Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/MAI/2010
Marcio Ehrlich

 

Tadeu Vieira rompe o silêncio

Em e-mail para o Janela, o presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, Tadeu Vieira, explicou o seu silêncio desde que tomou posse, garantiu que tem trabalhado pela entidade e admitiu deixar o cargo se o mercado assim o quiser:

"Marcio querido,
Tenho grande estima pelo seu trabalho, sua coluna, a ABRACOMP e o prêmio que realiza há tantos anos, a preocupação com o mercado e a preocupação com o Clube de Criação do Rio de Janeiro.
Sempre tive.
Mas Marcio, um incêndio como este pode atrapalhar e muito um trabalho.
Deixe-me explicar o porquê.
Você mais do que ninguém, sabe da dificuldade de realizar um evento de sucesso. Ainda mais para um mercado que se depara com dificuldades. Dependemos de empresas sérias, de patrocínio, de um planejamento e um esforço enorme para por esse evento em prática, para que seja um sucesso com anunciantes, veículos, criativos, agências.
É complicado, sabemos. E mesmo com todo o apoio que você recebe do mercado, acredito que ainda assim seja difícil.
Sabe Marcio, desde o primeiro dia pós pleito, temos dedicado um bom tempo ao CCRJ, e combatido esses incêndios, que são incitados por diversos interesses desde então.
E essas correntes negativas, atrapalham muito. Me pergunto qual empresa séria, pessoa séria, gostaria de emprestar seu nome, seu dinheiro?
Acredito que nenhuma.
Pessoas sérias que respeitamos muito, como o João Santos, o Gustavo Bastos, o Ronaldo Conde, o Marcos Silveira. Ou ainda como o Tony Coelho (Conceito), João Paim, Gaetano Lops (Rio 360), Alexandre Simas (Matriz), que convidamos para nos ajudar a dirigir um novo trabalho com as agências e produtoras de Promo, o Ricardo Gertrudes (Rede) para nos ajudar a elevar o nível de peças dessa área no anuário e também começar uma discussão sobre o negócio e sobre o formato Multidisciplinar. O Gilberto Strunk (Dia) e o Fabio Barreto (Kindle) que convidamos para presidir o trabalho de design e online respectivamente no Clube com os mesmo objetivos do pessoal de PROMO e Multidisciplinar.
Aos dirigentes das produtoras de filme, áudio e foto, que vieram conversar conosco e que tem o maior interesse, assim como nós, de que essas áreas ganhem mais representatividade no Clube de Criação do Rio. As Universidades, como o CCAA que está montando cursos com auxílio do Clube de Criação.
A marca Redley que se interessou em realizar, junto com o Clube do Futuro do CCRJ, um prêmio de estampas de camisetas, estimulando os estudantes, com a produção e comercializando das peças desenvolvidas por eles.
Pode afastar outros empresários que estão ajudando a transformar, em realidade, o antigo sonho de uma sede física para o Clube, na Barra da Tijuca.
Ou outros que estão produzindo um novo Blog para o Clube, enquanto o esperado novo site, com a arquitetura de informação ideal para o Clube, fique pronto, segue AQUI um preview do header do novo blog, que tinha até aqui a previsão de entrar no ar na próxima semana.
Ainda, o Dr. Jorge Vacite Neto, que tem disponibilizado seu tempo nos prestando assessoria nas questões jurídicas do CCRJ. Assessoria fundamental em diversos assuntos, como no caso do Edital da Prefeitura, uma vitória do CCRJ, que determinava uma estrutura completa no Rio para todas as agências escolhidas pela Prefeitura.
O tema pode ser comprovado na matéria da própria Janela, com comentário respondido por mim no dia 03/04.
Infelizmente este ponto não ganhou o mesmo destaque que os incêndios constantes que insistem em criar. E tantas empresas e pessoas sérias que estão conversando conosco e que como eu, certamente ficariam preocupadas em se envolver com notas com cobranças como essas. Participo ativamente do CCRJ há alguns anos e não me recordo de outro presidente do Clube ter tido uma atenção tão especial em relação as datas de execução, tanto que nunca li nada sobre o fato de não terem sido entregues anuários, ou algo do tipo.
Se estou demorando para divulgar determinadas coisas, é porque temos problemas que estão sendo resolvidos e parcerias que estão sendo costuradas para que estas coisas sejam divulgadas concretamente.
Em relação as dívidas, li sua sugestão de talvez decretar a falência do Clube, embora discorde, pois penso que seria algo como um calote, já que acredito que o Clube tem como sanar essas dívidas, embora não seja um trabalho fácil.
Desde o início, estamos combatendo situações que trariam novas despesas/dívidas para o CCRJ e, paralelamente, estudamos maneiras de minimizar o buraco financeiro acumulado.
O Clube devia um anuário. A atual diretoria entregou o anuário, via esforço pessoal do João Santos. Este Clube, o de agora, quitou uma promessa não cumprida.
E o melhor: sem contrair uma nova dívida, como era de costume.
Negociamos parte das pendências com ex-funcionários, que nos propuseram novos formatos de remuneração.
E concordamos. Foi bom para o Clube. É gente que respeito muito, como o Igor. Acompanho o Igor desde a gestão do Fernando Campos. Eu e todo o mercado temos um carinho imenso por este profissional, por tudo o que ele doou de si para esta entidade. E se hoje estou presidente, é graças ao trabalho dele, desta amizade que sempre houve entre nós.
Por conta desse respeito, nos apoiamos até aqui. Inclusive por ele saber que eu pagaria a dívida que o Clube tem com ele.
Infelizmente, até hoje, não recebi os documentos do CCRJ que foram pedidos.
Ainda não tive acesso a nenhuma conta de banco e o Clube, diante desta dificuldade, está tentando obter tais informações através de ações legais.
Talvez esse seja o motivo da nossa divergência de opiniões e, talvez por isso, o Igor tenha optado por não estar mais conosco. Mesmo assim, reforço, que sempre mantivemos todo o interesse de quitar os débitos anteriores com ele e com ex-funcionários, mesmo não estando mais conosco.

Festival Melhor do Rio e Anuário 9 (2010)

A idéia da nossa gestão é aumentar o Festival, trazê-lo de volta para o Rio, para que tenhamos os estudantes, mas, principalmente, os profissionais participando do evento.
Aumentar e dar mais importância para outras categorias que andavam meio apagadas e que como impressa e TV, tem grande destaque em toda grande premiação. Incrementar o evento com um grande painel de debates, palestras, uma semana de comunicação do Rio e ainda entregar o resultado desse festival, que é o anuário, ainda este ano.
Só que para isso, dependemos destas pessoas sérias que citamos aqui. Dependemos ainda de outras pessoas sérias que chegarão. Dependemos de empresas sérias que acreditem no projeto, para financiar, produzir, realizar isto tudo.
Na última reunião de diretoria, decidimos buscar uma empresa de eventos com estrutura para entregar, ao mercado, um Festival do que o mercado quer ter.
Lembro-me bem que o Festival Melhor do Rio de 2003, em Búzios, foi muito bem realizado na gestão do Fernando Campos, porque contou com todo um planejamento e estrutura da WeDo, empresa com expertise no segmento e que continuou atuando como produtora do Festival na gestão do Alvinho.
Depois que o Clube não contou mais com a ajuda de uma empresa do ramo produzindo o Festival, coincidentemente (ou não), houve uma perda de qualidade no evento.
Já conversamos com algumas empresas sérias e essa gente séria quer participar disso, mas certamente com esta pressão, interesses contrários, incêndios e incendiários, eu entenderia se essas empresas e pessoas sérias, que respeitamos tanto, não quisessem mais se envolver ou fazer parte disso. Assim como eu.
E sinceramente, não se muda todo esse cenário que vem de alguns anos em 6 meses.
Ainda mais com essa falta de apoio e respeito por um trabalho, não só o meu, mas de todos essas pessoas sérias que já fizeram tanto por este mercado.
E sendo ainda mais sincero e verdadeiro, penso que não interessa a essas pessoas, empresas, entidades, nem a mim, continuar dessa forma.
Com esses incêndios e incendiários, é necessário fazer uma força descomunal para que que a gente consiga fazer um Jumbo como estes sair do chão.
E eu, torço por este Clube. E por tudo tudo que respeito essa instituição, não vejo problema algum em colocar o cargo à disposição, para que alguém possa fazer um trabalho muito melhor. Caso esta seja a opção encontrada, com certeza farei votos de que este alguém, seja quem for, faça de verdade, com a mesmíssima intenção que temos aqui, de realizar um Festival sério, com júri competente, idôneo, que eleve o nível das peças dispostas no nosso anuário e que realmente represente o melhor do Rio. Que traga saúde às finanças do Clube, que busque novamente ser parceiro das lideranças políticas, parcerias com a Prefeitura, Governo do Estado, com as demais entidades do mercado, que ajudem outras áreas, como o digital a acontecerem no Rio de Janeiro, entre outras coisas.
Caso seja desta forma, eu continuarei ajudando, como fiz em diversas outras gestões do Clube, com todos os meus recursos e mantenho sem problema algum, todas as negociações com empresas e pessoas dispostas a ajudar o Clube até aqui. Não tenha dúvida.
Marcio mais uma vez, agradeço pelo seu carinho e pela sua atenção com o Clube de Criação do Rio de Janeiro.
Poderíamos falar menos e ajudar mais ao Clube, assim como você sempre fez.
Estou sempre às ordens,
Grande Abraço,
Tadeu Vieira
Presidente CCRJ"

Conselho do CCRJ se desliga da entidade

Os criativos que vinham apoiando Tadeu Vieira no comando do Clube de Criação do Rio de Janeiro divulgaram carta ao mercado publicitário esta terça-feira, 25 de maio, comunicando sua saida da entidade, como fruto da crise levantada pelo Janela pela ausência de comando daquele publicitário desde que foi eleito, há quase nove meses.
Este é o texto do comunicado:

"Depois de nove meses apoiando o CCRJ e o mercado do Rio, Gustavo Bastos, João Santos, Marcos Silveira, Pedro Carneiro e Ronaldo Conde decidiram se desligar da entidade, neste momento.
Consideramos o saldo positivo, com anuário lançado, blog atuante, manutenção do apoio ao Young Lions e até o humor do premiado “Yes We Créu”.
Recomendamos ainda ao Tadeu que abra mão da Presidência, para qual foi legitimamente eleito, e convoque novas eleições, no prazo de 2 meses.
 Nos colocamos todos à disposição para ajudar neste processo.
Atenciosamente,
Gustavo Bastos
João Santos
Marcos Silveira
Ronaldo Conde
Pedro Carneiro"

O Globo faz sua festa do Prêmio de Propaganda

A cerimônia de premiação do Prêmio de Propaganda O Globo acontece hoje, dia 25, no espaço Villa Philippe, na Glória. A festa será apresentada pelo jornalista Zeca Camargo e restrita a convidados e vencedores do prêmio, que este ano trouxe oito categorias: Varejo, Serviços, Anúncios de Oportunidade, Classificados, Imóveis, Indústria, Serviço Público Comunitário e Turismo; além dos Grandes Prêmios, que ganharam a versão digital, do Destaque "O Rio é com a Gente", e da menção honrosa ao anúncio mais criativo que teve a cidade maravilhosa como inspiração.
Os vencedores das categorias e os destaques foram divulgados em tempo real de julgamento, no último dia 11.
Na festa, dois Grandes Prêmios serão divulgados: o GP Cases de Resultados e o GP 13º Prêmio de Propaganda O Globo.

Designer acusa ABA de copiar sua ilustração

Acima, a ilustração original de Leo Conrado para a Gecko
e abaixo, a versão utilizada pela ABA

Do designer Leonardo Conrado:

"Oi Marcio,
Olha que absurdo isso:
O que fazer quando a entidade que devia proteger os seus direitos faz exatamente o contrário?
Roubaram, alteraram e usaram um desenho meu pra Gecko como marca e propaganda do "Fórum Internacional de Marketing", promovido pela ABA.
Um evento de peso, com palestras de várias pessoas importantes do mundo da comunicação e marketing, outdoors espalhado pela cidade e organizado por uma entidade "respeitada"... mas que não respeita a lei e a ética.
Não bastasse a falta de profissionalismo e a cara de pau, ainda mudaram o desenho: eliminaram a favela e acrescentaram o Pão de Acúcar.
Me sinto na obrigação registrar e denunciar absurdos como esse, para tentar evitar que isso se torne uma prática aceitavel e natural na nossa sociedade.
Será que a nossa justiça pode resolver isso?
Aqui o original da gecko: www.geckostickers.com.br/catalogo.asp?iProduto=161
Imagens do Plagio: www.blog.geckostickers.com.br/2010/05/esta-tudo-errado.html

Leo Conrado"

Script e F/Nazca levam GPs do Globo

Ricardo Real, da Script e Luiza Costa, gerente de marketing do Rio Design
Ricardo Real, diretor da Script, comemora com Luiza Costa, gerente de marketing do Rio Design, seu GP de Case de Resultados.
A agência carioca Script conquistou o Grande Prêmio Case de Resultados do 13º Prêmio de Propaganda O Globo, entregue terça-feira em festa no Rio de Janeiro. O "Case Rio Design" -- que já havia conquistado medalha de ouro de campanha de varejo no Colunistas Rio -- teve criação de Ricardo Real, Marcello Mendes, Guilherme Oliveira, João Paulo Medeiros, Pedro Levier e Guilherme Figueira, planejamento de Ângela Milet, atendimento de Bia Esteves, mídia de Marilena Cadena e aprovação de Luiza Costa, gerente de marketing do Rio Design.
Já a F/Nazca de São Paulo conquistou o GP de Propaganda para o anúncio "Campeonato Brasileiro - Adriano", desenvolvida para a Nike. A peça teve criação de Rodrigo Castellari e Pedro Prado e atendimento de André Gustavo, Laura Gianfaldoni e Natalie Gruc.

Gente Que Vai e Vem

Element Propaganda (Rio - RJ) - Acaba de contratar Ana Paula Chamum, ex Ronson, Casa da Criação, Kindle, para reforçar seu quadro criativo. Ela estará contrbuido para o cliente Capemisa Seguradora de Vida e Previdência. (21/05/2010)

Hullaboom (São Paulo - SP) - Acaba de contratar Helena Di Sessa, que passa comandar a diretoria de mídia da agência que aposta na convergência entre propaganda, mídia e entretenimento. Com passagens pela DPZ, McCann Erickson, Talent, entre outras, Helena possui larga experiência no segmento publicitário, e vem há anos atuando na área de Mídia com clientes de grande porte, nacionais e internacionais. (17/05/2010)

Percepttiva (Rio - RJ) - Passam a integrar a equipe dirigida por Marcelo Santos os redatores Bruno Reche (ex-Giacometti) e Rodrigo Niemeyer (ex-Giacometti). Na direção de arte os novos nomes são: Kito Vilela (ex-Staff, 11|21), Esdras Rocha (ex-Agnelo Rio e Vox), Carlos Gusmão (ex-Staff) e Eduardo Vares (ex-Fenícios). Além do assistente de arte Sirley Filho e as estagiárias Paola Maximo e Mariana Revelles. (18/05/2010)