Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
18
de junho de 2009, quinta-feira
José Bomtempo, jurado
português em Press and Poster e Sócio-Diretor de
Criação da BAR Lisboa
DECLARANDO INDEPENDÊNCIA
José Bomtempo é português, diretor de arte,
torcedor ferrenho do Sporting Club Portugal e, como o sobrenome
sugere, gente fina.
Anúncio da Anistia Internacional,
Leão de Prata para a McCann.
Criação dos brasileiros Emerson Braga e André
Lopes, com direção criativa de Bomtempo e Diogo
Anahory. O texto diz "Ele não fez nada. Só
está mostrando o número do telefone da Anistia
Internacional.'
Nasceu na antiga colônia de Lourenço Marques, (hoje
Maputo, capital de Moçambique), e sua carreira já
passou pelas cidades do Porto e até Brasília, levado
por um ex-dupla brasileiro.
Em Lisboa, onde vive há muitos anos, passou pela TBWA e
dirigiu a criação de duas das maiores agências
do país, a BBDO e a McCann, onde, aliás, tive o prazer
de trabalhar com o cara.
Há alguns meses, inaugurou a sua BAR Lisboa, com o dupla
e amigo incondicional, Diogo Anahory e o ex-diretor geral da McCann
portuguesa, Miguel Ralha.
Foi o primeiro criativo português a vencer, em Cannes, o
concurso dos Young Creatives. No ano passado, trouxe de lá
um Leão de Prata. Este ano volta ao Palais como jurado de
Mídia Impressa.
Antes, conversou rapidamente com a Fenêtre Publicitaire.
FABIO SEIDL: Você esteve como diretor criativo de algumas
agências multinacionais e ganhou prêmios internacionais
por elas, inclusive em Cannes. Agora você está com
um projeto seu, uma agência independente. A vida em festivais
é mais difícil para quem não faz parte de uma
network?
JOSÉ BOMTEMPO: Enquanto estive em multinacionais
nunca entendi que isso me tivesse beneficiado. Acredito mesmo é
que, sem ideias, não vale a pena gastar dinheiro em festivais
e quero a acreditar que em confronto direto entre uma agência
independente versus uma network, ganha a melhor a ideia.
FS: Você que já trabalhou no Brasil e depois, em
Lisboa, com brasileiros, qual a percepção que tem
da publicidade daqui e no dia-a-dia e em Cannes? E qual sua a percepção
da criatividade portuguesa hoje?
JB: O Brasil é muito forte em gráfica e mais
recentemente começa também a mostrar um bom trabalho
em digital. Quanto à criatividade portuguesa hoje, ainda continua
a ser muito pontual seu atrevimento.
FS: Do que tem visto em sites e em outros festivais, o que espera
para a categoria Press de Cannes? Apontaria pra já alguns
favoritos?
JB: Estou achando que, com os cortes das agências
no festival, poderá haver um fluxo de inscrições
de outras categorias para esta, o que vai tornar mais difícil
e exigente a seção de Press and Poster. E acho favoritos
são os mesmos de sempre onde se incluem, claro, os brasileiros.
FS: Obrigado, Bomtempo. Boa sorte em Cannes e na BAR.
Este filme, criado por José
Bomtempo e Diogo Anahory, pela McCann para a Fundação
Quercus, vai concorrer a Cannes este ano. A produção
é da carioca Seagulls Fly.
O redator Fabio
Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela
em Cannes 2009.