias condições de acesso à internet na África do Sul (digitei tudo no celular). Mas um erro é imperdoável. Creditei a música "Tô P... Da Vida" ao fera neném Juninho Bill, quando é notório que a canção era interpretada pelo Dominó, assim como outros sucessos do calibre de Manequim e Companheiros. E vocês acreditam que teve leitor que reclamou?! Minhas desculpas.

MOMENTO AMAURY JR.

Olha quem está dando o ar da graça na Croisette.

Ricardo Saint Clair e Rodrigo Westin Rafael Genu e Diogo Mello
Os sócios da Diálogo, Ricardo Saint Clair e Rodrigo Westin, acabando de chegar. Rafael Genu, da F/Nazca reencontrando o também carioca Diogo Mello, da Fischer Portugal. Diogo já faturou um ouro e uma prata hoje.
Hugo Rodrigues Rita Durigan, Adonis Alonso e Bruna Calmon
Hugo Rodrigues, da Publicis, feliz da vida na Rue D’ Antibes comemorando seu leão de bronze em Media. Os jornalistas Rita Durigan (assessora da Publicis), Adonis Alonso (blog do Adonis) e Bruna Calmon (Reclame/Multishow) atrás das últimas notícias.
Rinaldo Gondim, Rafael Pitanguy, Pedro Prado e Marco Martins Sentimental
Rinaldo Gondim da AlmapBBDO, Rafael Pitanguy, da África (que ganhou leões pela LewLara e pela Fischer Portugal), Pedro Prado, da F/Nazca, Marco Martins da MoMA (que também faturou ouro e prata pela Fischer Portugal). A turma da Sentimental, marcando ponto em todas as sessões de filmes.

TEMPO SOBRANDO

Já estamos recebendo apupos de vários desocupados. Caso de pessoas como Ana Leão, da WMcCann, Alex Mendes, do Telecine, Karina Rei, da Imagina, Priscila Serra, da Agência3, Fabio Caveira, da Fischer Portugal e Lucas Duque, da Sonido que ainda faz uma justa reclamação: diz que não lembrei do lendário Jamal na minha retrospectiva dos anos 2000 que abriu a cobertura deste ano. Na verdade, Lucas, os advogados do Jamal enviaram um oficio à Janela cobrando direitos por utilização deste ícone jamaicano nas nossas piadas. O próprio boneco dançarino subscreveu a intimação dizendo: Don't mess with Jamal, man.

DOS LEITORES

"A cobertura jornalística, imparcial e precisa de Fábio Seidl, o faz um forte candidato a ocupar o trono do saudoso W. Bonner. Aqui do Rio, acompanhando tudo de Cannes pelo Janela.
Fabio, mandando bem. Você é vascaíno? Espero que seja e boa sorte na copa dos publicitários. Afinal, foi isso que você foi fazer aí, né?
Hehehe. Sem brincadeiras. A cobertura está demais. Espero as suas impressões do longlist de film.
Grande abraço,
Alex / Telecine"

Muito obrigado e continuem escrevendo pra gente.
Fabio : fseidl@ig.com.br e Marcio: janela@janela.com.br


OVERBOOKING
Cannes esta lotada. Os auditórios das palestras estão com gente em pé até no segundo andar. Nos seminários da Publicis/Contagious e da Yahoo teve gente de pé por 45 minutos nos corredores.
Há muitos anos as sessões em Cannes não ficam tão cheias. É o festival mostrando cada vez mais que o que as pessoas buscam aqui é o conteúdo e o networking. O resto a gente vê na internet.
CONTAGIOUS
O seminário, que até o ano passado levava a marca de outra agência do grupo, a Leo (será uma mudança de posicionamento?), foi ótimo como sempre.
O tema foi: domine a conversa. Basicamente, mostrou como marcas fazem para se apropriar de um universo, de um código, de um comportamento.
E ilustrou isso com a cases inovadores de Gatorade (Replay), Dulux (com o projeto Let's Colour que passou no Brasil, veja o vídeo ao lado), Nike, Domino's Pizza (Turnaround) e até de uma marca de papel higiênico, Charmin que criou o aplicativo de iPhone “Sit or Squat” com rankings de mapas de banheiros para quem não gosta (e quem curte?) fazer pipi e popô fora de casa.
YAHOO+BEN STILLER
Fila em Cannes
Ben Stiller e Yahoo
A procura pela palestra com o comediante americano foi tanta que teve fila de espera pelas escadas e a organização teve que cancelar a projeção de uma categoria de filmes em outra sala para transmitir o evento da Yahoo para quem ficou de fora.
Stiller entrou sem entrar: mandou um sósia para o palco. Depois, agradeceu por estar realizando o sonho de estar no famoso festival de cinema de Cannes, uma honra para todo ator.
Depois, apontou as brincadeiras para o lendário criativo Jeff Goodby que apresentou com ele o painel sobre publicidade digital.
Stiller ainda distribuiu ao público dezenas de faixas pra colocar na cabeça com a logo Stillerstrong, uma brincadeira com a campanha das pulseiras amarelas Livestrong da Nike e do ciclista Lance Armstrong, uma campanha de combate ao câncer.
Mais tarde revelou que a ação estava sendo feita também nos EUA e que começou como uma "provocação" falsa a Lance Armstrong na internet.
Mais tarde os dois se uniriam em torno da Stillerstrong para arrecadar fundos para a educação de crianças carentes.
No final, tirou foto com o público, todos usando a faixa, e o Yahoo prometeu dar um dólar por cada foto que for multiplicada na internet, até chegar o valor de 50 mil, para a ONG de Ben.
No geral, foi mais um bate papo do que um seminário e com uma falha: abriram para perguntas nos 15 minutos finais. Ficamos então com 1/3 do seminário ouvindo gente dizer que seu cachorro tinha sido batizado graças a um filme do Ben Stiller e questões sem sal do tipo: o que você acha do humor na propaganda.
Se você quiser ajudar a Stillerstrong a arrecadar as 50 mil doletas, acesse Flickr.com/yahooadvertising ou o twitter do ômi: @stilleryahoo
YOUTUBING
Tem rolado fila também para conseguir fazer uma camisa no stand do Youtube. Os delegados primeiro criam um grafitti digital e depois recebem uma t-shirt com seu desenho. Qualquer que seja a sua ideia, já sai mais bonitinha do que as camisas oficiais que o festival distribuiu este ano.

MOMENTO AMAURY JR.

Mais gente já pode dizer para a mãe que está no site do Marcio Ehrlich, aquele cara que era amigo do José Mayer na novela Viver a Vida. Luis Claudio Salvestroni
  Luis Claudio Salvestroni da Agência3.
André Kirkelis, Sergio Barros e Rodrigo Burdman Luiz Sanches e Tales Bahu
André Kirkelis, da Leo Burnett, Sergio Barros, da Nova S/B e Rodrigo Burdman, da Fischer Portugal. Luiz Sanches, AlmapBBDO, e Tales Bahu, da WMcCann.

Na próxima edição, vamos falar da cerimônia de entrega de Rádio, Mídia e Outdoor e da festa oficial de abertura dos Cannes Lions 2010.

 

O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2010.