Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/OUT/2008
Marcio Ehrlich

 

Artplan e NBS vencem o 27º Colunistas Rio

A Artplan, como Agência do Ano, e a NBS, com o Grande Prêmio de Agência de Melhor Desempenho Criativo, foram os grndes destaques do 27º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro, julgado este sábado, 25 de outubro, no Pestana Rio Atlântica Hotel.
A Artplan foi reconhecida pelo júri pelo tanto por sua performance criativa como por seu desempenho empresarial nos últimos anos, conquistando novas contas e expandindo sensivelmente sua estrutura, com a contratação de novos profissionais.
Já a NBS levou seu prêmio pelo excepcional resultado na premiação, conquistando 30 das 127 medalhas concedidas pelo júri, sendo 10 de ouro, 14 de prata e 6 de bronze, para clientes como Coca-Cola, Oi, Ampla, Bobs, GNT e Telecine.
Álvaro Rodrigues O Grande Prêmio de Publicitário do Ano foi concedido para Álvaro Rodrigues (foto à direita), presidente da Agência3, premiando o trabalho que ele vem desenvolvendo na empresa, hoje uma das mais sólidas e premiadas no mercado carioca, inclusive com reconhecimento internacional.
A Petrobras, mais uma vez, teve uma forte presença no concurso, com 8 medalhas conquistadas através de suas agências Quê e Heads, merecendo assim o Grand Prix de Anunciante do Ano.
Paulo Castro Como Profissional De Propaganda do Ano, o júri escolheu o diretor de criação da Staff, Paulo Castro (foto à esquerda), que desde a sua entrada na agência vem colaborando não apenas para seu sucesso criativo – a ponto de ela ter ficado entre as mais premiadas no Colunistas Rio – como na área de desenvolvimento de novos negócios.
O júri do Colunistas Rio também destacou três veículos de comunicação. O GP de Veículo Impresso do Ano foi para o jornal Lance!, como matriz que é hoje de um grupo de veículos especializados em esporte, como o portal Lancenet e o jornal Vencer.
O título de Veículo Eletrônico do Ano foi para a Rede Record Rio, cuja presença no mercado carioca -- tanto em audiência como comercialmente -- tem crescido significamente no último ano, inclusive graças ao trabalho de seu diretor Thomaz Naves.
E o Grande Prêmio de Empresa De Mídia Exterior do Ano foi a Clear Channel Ad Shel, uma empresa fortemente indicada pelo mercado durante a consulta realizada pelo Prêmio Colunistas, pela ousadia que passou a estimular na utilização de seus mobiliários urbanos.
O júri ainda concedeu o Grande Prêmio de Destaque do Ano a Aloysio Neves, chefe de gabinete da presidência da Alerj, por seu trabalho de renovação e alta qualificação na comunicação da instituição, que a levou para mais perto do cidadão fluminense.
O júri do 27º foi presidido por este colunista e composto ainda por Claudia Penteado (Jornal do Brasil), Jomar Pereira da Silva Roscoe (Revista Banco Hoje), Neusa Spaulucci (PropMark - SP), Rodrigo de Lamare (CCRJ e Binder/FC+M), Teresa Levin (Editora Referência).
A Ata completa da premiação já está disponível no site da Abracomp, em www.colunistas.com.
A festa do 27º Prêmio Colunistas Rio acontece em conjunto com a entrega dos diplomas do 13º Prêmio Colunistas Rio, no Vivo-Rio, em 17 de novembro próximo. As adesões para o evento já estão abertas na Dinâmica Promoções, com Priscila Franco, pelo telefone (21) 2537-8180.

Existem coincidências criativas

"Existem coincidências criativas. Há 2 anos a Script criou um anúncio para a Taco, que foi amplamente divulgado, virou comercial, peças de ponto-de-venda, capa de caderno e ainda participou da mostra Brazil AdDesign no Art Directors Club lá em Nova York.
Há dois anos criamos, veiculamos, inscrevemos e fomos bastantes premiados com ela.
Enfim, a peça cumpriu todo o circuito de divulgação natural de uma peça que é considerada boa pela agência. Hoje, 2 anos depois, recebemos a Archive e notamos que em sua capa, a imagem é exatamente a mesma da nossa peça. Um peixe, feito de calça jeans dobrada, onde o olho é o botão da calça. Não dá pra saber o que aconteceu, se fomos plagiados, se foi uma coincidência criativa e essa dúvida, nos deixa com dois sentimentos. Tristeza, porque, com essa capa, a idéia que era nossa, foi transferida para outra agência. Felicidade, porque nossas idéias de 2 anos atrás, se mostraram na vanguarda, continuando atuais hoje, 2 anos depois de criada.
Isso se considerarmos que a capa da Archive traduza esses atributos."

Existem Coincidências Criativas - Falam os Leitores (1)

"Oi Editores,
A respeito da nota "Existem Coincidências Criativas": sempre me divirto quando me deparo com estas situações.
Mas ao invés de desconfiar da agência, prefiro atribuir o acontecimento ao simples fato de que os redatores envolvidos estão contaminados pelas mesmas referências.
Ou seja, precisam urgentemente dar uma "refrescada" no olhar.
O vídeo ao lado exemplifica o que estou falando.
Fica a sugestão de pedir que os Criativos opinem sobre ele.
O link está em www.youtube.com/watch?v=ZyQjr1YL0zg "

Adriano Torres, Brand Manager - Hydration, Coca-Cola

N.R.: Impressionante.

De Marcos Silveira, diretor de criação da Agnelo Pacheco Rio:

" Marcio,
O Adriano Torres, Brand Manager-Hydration da Coca-Cola, está coberto de razão quando diz que os redatores precisam "refrescar" o seu olhar.
Mas vou além. Os criativos precisam refrescar o olhar.
Como você sabe, eu tenho um curso de criação, o IP/Instituto da Propaganda. Na primeira fase é terminantemente proibido ligar computador e abrir anuário.
Tem que ver o desespero. rs
O pessoal não consegue criar nem anúncio de liquidação.
É natural que tendo acesso às mesmas informações, os criativos tendem a ser iguais nas propostas de soluções. E tome de anuário. É uma autofagia.
Na direção de arte, então, impressiona. O pessoal ocupa mais tempo operando do que pensando. O bacana hoje é a manipulação. E tome de manipulação.
Experimente desligar os computadores, esconda os anuários e descubra onde anda a criação brasileira.
Legal as Archives da vida, mas não deixem de estudar a história da arte.
Bacana o InDesign, mas e a riqueza estética da feira livre, do Saara, da Feira de São Cristóvão? E aquela exposição no MAM? E o museu da República, não dá pra tirar uma campanha de lá?
Estamos fazendo com a criação brasileira o que fizemos com o futebol: copiando o que fazem lá fora. E aí, meu caro, dá uma olhadinha no campeonato brasileiro.
É conversa para um simpósio. E poderia até gerar um. Seria muito legal. Me convida.
Abç
Marcos Silveira"

N.R.: O pessoal do blog Preferência também escreveu para citar que a campanha da Quicksilver não foi a única provavelmente inspirada na Taco. Eles mandaram o link -- que já havia sido publicado no blog -- de um comercial da lavadora Aqualtis, da Leo Burnett italiana, que está reproduzido ao lado.

 

ADEUS LINDOVAL! - Faleceu na manhã desta terça, 30/10, na Clínica São Vicente na Gávea, Lindoval Geraldo Fernandes de Oliveira, o "L" da inesquecível agência L&M, fundada com Mozart dos Santos Mello após a saída dos dois da McCann e uma das maiores escolas de publicidade do Rio de Janeiro. Pai do publicitário Gustavo Oliveira, da Giovanni, Lindoval será enterrado às 16:00h no Cemitério São João Batista

Reforços do Mercado

W/Brasil (Rio - RJ) - Renata Raggi chega a W/Rio com 13 anos de experiência na área de criação. Começou sua carreira na JWT, partiu para mídia digital na Invision Comunicação Interativa, do grupo PPR e esta va na NBS desde 2002. Renata ganhou prêmios da ABP, O Globo, Colunistas, entre outros.

Toninho LimaNBS (Rio - RJ) - Depois de deixar a McCann-Erickson semana passada, o redator Toninho Lima (foto) não ficou muito tempo fora do mercado. Foi contratado pela NBS -- que hoje tem a maior e mais premiada equipe de criação do Rio -- para coordenar uma nova unidade de criação, que cuidará, entre outras contas, da recém-conquistada universidade Estácio de Sá.