Janela Publicitária    
 
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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

23 de junho de 2009, terça-feira

Mais duas listagens de finalistas são liberadas pelos júris de Cannes: Cyber e Design.

CYBER SHORTLIST

O resultado do shortlist de Cyber não agradou muito os brasileiros este ano. Apenas oito peças foram selecionadas entre os 208 finalistas, quatro delas da DM9DDB, que havia liderado as inscrições na categoria junto com a AgênciaClick, cada uma com 21 trabalhos. O jurado brasileiro foi Eco Moliterno, que era da Wunderman e está na Y&R. Mais uma vez, os Estados Unidos lideraram a lista dos finalistas, com 55 trabalhos.
Aí estão os finalistas brasileiros, por ordem de agência:

- "It's more fun from above", da AlmapBBDOBBDO para VW Fox
- "Screensavers Race", da DM9DDB para Intel
- "Pule mais alto, sinta-se melhor", da DM9DDB para Cia Athletica
- "Take your time", da DM9DDB para Tok&Stok
- "Nascer do sol sem fim", da DM9DDB para J&J Sundown
- "Mancha", da FischerAmérica para Orval Semorin
- "Brayhan", da Ogilvy para Graac
- "Casa", da Sun MRM para IHDI Estação Bem-Estar (Homeless Lodge)

E, com licença dos leitores, não tenho como não registrar a estréia em premiações do filhão Leo Ehrlich como diretor de arte na peça "Pule mais alto..." e assistente de direção de arte na "Take your time", ambas da DM9DDB. Parabéns! E agora, Leo, concorda que é gostoso ver o nome numa ficha técnica premiada? :)

DESIGN SHORTLIST

O Brasil conseguiu 11 trabalhos no shortlist da categoria, com a AlmapBBDO se destacando pela presença de três peças.
Tátil -  Mídia Natural As agências cariocas marcaram boa presença na listagem. A dupla Indústria Nacional (do designer Bruno Bertani) & Diálogo Design -- que em 2008 já haviam conquistado um Leão -- voltam ao shortlist com duas peças para a ONG Arco-Iris. E a Tátil participa com o convite que ano passado distribuiu em Cannes (veja a imagem) para um seminário de design, gravado a laser em folhas secas recolhidas nos jardins do Rio de Janeiro.

- "Veja mais longe", da AgenciaClick para Fiat Stilo
- "Identidade Havaianas", AlmapBBDO para Havaianas
- "Ninho Havaianas", da AlmapBBDO para Havaianas
- "Convite SPFW", da AlmapBBDO para Havaianas
- "Lounge Havaianas no SPFW", da Criacitta para Havaianas
- "Toda Imagem Tem um Som", da DM9DDB para Saxsofunny
- "Identidade Claro", GAD para Claro
- "Genius town", da Giovanni+DraftFCB para Nestlé
- "Identidade No homophobia", da Indústria Nacional e Diálogo Design para Arco-Iris
- "Identidade No homophobia", da Indústria Nacional e Diálogo Design para Arco-Iris (posters)
- "Mídia Natural (Convite Folha)", da Tátil para Tátil (foto)

 


Num ano de vacas magras -- como o próprio diretor da AlmapBBDO, Marcello Serpa, está chamando em seu Twitter -- o Brasil garantiu mais 6 minguados Leões. Enfim, se as vacas estão magras, os Leões também emagrecem...

OUTDOOR LIONS

Dos 69 Leões concedidos pelo júri, o Brasil ficou com apenas 5, nenhum deles sendo ouro.
O GP foi para a agência sul-africana TBWA\Hunt\Lascaris, de Joanesburgo, com uma campanha de 5 peças para o jornal The Zimbabwean: "Fight the regime", "Cheaper than money", "Trillion dollar bilboard", "Z$ 250 000 000" e "Wallpaper". A campanha já havia sido destacada pelo nosso Fabio Seidl em sua Fenêtre de ontem, onde reproduziu a peça "Cheaper than money".

TBWA\Hunt\Lascaris - The Zimbabwean
A campanha vencedora do GP de Outdoor, criada pela TBWA\Hunt\Lascari, com as peças impressas em dinheiro.

E aqui, os Leões conquistados pelo Brasil:

PRATA
- "Praia/Neve" e "Cidade/Campo", da DM9DDB para Terra Viagens
- "Vaso", da DM9DDB para Fedex (imagem)
- "Porco", "Frango" e "Vaca", da JWT para Johnson&Johnson (Fio Dental Reach)

DM9DDB - Vaso JWT - Frango
"Vaso", da DM9DDB "Frango", da JWT

BRONZE
- "Mulher" e "Homem", da AlmapBBDO para Bayer
- "Sorvete" e "Café", da Matos Grey para Sensodyne

AlmapBBDO - Mulher AlmapBBDO - Homem MatosGrey - Sorvete MatosGrey - Café
"Mulher" e "Homem", da AlmapBBDO "Sorvete" e "Café", da MatosGrey

RADIO LIONS

A campanha de fonogramas "Champagne glass" e "Nail Clipper", da AlmapBBDO para a Escola Panamericana de Arte, ficou com o único Leão de bronze do Brasil no Radio Lions deste ano.
O GP foi para mais uma agência sul-africana, desta vez a Net#Work BBDO, também de Joanesburgo, para a campanha "Dancer", "Dog" e "Ferret", para a Virgin Atlantic Airline.

Marcio Ehrlich, que não foi a Cannes, mas está aqui ligado no Festival.