Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

15 de junho de 2009, segunda-feira

AlmapBBDO e DM9DDB brigam pela liderança em Cannes

Com exatamente 155 peças cada uma, a AlmapBBDO e a DM9DDB vão para o festival de Cannes como as agências de maior presença brasileira no festival. O Brasil, no 56° Festival Internacional de Publicidade de Cannes, que começa no próximo domingo, estará com menos 38% inscrições, apesar de o número de agências brasileiras concorrentes ter crescido 35%. Este ano serão 150 empresas torcendo pelos resultados, contra 111 da edição passada. Entre elas, duas inscrições curiosas: o Sport Club Corinthians Paulista e a Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal. Não se sabe ainda se o presidente do Senado, José Sarney, irá receber o Leão se ganhar.

Inscrições brasileiras por categoria

Categoria

2008

2009

Cyber Lions

396

181

Design Lions

48

174

Direct Lions

96

57

Film Lions

175

141

Media Lions

104

79

Outdoor Lions

609

290

Press Lions

867

432

Promo Lions

72

56

Radio Lions

77

67

Titanium and Integrated Lions

17

16

PR Lions

n/a

26

Total

2.461

1.519

De acordo com o representante brasileiro do festival, o jornal Estado de São Paulo, o Brasil manteve a terceira posição entre os países inscritos, ficando atrás somente dos EUA e da Alemanha. No entanto, foram 1.519 peças brasileiras este ano, contra 2.461 em 2008.
Como se pode ver pela tabela ao lado, o Brasil cresceu apenas na categoria Design, já que este ano houve um grande esforço da ABEDESIGN, entidade das empresas do setor, em mobilizar o seu mercado para concorrer em Cannes. Os designers brasileiros, inclusive, estarão realizando uma grande ação promocional no festival, com presença de estande e distribuição de brindes desenvolvidos pela Tátil Design, do Rio. Não por acaso, o Brasil lidera em âmbito mundial na categoria Design, representando 15% do total de trabalhos concorrentes, neste que é o segundo ano da categoria.

Delegação esvaziada

A presença brasileira vai estar mais para delegacinha que para delegação. Apenas 198 brasileiros vão ficar subindo e descendo o Pelourin -- como os compatriotas costumam chamar a Ladeira do Souquet, principal centro gastronômico da cidade. A queda se refletiu inclusive na imprensa. Algumas redações de veículos do setor, que costumavam estar presentes com até mais de 20 pessoas, este ano terão sua cobertura assinada por não mais que meia dúzia de jornalistas. Que, aliás, terão que brigar arduamente para superar o Twitter dos próprios delegados na divulgação dos resultados.

A ida dos que não vão

Agência

Total de inscrições

AlmapBBDO

155

DM9 DDB Brasil

155

Ogilvy Brasil

106

JWT

79

Talent

76

Leo Burnett

65

Mohallem Meirelles

56

Matosgrey

45

Giovanni+DraftFCB RJ

39

Y&R

37

AgenciaClick

34

O mais curioso nas inscrições brasileiras é observar que, entre as 10 maiores presenças estão duas agências que não existem mais: a MohallemMeirelles e a Matosgrey. A primeira desfez-se com a passagem de Eugênio Mohallen para a Artplan, montando a Mohallen Artplan. E na segunda, confirmou-se esta semana em São Paulo a saída de Sílvio Matos da sociedade, para novos projetos (comenta-se que estaria indo para a Bakerman, da área de promoções), enquanto a agência MatosGrey passa a se chamar Grey Brasil.
Também vale notar que, mais uma vez, a Giovanni, do Rio, deposita fortemente suas fichas no festival. ficando em 9º lugar entre as brasileiras inscritas. O bom observador perceberá também a ausência da F/Nazca S&S, que sempre disputou a liderança no volume de inscrições. Em 2009 a agência está exercitando seu ano sabático, mantendo-se afastada de diversos festivais.

Olhando pelas diversas áreas, o que se vê é que a AlmapBBDO vem forte em Filmes, Press e Rádio. Enquanto isso, a DM9DDB coloca suas fichas em Titanium, Outdoor e Cyber, área em que a agência vem investindo forte nos últimos tempos, a ponto de rivalizar com a AgênciaClick -- especializada em cyber e uma das mais premiadas do Brasil nesta área -- em números de inscrições.

Inscrições brasileiras

Categoria

Agência que mais inscreveu

Peças

Cyber Lions

DM9 DDB Brasil e AgenciaClick

21

Design Lions

Ana Couto Branding

20

Direct Lions

Sun MRM e Wunderman

6

Film Lions

AlmapBBDO

20

Media Lions

Talent

10

Outdoor Lions

DM9 DDB Brasil

47

PR Lions

AgenciaClick

5

Press Lions

AlmapBBDO

63

Promo Lions

Leo Burnett

6

Radio Lions

AlmapBBDO

12

Titanium and Integrated Lions

DM9 DDB Brasil

4

Marcio Ehrlich, que não foi a Cannes, mas está aqui ligado no Festival.