15
de junho de 2009, segunda-feira
BIENVENUE A
LA FENÊTRE 2009
Com licença, engenheiros, bacharéis, diplomatas,
embaixadores, publicitários, gente polida.
Vocês que, como já dizia o finado poeta e “adevogado”
Luiz Henrique de Carvalho Pareto, são “tão simpáticos,
agradáveis e no entanto ficam perdem o seu tempo com bobagem.”
Está chegando a hora.
Eu, assim como a Crise, estou chegando a Cannes.
E com a expectativa de que este vai ser um ano “atípico”,
esse eufemismo bonitinho que a gente arrumou para a palavra “pobre”.
Na semana passada, o Estadão, representante oficial do Festival,
até encaixou numa manchete um posicionamento bom para o momento
do evento perante a economia global: “Cannes fica menor para
ficar melhor.”
Nada como um bom redator.
Mas será que a qualidade, vai ou não vai cair?
Porque as inscrições de peças, a nível
mundial, caíram mais de 20%.
No Brasil, onde a crise foi apenas uma marolinha, caíram
38%.
Até me surpreendi ao ver a imprensa destacando o fato de
termos sido o país que mais inscreveu em Design. Sim, foram
126 peças a mais do que no ano passado.
Mas em Outdoor foram menos 300. Em Mídia Impressa, menos
450. Mais da metade nas categorias onde somos mais fortes.
Eu também fiz as contas de quanto o Brasil deixou de dar,
em bufunfa, para o Festival. Nossas quase mil peças a menos,
representam aproximadamente uns 337.000 Euros. Coloca um milhão
de Reais aí.
Se somos responsáveis por 15% do número de peças
inscritas, dá pra arriscar dizer que Cannes já perdeu,
no mínimo, 2,25 milhões de Euros este ano.
Sem contar ainda a redução do número delegados,
que no ano passado foram 10 mil e representaram aos cofres do evento
cerca de 20 milhões de Euros.
N.R.: Nem Cannes Predictions teve esse ano, meu caro! Mas
como os paulistas nunca acertaram uma previsão, esse ano
vamos ficar livres de torcer pelo filme errado. (M.E.)
QUANTO VOCÊ PAGARIA PARA IR A CANNES? NÃO
RESPONDA AINDA.
A julgar pela quantidade de promoções que Cannes
está fazendo, deve ter pouca gente confirmada no festival.
Aumentaram, por exemplo, a idade para se inscrever como Young Creative
e por pouco não estão aceitando carteirinha da UNE.
O critério agora é o seguinte: se você não
for mais velho do que o Oscar Niemeyer, você já paga
menos.
Dia sim, dia também, a organização do evento
manda um email para convencer a turma que ainda não confirmou
presença. Tem promoção de passagem, tem hotel
com vaga sobrando escrevendo pro mailing list do festival, tem emails
destacando a programação das palestras (que, justiça
seja feita, estão boas), só falta chamarem o Galebe
para vender pacotes de Cannes no Shoptour.
Claro que, no vermelho, o Festival não vai ficar. Mas é
para se pensar que, quando os ingleses compraram o evento, ele começou
a crescer entre 40 e 50% ao ano.
HAMBÚRGUER, CHOCOLATE E ANTI-ÁCIDO.
Este também é o primeiro ano, desde a Era dos Blogs
e do Youtube - que antecipam muito do que vamos ver na competição
- que não temos tantos favoritos, como costumávamos
ter.
Em 2009, tirando três campanhas, não sei se temos candidatos
inquestionáveis aos Grand Prix.
1) A sacana campanha de web www.WhopperSacrifice.com da Crispin Porter para Burguer King, que convenceu as pessoas a
trocarem 10 amigos no Facebook por um hamburgão (e depois
dedurava o usuário para os amigos eliminados).
2) E os anúncios da CLM BBO francesa para Alka Seltzer, já
vencedora do Grand Clio (acima).
3) A Dança das Sobrancelhas dos chocolates Cadbury, mais
um filme-hit da Fallon London que está perto dos 4 milhões
de views no Youtube (vejam abaixo à esquerda)
Fora
isso, sei lá.
Do Brasil, gosto do cachorro-peixe da Almap para Volkswagen também
(acima à direita). E os anúncios sonoros da DM9 para
a SaxSoFunny (ao lado). Estas são as peças que vi
até o momento com mais chance de leão.
Só acho é que nossa safra é não é
das melhores. Vamos ver.
SE BEBER, NÃO DIRIJA. MAS ME CONVIDE.
Mas o que mais me preocupa não é nada disso.
O problema é que com o miserê da indústria,
a maioria das festas das agências e das produtoras foi cancelada!
Não vai ter bundalelê da Leo Burnett, nem ninguém
nadando nos chafarizes de champagne da DDB, nem as produtoras suecas
e dinamarquesas oferecendo pra rapaziada que elas tem de melhor,
incluindo aí o duplo sentido.
Não vai ter rega-bofe pra ninguém. Tô com medo
da gala de Cannes este ano virar festa americana: meninos levam
Fandangos, meninas levam Big Coke.
Ou então vão transferir a gala para o McDonald’s
em frente ao Palais, com todo mundo com chapéu do Ronald
e a máscara do PapaBúrguer e visitando a cozinha da
lanchonete.
Não
era má ideia. Me lembro de me divertir bastante nos McAniversários.
No último que fui, ajudei a trancar um amiguinho dentro do
freezer dos hambúrgueres. O moleque saiu parecendo o Shake,
aquele personagem roxo da turma do Ronald. Pena que nunca mais me
convidaram pra essas festinhas.
Cannes sem festa vai ser dose. Ou melhor, não vai ser dose
nenhuma.
Ainda bem que ainda tenho umas 3 garrafas de whisky que maloquei
embaixo da mesa dos últimos Colunistas sem o Marcio Ehrlich
perceber. Pelo menos assim não passo o festival a pão
e água: passo a baguete e Old Eight (tá, Marcio, Ballantines,
brincandeira...).
STAY TUNED FOR MORE ROCKNROLL.
É neste clima de neste clima para Porta dos Desesperados
do Programa Sergio Mallandro que tenho o prazer aliviado de lhes
informar:
A Fenêtre voltou.
Como sempre, fiquem à vontade para mandar suas dúvidas,
sugestões, xingamentos, pedidos de pensão alimentícia
para crianças que não reconheci a paternidade, desde
que falem com o Marcio: janela@janela.com.br
E não percam, ainda esta semana: a última do português,
do indiano, do americano... Não é piada. A Fenêtre
preparou uma série de entrevistas com os jurados internacionais
para você.
Amanhã já teremos David Lubars, CCO da BBDO NY e presidente
do júri.
Um abraço. Já estava com saudades.
Fabio Seidl
N.R.: Fabio, chegando em Cannes, dá um beijo especial
nas assessoras de imprensa do Festival, Amanda Benfell e Camilla
Cole, que não foram na onda dos nossos detratores e reconheceram
o espetacular repórter que você é. Vai que esse
ano ainda consegue ser Press A!!! (M.E.)
O redator Fabio
Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela
em Cannes 2009.
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