Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes, com o apoio da Proview em 2010.


 

11 de junho de 2010, sexta-feira

Fabio SeidlRIPE DANS LE CHULIPE E PIMBE EN LA GORDUCHIN

Se o Vampeta e o Edmundo podem comentar a Copa do Mundo para a Band, em rede nacional, eu, humildemente, também me acho no direiro de comentar Cannes para a Janela.
E se o Gilberto Silva está há 10 anos na seleção brasileira sem fazer nada, porque não posso ser escalado para mais um aninho de cobertura mequetrefe do maior Festival de Publicidade do mundo?
Estou muito feliz de ter sido convocado pelo Marcio Ehrlich, que é quase um Milton Neves da crônica publicitária nacional: um ícone, fala o que tem que falar e quando dá, ainda faz uma propagandinha pra vender inscrições pro Prêmio Colunistas.
Mas estou animado porque Cannes com Copa é sempre um clima mais bacana. Quase todas pessoas que vão pra lá não está nem aí.
Digo “quase” porque lembro que em 2002 estava lá quando o Brasil jogou com a Inglaterra.
A seleção ganhou e toda a delegação brasileira foi comemorar dando voltas no carrosel que fica em frente ao Palais. Sem pagar, claro, porque somos Brasileiros e não aprendemos nunca.
Passa um conhecido criativo brazuca e um amigo dele grita:
- Chegaê! vem comemorar com a galera!
E o publicitário responde:
- Comemorar o quê, tá maluco? Vai se f#@%^der!
Tinha saído o short list e o cara não tinha ganho nada, nem viu o jogo.

Mas tirando episódios como esse, deve estar mesmo todo mundo com um olho no Palais, outro na Copa e o outro olho devidamente acomodado numa cadeira de bar, que ninguém, nem o olho em questão, é de ferro.
Sobre o festival, diferentemente dos outros anos, não sei se temos grandes favoritos como foi a campanha do Melhor Emprego do Mundo, no ano passado ou o Gorila, da Cadbury, em 2008.
O filme mais badalado de 2009 pra cá foi o Write The Future, a nova campanha da Nike -- está aí ao lado o vídeo --, que nem sei se deu tempo de ser inscrita.
Melhor assim, de repente a gente se surpreende. E acho que essas surpresas vão vir, mais uma vez, das categorias mais novas.
As agências brasileiras investiram muito esse ano, o que pode significar mais chances de leões.
Então é isso, meus amigos.
Bem-vindos à Fenêtre 2010.
E boa sorte, Brasil. Em Cannes e na África do Sul.

O redator Fabio Seidl vai ser figurinha fácil no álbum de Cannes 2010