Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 22/MAI/2009
Marcio Ehrlich

 

F/Nazca leva mais uma vez o Prêmio Abril no Rio

A F/Nazca fechou sua relação com a Unimed Rio fazendo barba, cabelo e bigode no Prêmio Abril de Publicidade. Das 10 campanhas escolhidas como finalistas no concurso a agência emplacou a metade, sendo 4 para a Unimed e uma para a Petrobras. Apesar de não estar mais com a conta (hoje na W/Brasil), a agência foi prestigiada com a presença do gerente de publicidade da Unimed Rio, Mauro Madruga.
A Agência3 e a NBS também tiveram bom desempenho, com 2 finalistas cada, ficando a décima vaga com a McCann-Erickson.
A revelação dos resultados aconteceu sexta-feira, 15 de maio, em um evento sóbrio para pouco mais de 100 pessoas no Centro Empresarial Mourisco, no Rio, tendo como anfitrião Paulo Renato Simões, diretor da área de publicidade da editora Abril no Rio de Janeiro.

"Letreiros", da F/Nazca para Unimed RioGrande Prêmio: "Letreiros" (imagem ao lado)
Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi
Anunciante: Unimed Rio
Produto: Institucional
Criação: Fábio Fernandes, Carlos di Celio, Alessandra Sadock, Antonia Zobaran, Daniel Oksenberg e Rafael Genu
Aprovação: Marcelo Giannubilo

Finalistas:

Campanha: Dia do Médico
Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi
Anunciante: Unimed Rio
Produto: Dia do Médico
Criação: Fábio Fernandes, Carlos di Celio, Antonia Zobaran e Daniel Oksenberg
Aprovação: Marcelo Giannubilo

Campanha: Divirta-se
Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi
Anunciante: Unimed Rio
Produto: Fim de ano
Criação: Fábio Fernandes, Carlos di Celio, Daniel Duarte, Eric Ribeiro
Aprovação: Mauro Madruga

Campanha: Galáxia
Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi
Anunciante: Unimed Rio
Produto: Institucional
Criação: Fábio Fernandes, Carlos di Celio, Fred Moreira
Aprovação: Marcelo Giannubilo

Campanha: Árvore Genealógica
Agência: F/Nazca Saatchi & Saatchi
Anunciante: Petrobras
Produto: Prêmio Petrobras de tecnologia
Criação: Fábio Fernandes, Carlos di Celio, Eric Ribeiro, Pedro Prado
Aprovação: Luis Antônio Carvalho Vargas

Campanha: Seleção Pública Cultural
Agência: Agência 3
Anunciante: Eletrobrás
Produto: Patrocínio Cultural
Criação: Álvaro Rodrigues, Luís Claudio Salvestroni, Fábio Caveira, Milena Zindeluk
Aprovação: Luiz Rizzo

Campanha: CEO
Agência: Agência 3
Anunciante: FGV
Produto: CEO FGV
Criação: Mavi Soares, Álvaro Rodrigues, Luís Claudio Salvestroni, Otávio Mello
Aprovação: Marcos Facó

Campanha: Quem acha que ficar algemado está na moda
Agência: NBS
Anunciante: Oi
Produto: Oi Moda
Criação: Pedro Feyer, André Lima, Ricardo Weitsman, José Luis Vaz e Moises Aben-Hatar
Aprovação: Flavia da Justa

Campanha: Laranja Caseira
Agência: NBS
Anunciante: Coca-Cola
Produto: Laranja Caseira
Criação: André Lima, Pedro Feyer, Renato Jardim, Sabrina Villar,
Marcello Noronha, Cláudia Monteiro
Aprovação: Luciana Feres

Campanha: O gatinho que ficou com você ontem não ligou porque não quis
Agência: McCann-Erickson
Anunciante: Coca-Cola
Produto: Sprite Zero
Criação: Neca Bohrer, Viviane Pepe
Aprovação: Luciana Feres

Agência de design BOLD° abre no Rio

Dois escritórios de design do Rio -- a Nu-Dës, de Billy Bacon, e a Caótica, de Leonardo Eyer -- se juntaram em uma nova agência, a Bold°.
Além de ambos serem muito premiados no Brasil e no exterior, Billy acaba de retornar de uma temporada de dois anos como professor da Raffles Design Institute em Xangai, China. Em 2005, ele lançou um livro com trabalhos da Nú-Dës, editado pela J.J.Carol, e foi fundador da fonthouse Subvertaipe.

Cannes faz concurso no Youtube para Youngs

Está acontecendo uma competição do Youtube e do Festival de Cannes, em que jovens criativos do mundo inteiro tiveram 48 horas para fazer um comercial para um ong, no caso a Oxfam. Os competidores postaram seus vídeos no Youtube e passaram a fazer campanhas para as pessoas verem.
Um deles foi o redator Alex Mendes de Souza, da Rede Telecine, que caitituou a Janela para colocarmos o vídeo dele. Aí vai o trabalho do Alex.
Para ver outros -- e votar nos brasileiros --, é só entrar no canal da competição, em www.youtube.com/canneslions.

Prefeitura do Rio faz nova ação de combate a outdoors

A Prefeitura do Rio começou esta quarta-feira, 20, uma gigantesca operação de combate aos outdoors irregulares na Zona Sul da cidade, retirando alguns deles e marcando vários outros com a indicação de "Publicidade Irregular", uma ameaça de que serão os próximos a ser derrubados.
Pelas informações da Secretaria de Ordem Pública, há quase 200 outdoors colocados em locais indevidos em todo o Rio de Janeiro. Além disso, empresas exibidoras estariam devendo valores superiores a R$ 100 milhões em taxas não pagas.
Há anos o Rio vive uma relação confusa com a publicidade em outdoors. Várias vezes proibidos, eles retornaram sem uma legislação muito clara. Por exemplo, a Lei Orgânica do Município veda a "afixação de engenhos publicitários a menos de 200 metros dos emboques de túneis e de pontes, viadutos e passarelas". Ainda assim, na entrada do Túnel Novo, é usual a prefeitura permitir a colocação de grandes painéis, inclusive com a sua própria assinatura. Pelo mesmo motivo, não fica claro se as lonas da fachada do Rio Sul estariam autorizadas ou não.
Em várias entrevistas à imprensa, o subsecretário da Secretaria Especial de Ordem Pública, Luiz Medeiros, já declarou sua preocupação com a desordem no setor, citando que para as exibidoras o negócio continua lucrativo, "mesmo pagando multas de R$ 500, já que alguns desses espaços são negociados por até R$ 80 mil".

Publicitários aproveitam o Twitter para soltar o humor

Tem quem não goste. O redator Marcelo Coli, por exemplo, já reclamou que o Twitter está sendo o paraíso das "jogadinhas".
Mas o site que se tornou a nova coqueluche da Internet tem servido para muitos publicitários se divertirem exercendo o tipo de humor que os americanos chamam de "one-liners" e que o Brasil já viu florescer em autores como o Barão de Itararé, Don Rossé Cavaca e Millor Fernandes.
Claro que nem tudo o que se escreve lá vai ser genial na opinião unânime dos seguidores (até porque na ânsia de não perder as idéias, às vezes posta-se mesmo sem pensar duas vezes). Mas o que importa é o exercício da liberdade criativa, sem cliente para dizer se a "jogadinha" vai ou não ser veiculada. Eu mesmo estou me divertindo, relembrando meus tempos de cartunista e escrevendo novas bobagens sem compromisso.
Vale lembrar aos mal-humorados que o Twitter é de graça. Gostou, é só seguir o autor. Não gostou, cancela.
Para dar uma idéia do que estou falando, recolhi algumas das pérolas que encontrei em 3 redatores que eu sigo, e mais uma meia dúzia de twitadas de minha completa irresponsabilidade.
Divirtam-se também. Ou não.

Adriano Matos (amatos30)

* "Alasca faz campeonato de barba e bigode." Quando o torneio abrir pra pentelho Claudia Ohana pensa em representar o Brasil.
* Com Batman preso, Robin adere à passeata dos sem-namorado.
* "Lula fala das três coisas mais difíceis na vida." Soletar 'paralelepípedo', coçar a orelha com mão esquerda e passar a faixa presidencial.
* "Casal gay perde primeira batalha na Justiça de SP." É uma in-jus-ti-ça.
* "Padre latino é flagrado aos beijos com mulher em praia da Flórida." Papa aliviado, era mulher e maior de idade.
* "EUA reduzem pra 40 anos idade mínima para exame de próstata." San Francisco quer baixar para 20.
* "Produtora de Hollywood vai rodar filme sobre Ayrton Senna." Não é querer cortar a onda de ninguém, mas o protagonista morre no fim.
* Não acho que o Oswaldo Montenegro deveria encerrar a carreira. Acho que ele poderia ser cantor de música instrumental.
* "Mexicano tosse de propósito para intimidar rival na Libertadores." Sorte que a gripe suína não provoca diarréia...

Silvio Lachtermacher (silviolach)

* O unico lugar que O-bina funciona é no telefone celular.
* Luciano para show após gesto obsceno na platéia. Se eu soubesse que era tão fácil não tinha perdido um show da dupla.
* Susan Boyle agora vira boneca. Com certeza, não deve ser inflável.
* Chico Buarque vai ser avô pela sexta vez. Desta vez, o leite derramado foi o de Carlinhos Brown.
* Perdigão e Sadia tiveram prejuízo de mais de R$ 200 milhões. Se as duas empresas se juntarem mesmo é bem capaz que passe a se chamar PER-DIA
* Bento XVI chega a Israel. Mas pra senhorrra fazerrr por XII.
* Polícia apreende 300 kg de maconha em creche na Ladeira dos Tabajaras. Imagina o quanto de brigadeiro não ia ter na festa do dia das mães.

Antônio "Mega" Nogueira (megantonio)

* Tinham que mudar a lei da meia entrada. Não é mais "estudante paga meia". É "não-estudante paga o dobro".
* As desculpas da Vejinha pro pífio desempenho das escolas paulistas no Enem é mais patético que o pífio desempenho das escolas paulistas.
* Ronaldo tá gripado. Seria a gripe bovina?
* Twitter? Tenho mais o que refazer.
* É fazendo merda que se aduba a vida.
* Pra quem não tem nada, metade é o dobro.
* Por que coxinha é de galinha e empadão é de frango?

Marcio Ehrlich (marcioehrlich)

* "Arquitetos propõem túnel para ligar Bolívia ao mar". Projeto terá o formato de uma cédula enroladinha.
* "Milícia usa balas com teflon". Assim, se atirar nos ovos dos policiais, eles não grudam.
* Esquizofrênico paranóico abandona o Twitter por não suportar a sensação de não estar sendo seguido.
* Estratégia da Brawn pode ter sido para favorecer Button. Ou seja, Rubinho está sendo perseguido de novo. E pior: perseguido e ultrapassado.
* A Escola de Samba Deputados Unidos do Congresso saúda o povo e pede passagens.
* Rabinos proibem judeus de ter gripe suína.
* "Humanos e vaca compartilham 80% de DNA". Portanto, senhoras, se forem chamadas de vaca, fiquem só 20% ofendidas.

Comentário dos Leitores:

silvio lach (187.42.58.118)
Marcio,
Já estou há uns 6 meses no twitter desenvolvendo meu próprio microblogging de humor, em conjunto com o twitter da M... e criando alguns experimentos de twitter coletivo como o @na_kombi, que em 4 semanas já bateu 1400 seguidores. Fora isso, a M... também lançou o Prêmio Vitor Fasano de Twitter Fake que foi um grande sucesso do twitter, rompendo diversas barreiras e servindo de pauta para as mais diversas publicaçõesque nem sabiam que o twitter existia. No júri aslgumas das pessoas mais influentes da rede como o Tás, o Inagaki, a Rosana Herman e muitos outros.Os dois vencedores do prêmio, o @ocriador e o @renatagaucho viraram estrelas no twitter. O número de fakes se multiplicou. Hoje temos inclusive uma saudável disputa eleitoral entre o @serra2010 e a @dilma2010. Depois desse tempo utilizando essa ferramenta ficou claro a importancia que ela pode vir a ter se as pessoas e empresas aprenderem a usar. O movimento no site da M... triplicou depois que a gente começou a usar o twitter. O que o Coli falou até pode fazer algum sentido, mas é pequeno perto do potencial que o twitter oferece. Sugiro que o Coli passeie por lá, pesquise no twitter search o que está sendo feito pelo mundo, inclusive em propaganda. A pesquisa no twitter é uma ferramenta de um poder absurdo. Fora isso, como eu e o Adriano conversamos outro dia: basta um teclado pra gente se divertir. o gasto é zero. Aliás, tenho me divertido muito com a tua página. Já RT diversos. Grande abraço,

silvio lach
quinta-feira, 21 de maio de 2009, 23:31:29

Gente Que Vai e Vem

Neogama/BBH (Rio - RJ) - A agência acaba de reforçar sua equipe no Rio de Janeiro, com a contratação de Natália Menezes (ex-Gafisa) como diretora de conta, para o atendimento de TIM. Natália registra passagens ainda por empresas e agências no mercado carioca, entre elas Intelig, Coca-cola, TIM, JWT e Contemporânea. (19/05/2009)

Rebouças (Rio - RJ) - O jornalista e publicitário Luiz Antônio Gaulia é o novo consultor associado da Rebouças. Com pós graduação em marketing e comunicação jornalística, especialização internacional em comunicação empresarial pela University of Syracuse / ABERJE e atuação em grandes empresas como CSN, Alunorte e Votorantim, Gaulia volta a participar de projetos de comunicação para transformação, relações comunitárias e comunicação interna. Agrega ainda sua expertise em sustentabilidade adquirida na gestão executiva de relatórios de sustentabilidade para empresas como Vale, Light e Johnson&Johnson entre outras. (19/05/2009)