Janela Publicitária    
 
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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

22 de junho de 2009, segunda-feira

Fabio Seidl em CannesTAÍ O QUE VOCÊ QUERIA

Depois do susto de ter perdido o avião (leu a coluna de ontem?), tomei outro: meu nome sumiu do sistema de credenciamento do festival e tomei um chazinho de cadeira até ser liberado pela assessoria de imprensa.
Mas pronto. Finalmente cheguei a Cannes para trazer até você a cobertura mais analógica, ilógica e escatológica deste festival.
A única que não tem Twitter, nem filminho, nem blog, nem comunidade no Orkut e pensando bem, nem jornalista a Fenêtre tem aqui na Cote D' Azur, só um pseudo. E olhe lá. Mas pro que está rolando, tá valendo.

(N.R.: Fabio, jornalista no Brasil não precisa mais de diploma. Na França, nunca precisou. Portanto, ajoelhe-se: "Por meio desta e com a autoridade de editor a mim conferida, estou lhe nomeando, a partir de agora, JORNALISTA! E que Deus tenha piedade da sua alma" (M.E.)

Galera, esse ano o festival diminuiu mesmo. O Palais está mais vazio do que o Estádio Engenhão (o "Vazião") em dia de jogo do Botafogo.
Os longlists ficaram pequenos. Não tem mais do que 100 filmes inscritos na categoria bebida alcóolica por exemplo. Carros? Deve ter um terço ou menos de peças no longlist em relação ao ano passado.
Tem mais. Os jornalistas não ganharam convite para a festa de gala de Cannes. Tá dureza.

N.R.: Bom... aí já não posso fazer nada. Se vira. (M.E.)

BrochantBROCHANT

Foi só o Marcio dizer que estávamos cheios de tesão na abertura da Coluna que olha só onde eu fui me hospedar em Paris: um bairro chamado BROCHANT. É mole?

SÓ AS CACHORRAS

Tura, Young LionsMal cheguei no Palais e veio logo uma cachorra pulando em cima de mim.
Era a Tura, mascote da Leo Burnett Portugal, que entra nas fichas da agência como "Creative Consultant" e por conta disso, já ganhou 8 leões só este ano (3 de ouro garantidos até o momento).
A galera da agência, um grupo formado por brasileiros, argentinos e portugueses estava tentando a inscrição de Tura no festival.
E eu lá, semi-barrado esperando aparecer minha inscrição no computador do festival. Depois de muito papo (e latido), eles conseguiram.
Tura agora anda por aí com um crachá de Young Creative...australiano.
"Foi o que conseguimos!" comemorou Chacho Puebla, diretor de criação da Leo em Lisboa que vai tentar levar a cadela para receber seus Leões logo mais.
Quase temi por uma cachorra conseguir seu crachá e eu não, mas tudo se resolveu.
Conheça mais sobre a Tura no site https://turathedog.com/

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

Na ficha dos leões da Leo Lisboa com os cases de Cruz Vermelha (Store+) (Direct e Promo) também estão os brasileiros Lincoln Guimarães, Erick Rosa e Renato Lopes. Erick e Renato também assinam o premiado Museu Efêmero do Rum Pampero.
A galera da Fischer Portugal (veja a foto lá em baixo) também está comemorando seus shortlists em Press com a campanha de sensor de estacionamento para Honda. Na ficha estão os brazucas Rafael Pitanguy e Marco Martins e o Diretor de Criação Diogo Mello.
Pelo Leo Burnett Madrid, o head of art brasileiro Sergio Lobo está comemorando 2 shortlist em Direct: Wrong name e Crappy Music, as duas para WWF e mais duas em Press: Little Red Ridding Hood e Jack & The Beanstalk também para WWF. Parabéns, caras.
E parabéns pra toda a brasileirada que está mandando bem na Europa, Oriente Médio (alô Rafael Rizuto), EUA e, claro, Brasil também.

DANDO BANDEIRA

Parece brincadeira, mas a Microsoft escolheu fazer seu lounge na Praia da Croissete justamente ao lado de um lounge chamado Pirates N' Paradise.
Olha só as bandeirinhas, juntinhas.
E falando em bandeiras que marcam os lounges na praia, o pessoal do pool de produtoras brasileiras Film Brazil chegou no seu espaço e descobriu que a bandeira tinha sido costurada (e por isso, também hasteada) ao contrário. Um pequeno vacilo...de produção. Já estão dizendo que foi outro pool, o dos argentinos, que mandou confeccionar a tal bandeira brasileira.

 

UM ROLÊ POUR LE PALAIS

Está aqui a prova que os caras que disseram que viriam para Cannes estão MESMO aqui em Cannes, assistindo as palestras e shortlists. Os patrões (e patroas) podem ficar sossegados

Luís Cláudio Salvestroni e Álvaro Rodrigues, da Agência3 encontram Lucas Duque (Sonido, no meio) é a Torcida VasCannes na Côte D'Azur.

Paulo Schmidt e Carlão Busato, da Margarida Filmes.
Luís Cláudio Salvestroni e Álvaro Rodrigues, da Agência3 encontram Lucas Duque (Sonido, no meio) é a Torcida VasCannes na Côte D'Azur. Paulo Schmidt e Carlão Busato, da Margarida Filmes.
Alex Miranda, da Trator Filmes Leo Claret, da Lew'Lara/TBWA
Alex Miranda, da Trator Filmes, tá na área. O carioca Leo Claret, da Lew'Lara/TBWA.
Fabio Seidl e Tura A galera da Fischer Portugal
Enquanto as oncinhas não aparecem, o colunista vai ganhando beijos da cachorrada, mesmo. A galera da Fischer Portugal

FUCK CRISIS

É este o tema da tradicional festa dos Youngs Holandeses, logo mais na Okey Beach aqui em Cannes. Vamos ver se a turma não coloca a cerveja muito cara para saírem da crise e deixar o resto da galera na pior.

MERCI

Sempre agradeço às pessoas que ajudam essa coluna no final da cobertura, mas queria abrir um espaço aqui para mandar um "valeu bagaray" ao Alexandre Okada, da McCann que quebrou um galho gigante para que eu pudesse vir para cá. Valeu, Boss.

ENROLIONS

Saiu o short list do Enrolions, para os profissionais que mais embromaram no trabalho nos últimos dias, perdendo o seu tempo lendo esta coluna e mandando mensagens de apoio:
Cláudia Fernandes (Saatchi&Saaatchi NY), Mário Barreto (Imagina Produções & Racing Team), Fábio Caveira (da Local, que está achando a cobertura Fenétrica e graças a Deus é diretor de arte), Bruno Richter (Camisa 10), Carlos Negreiros (diretor de arte e Prof. da PUC-Rio) e a indefectível Priscila Serra (Agência3), minha madrinha no mundo da sub-cobertura jornalístico-festiva.
Muito obrigado, de coração. Lembrando que quem tiver dicas, sugestões e xingamentos a fazer é só escrever para janela@janela.com.br.

 

 

AS PEÇAS

Os sites especializados já estão antecipando vários leões de Press e Outdoor, alem dos GPs, o que só acontecia normalmente na noite da segunda. Parece que como o volume de peças está menor, ficou mais rápido.
Mesmo sem saber o que tinha ganho o que, dei minha tradicional volta pelos shorts de Press e Outdoor e divido com vocês o que encontrei por lá.
Bem, para começar, Outdoor, na minha opinião está um pouco melhor do que Press, um pouquinho mais inovador.
E olha que ontem rolou um stress porque o Presidente do Júri de Press, David Lubars, pediu para que o primeiro short list fosse cortado com mais rigor, dizendo que estava ali para "tirar o lixo".
Com isso, foram eliminadas várias peças. Mas, mesmo assim, o nível de mídia impressa não está essas maravilhas. Vamos então ao que vi por aí.

Um anúncio para ser plantado, da BBDO Toronto. Mídia útil.
A Almap usou descansos de cabeça pretos nos aviões para analisar se o passageiro precisava ou não de um anti-caspa da Boticário.
A DDB Turquia, grande surpresa do Festival criou para a Dank, loja de móveis de 2a mão. O estragadinho diminui o preço.

Conceito ótimo e ideia divertida da Y&R Santiago para a ração Nutri: comida ruim, cachorro ruim. Na imagem talvez não dê para ver, mas o sujeito ao lado do policial está sem a mão direita, que aparece na boca do cachorro.


Classificado da Ogilvy mexicana para pilhas Duracell com 8 anos de uso, mas "praticamente novas".
A Jung Von Matt criou um mobiliário urbano que reage ao olhar para mostrar que nem sempre dá para ver a violência doméstica.
Simplicidade também da Publicis Paris, mostrando o poder do soutien Wonderbra na era do Facebook.
A Beattie de Londres criou um FanZômetro que media (e estimulava) em tempo real o barulho de cada torcida no final da Copa Carling de futebol.
A DDB Londres criou para o Jornal Financial Times uma campanha usando outdoors vagos em função da crise para falar justamente sobre o assunto. O conceito é certeiro: We live in Financial Times.
Mais uma da DDB Turquia, usando palavras de gelo como mídia, mostrando que vários glaciares estão derretendo. A peça era acompanhada de porta-copos explicativos.
A Springer Jacoby Madrid mandou quem não é torcedor do Real para "La Porra". Esse lugar mesmo que você está pensando.
Tava demorando... vamos às bizarrices: um anúncio para Laxante pra Cachorros (cuma?)
A argentina Del Campo transformou um campeão de maratona num entregador da DHL e botou o cara pra correr vestido assim.
Anúncio safadinho da Euro Cingapura para a câmera da Nikon que reconhece até 12 rostos. Incluindo o dos vizinhos.
Genial o palito de sorvete da Y&R tailandesa para Colgate, lembrando a molecada a importância de escovar os dentes após as refeições.
Ideia legal da DM9 para o Terra viagens: A rotina é um saco.
Um cartaz-sabão da Grey Vietnam para o Ministério da Saúde...
A Leo Toronto criou um jeito da cerveja James Ready continuar custando um dólar: agora divide seus outdoors com o público consumidor. Neste aqui, um sujeito anuncia o seu carro.
Outdoor "amigo da pele" para o protetor solar da Garnier.
Mais uma boa da Saatchi NY para o sabão Tide. Agora é a caneta tira-manchas que mostra do que é capaz, "ticando" cada mancha.
Para mim a direção de arte mais bacana do festival até aqui são o dos anúncios dos sorvetes Ben&Jerry´s, marca que tem mesmo uma pegada meio psicodélica. São da Ogilvy Cingapura.
Ideia simples e boa da BBDO Singapura para Nicorette, o adesivo de nicotina que evita que os fumantes coloquem um cigarrinho entre os dedos.
A TBWA Johannesburg criou uma campanha inteira imprimindo em notas que caíram em desuso no Zimbabwe para um jornal local. A ideia era mostrar que a inflação estava acabando com o país.
E esse anúncio em chinês que, pela imagem não dá para entender nada (o que faz esse moleque voando em cima desse cão?)
E, para terminar, uma coincidência no short desse ano, coisa rara, e foi logo acontecer com a Y&R Brasileira. Notem como o recurso da peça de Ajax (a brazuca) lembra a da campanha de Swosh da Leo Bangcoc.

Em tempo: e aí o que vocês acharam dessas peças de Wrangler que acabaram de anunciar que teriam ganho o GP de Press? Pois é...

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2009.