Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 06/FEV/2009
Marcio Ehrlich

 

Verão e Carnaval deflagram a nova Guerra das Cervejas

Em uma mesma semana, a Janela recebeu releases das 4 grandes marcas de cerveja brasileiras -- Antarctica, Brahma, Nova Schin, e Skol -- divulgando suas ações para os próximos dias no mercado brasileiro.
Em ordem alfabética, para não ferir suscetibilidades, vejam como elas vão brigar pelo bebedor brasileiro da loura.
Só de escrever a matéria já me deu vontade de tomar uma gelada. Mas não louco de dizer aqui de qual marca. :)

ANTARCTICA

A marca decidiu se concentrar em conquistar o mercado carioca de bebedores de cervejas, patrocinando mais de 30 blocos de rua e seis escolas de samba.
Além disso, para alegria dos colecionadores de latas de cerveja, vai distribuir mais de oito milhões de latas decoradas para os cariocas, com motivos carnavalescos e a assinatura “Unidos da Boa – Carnaval Rio 2009”.

BRAHMA

A gigante das cervejas vai aproveitar o Carnaval para celebrar os 50 anos de Zeca Pagodinho, que a empresa está chamando de "brahmeiro número 1". Estão sendo vendidas, pelo Mercado Livre, 50 exemplares de uma edição especial da garrafa de 600 ml com rótulos autografados do cantor. A renda pela venda destas garrafas comemorativas será revertida para a Escola de Música Mata Virgem, fundada pelo artista em Xerém, no Rio.
Além disso, a agência Africa criou uma campanha de internet, merchandising em televisão, mídia impressa e marketing direto, que convida o “brahmeiro” a entrar no site da marca (www.brahma.com.br) e deixar uma mensagem de aniversário. O cartão com as mensagens escritas pelos “brahmeiros” será entregue ao cantor, em festa no dia 11 deste mês.
“O Zeca é o retrato do nosso brahmeiro, por isso nada melhor do que dar uma quebra na rotina e celebrar os 50 anos desta figura batalhadora, guerreira e otimista que ele é”, diz Lia Jamra, gerente de comunicação da Brahma.
A campanha da Brahma foi criada pelo redator Gustavo Gusmão e pelo diretor de arte Rodrigo Panucci, com ilustração do próprio Rodrigo. O atendimento foi de Márcio Santoro, Marcelo Passos e Gabriela Manisck e a aprovação, no cliente, de Bruno Cosentino e Lia Jamra.

NOVA SCHIN

A cervejaria de Itu, pelo sexto ano consecutivo, renovou o pacote de transmissão do carnaval do Brasil pela TV Globo. Durante todo o período de veiculação da campanha de carnaval serão gerados mais de 7000 GRPs (pontos de audiência bruta), que a cervejeira garante que não serão alcançados por nenhuma outra marca de bebida nessa época. Serão mais de R$ 50 milhões investidos no carnaval em todo o país.
A Nova Schin é a cerveja oficial do carnaval de Salvador pelo 9º ano seguido e mantém a exclusividade na comercialização da marca na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. O camarote da Nova Schin este ano homenageará o centenário da cantora Carmem Miranda.

SKOL

A cerveja que desce redondo também vai enlouquecer os colecionadores de latinhas. Sua agência F/Nazca criou 12 modelos de latas temáticas de Skol para o carnaval. São 11 milhões de embalagens especiais com o slogan "A Mistura Redonda de Skol com o Carnaval".
As latas foram decoradas com a participação das principais cidades da folia, ainda por cima citando blocos como o Asa de Águia, Chiclete e outros. As latas trazem a novidade de que as embalagens terão tinta termosensível, fazendo a seta do redondo mudar de transparente para azul, para avisar o consumidor quando a latinha está gelada e redonda para beber.
A criação é de Fabio Brigido, Michel Neuhaus, Marco Brito e Juliana Uchôa, com direção de criação de Fabio Fernandes, Eduardo Lima e Alexandre Soares.

Rebouças completa 10 anos


Essa galera sorridente aí em cima festejou na noite de quarta-feira, no ateliê que Heleno Bernardi mantém na Av.Ruy Barbosa, os 10 anos da Rebouças e Associados, completados no último dia 2 de fevereiro. Nádia Rebouças, a fundadora da agência, se confessava emocionada por ver tanta gente que passou por suas empresas e hoje está bem posicionado no mercado.
A Rebouças é o projeto de Nádia que sucedeu a Oficina de Marketing e Comunicação, nascida há 20 anos com a participação de Antônio Jorge Pinheiro. Nádia, desde seus tempos de J.W.Thompson, se posicionou como profissional de planejamento, atividade que exerce agora com ênfase na área de responsabilidade socioambiental. Este é inclusive o foco do seu novo blog www.nareboucas.blogspot.com, lançado ontem durante a festa.
Difícil citar todo mundo que esteve na festa. Mas este colunista registrou, entre seus conhecidos, além, naturalmente, de Nádia, Antônio Jorge e o anfitrião Heleno, nomes como Cláudia Jeunon, Dudu Almeida, Paulo Azeredo, Tatiana Guigues e Bia Penteado.

Vá lá entender este mercado...

Há um ano, a Janela noticiava a estranheza de a Sundown Motos abrir uma concorrência para sua conta, estimada em R$ 15 milhões, ao mesmo tempo em que emitia um comunicado se rasgando em elogios e boas referências à sua agência Heads.
Enfim, a empresa ouviu várias agências e acabou escolhendo a MPM.
Agora, a coluna recebe a seguinte nota oficial:

A MPM Propaganda e a Sundown Motos e Bikes informam que encerraram, de comum acordo, a sua parceria de trabalho. O acordo foi feito em razão da estratégia para 2009 da empresa, que visa focar as suas ações em Trade Marketing.

Não entendi direito a razão. Em princípio, confesso que acho sempre muito estranho ver clientes que trocam frequentemente de agência. De qualquer forma, como nunca ouvi falar que a MPM não fizesse Trade Marketing, fica a questão: verbas de Trade Marketing não são interessantes?

Leitor aponta um ataque da monstra carioca

Como toda "homenagem" gráfica é divertida, veja aí ao lado as imagens enviadas por um leitor amigo da Janela, apontando a semelhança entre o cartaz da peça Monstra, assinado pelo artista gráfico Luiz Stein, com a atriz carioca Patricya Travassos, e o original criado para o filme "Attack Of The 50 Foot Woman", de 1958.
Na verdade, o cartaz do filme original, criado por Reynold Brown, se tornou um clássico. A Janela pesquisou e encontrou outras homenagens, como os cartazes da refilmagem de 1993, com Daryl Hannah, e das paródias "Attack of the 60 Foot Centerfold" e "Attack of the 50 Foot Christ".
Agora a discussão fica com vocês: essas homenagens são ou não válidas?

Fashion-Rio desafiou crise e fechou com crescimento

Enquanto o mercado da moda no Rio de Janeiro especula se Nizan Guanaes irá realizar este ano a segunda versão do Rio Summer Fashion, a 14ª edição do Fashion Rio, encerrada em janeiro para apresentar as coleções outono-inverno para 2009, conseguiu arrastar uma multidão de 80 mil pessoas para a Marina da Glória.
Segundo Eloysa Simão, idealizadora e diretora geral do evento, o balanço foi bastante positivo, registrando crescimento de vendas para os mercados externo e interno, apesar das especulações em relação à economia global. Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema Firjan, realizador do Fashion Rio e do Fashion Business, chegou a afirmar que "após a crise, o Rio de Janeiro apresentou o melhor quarto trimestre dos últimos anos nas exportações de moda, com crescimento de mais de 20% em relação ao mesmo período de 2007".
A 13ª edição do Fashion Business encerrou com vendas de R$ 376 milhões para as lojas multimarcas do país. O resultado representa um aumento de 1,6% em relação à edição de janeiro de 2008. Já as exportações fechadas por 93 compradores, de 22 países, atingiram US$ 15,8 milhões, um aumento de 2%. Nada menos que 62 compradores estrangeiros – o dobro dos convidados pela organização do evento – vieram à Marina da Glória por conta própria.
Uma das características desta versão foi a cenografia criada por Ricardo Nauenberg, que cobriu as tendas de desfiles com banners inspirados nos Arcos da Lapa. O grafismo era realmente lindo e efeito, imponente, mas este colunista confessa que preferia uma estética mais aberta, que não escondesse as belezas naturais da Baia de Guanabara. A sensação que ficou foi que a cenografia da edição anterior valorizou mais a locação no Aterro do Flamengo.
Como não podia deixar de ser, vários publicitários cariocas antenados estiveram no Fashion Rio. A Janela registrou a presença de alguns deles.

À direita, a arquiteta Ana Beatriz Fadul e o diretor da Casa da Criação, Marcos Calvi, são recepcionados por Fernanda Santa Roza, a gerente geral de publicidade da Editora Globo, no estande da revistas femininas da casa.

Abaixo, à esquerda, Marcelo Gorodicht, diretor de atendimento da Agnelo Pacheco, e sua namorada Liana Vargas, aguardam a entrada de um desfile.

E abaixo, à direita, Marcio Borges, diretor da W/Rio (ao centro), é recebido no estande da Editora Abril pela cúpula de sua publicidade no Rio: Paulo Renato Simões, diretor geral, e Cristiano Rygaard, gerente.

Leite dos funcionários vira cartão de visita na Tátil

Pra mostrar que não defende apenas o "faça o que eu digo", mas também exercita suas teses de que o ecodesign é uma obrigação de responsabilidade social das empresas, a Tátil Design está agora imprimindo os cartões de visita de toda a sua equipe em embalagens recicladas de produtos que foram consumidos pelos próprios funcionários.
No corredor da agência, duas caixas recolhem as tetra-packs de leites e sucos e outros tantos papelões levados de casa pela galera. Mais tarde, tudo será cortado no mesmo formato de gota adotado na programação visual da agência, ganhando a imagem do logo do lado já impresso, e os dados do dono do cartão no verso, que normalmente é liso. O resultado é que, mesmo tendo uma única cor de impressão em cada face, os cartões ficam com a aparência multicolorida, além de serem totalmente únicos.
Já faz algum tempo que Fred Gelli (foto), o fundador da Tátil, vem se dedicando a pesquisar formas de reduzir o impacto que a produção de materiais promocionais e embalagens têm no meio ambiente. Em 2008, quando foi jurado do Lions Design, no Festival de Cannes, Fred enviou o convite para seu workshop "Designing naturally" imprimindo o texto e o grafismo a laser em folhas secas que colheu no chão do Rio de Janeiro.
Se auto-declarando ecoxiita, Fred Gelli tem declarado que "a lógica da natureza é reaproveitar, otimizar o que já existe". O desafio da indústria é funcionar da mesma maneira, lembra o designer, que garante que, cada vez mais, o sucesso das marcas estará associado à sustentabilidade.

Prestação de Contas do Rio - Janeiro de 2009

Aí estão as principais novidades informadas pelas agências de publicidade do Rio de Janeiro em suas carteiras:

11|21

A corretora de valores Icap, que informava manter uma movimentação diária (provavelmente antes da crise americana) de 1,5 trilhão de dólares, está chegando ao Brasil, depois de estar presente em mais de 30 países. A conta entra na 11|21, que está produzindo para o cliente campanha de televisão para São Paulo e Rio. Em março a Icap lança seu home broker no país.

CASA DA CRIAÇÃO

A agência tem mais um shopping na sua carteira, juntando-se ao Tijuca, Via Parque e São Gonçalo. É o Botafogo Praia Shopping, que já foi da Via4, Attual e DiretaCom.

PERCEPTTIVA

A conta da Knauf do Brasil, entrou na agência. A Knauf é uma multinacional alemã atuando em sistemas de construção a seco - drywall. A agência será responsável por toda comunicação da empresa em 2009, com um investimento na ordem de R$ 2,5 milhões em mídia.
Outra conta que entrou na agência foi a do grupo SHC, que mantém as concessionárias Citroën Vitória, Ford Sempre (Rio) e Ford Alvorada (Brasília). A verba da conta deve ficar em R$ 6 milhões este ano.

SCRIPT

A Script foi a vencedora da concorrência pela conta dos Rio Design Barra e Leblon, disputando inicialmente com outras 6 agências e, na final, contra a Spirit. A verba estimada do cliente -- que estava na Artplan e antes na W/Rio -- é de 3,5 milhões.
A agência também conquistou a conta da Arvato Mobile Brasil, do grupo alemão Bertelsmann.

Gente

11/21 (São Paulo - SP) - O 11 da 11|21 acaba de ganhar o reforço de José Guilherme Vereza, que radicou-se em São Paulo em 2008. Ele será o Diretor Executivo do escritório paulista. A agência conta com dois clientes na capital paulista, a empresa de seleção de executivos Robert Half e a ONG Instituto Movere. Além de dar apoio a clientes cariocas da agência no mercado paulista: Icap e Capemisa Vida & Previdência. Com a entrada de Zégui,
Ronaldo Conde passa a ser Diretor Executivo Nacional e Gustavo Bastos, Diretor Nacional de Criação. (06/02/2009)

Unimed (Rio - RJ) - A Unimed-Rio tem novo Superintendente de Marketing, no lugar de Marcelo Giannubilo, que mudou-se para São Paulo para atuar na 360 Bellow The Line. O cargo foi ocupado pelo médico Almir Gentil, que anteriormente estava como Diretor de Marketing da Unimed Brasil. (05/02/2009)