Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/MAR/2010
Marcio Ehrlich

 

Governo do Estado do Rio define suas agências

DPZ, Artplan, NovaSB, Prole, Agnelo e Binder/FC+M foram as seis agências classificadas, pela ordem, na fase técnica da concorrência pela conta publicitária do Governo Sérgio Cabral.
A verba prevista é de R$ 180 milhões. Das agências atuais, saem do Governo a Agência3 e a MPM, continuando, portanto Agnelo, Artplan e Prole.

Recomeça a disputa pela conta da Petrobras

Todo o investimento feito pelas agências que concorreram à última licitação da Petrobras terá que ser repetido agora para uma nova tentativa de ganhar a conta, já que a anterior foi cancelada pela divulgação publica de um resultado que deveria aparentar sigilo.
Esta terça-feira, a Petrobras publicou seu novo edital de licitação, mais uma vez para selecionar três agências que cuidarão de uma verba anual de R$ 250 milhões, num prazo inicial de 2 anos, prorrogáveis por outros dois.
Na campanha especulativa anterior o briefing era uma possível volta da Petrobras à Fórmula 1, o que também acabou não acontecendo na atual temporada. Agora, as agências precisarão criar sobre os impactos positivos dos biocombustíveis sobre a imagem e a marca da empresa, distribuindo entre produção e mídia uma verba de R$ 35 milhões.
A entrega dos primeiros documentos está marcada para 5 de abril. Posteriormente a Petrobras divulgará os novos prazos para as propostas técnica e comercial.

Colunistas Rio revela finalistas do Prêmio Rogerio Steinberg

A organização do Prêmio Colunistas Rio divulgou hoje a relação dos criativos cariocas que estarão disputando o Prêmio Rogério Steinberg na festa do Colunistas Rio 2009, que acontece no próximo dia 15 de abril de 2010, quinta-feira, no Armazém 2 do Pier Mauá.
Computados os prêmios e os nomes preenchidos pelas agências em suas fichas técnicas, 10 diretores de arte e 11 redatores ficaram com as 10 maiores pontuações do concurso. Todos serão homenagados durante o evento, que também divulgará -- após a revelação dos vencedores dos Grand Prix -- os nomes dos três mais premiados em cada categoria.
Estes são os finalistas do Prêmio Rogerio Steinberg 2009, em ordem alfabética:

Diretores de Arte
Dácio Veras
Gabriela Treiger
Guilherme Cunha
Guilherme Ginane
João Paulo Medeiros
José Mauro Amorelli
Luis Christello
Marcello Mendes
Marcelo Santos
Ricardo Real

Redatores
Fábio Gil
Flávio Medeiros
Gabriel Lepesteur
Guilherme Figueira
Marcos Silveira
Paula Campos
Pedro Levier
Rafael Simi
Ricardo Franco
Roberto Sá
Tiago Marincek

DPZ Rio lança a DPZRIO10

Roberto Duailibi, Frederic Zaragoza, Ricardo Caracas e Ronaldo Rangel, diretores da DPZRio10.
No ano em que comemora 40 anos de atividades no Rio, a DPZ está anunciando a criação da DPZRIO10, um novo braço da agência que atuará em ações de marketing ligadas a todos os aspectos econômicos, culturais, sociais e esportivos que envolvam a Cidade e Estado do Rio.
De olho na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, a estratégia é usar toda a expertise da agência e seu conhecimento do mercado carioca para promover e realizar ações para empresas de todos os segmentos, assim como para o setor público, nos próximos 10 anos. “O 10 é um número emblemático, representa sucesso, o máximo de um conceito. As ações, públicas ou não, com essa inspiração de tornar melhor, mais bonita e ainda mais agradável a paisagem carioca, fazem parte de nossa estratégia”, conta Roberto Duailibi, sócio-diretor da DPZ.
Do time fazem parte, entre outros, Frê Zaragoza, que cuida na DPZ de Assuntos Estratégicos, Rubem Duailibi, responsável na DPZ pela Área de Novos Negócios, Ricardo Caracas, com passagens por vários projetos culturais e esportivos e que tem vasta carreira na área de propaganda e marketing nesses campos, e Carlos Campana, especialista em Marketing e Publicidade, com amplo conhecimento técnico na iniciativa privada e governamental.
A DPZRIO10 vai funcionar no mesmo escritório da DPZ em Ipanema, já cuidando de quatro projetos:
1. Projeto Memórias Vivas
Com o apoio oficial da Prefeitura, o Museu a Céu Aberto, a Unideias e a DPZRIO10 aprovaram esse projeto, que vai restaurar 445 monumentos históricos da cidade do Rio de Janeiro, a contar da data de aniversário de 445 anos da cidade.
2. Projeto ARTRIO (Feira Internacional de Arte)
Uma feira de Arte Contemporânea na cidade do Rio de Janeiro. Tem como objetivo inserir a cidade no circuito nacional e internacional das feiras de artes, já que o Rio é berço de tantos artistas e manifestações culturais, proporcionando assim a formação de novos artistas e colecionadores. Seguirá o modelo de outras renomadas feiras do mundo, como Art Basel (Suíça) e Miami Beach (EUA).
3. Projeto Reciclagem
Coca-Cola, BNDES, COMLURB e DPZRIO10 farão o Projeto de Reciclagem no Município do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a conscientização ambiental na cidade. A DPZRIO10 está engajada no projeto e cuidará de toda a parte relativa à sua comunicação, ao desenvolvimento da campanha.
4. Projeto AMIpanema
Estamos desenvolvendo toda a linguagem visual da Associação de Moradores de Ipanema e contribuindo na consultoria de assuntos relacionados às atividades da entidade.

Rio recebe Road Show da Brazil Promotion

Mais de 30 empresas da área de brindes, produtos e serviços promocionais, serviços para eventos e para merchandising no ponto de venda estarão se expondo esta quinta-feira, 18, na versão carioca do Brazil Promotion Road Show, que acontece mais uma vez no Windsor Barra Hotel, das 10:00h às 21:00h.
A expectativa é que circulem pelo local aproximadamente 800 visitantes. Segundo a Forma Editora, promotora do evento e responsável pelos catálogos Free Shop, especializados na área promocional, em 2009 o mercado de marketing promocional no Brasil movimentou R$ 29,2 bilhões, com um crescimento de 8% em relação a 2008. Para 2010, a previsão dos especialistas é de um crescimento de 10%.

Seminários

Durante o evento serão realizados vários seminários. Das 9:30h às 11:00h acontecerá a apresentação -- com entrada franca -- do tema "Melhores Práticas, Melhores Marcas - Diretrizes Éticas para a Comunicação Corporativa". Este seminário tem o apoio da Marin's, fabricante de lamàs (displays de papelão autosustentáveis) e que, no Rio de Janeiro é representado pela Susinni Promocional.
Das 14:00h às 15:00h, a Ampro-Rio realiza um seminário sobre tendências do setor promocional. Neste, o valor da inscrição é de R$ 85,00 para os visitantes, R$ 76,50 para associados da AMPRO e R$ 50,00 para estudantes.

Serviço

O Windsor Barra Hotel fica na Av. Sernambetiba, 2.630, na Barra da Tijuca. A entrada na exposição é gratuita, mas os visitantes precisam se credenciar.
A programação do evento, prévia da feira Brazil Promotion 2010 que se realizará em São Paulo de 3 a 5 de agosto, pode ser encontrada no site www.brazilpromotion.com.br.

Ponto Frio concentra conta na Y&R

A Young & Rubicam, que já cuida da conta das Casas Bahia, passará a responder também pela conta publicitária do Ponto Frio, que estava dividida entre a DM9DDB e a Fischer+Fala desde 2008.
A Globex -- que hoje pertence ao grupo Pão de Açucar -- distribuiu esta tarde comunicado oficializando a mudança.
Em seu twitter, a DM9 declarou que "segue em frente trabalhando muito e de olho no mercado". Mas pode-se prever demissões nas duas agências, que mantinham mega-estruturas dedicadas à rede de varejo. O Ponto Frio estava na DM9DDB desde 2003, inicialmente através do escritório carioca, cuja criação era comandada na época por Chico Abreia.

Gente Que Vai e Vem

Binder/FC+M (Rio - RJ) - O Diretor de Arte Marcus Saulnier (ex-Fischer, Contemporânea, Giovanni Rio e SP e NBS) acaba de entrar para a equipe do Diretor de Criação Alexandre Motta na Binder/FC+M, onde vai ocupar o cargo de Head of Art. Além de formar dupla com Motta, Marcus irá supervisionar os núcleos de Criação offline, online e below the line da agência.
Com 11 anos de mercado, Marcus já atendeu clientes como Oi, Coca Cola, Kraft Foods, Sky, Correios, Bob's, Disney, Mantecorp, Nestlé e Habib's. Entre os prêmios conquistados por ele estão Prêmio Abril, CCSP, CCRJ, Festival de Londres, Fiap, ABP e finalistas em Cannes, além de diversas peças publicadas na revista alemã Archive.(24/03/2010)