Janela Publicitária    
 
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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

24 de junho de 2009, quarta-feira

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA.

Estamos de volta com a cobertura mais tijucana da Riviera Francesa.
E ontem foi noite de Festa sul-africana no Grand Auditorium. O país ganhou os GPs de Outdoor e Rádio e caminha a poder sair de Cannes como um dos países mais premiados.
Dois detalhes curiosos.
Um foi a escassez de leões em rádio. Foram só 15 e só dois de ouro. Como só sobe ao palco quem ganha ouro, quem chegou atrasado ontem à cerimônia de entrega, não viu quem ganhou em Rádio, a primeira categoria da noite.
Outra curiosidade é que até agora temos visto poucos ingleses e americanos entre os premiados com ouro. Nenhum GP até o momento para os países mais tradicionais.
A Argentina, também normalmente forte, não teve um bom ano. Melhor para países menos tradicionais em Cannes como Costa Rica, Líbano e Turquia que começaram a despontar.
Sobre a Turquia aliás, um dos responsáveis pelo sucesso da DDB Istambul, que apontei aqui como uma das revelações do Festival com vários short lists e leões, é o brasileiro Luís Tauffer, diretor de arte que está por lá e criou a peça da loja de móveis Dank que postei aqui na segunda e ganhou bronze. Parabéns, cara.

Outro país “novato” no festival foi a Macedônia que ganhou um ouro ontem com uma peça para Prevenção de Câncer no Testículo (dizem que é um saco mesmo) e que, coincidentemente, já tinha uma ideia parecida criada para um festival de brincadeira, o DesenCannes (veja a peça brasileira acima à direita).

Ontem, a Lew Lara subiu no palco (foto à direita) e foi a única a descolar um ouro para o Brasil, o primeiro da história do país em Mídia, para Nissan. Na segunda, só a LiveAd tinha subido para pegar um ouro para o Brasil em PR.
A Africa (a agência) , que havia dito que não iria mais se inscrever em Cannes, ganhou bronze com a única peça que inscreveu, para Itaú (parabéns, Paulo, Zico e a galera toda).
Hoje, a expectativa é de mais Brasil no palco com a confirmação de leões de ouro em Press para Almap e DM9 (deve ser agência mais premiada do Brasil).

E falando em prêmio, essa aí do lado esquerdo é a diretora de arte sul-africana que levou Bronze, Ouro e GP ontem pela campanha do The Zimbabwean. O que você achou? Mereceu ou não mereceu?

 

NÃO PARA, NÃO PARA, NÃO PARA NÃO.

A Leo Burnett de Portugal não parou de ganhar leões ainda e vai fechar o festival como uma das agências mais premiadas do ano.
Agora já são 11 no total, contando o para a loja da Cruz Vermelha (que não vende nada, só esperança) e o Museu Efêmero do Rum Pampero (que catalogou e divulgou todos os graffitis do bairro Alto, região boêmia de Lisboa que ia ser totalmente limpa).
A Leo é comandada pelo argentino Chacho Puebla e as peças trazem os brasileiros Erick Rosa, Renato Lopes, Mico Toledo e Lincoln Guimarães (na criação da Store+)
Ainda há pouco a agência confirmou um Bronze para o filme de Anistia Internacional na categoria Broadcast Design, que tem na ficha mais brazucas: Bruno Ribeiro e Mico Toledo. Parabéns caras!

IDÉIAS NO AR

Quem também ganhou ouro foi um Reverse Graffitti criado para o detergente Green Works da Chlorox. O “Reverse” é aquela intervenção que limpa a poluição dos túneis para criar imagens ou mensagens. Neste caso, a agência chamou o artista Moose para criar o seu. Me lembro que no ano passado existia muita expectativa quanto a uma campanha brasileira da Lew Lara que usava o mesmo recurso para divulgar o Dia Mundial Sem Carro no Túnel Ayrton Senna em São Paulo.
A agência não foi premiada na época e alguns jurados comentaram que existiam outras peças com o mesmo recurso inscritas. Ou seja, Cannes, às vezes tem um pouco de sorte também.
Uma outra peça que achei genial (assim com as duas acima) foi a Melody Road, da Dentsu para a Dunlop.
Os japoneses criaram, aprovaram e produziram, no asfalto da estrada, ranhuras que, se o carro andasse a 40Km/h toca uma música relaxante. Já parou pra pensar por quanta coisa essa idéia teve que passar ate ser veiculada? Coisa maluco, que envolveu agência, engenheiros, prefeituras e um cliente corajoso.
E aí fui procurar a peça japonesa no Youtube e já tem gente no site questionando a “originalidade” da idéia, argumentando que há 14 anos (isso aí, 14!) isso já tinha sido criado por uns artistas na Dinamarca (ali pertinho).
Agora, coragem, coragem mesmo, teve o cliente da Dodge, que para vender seu primeiro carro “familiar” criou uma promoção chamada Baby Made on Board.
Coisa simples: ao invés de fazer um test drive, você ia na concessionária fazer um sex drive. Isso: ia estolar o castor DENTRO do carro deles. Se você provasse que 9 meses depois isso acabasse num filho, o carrão seria seu. E não faltou gente sem-vergonha.
Pronto. Se você já descabelou a lambreca num carro, já pode dizer também que esse Leão de Ouro já tinha sido feito.

Voltando ao Japão, estava na hora de aparecer um comercial surreal. E esse, muita gente aqui gosta. Dá só uma olhada nesse filme Beaty Bowling.
Há alguns anos, seria só esquisito. Hoje é candidato a leão.

Como eu já tinha comentado, curti muito também o GP de Outdoor com peças impressas num dinheiro que não vale nada, o do Zimbabwe. E isso, assim como o GP japonês para Direct aponta para uma simplicidade em tempos de crise.
A idéia japonesa foi simples: criaram um cartão postal-chocolate. Um Kit Kat especial, vendido nos Correios, com uma embalagem com espaço para escrever e colar um selo. Resultado monstro e criação de um novo ponto-de-venda. É genial, brilhante, fora-de-série? Não sei. Mas é simples e bom.


AGASALHANDO O CROQUETE NA CROISSETE

Estão colocando alguma coisa na água que o pessoal de Portugal bebe. Os Portugueses da Lisbon Ad School lançaram ontem aqui em Cannes o seu novo Festival em grande estilo: correndo pelo Palais fantasiados de...croquetes.
Frederico Arouca, um dos diretores da escola, contou que está promovendo o seu Croquette Awards, um novo prêmio especializado em guerrilha, aberto a todo o planeta e que só exige uma condição: nada de ideias milionárias.
“Pois. Não me venham com ideias para a Microsoft e Nike que não vamos nem ver. E isto vai ser um festival de graça que é para lixar logo com estes eventos internacionais.” Conta Arouca.
O festival conta ainda com uma categoria nova: a “Old Croquettes”, para criativos acima de 45 anos.
E porque Croquete? “É...pá, acho que não tem nenhuma razão. É só porque achamos graça em fritar uns croquetinhos e tal.”confessa o publicitário.
Além da performance do croquete ambulante, a organização ainda distribuiu alguns croquetes feitos na hora. “Meio queimadinhos e tal, mas fresquinhos.” completa Frederico Arouca.
Semanas antes, a performance do homem-salgadinho aconteceu numa praça em Lisboa, com a ajuda de alguns palhaços e uma super fritadeira. “Aquilo tava a ir bem, pá, mas chegou a policia e nos mandou pra casa.”
O festival acontece no dia 24 de Julho e os brasileiros que quiserem se inscrever podem se informar no site: www.croquetteawards.com
Apesar da galhofa, o júri, com vários integrantes internacionais, é muito bom. Em tempo: obrigado pelo foto, Miguel Satúrio Pires.

TAVA MICHÔ

E quem não abocanhou o croquete dos portugueses na saída do Palais, passou fome na Gala de Abertura do Festival. Lembram que eu falei que a coisa tava tão feia que corria o risco da festa rolar no McDonald´s aqui da frente? Foi quase.
O buffet foi de, basicamente, mini-sandubinhas como cachorros-quentes, mistos e hambúrgueres tamanho Lego. Os pratos quentes eram árabes: arroz, esfiha e falafel. Não teve nem docinho.
Teria sido melhor se tivessem pedido Habib´s e tivessem colocado uma daquelas vans de hot dog que servem o completão com vinagrete, ovo de codorna e batata palha (no Rio) ou purê (em São Paulo) por cima, pra dar aquela sustância.
Bebida? Médio. A prova disso é que pouquíssima gente deu vexame, caiu do palco ou vomitou. O DJ tocou o trivial. Mas tava cheio. E porquê?
Primeiro porque esse ano não teve a tradicional festinha separada pros Youngs, que puderam se sentar na mesa dos adultos. E depois porque quase não tem mais festa em Cannes este ano. A hora de encontrar todo mundo era aquela.

COMEMORAÇÃO ANTECIPADA

A brasileirada estava com um olho no peixe e o outro no gato ontem na festinha. A turma da DM9 soube na hora de seus leões de prata em Press e Design. Otavio Schiavon e Gustavo Victorino, dupla que além desses dois tinha vido às pressas para buscar o ouro em Press, logo mais, saiu do Brasil com um leão e terminou a noite com três.
“Viemos da agência direto, sem mala nem nada. Só com a cueca do corpo.” Contou Victorino, que soube na festa que tinha ganho também uma prata em Design pelos cartazes de SaxSoFunny e comemorou ao lado do diretor de criação Marcelo Reis, de Raquel Magliari (da Sax), Fabiana Antacli (também da DM9) e do jurado de Design Luciano Deos. (foto)
Quem também deve estar comemorando no Brasil são os ex-VPs de criação da DM9, Rodolfo Sampaio e Júlio Andery, no Brasil, que se desligaram da agência logo depois das inscrições das peças no Festival.
A turma da AlmapBBDO também estava com a champagne numa mão e o celular na outra, atrás das informações sobre
Comemoração também para os luso-cariocas Diego Mello, Rafael Pitanguy e Marco Martins, que confirmaram a prata em Press, com a peça de Honda que a Fenêtre antecipou ontem aqui.
Parabéns, galera!
E Leo Ehrlich, parabéns pelo bronze em Cyber. Já seu pai vai levar o Corujão de Ouro.

EU ME REMEXO MUITO

Confira a brasileirada que ontem estava curtindo (ou quase) a festinha (“inha” mesmo) oficial de abertura do Festival. E quem estava batendo perna pelo Palais.

Natália Gouvêa e Daniel Bottas (DM9) Lucas Duque (Sonido), Duda Salles, Romero e Ricardo (todos da Artplan)
Dani Andrade (Africa), Paulo Calia (YB) e Dainara Toffoli (O2). Marquinhos, da Sentimental Filmes.
Todo o charme, a malemolência e o veneno das jornalistas brasileiras: Taís, Bruna e Zazá (equipe do Reclame/Multishow), Marina do Adnews e Rita do PropmarkTV. Qual será o papo do jornalista-brother Paulo Macedo, do Propmark, com as oncinhas? Marcião, o cara tá te atravessando...
Lucas Duque (sério candidato ao prêmio AccioLions 2009 de publicitário mais presente nas fotos da Fenêtre), desde cedo no Palais, com Suzana Apelbaum (Hello) e Adonis Alonso (blog do Adonis) O diretor de criação Guilherme Jahara estava, mas não estava na festa. Não desgrudou do Blackberry até confirmar seus leões.

E participe da pesquisa: O que a Fenêtre tem de pior:
a) As anedotas.
b) As fotos (a câmera é boa, acreditem).
c) As manipulações no Photoshop.
d) Fenêtre? Não leio essa joça.
e) Todas as respostas anteriores.

JÚRI DE PRESS TERIA RACHADO

Segundo a Fenêtre apurou, ou melhor, ouviu por aí no corredor, que eu não sou de apurar nada, o júri de print rachou.
Alguns jurados não gostaram muito do fato de David Lubars, presidente do júri, ter “reprovado” o critério primeiro short list e pedido que os jurados reavaliassem os votos. Alguns jurados questionaram se seria esse o papel do presidente, outros se juntaram para questionar outras coisas, outros alinharam com o presidente.
É normal, diga-se, profissionais importantes, talentosos e competentes terem visões diferentes e discutirem. Mas quem estava do lado de fora ficou apreensivo e chiou um bocado da votação ter tomado esse rumo incomum.

BARTUBE ZIZÁINE
O bar do Youtube na área dos Young Lions virou point pra curar a ressaca da galera. O pessoal chega de manhã e pede vários drinks mirabolantes com café pra se manter de pé e encarar as palestras. E esse é o stand da Brazil Design aqui em Cannes, criado pela Tátil, e que ficou bem bacana. O país tem trabalho pra buscar clientes internacionais mesmo. Parabéns pela iniciativa.

VÁ SE FERRARI

Confesso que isso de ser colunista-festivo é bom pra escrever todas as infâmias e trocadilhos que não dá pra escrever em publicidade.
Mas enfim, a brasileirada aqui descolou um esquema de pilotar uma Ferrari nas pistas do circuito de Mônaco pela bagatela de 80 Euricos sem batida. Com batida o passeio sai por 2,5 milhões de Euros. Para ir na carona (com um piloto ao volante) são só 30 Euros. Será que meu editor mãozinha de neném (já viu mão de neném, que não abre?) vai me oferecer esse mimo?

CORRESPONDÊNCIA (ELES LEEM ESSA JOÇA)

Fala Accioly (produtor Margarida Filmes):
"Meu caro amigo Fabio.
Depois de muitos e muitos anos participando do Festival de Cannes (15 anos)...acabo de me ver na sua coluna e fico me beliscando para saber se é verdade que eu não estou em Cannes. Você sabe que eu amo este Festival e vc deve imaginar como estou sofrendo ver todos os meus amigos se divertindo por aí e eu aqui...trabalhando. Obrigado por lembrar de mim...vc conseguiu me emocionar !!!
Vc é o cara que faz a gente no Brasil estar em Cannes !!
Abraço, Accioly"

Seidl Responde:
"Acci, meu irmão.
Tu para de historia que tu tá no Brasil trabalhando que ontem eu te vi aqui em Cannes, em 5 lugares diferentes. Mas pode deixar que eu não conto pra ninguém. Quer dizer, tô escrevendo isso na Coluna, mas ninguém lê a Fenêtre mesmo. Só você e o André Pellenz."

Fala André Pellenz (diretor de filmes):
"Fabio, mais uma vez acabei por acidente lendo sua coluna. Pensei muito se devia me identificar (afinal, é a maior queimação de filme), mas devo dizer que chorei de rir com as fotos do Accioly. Também quero aproveitar pra te propor uma sociedade, onde você posta fotomontagens de malandrinhos que dizem que estão em Cannes mas na verdade foram com a amante pra Araruama ou pra Ubatuba. Tô cobrando mil euros o clique, que tal? Dividimos a grana e o Marcio fica com 20%."

Seidl Responde:
"
André, seu traquinas.
Não fique preocupado em pagar mico lendo essa coluna. Só você e o Accioly lêem mesmo. Então você pode dizer o que quiser aqui que ninguém fica nem sabendo. Outra coisa: muito, mas muito cuidado ao usar na mesma frase as palavras "grana" e "Marcio". Só isso que eu te digo."

N.R.: 30% e não se fala mais nisso. (M.E.)

Fala Claudia (quarta-feira, 24 de junho de 2009, 18:43:42)
“Fabio,
Tenho que confessar que tambem estou lendo esta joca (este computador gringo nao tem acento, e uma joca!!) alem Accioly e Andres (que nem conheco) pago o mico de ler sua coluna e estou adorando e claro, dando muita risada!! Enquanto vc se diverte entre os croquetes, as festinhas michas ficamos aqui em Sampa ralando...tudo bem, domingo volto para NYC.
Beijos e divirta-se! Claudia"

FUI ALI. VOLTO JÁ.

Vou assistir às palestras (hoje as mais bacanas à tarde) e amanhã eu volto.

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2009.