Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
24
de junho de 2009, quarta-feira
MEDALHA, MEDALHA,
MEDALHA.
Estamos de volta com a cobertura mais tijucana da Riviera Francesa.
E ontem foi noite de Festa sul-africana no Grand Auditorium. O país
ganhou os GPs de Outdoor e Rádio e caminha a poder sair de
Cannes como um dos países mais premiados.
Dois detalhes curiosos.
Um foi a escassez de leões em rádio. Foram só
15 e só dois de ouro. Como só sobe ao palco quem ganha
ouro, quem chegou atrasado ontem à cerimônia de entrega,
não viu quem ganhou em Rádio, a primeira categoria
da noite.
Outra curiosidade é que até agora temos visto poucos
ingleses e americanos entre os premiados com ouro. Nenhum GP até
o momento para os países mais tradicionais.
A Argentina, também normalmente forte, não teve um
bom ano. Melhor para países menos tradicionais em Cannes
como Costa Rica, Líbano e Turquia que começaram a
despontar.
Sobre a Turquia aliás, um dos responsáveis pelo sucesso
da DDB Istambul, que apontei aqui como uma das revelações
do Festival com vários short lists e leões, é
o brasileiro Luís Tauffer, diretor de arte que está
por lá e criou a peça da loja de móveis Dank
que postei aqui na segunda e ganhou bronze. Parabéns, cara.
Outro país “novato” no festival foi a Macedônia
que ganhou um ouro ontem com uma peça para Prevenção
de Câncer no Testículo (dizem que é um saco
mesmo) e que, coincidentemente, já tinha uma ideia parecida
criada para um festival de brincadeira, o DesenCannes (veja a peça
brasileira acima à direita).
Ontem,
a Lew Lara subiu no palco (foto à direita) e foi a única
a descolar um ouro para o Brasil, o primeiro da história
do país em Mídia, para Nissan. Na segunda, só
a LiveAd tinha subido para pegar um ouro para o Brasil em PR.
A
Africa (a agência) , que havia dito que não iria mais
se inscrever em Cannes, ganhou bronze com a única peça
que inscreveu, para Itaú (parabéns, Paulo, Zico e
a galera toda).
Hoje, a expectativa é de mais Brasil no palco com a confirmação
de leões de ouro em Press para Almap e DM9 (deve ser agência
mais premiada do Brasil).
E falando em prêmio, essa aí do lado esquerdo é
a diretora de arte sul-africana que levou Bronze, Ouro e GP ontem
pela campanha do The Zimbabwean. O que você achou? Mereceu
ou não mereceu?
NÃO PARA, NÃO PARA, NÃO PARA
NÃO.
A Leo Burnett de Portugal não parou de ganhar leões
ainda e vai fechar o festival como uma das agências mais premiadas
do ano.
Agora já são 11 no total, contando o para a loja da
Cruz Vermelha (que não vende nada, só esperança)
e o Museu Efêmero do Rum Pampero (que catalogou e divulgou
todos os graffitis do bairro Alto, região boêmia de
Lisboa que ia ser totalmente limpa).
A Leo é comandada pelo argentino Chacho Puebla e as peças
trazem os brasileiros Erick Rosa, Renato Lopes, Mico Toledo e Lincoln
Guimarães (na criação da Store+)
Ainda há pouco a agência confirmou um Bronze para o
filme de Anistia Internacional na categoria Broadcast Design, que
tem na ficha mais brazucas: Bruno Ribeiro e Mico Toledo. Parabéns
caras!
IDÉIAS NO AR
Quem também ganhou ouro foi um Reverse
Graffitti criado para o detergente Green Works da Chlorox. O
“Reverse” é aquela intervenção
que limpa a poluição dos túneis para criar
imagens ou mensagens. Neste caso, a agência chamou o artista
Moose para criar o seu.
Me lembro que no ano passado existia muita expectativa
quanto a uma campanha brasileira da Lew Lara que usava o mesmo
recurso para divulgar o Dia Mundial Sem Carro no Túnel
Ayrton Senna em São Paulo.
A agência não foi premiada na época e alguns
jurados comentaram que existiam outras peças com o mesmo
recurso inscritas. Ou seja, Cannes, às vezes tem um pouco
de sorte também.
Uma outra peça que achei genial (assim
com as duas acima) foi a Melody Road, da Dentsu para a Dunlop.
Os japoneses criaram, aprovaram e produziram, no asfalto da
estrada, ranhuras que, se o carro andasse a 40Km/h toca uma
música relaxante. Já parou pra pensar por quanta
coisa essa idéia teve que passar ate ser veiculada? Coisa
maluco, que envolveu agência, engenheiros, prefeituras
e um cliente corajoso.
E aí fui procurar a peça japonesa
no Youtube e já tem gente no site questionando a “originalidade”
da idéia, argumentando que há 14 anos (isso aí,
14!) isso já tinha sido criado por uns artistas na Dinamarca
(ali pertinho).
Agora, coragem, coragem mesmo, teve o cliente
da Dodge, que para vender seu primeiro carro “familiar”
criou uma promoção chamada Baby Made on Board.
Coisa simples: ao invés de fazer um test drive, você
ia na concessionária fazer um sex drive. Isso: ia estolar
o castor DENTRO do carro deles. Se você provasse que 9
meses depois isso acabasse num filho, o carrão seria
seu. E não faltou gente sem-vergonha.
Pronto. Se você já descabelou a lambreca num carro,
já pode dizer também que esse Leão de Ouro
já tinha sido feito.
Voltando ao Japão, estava na hora
de aparecer um comercial surreal. E esse, muita gente aqui
gosta. Dá só uma olhada nesse filme Beaty Bowling.
Há alguns anos, seria só esquisito. Hoje é
candidato a leão.
Como eu já tinha comentado,
curti muito também o GP de Outdoor com peças impressas
num dinheiro que não vale nada, o do Zimbabwe. E isso,
assim como o GP japonês para Direct aponta para uma simplicidade
em tempos de crise.
A idéia japonesa foi simples: criaram um cartão
postal-chocolate. Um Kit Kat especial, vendido nos Correios,
com uma embalagem com espaço para escrever e colar um
selo. Resultado monstro e criação de um novo ponto-de-venda.
É genial, brilhante, fora-de-série? Não
sei. Mas é simples e bom.
AGASALHANDO O CROQUETE NA CROISSETE
Estão
colocando alguma coisa na água que o pessoal de Portugal
bebe. Os Portugueses da Lisbon Ad School lançaram ontem aqui
em Cannes o seu novo Festival em grande estilo: correndo pelo Palais
fantasiados de...croquetes.
Frederico Arouca, um dos diretores da escola, contou que está
promovendo o seu Croquette Awards, um novo prêmio especializado
em guerrilha, aberto a todo o planeta e que só exige uma
condição: nada de ideias milionárias.
“Pois. Não me venham com ideias para a Microsoft e
Nike que não vamos nem ver. E isto vai ser um festival de
graça que é para lixar logo com estes eventos internacionais.”
Conta Arouca.
O festival conta ainda com uma categoria nova: a “Old Croquettes”,
para criativos acima de 45 anos.
E porque Croquete? “É...pá, acho que não
tem nenhuma razão. É só porque achamos graça
em fritar uns croquetinhos e tal.”confessa o publicitário.
Além da performance do croquete ambulante, a organização
ainda distribuiu alguns croquetes feitos na hora. “Meio queimadinhos
e tal, mas fresquinhos.” completa Frederico Arouca.
Semanas antes, a performance do homem-salgadinho aconteceu numa
praça em Lisboa, com a ajuda de alguns palhaços e
uma super fritadeira. “Aquilo tava a ir bem, pá, mas
chegou a policia e nos mandou pra casa.”
O festival acontece no dia 24 de Julho e os brasileiros que quiserem
se inscrever podem se informar no site: www.croquetteawards.com
Apesar da galhofa, o júri, com vários integrantes
internacionais, é muito bom. Em tempo: obrigado pelo foto,
Miguel Satúrio Pires.
TAVA MICHÔ
E
quem não abocanhou o croquete dos portugueses na saída
do Palais, passou fome na Gala de Abertura do Festival. Lembram
que eu falei que a coisa tava tão feia que corria o risco
da festa rolar no McDonald´s aqui da frente? Foi quase.
O buffet foi de, basicamente, mini-sandubinhas como cachorros-quentes,
mistos e hambúrgueres tamanho Lego. Os pratos quentes eram
árabes: arroz, esfiha e falafel. Não teve nem docinho.
Teria sido melhor se tivessem pedido Habib´s e tivessem colocado
uma daquelas vans de hot dog que servem o completão com vinagrete,
ovo de codorna e batata palha (no Rio) ou purê (em São
Paulo) por cima, pra dar aquela sustância.
Bebida? Médio. A prova disso é que pouquíssima
gente deu vexame, caiu do palco ou vomitou. O DJ tocou o trivial.
Mas tava cheio. E porquê?
Primeiro porque esse ano não teve a tradicional festinha
separada pros Youngs, que puderam se sentar na mesa dos adultos.
E depois porque quase não tem mais festa em Cannes este ano.
A hora de encontrar todo mundo era aquela.
COMEMORAÇÃO ANTECIPADA
A brasileirada
estava com um olho no peixe e o outro no gato ontem na festinha.
A turma da DM9 soube na hora de seus leões de prata
em Press e Design. Otavio Schiavon e Gustavo Victorino, dupla
que além desses dois tinha vido às pressas para
buscar o ouro em Press, logo mais, saiu do Brasil com um leão
e terminou a noite com três.
“Viemos da agência direto, sem mala nem nada.
Só com a cueca do corpo.” Contou Victorino, que
soube na festa que tinha ganho também uma prata em
Design pelos cartazes de SaxSoFunny e comemorou ao lado do
diretor de criação Marcelo Reis, de Raquel Magliari
(da Sax), Fabiana Antacli (também da DM9) e do jurado
de Design Luciano Deos. (foto)
Quem também deve estar comemorando no Brasil são
os ex-VPs de criação da DM9, Rodolfo Sampaio
e Júlio Andery, no Brasil, que se desligaram da agência
logo depois das inscrições das peças
no Festival.
A turma da AlmapBBDO também estava com a champagne
numa mão e o celular na outra, atrás das informações
sobre
Comemoração também para os luso-cariocas
Diego Mello, Rafael Pitanguy e Marco Martins, que confirmaram
a prata em Press, com a peça de Honda que a Fenêtre
antecipou ontem aqui.
Parabéns, galera!
E Leo Ehrlich, parabéns pelo bronze em Cyber. Já
seu pai vai levar o Corujão de Ouro.
EU ME REMEXO MUITO
Confira a brasileirada que ontem estava curtindo (ou quase) a festinha
(“inha” mesmo) oficial de abertura do Festival. E quem
estava batendo perna pelo Palais.
Natália Gouvêa e Daniel Bottas
(DM9)
Lucas Duque (Sonido), Duda Salles, Romero e
Ricardo (todos da Artplan)
Dani Andrade (Africa), Paulo Calia (YB) e Dainara
Toffoli (O2).
Marquinhos, da Sentimental Filmes.
Todo o charme, a malemolência e o veneno
das jornalistas brasileiras: Taís, Bruna e Zazá
(equipe do Reclame/Multishow), Marina do Adnews e Rita do PropmarkTV.
Qual será o papo do jornalista-brother
Paulo Macedo, do Propmark, com as oncinhas? Marcião,
o cara tá te atravessando...
Lucas Duque (sério candidato ao prêmio
AccioLions 2009 de publicitário mais presente nas fotos
da Fenêtre), desde cedo no Palais, com Suzana Apelbaum
(Hello) e Adonis Alonso (blog do Adonis)
O diretor de criação Guilherme
Jahara estava, mas não estava na festa. Não desgrudou
do Blackberry até confirmar seus leões.
E participe da pesquisa: O que a Fenêtre tem de pior:
a) As anedotas.
b) As fotos (a câmera é boa, acreditem).
c) As manipulações no Photoshop.
d) Fenêtre? Não leio essa joça.
e) Todas as respostas anteriores.
JÚRI DE PRESS TERIA RACHADO
Segundo a Fenêtre apurou, ou melhor, ouviu por aí
no corredor, que eu não sou de apurar nada, o júri
de print rachou.
Alguns jurados não gostaram muito do fato de David Lubars,
presidente do júri, ter “reprovado” o critério
primeiro short list e pedido que os jurados reavaliassem os votos.
Alguns jurados questionaram se seria esse o papel do presidente,
outros se juntaram para questionar outras coisas, outros alinharam
com o presidente.
É normal, diga-se, profissionais importantes, talentosos
e competentes terem visões diferentes e discutirem. Mas quem
estava do lado de fora ficou apreensivo e chiou um bocado da votação
ter tomado esse rumo incomum.
BARTUBE
ZIZÁINE
O bar do Youtube na área dos Young Lions
virou point pra curar a ressaca da galera. O pessoal chega de
manhã e pede vários drinks mirabolantes com café
pra se manter de pé e encarar as palestras.
E esse é o stand da Brazil Design aqui
em Cannes, criado pela Tátil, e que ficou bem bacana.
O país tem trabalho pra buscar clientes internacionais
mesmo. Parabéns pela iniciativa.
VÁ SE FERRARI
Confesso
que isso de ser colunista-festivo é bom pra escrever todas
as infâmias e trocadilhos que não dá pra escrever
em publicidade.
Mas enfim, a brasileirada aqui descolou um esquema de pilotar uma
Ferrari nas pistas do circuito de Mônaco pela bagatela de
80 Euricos sem batida. Com batida o passeio sai por 2,5 milhões
de Euros. Para ir na carona (com um piloto ao volante) são
só 30 Euros. Será que meu editor mãozinha de
neném (já viu mão de neném, que não
abre?) vai me oferecer esse mimo?
CORRESPONDÊNCIA (ELES LEEM ESSA JOÇA)
Fala Accioly (produtor Margarida Filmes): "Meu caro amigo Fabio.
Depois de muitos e muitos anos participando do Festival de Cannes
(15 anos)...acabo de me ver na sua coluna e fico me beliscando para
saber se é verdade que eu não estou em Cannes. Você
sabe que eu amo este Festival e vc deve imaginar como estou sofrendo
ver todos os meus amigos se divertindo por aí e eu aqui...trabalhando.
Obrigado por lembrar de mim...vc conseguiu me emocionar !!!
Vc é o cara que faz a gente no Brasil estar em Cannes !!
Abraço, Accioly"
Seidl Responde:
"Acci, meu irmão.
Tu para de historia que tu tá no Brasil trabalhando que ontem
eu te vi aqui em Cannes, em 5 lugares diferentes. Mas pode deixar
que eu não conto pra ninguém. Quer dizer, tô
escrevendo isso na Coluna, mas ninguém lê a Fenêtre
mesmo. Só você e o André Pellenz."
Fala André Pellenz (diretor de filmes): "Fabio, mais uma vez acabei por acidente lendo sua coluna.
Pensei muito se devia me identificar (afinal, é a maior queimação
de filme), mas devo dizer que chorei de rir com as fotos do Accioly.
Também quero aproveitar pra te propor uma sociedade, onde
você posta fotomontagens de malandrinhos que dizem que estão
em Cannes mas na verdade foram com a amante pra Araruama ou pra
Ubatuba. Tô cobrando mil euros o clique, que tal? Dividimos
a grana e o Marcio fica com 20%."
Seidl Responde:
"André, seu traquinas.
Não fique preocupado em pagar mico lendo essa coluna. Só
você e o Accioly lêem mesmo. Então você
pode dizer o que quiser aqui que ninguém fica nem sabendo.
Outra coisa: muito, mas muito cuidado ao usar na mesma frase as
palavras "grana" e "Marcio". Só isso
que eu te digo."
N.R.: 30% e não se fala mais nisso. (M.E.)
Fala Claudia (quarta-feira, 24 de junho de 2009, 18:43:42)
“Fabio,
Tenho que confessar que tambem estou lendo esta joca (este computador
gringo nao tem acento, e uma joca!!) alem Accioly e Andres (que
nem conheco) pago o mico de ler sua coluna e estou adorando e claro,
dando muita risada!! Enquanto vc se diverte entre os croquetes,
as festinhas michas ficamos aqui em Sampa ralando...tudo bem, domingo
volto para NYC.
Beijos e divirta-se! Claudia"
FUI ALI. VOLTO JÁ.
Vou assistir às palestras (hoje as mais bacanas à
tarde) e amanhã eu volto.
O redator Fabio
Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela
em Cannes 2009.