Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/SET/2008
Marcio Ehrlich

 

NBS brilha de novo no Profissionais do Ano

O comercial "Coral", da NBS para a Oi, foi o vencedor da categoria Mercado -- o que significa "comercial isolado" -- da 30ª edição do Prêmio Profissionais do Ano, etapa Sudeste Capitais. A revelação dos vencedores aconteceu na noite de terça-feira, em uma bela festa -- bem ao estilo Rede Globo -- no Vivo Rio.
A NBS, aliás, repete o feito de 2007, quando "Abóbora", para Minute Maid, ganhou o mesmo prêmio.
O prêmio deste ano coroa uma carreira de prêmios para o conhecido "Quem Ama Bloqueia". Em 2007, "Coral" recebeu o Grand Prix de Comercial do Ano do Colunistas Rio. Esta é a ficha técnica da peça da NBS:

Direção de Criação: André Lima e Pedro Feyer. Redação: André Lima e Renato Jardim. Direção de Arte: Marcello Noronha e José Luis Vaz. Produção de RTVC: Andrea Metzker e Alvaro Figueira. Produtora de Filme: Zeppelin. Produtora de Áudio: Voicez. Direção do Comercial: Rodrigo Pesavento. Mídia: Erica Campbell e Claudia Verdade. Atendimento: Antonino Brandão, Gabriela Arroyo, Paula Fernandes. Aprovação: Flávia da Justa.

Na categoria Campanha, a vencedora foi "Sagatiba", da F\Nazca para a cachaça de mesmo nome.

Agnelo Rio pega Flying Horse

EM PRIMEIRA MÃO - O escritório carioca da Agnelo Pacheco ganhou a conta do energético Flying Horse. No Brasil, a marca pertence e é distribuída pela Globalbev, pioneira na fabricação de energéticos na América Latina e o maior fabricante do segmento no Brasil.

ADEUS PAULINHO!

Faleceu, vencido por um câncer, na noite desta sexta-feira, 19 de setembro, no Rio, um dos melhores redatores da propaganda carioca, o grande Paulo Cesar Costa (ex-JMM, McCann e V&S). Paulinho, como era carinhosamente chamado, era o avesso do estereótipo do publicitário, sempre low-profile e sem vaidades, cuidando do seu trabalho com o carinho de quem sabe o valor de cada palavra em um texto, de que tamanho ele for.

Adeus, Paulinho (Falam os leitores)

De Marcia Polatto

"Meu nome é Marcia , sou prima do Paulinho e em nome da Deli e da família venho agradecer as palavras que muito nos sensibilizaram e participar a missa de sétimo dia que será realizada dia 26/09 às 19:00 hs na capela do Sagrado Coração de Jesus do colégio Santo Inácio, localizado a rua São Clemente n° 226 - Botafogo".

De Alexandre Muricy

"Ao ler a notícia recente do nosso querido grande Paulinho, relutei, mas não pude deixar de tentar registrar, como ele o fazia tão bem, a minha emoção dúbia de alegria e tristeza, que estas novas me trouxeram. Alegria, pois tive a felicidade de ter convivido com ele, uma das pessoas mais dignas, sensíveis, generosas e competentes com quem tive o imenso prazer de trabalhar neste nosso mercado. Tristeza, pois sei que não mais seremos brindados com seu texto simples, límpido e ao mesmo tempo denso de conteúdo com beleza na forma. Tristeza por nosso mercado ficar mais pobre de brilhantismo. Sem desfazer de nenhum outro redator dos que ficaram, pois nem ele mesmo assim o faria.
Quase no iniciozinho da minha carreira, há uns 18 anos, o Paulinho me chamou na sala dele, para me apresentar o texto que tinha feito, antes do Bob o seu dupla na época, inseri-lo na arte de um anúncio para a Embratel. Emiti três comentários e ele concordou com dois deles. Muitos anos depois, me lembrando deste fato, percebi a real grandeza deste seu ato, que até então, para um iniciante na carreira como atendimento "ajudar" o redator a melhorar o texto do anúncio do cliente era o máximo do privilégio, e dei pitaco mesmo. Ao fecharmos o "nosso" texto, o Bob diagramou, imprimiu e nos trouxe montado o layout, já aprovado internamente, para vermos como tinha ficado. Paulinho pegou, deu uma última lida, se virou para mim e disse: " Pode ir sem susto que o layout está aprovado. Layout bom é assim, não dá trabalho para o atendimento." Eu sorri, resmunguei alguma coisa com relação ao que ele havia dito, fui para o cliente e voltei com o anúncio aprovado sem nenhum ajuste a ser feito nele.
O que ficou do grande Paulinho em minha vida é: que sempre podemos dizer algo que leve estimulo e respeito ao outro, que sempre podemos ser grande o suficiente para abaixar a cabeça e ouvir o que o outro tem a dizer, e por último, que a simplicidade existente na arte de unir as pessoas, pelo sentimento expresso em cada palavra, podem ser a ferramenta mais potente para fazermos um mundo com pessoas melhores.
Grande Paulinho, meus eternos agradecimentos.
Atenciosamente,
Alexandre Muricy"

De Gustavo Bastos, da 11/21

"Marcio, soube com muita tristeza da morte do Paulo Costa. Conheci o Pulinho na V&S quando entrei, ainda estagiário, e ele me ensinou demais. Deu muita força para que o Gadelha, então Diretor de Criação, e o Lula me contratassem. Também foi ele quem me indicou para a minha primeira proposta (você me indicou para a segunda) da minha vida, na Artplan, pra onde acabei indo algum tempo depois trabalhar com o Chico Abreia e com o Fabio Fernandes.
Um bom amigo, um sujeito muito inteligente e dono de um humor sem igual.
O mercado publicitário certamente fica com menos talento com a morte do Paulo.
Abs, Gustavo.

De Lelê (Elenice Mattos), ex-secretária da criação na VS

"Puxa... imaginar escrever para o Janela Publicitária? Nunca. Pois é, foi Paulinho quem me presenteou... e de novo.
Ano de 91, ele foi meu primeiro chefinho na VS. Quer dizer, chefe, mesmo, só no papel.
Na verdade, um "gente como a gente". Econômico no falar, infinito no sentir, exuberante no escrever. Mais ser humano do que competente? Ou mais competente do que ser humano? Pensei, pensei e não tenho a resposta. Só sei do resultado que me causou essa perda: mais vazio, menos paixão, menos sensibilidade, menos poesia. Perdoem-me vocês, outros queridos criativos e de talento também transbordante. É que o primeiro a gente nunca esquece. Mais ainda quando vem embalado pra presente junto com doses abundantes de humildade, compaixão, intensidade. Doce e único Paulinho. A minha gratidão pelo privilégio. Com o carinho e a admiração da Lelê.
Elenice Moraes de Mattos"

Du Paulin. Dois capítulos da minha emoção

Fiz com ele a minha primeira dupla. Fiz com ele a sua última dupla.
Não dá pra não escrever nem este tiquinho. Coisa que Monsieur Du Paulin fazia com rara facilidade e que eu, talvez pelas circunstâncias, me vi obrigado ultimamente a pelo menos tentar.
Faço isso sob a pena de, ao não fazê-lo, imaginar que os registros certamente irão ignorar detalhes tão escassos na propaganda carioca de uns tempos pra cá.
Este meu amigo e parceiro não tinha apenas o maravilhoso talento de redator e poeta.
Paulinho tinha a leveza dos grandes, a generosidade dos anjos. Paulinho tinha o caráter que percebi em pouquíssimos companheiros de função. Disputava bola dividida ombro a ombro, com lealdade. Sem covardia. Sem apelação. Sem medo. Tinha a inteligência de saber que a melhor idéia quando fosse do parceiro seria melhor pra ele também.
Sei que foi brilhante e premiado quando criou para Coca–Cola e outros grandes anunciantes, mas preciso registrar coisas da convivência pessoal e que irão documentar o que falei ali em cima.
Nos idos de 72, na JMM, a agência lançou o guaraná Trop no Brasil depois de ele, tropicalíssimo, acontecer nos Estados Unidos. Ou seja, relançou com o status do sucesso na América. Título do rapazinho: “ Trop. O guaraná brasileiro que fez glub-glub na terra do bang-bang.“ Além de simples, sonoro e possuir a genial ligação com a garotada, o outdoor marcou esta lembrança por me levar a um layout onde só havia a garrafinha em close e um copo, cheio de guaraná, sendo estilhaçado por uma bala. Imagem muito cara e de difícil execução na época, foi substituída pelo produto em cima da bandeira americana e pronto. Mas só a beleza do texto já era o bastante.
Havia uma paixão nesses tempos além da Telma, minha namorada: as borboletas. Desenhei um auto-retrato de corpo inteiro, nu, de barriga para cima, estirado em um distendedor de madeira, todo espetado de alfinetes em tiras de papel (Acho que ainda é assim que os entomologistas preparam seus lepidópteros para permanecerem cientificamente na posição correta).
Na arte ainda, em primeiro plano, uma linda e grande borboleta, com sua espiritromba feroz ultimava os preparativos. Disse a ele que o tal desenho tinha sido a maneira que encontrara de simbolizar definitivamente o meu amor pela Telma e perguntei se seria possível escrever algo para acentuar o sentimento.
“E a minha carne sentiu tua presença, tuas cores e teu pouso.” veio minutos depois, foi devidamente inserida no desenho, entregue num jantar à luz de velas no Castelo da Lagoa. E eu casei com ela rapidinho. Culpa do Paulo Cezar Santos da Costa.
Com carinho, fica pois registrado. Se possível para sempre.

Hair Beauty terá casting da Dinâmica

A Dinâmica Talentos foi a empresa de Casting Promocional escolhida pela Fagga para fornecer as profissionais de secretaria e palco da feira Hair Beauty 2008, uma das maiores da área de cosmética da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro de 27 a 29 de setembro.
Dirigida pela publicitária Lena Ehrlich, a Dinâmica Talentos também está na ativa esta terça-feira, 23, fornecendo toda a equipe de receptivo da festa de entrega do Prêmio Profissionais do Ano Região Sudeste Capitais, da Rede Globo, no Vivo Rio.
A Dinâmica tem sido uma das empresas mais atuantes no Rio de Janeiro em Casting Promocional, fornecendo promotoras, recepcionistas, atores e performistas especializados em Marketing Promocional e Eventos para as principais empresas do setor, como Fagga, Rio 360, Larrat, Biruta, KMB, Bureau, Matriz, Samurai, Promoeventos, Hoffmann, Ketchum, Drumcomm e muitas outras.

Reforços do Mercado

Percepttiva (Rio e Brasília) - A agência reforçou nacionalmente a criação com 15 novos profissionais. No Rio ingressam na criação, vindos da Agência 3, a dupla Rodrigo Judá e Raphael Fiúza, respectivamente diretor de arte e redator. Somam-se a eles os diretores de arte José Luiz Cabral (ex-República-JF), Oswaldo Luiz (ex-Escritório de Idéias e Siacom), Evandro Barba (ex-Elipse) e Georgetown Marinho (ex-Doctor, DPZ, Almap e Denison), os assistentes de arte Leonardo Pinto, Nady Lima, Renato Gomes e Fábio Fausto, o redator Alexandre Bonfim (ex-DPZ), o estagiário de redação Rodrigo Valle e o designer Guilherme D`Acri, que ficará responsável pela modernização da identidade visual e das embalagens dos Laticínios Marília.
No escritório de Brasília foi contratada uma dupla sênior que supervisionará a equipe local: o redator Raoni Leão (ex- Fisher América, Artplan e NovaSB) e o diretor de arte Hugo Lopes (ex-Fischer América e NewBrand Comunicação). Eles se reportarão diretamente ao Diretor de Criação Marcelo Santos.