22
de junho de 2009, segunda-feira
TAÍ
O QUE VOCÊ QUERIA
Depois do susto de ter perdido o avião (leu a coluna de
ontem?), tomei outro: meu nome sumiu do sistema de credenciamento
do festival e tomei um chazinho de cadeira até ser liberado
pela assessoria de imprensa.
Mas pronto. Finalmente cheguei a Cannes para trazer até você
a cobertura mais analógica, ilógica e escatológica
deste festival.
A única que não tem Twitter, nem filminho, nem blog,
nem comunidade no Orkut e pensando bem, nem jornalista a Fenêtre
tem aqui na Cote D' Azur, só um pseudo. E olhe lá.
Mas pro que está rolando, tá valendo.
(N.R.: Fabio, jornalista no Brasil não precisa
mais de diploma. Na França, nunca precisou. Portanto, ajoelhe-se:
"Por meio desta e com a autoridade de editor a mim conferida,
estou lhe nomeando, a partir de agora, JORNALISTA! E que Deus tenha
piedade da sua alma" (M.E.)
Galera, esse ano o festival diminuiu mesmo. O Palais está
mais vazio do que o Estádio Engenhão (o "Vazião")
em dia de jogo do Botafogo.
Os longlists ficaram pequenos. Não tem mais do que 100 filmes
inscritos na categoria bebida alcóolica por exemplo. Carros?
Deve ter um terço ou menos de peças no longlist em
relação ao ano passado.
Tem mais. Os jornalistas não ganharam convite para a festa
de gala de Cannes. Tá dureza.
N.R.: Bom... aí já não posso fazer
nada. Se vira. (M.E.)
BROCHANT
Foi só o Marcio dizer que estávamos cheios de tesão
na abertura da Coluna que olha só onde eu fui me hospedar
em Paris: um bairro chamado BROCHANT. É mole?
SÓ AS CACHORRAS
Mal
cheguei no Palais e veio logo uma cachorra pulando em cima de mim.
Era a Tura, mascote da Leo Burnett Portugal, que entra nas fichas
da agência como "Creative Consultant" e por conta
disso, já ganhou 8 leões só este ano (3 de
ouro garantidos até o momento).
A galera da agência, um grupo formado por brasileiros, argentinos
e portugueses estava tentando a inscrição de Tura
no festival.
E eu lá, semi-barrado esperando aparecer minha inscrição
no computador do festival. Depois de muito papo (e latido), eles
conseguiram.
Tura agora anda por aí com um crachá de Young Creative...australiano.
"Foi o que conseguimos!" comemorou Chacho Puebla, diretor
de criação da Leo em Lisboa que vai tentar levar a
cadela para receber seus Leões logo mais.
Quase temi por uma cachorra conseguir seu crachá e eu não,
mas tudo se resolveu.
Conheça mais sobre a Tura no site https://turathedog.com/
NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
Na ficha dos leões da Leo Lisboa com os cases de Cruz Vermelha
(Store+) (Direct e Promo) também estão os brasileiros
Lincoln Guimarães, Erick Rosa e Renato Lopes. Erick e Renato
também assinam o premiado Museu Efêmero do Rum Pampero.
A galera da Fischer Portugal (veja a foto lá em baixo) também
está comemorando seus shortlists em Press com a campanha
de sensor de estacionamento para Honda. Na ficha estão os
brazucas Rafael Pitanguy e Marco Martins e o Diretor de Criação
Diogo Mello.
Pelo Leo Burnett Madrid, o head of art brasileiro Sergio Lobo está
comemorando 2 shortlist em Direct: Wrong name e Crappy Music, as
duas para WWF e mais duas em Press: Little Red Ridding Hood e Jack
& The Beanstalk também para WWF. Parabéns, caras.
E parabéns pra toda a brasileirada que está mandando
bem na Europa, Oriente Médio (alô Rafael Rizuto), EUA
e, claro, Brasil também.
DANDO
BANDEIRA
Parece brincadeira, mas a Microsoft escolheu fazer seu lounge
na Praia da Croissete justamente ao lado de um lounge chamado Pirates
N' Paradise.
Olha só as bandeirinhas, juntinhas.
E falando em bandeiras que marcam os lounges na praia, o pessoal
do pool de produtoras brasileiras Film Brazil chegou no seu espaço
e descobriu que a bandeira tinha sido costurada (e por isso, também
hasteada) ao contrário. Um pequeno vacilo...de produção.
Já estão dizendo que foi outro pool, o dos argentinos,
que mandou confeccionar a tal bandeira brasileira.
FUCK CRISIS
É
este o tema da tradicional festa dos Youngs Holandeses, logo mais
na Okey Beach aqui em Cannes. Vamos ver se a turma não coloca
a cerveja muito cara para saírem da crise e deixar o resto
da galera na pior.
MERCI
Sempre agradeço às pessoas que ajudam essa coluna
no final da cobertura, mas queria abrir um espaço aqui para
mandar um "valeu bagaray" ao Alexandre Okada, da McCann
que quebrou um galho gigante para que eu pudesse vir para cá.
Valeu, Boss.
ENROLIONS
Saiu o short list do Enrolions, para os profissionais que mais
embromaram no trabalho nos últimos dias, perdendo o seu tempo
lendo esta coluna e mandando mensagens de apoio:
Cláudia Fernandes (Saatchi&Saaatchi NY), Mário
Barreto (Imagina Produções & Racing Team), Fábio
Caveira (da Local, que está achando a cobertura Fenétrica
e graças a Deus é diretor de arte), Bruno Richter
(Camisa 10), Carlos Negreiros (diretor de arte e Prof. da PUC-Rio)
e a indefectível Priscila Serra (Agência3), minha madrinha
no mundo da sub-cobertura jornalístico-festiva.
Muito obrigado, de coração. Lembrando que quem tiver
dicas, sugestões e xingamentos a fazer é só
escrever para janela@janela.com.br.
AS PEÇAS
Os sites especializados já estão antecipando vários
leões de Press e Outdoor, alem dos GPs, o que só acontecia
normalmente na noite da segunda. Parece que como o volume de peças
está menor, ficou mais rápido.
Mesmo sem saber o que tinha ganho o que, dei minha tradicional volta
pelos shorts de Press e Outdoor e divido com vocês o que encontrei
por lá.
Bem, para começar, Outdoor, na minha opinião está
um pouco melhor do que Press, um pouquinho mais inovador.
E olha que ontem rolou um stress porque o Presidente do Júri
de Press, David Lubars, pediu para que o primeiro short list fosse
cortado com mais rigor, dizendo que estava ali para "tirar
o lixo".
Com isso, foram eliminadas várias peças. Mas, mesmo
assim, o nível de mídia impressa não está
essas maravilhas. Vamos então ao que vi por aí.
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Um
anúncio para ser plantado, da BBDO Toronto. Mídia
útil. |
A Almap usou descansos de cabeça
pretos nos aviões para analisar se o passageiro precisava
ou não de um anti-caspa da Boticário.
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A
DDB Turquia, grande surpresa do Festival criou para a Dank,
loja de móveis de 2a mão. O estragadinho diminui
o preço. |
Conceito ótimo e ideia divertida
da Y&R Santiago para a ração Nutri: comida
ruim, cachorro ruim. Na imagem talvez não dê
para ver, mas o sujeito ao lado do policial está
sem a mão direita, que aparece na boca do cachorro.
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Classificado
da Ogilvy mexicana para pilhas Duracell com 8 anos de uso,
mas "praticamente novas". |
A
Jung Von Matt criou um mobiliário urbano que reage
ao olhar para mostrar que nem sempre dá para ver a
violência doméstica. |
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Simplicidade
também da Publicis Paris, mostrando o poder do soutien
Wonderbra na era do Facebook.
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A
Beattie de Londres criou um FanZômetro que media (e
estimulava) em tempo real o barulho de cada torcida no final
da Copa Carling de futebol. |
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A
DDB Londres criou para o Jornal Financial Times uma campanha
usando outdoors vagos em função da crise para
falar justamente sobre o assunto. O conceito é certeiro:
We live in Financial Times. |
Mais
uma da DDB Turquia, usando palavras de gelo como mídia,
mostrando que vários glaciares estão derretendo.
A peça era acompanhada de porta-copos explicativos.
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A
Springer Jacoby Madrid mandou quem não é torcedor
do Real para "La Porra". Esse lugar mesmo que você
está pensando. |
Tava
demorando... vamos às bizarrices: um anúncio
para Laxante pra Cachorros (cuma?) |
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A
argentina Del Campo transformou um campeão de maratona
num entregador da DHL e botou o cara pra correr vestido assim.
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Anúncio
safadinho da Euro Cingapura para a câmera da Nikon que
reconhece até 12 rostos. Incluindo o dos vizinhos.
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Genial
o palito de sorvete da Y&R tailandesa para Colgate, lembrando
a molecada a importância de escovar os dentes após
as refeições. |
Ideia
legal da DM9 para o Terra viagens: A rotina é um saco. |
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Um
cartaz-sabão da Grey Vietnam para o Ministério
da Saúde... |
A
Leo Toronto criou um jeito da cerveja James Ready continuar
custando um dólar: agora divide seus outdoors com o
público consumidor. Neste aqui, um sujeito anuncia
o seu carro. |
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Outdoor
"amigo da pele" para o protetor solar da Garnier.
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Mais
uma boa da Saatchi NY para o sabão Tide. Agora é
a caneta tira-manchas que mostra do que é capaz, "ticando"
cada mancha. |
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Para mim a direção de arte mais bacana do festival
até aqui são o dos anúncios dos sorvetes
Ben&Jerry´s, marca que tem mesmo uma pegada meio
psicodélica. São da Ogilvy Cingapura.
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Ideia simples e boa da BBDO Singapura para Nicorette, o adesivo
de nicotina que evita que os fumantes coloquem um cigarrinho
entre os dedos.
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A TBWA Johannesburg criou uma campanha inteira imprimindo em
notas que caíram em desuso no Zimbabwe para um jornal
local. A ideia era mostrar que a inflação estava
acabando com o país. |
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E esse anúncio em chinês que, pela imagem não
dá para entender nada (o que faz esse moleque voando
em cima desse cão?) |
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E,
para terminar, uma coincidência no short desse ano,
coisa rara, e foi logo acontecer com a Y&R Brasileira.
Notem como o recurso da peça de Ajax (a brazuca) lembra
a da campanha de Swosh da Leo Bangcoc. |
Em tempo: e aí o que vocês acharam dessas peças
de Wrangler que acabaram de anunciar que teriam ganho o GP de Press?
Pois é...
O redator Fabio
Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela
em Cannes 2009.
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