Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/DEZ/2009
Marcio Ehrlich

 

Prefeitura do Rio remarca concorrência

Apenas dois dias úteis após ter adiado "sine die" sua concorrência publicitária, a Prefeitura do Rio de Janeiro marcou uma nova data para a entrega da documentação para as agências interessadas em sua conta. Será esta quinta-feira, 17, às 14:30h.
De acordo com analistas do mercado, ao contrário do que foi publicado pelo site Meio & Mensagem, não houve qualquer correção de erros no novo edital, apenas a remarcação de data. A atitude de adiar a entrega dos documentos, sem qualquer justificativa, está sendo vista com desconfiança por muitos empresários do mercado publicitário carioca. "Pode ter sido apenas pela impossibilidade de algum dos membros da comissão de licitação em comparecer no dia, mas e se o adiamento acabou favorecendo alguma agência que não havia conseguido fechar sua documentação?", perguntou um publicitário que, naturalmente, pediu para não ser identificado.
Com esta licitação, a Prefeitura do Rio pretende escolher 3 agências de propaganda para cuidar de sua comunicação, gerenciando uma verba avaliada em R$ 60 milhões.

Petrobras corta 3 da disputa por sua conta

Problemas com a documentação desabilitaram as agências Artplan, Matisse e Perfil na primeira fase da concorrência pela conta da Petrobras, que está estimada em R$ 250 milhões para 2010.
Caso nenhuma das três entre com recurso nos próximos cinco dias úteis, ficarão na disputa, para a abertura das pastas de propostas técnicas, as agências Adag, Agnelo Pacheco, DeBrito, Dentsu, DM9DDB, DPZ, F/Nazca S&S, Fischer+Fala!, Giacometti, Giovanni+DraffFCB, Heads, Lua Branca, Nova S/B, Objetiva, Ogilvy e Quê.

Prefeitura do Rio recebe agências, mas adia novamente

Depois de adiar "sine die" e remarcar a abertura de sua concorrência para esta quinta-feira, às 14:30h, a Comissão de Licitação da Prefeitura do Rio esperou reunirem-se todos os publicitários na sede do governo municipal simplesmente para comunicar que estava mais uma vez adiando o processo, agora para 6 de janeiro. A justificativa dada -- com 40 minutos de atraso do horário marcado -- foi que estão precisando de mais tempo para responder às dúvidas surgidas no processo.
O ato irritou profundamente muitos dos presentes. Houve quem alegasse que se deslocou de outras cidades especialmente para trazer a documentação. "Se precisavam de mais tempo, por que simplesmente não prorrogaram o sine die?", perguntou um dos empresários que pretendia entregar sua pasta.
Amigos da Janela conseguiram identificar cerca de 15 agências presentes, entre as quais Agência3, Agnelo, Artplan, Binder, DPZ, Giacometti, Havana, Lua Branca, MPM, Nova S/B, Ogilvy, Plá, Prole e Publicis.

CCRJ tenta a via jurídica
Segundo informações recebidas pela Janela, o Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) está tentando, desde ontem, entrar com uma medida cautelar que garanta a mudança no item do edital que permitiria a agências de fora a não ter estrutural de criação no Rio de Janeiro.

NBS vence a disputa pela SulAmérica

Marcus Vinicius Martins e Cyd Alvarez
O vice-presidente de Vendas e Marketing da SulAmérica, Marcus Vinicius Martins, e o presidente da NBS, Cyd Alvarez, trabalhando agora de braços dados. (Foto de Edi Pereira)
O escritório paulista da NBS passou a ser o responsável pela conta da seguradora SulAmérica, que havia aberto concorrência após deixar a carteira da MPM, onde esteve nos últimos seis anos.
A verba estimada do cliente é de R$ 60 milhões. Em 2008, a empresa foi escolhida o Anunciante do Ano do Prêmio Colunistas São Paulo. E este ano, a rádio SulAmérica Paradiso, patrocinada pela seguradora, foi escolhida como o Veículo Eletrônico do Ano do Colunistas Rio.
Apesar de o anunciante não ter divulgado os nomes dos concorrentes à sua conta, o mercado comenta que também participaram da disputa -- que durou quase três meses -- as agências Fischer+Fala, GNova, Z+ e Lew'Lara/Mood.

 

Gente Que Vai e Vem

Infoglobo (Rio - RJ) - André Furlanetto, ex-Almap BBDO, acaba de assumir o cargo de Diretor de Marketing da Infoglobo, empresa responsável pelas publicações O Globo, Extra e Expresso, pelos sites O Globo e Extra Online, além da Agência O Globo. Ele assume o posto que era de Sandra Sanches, que substitui Agostinho Vieira na direção executiva da empresa.
O executivo possui mais de 19 anos de experiência nas áreas de administração e marketing. Desde 2006, ele ocupava o posto de Diretor de Unidade de Negócios da agência AlmapBBDO, em São Paulo — onde trabalhou por 11 anos —, sendo responsável por uma das unidades de serviços a clientes como Claro, Pepsi, Alpargatas/Havaianas, Gol Linhas Aéreas, Embratel, Carrefour, Audi, Bauducco e Mars.
Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), Furlanetto possui MBA Executivo pela COPPEAD (UFRJ) e pela The American Graduate School of International Management (EUA). André começou a carreira na Souza Cruz e trabalhou ainda na agência DM9DDB. (17/12/2009)

Pro Brasil (Belo Horizonte - MG) - Contratou o redator carioca Alexandre Level (ex-Franco Paulino, Grottera e Salles) como seu diretor de criação. (17/12/2009)