Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/SET/2008
Marcio Ehrlich

 

DM9 não quer deixar o Ponto Frio ir embora

Numa das maiores concorrências publicitárias de 2008 -- noticiada em primeira mão pela Janela -- a conta do Ponto Frio continua sendo disputada pela sua agência atual, a DM9DDB, e a Fala!, agência do grupo Total (leia-se Eduardo Fischer) que vinha sendo apontada como uma das favoritas da disputa, não só pela experiência de seu presidente, Allan Barros, ex-diretor de marketing da Marabraz e Casas Bahia, como por já ter realizado jobs para o cliente.
Mas a DM9DDB não quis deixar barato e realizou o que, comenta-se no mercado, teria sido a mais completa apresentação para o anunciante na concorrência -- afinal, a grande experiência na própria conta deve ter ajudado -- e conseguiu ficar entre as finalistas.
A DPZ e a MatosGrey, que também apresentaram propostas, foram comunicadas na sexta-feira que estariam fora da fase final.
Ainda segundo amigos da Janela, há uma grande chance de a decisão do Ponto Frio ser salomônica. Ambas as finalistas -- DM9DDB e Fala! -- sairiam vencedoras, com a conta do varejo dividida entre elas.

De Paula deixa Agnelo-Rio

O redator Sérgio de Paula deixou na última semana a direção associada de criação agência Agnelo Pacheco, onde entrou, há 3 meses, dentro do projeto encabeçado por Marcos Silveira para a renovação do escritório.
Segundo o criativo, surgiu a oportunidade de desenvolver um novo projeto, que será divulgado nas próximas semanas. "Mas só posso falar muito bem tanto da agência quanto do próprio Agnelo Pacheco", disse de Paula para a Janela, sem, no entanto, dar mais detalhes sobre seu futuro.
Na Agnelo, Silveira garante que a nova estrutura continua a pleno vapor, comemorando a conquista de diversas contas neste período, entre as quais a do Governo do Estado do Rio.

Prêmio O Globo terá festa em 18 de novembro

O jornal O Globo encerra no dia 3 de outubro as inscrições para o seu 12º Prêmio de Propaganda, voltado para a publicidade criada para veiculação em seus jornais O Globo, Extra e Diário de São Paulo. Os trabalhos vencedores serão conhecidos no dia 18 de novembro, em festa no Museu de Arte Moderna-MAM.
Podem participar do concurso os anúncios publicados entre 1º de setembro de 2007 a 31 de agosto de 2008, através do site www.infoglobo.com.br. A premiação engloba oito categorias (Varejo, Serviços, Anúncios de Oportunidade, Classificados, Imóveis, Indústria, Serviço Público Comunitário e Turismo) e os trabalhos ainda concorrem a quatro Grand Prix (Grande Prêmio de Propaganda O Globo, GP Melhor Aproveitamento do Meio Jornal, GP Cases de Resultado e GP Jovens Criativos). O júri será composto por profissionais de criação, mídia, atendimento e clientes de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Nesta edição, em vez da tradicional premiação em dinheiro, os vencedores do Grande Prêmio de Propaganda O Globo e GP Melhor Aproveitamento do Meio Jornal receberão, cada um, um Apple MacBook Air de 13,3 polegadas. Já o GP Cases de Resultado, que distribuirá R$ 30 mil, reconhecerá as campanhas que, além da criatividade, se destacaram pela eficiência e pelo resultado. O prêmio será dividido igualmente entre o diretor de criação, o profissional de mídia e o profissional de atendimento.
O GP Jovens Criativos garante aos universitários a oportunidade de apresentar seus trabalhos a partir de um tema pré-determinado. Este ano, as peças deverão ser criadas a partir do trabalho desenvolvido pelo Instituto Superior de Educação Pró-Saber, que ao longo de 21 anos de atividade expandiu seus focos de atuação cobrindo quatro importantes vertentes ligadas à educação de crianças carentes. Este GP premiará a dupla vencedora com um estágio em agência de propaganda de grande porte, além da publicação das peças nos três jornais da Infoglobo.
Campanha
A campanha do 12º Prêmio de Propaganda O Globo foi criada pela DPZ de São Paulo, a partir do conceito "Criar é brilhar". Todas as peças perguntam "de que lado você quer ficar, do brilho ou da sombra?". E apontam o reconhecimento do sucesso por meio do "Prêmio de Propaganda O Globo". A estratégia envolve anúncios nos jornais da Infoglobo, na Revista Época e nos veículos especializados no mercado publicitário.

Sofitel recebe o Colunistas no júri do Norte-Nordeste

Foi uma grata surpresa voltar ao Hotel Sofitel Salvador, onde não ia desde os tempos em que ele se chamava Quatro Rodas, para participar do julgamento do Prêmio Colunistas Norte-Nordeste.
Hoje o hotel pertence ao Grupo Accor, uma das maiores redes hoteleiras do mundo e já o maior grupo do setor no Brasil, em um case de marketing absolutamente espetacular. Dona também do Grupo Ticket, quando trouxe a marca Sofitel ao país em 1989, a Accor adquiriu o controle acionário dos Hotéis Quatro Rodas do Nordeste, que haviam sido criados pelo Grupo Abril. O Sofitel Salvador acabou sendo seu cartão de visitas para a rede, quando reaberto em 2001 após uma grande reforma que exigiu um investimento de R$ 15 milhões. Hoje a Accor tem, além do Sofitel, as marcas Mercure, Formule 1 e Ibis, num total de 164 hotéis no Brasil, com 26 mil apartamentos.
Uma tarde em Itapuã
O sol que arde em Itapuã, como cantaram Toquinho e Vinicius, bate em cheio na piscina do Sofitel, enchendo de lamentações quem está lá para trabalhar ou para passar o sábado julgando propaganda. Aliás, a gigantesca área de 250 mil metros quadrados do hotel é uma tentação, com campo de golfe, pista de cooper e quadras de tênis, vôlei e futebol. O calor que pegamos em Salvador não anima muito a fazer sauna, mas se quiséssemos o hotel tinha.
Do Sofitel dá para ver as areias brancas que envolvem a Lagoa do Abaeté, logo ali do lado, e sua vegetação típica. Mas os bem-cuidados jardins do hotel expandem o ecosistema, abrigando uma divertida fauna de iguanas, marrecos e pavões que convivem pacificamente com os hóspedes e, espertos, ainda aparecem na varanda do café da manhã no restaurante Les Saveurs d'Itapuã para tentar uma sobra do cardápio. A placa até diz para não alimentarmos os animais, mas como resistir a um olhar pidão de uma iguana?
Suites literárias
Dos 206 apartamentos do Sofitel Salvador, sorte de quem puder ficar em uma das suites da cobertura. Durante nossa estada lá, um casal festejou sua lua-de-mel na presidencial, a Jorge Amado, onde (me confidenciou uma camareira), a global Ana Maria Braga havia ficado alguns dias antes, com certeza aproveitando o imenso banheiro com hidromassagem e a sala de jantar com piano. A convite do gerente do hotel, André Victória, ficamos na suite executiva, que recebe o nome da mulher de Jorge, a escritora Zélia Gattai. Como charmosíssimo detalhe em ambas, as obras completas dos dois escritores ficam à disposição em suas salas de estar.
Turismo de negócios
Salvador atualmente é um dos principais polos do país do turismo de negócios, sediando convenções e seminários em uma rede hoteleira de nível internacional.
O RP do Sofitel Salvador -- e também candidato a vereador --, Marcos Palmeira, nos conta que tem sido frequente a ocupação dos 800 metros quadrados da área de eventos do hotel, inclusive com a montagem de até 12 estandes quando acontecem feiras de negócios no local. "Não só pela decoração do hotel, cheia de enormes peças de madeira das fazendas do interior, faz sucesso entre os convidados as nossas garçonetes trajadas de baianas, trocando as cores de seus colares diariamente para representar os Orixás do Candomblé, o que enaltece a baianidade do nosso serviço", comenta ele.
Dá até vontade de voltar a Salvador.
Enquanto não chega o Colunistas Norte-Nordeste 2009, aproveitem para ver o vídeo que Rita Elisa, do PropMark TV, preparou especialmente sobre o Colunistas Norte-Nordeste 2008, para o África TV, com o diretor de criação da África, Fábio Seidl.

Grupo Sal produz abertura da "Três Irmãs"

É do carioca Grupo Sal a abertura da nova novela global das 19 horas, "Três Irmãs". Com direção de Hans Donner, a Sal é que capturou as imagens de surf durante quatro dias na praia da Reserva e na Restinga da Marambaia, no Rio, além de aplicar os efeitos especiais, como tatuagens computadorizadas, que se movem sobre os rostos das protagonistas Claudia Abreu, Giovanna Antonelli e Carolina Dieckmann.
O Grupo Sal é a união de quatro empresas de comunicação, que nasceu a partir da Mar Design, empresa do diretor de arte e gente-boa Guilherme Torres com o designer Marcelus Viana e o administrador Marcus Viana. Em 2007, entraram no grupo a Mellin Video (com o diretor de arte Rafael Mellin e o arquiteto Bruno Lins, a C2 Web (com Luiz Octavio Guinle e Pedro Guinle) e a empresa de motion design Brabo (dos designers Juarez Escosteguy e Adriano D’Aguiar). Finalmente, em 2008, Simone Duailibi assumiu a área de Planejamento Estratégico do Grupo Sal.
Entre os clientes do grupo estão a Domino’s Pizza e a rede Spoletto.

Olivetto lança livro no Rio dia 22

Se a lista inteira de convidados que a assessoria de imprensa de Washington Olivetto mandou para os jornalistas comparecer ao lançamento do livro "O primeiro a gente nunca esquece", esta segunda-feira, 22, vai faltar espaço para os paparazzi se movimentarem. Em ordem alfabética, a relação vai de Adriana Calcanhoto a William Bonner, passando por Bruna Surfistinha, Caetano, Felipe Massa e Pelé!!!
A coisa vai ser tão vip que a assessoria adianta que jornalista não credenciado nem entra na Casa de Cultura Laura Alvim, onde Olivetto enfrentará feliz a fila de autógrafos.
"O primeiro a gente nunca esquece", editado pela Planeta, é um projeto do presidente da W/Brasil que reúne textos de personalidades famosas que em algum momento usaram o conceito do título para falarem sobre assuntos diversos, mostrando que a frase, que surgiu no premiado comercial com a atriz Patrícia Luchesi para a Valisère em 1987, foi incorporada definitivamente à cultura popular. Estão no livro nomes como Elio Gaspari, Arnaldo Jabor, Ayrton Senna, Pelé, Otávio Frias Filho, Antônio Fagundes, Mário Prata, Ancelmo Góis, Danuza Leão e Joyce Pascowitch, entre outros.
No livro, aliás, Olivetto ele também conta os detalhes de como nasceu a idéia do comercial e as dificuldades que enfrentou até atingir o sucesso que colocou esse trabalho no livro “The 100 Best TV Commercial”.
Quem quiser enfrentar a fila dos vips para conseguir o autógrafo de Washington Oliveto vai pagar R$ 79,90 pelo livro de quase 400 páginas.

Alerj faz campanha de trânsito pela Staff

Com assinatura da Staff, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj - está veiculando três anúncios alertando a população para a importância da responsabilidade no trânsito. As peças têm títulos fortes e bastante diretos, que alertam para a necessidade do uso do cinto de segurança, contra o uso de bebidas alcoólicas e contra o desrespeito às leis de transito.
A criação é de Ricardo Franco e Tatiana Rodrigues, com direção de criação de Paulo Castro. A aprovação foi de Aloysio Neves.

Reforços do Mercado

Giovanni+Draftfcb (Rio - RJ) - Contratou três novos profissionais para as áreas de criação, produção gráfica e mídia. Rodrigo Dorfman (ex-CGCOM e NBS) assume o cargo de redator no grupo criativo da agência. Christian Vinicios Passos (ex-Arte Express) é o reforço no departamento de produção gráfica e Erick Vianna é contratado na mídia para atender as contas de Kraft, Rio Sul e ESPM.