DM9 não
quer deixar o Ponto Frio ir embora
Numa das maiores concorrências publicitárias de 2008
-- noticiada em primeira mão pela Janela -- a conta do Ponto
Frio continua sendo disputada pela sua agência atual, a DM9DDB,
e a Fala!, agência do grupo Total (leia-se Eduardo Fischer)
que vinha sendo apontada como uma das favoritas da disputa, não
só pela experiência de seu presidente, Allan Barros,
ex-diretor de marketing da Marabraz e Casas Bahia, como por já
ter realizado jobs para o cliente.
Mas a DM9DDB não quis deixar barato e realizou o que, comenta-se
no mercado, teria sido a mais completa apresentação
para o anunciante na concorrência -- afinal, a grande experiência
na própria conta deve ter ajudado -- e conseguiu ficar entre
as finalistas.
A DPZ e a MatosGrey, que também apresentaram propostas, foram
comunicadas na sexta-feira que estariam fora da fase final.
Ainda segundo amigos da Janela, há uma grande chance de a
decisão do Ponto Frio ser salomônica. Ambas as finalistas
-- DM9DDB e Fala! -- sairiam vencedoras, com a conta do varejo dividida
entre elas.
De Paula deixa
Agnelo-Rio
O redator Sérgio de Paula deixou na última semana
a direção associada de criação agência
Agnelo Pacheco, onde entrou, há 3 meses, dentro do projeto
encabeçado por Marcos Silveira para a renovação
do escritório.
Segundo o criativo, surgiu a oportunidade de desenvolver um novo
projeto, que será divulgado nas próximas semanas.
"Mas só posso falar muito bem tanto da agência
quanto do próprio Agnelo Pacheco", disse de Paula para
a Janela, sem, no entanto, dar mais detalhes sobre seu futuro.
Na Agnelo, Silveira garante que a nova estrutura continua a pleno
vapor, comemorando a conquista de diversas contas neste período,
entre as quais a do Governo do Estado do Rio.
Prêmio
O Globo terá festa em 18 de novembro
O
jornal O Globo encerra no dia 3 de outubro as inscrições
para o seu 12º Prêmio de Propaganda, voltado para a publicidade
criada para veiculação em seus jornais O Globo, Extra
e Diário de São Paulo. Os trabalhos vencedores serão
conhecidos no dia 18 de novembro, em festa no Museu de Arte Moderna-MAM.
Podem participar do concurso os anúncios publicados entre
1º de setembro de 2007 a 31 de agosto de 2008, através
do site www.infoglobo.com.br.
A premiação engloba oito categorias (Varejo, Serviços,
Anúncios de Oportunidade, Classificados, Imóveis,
Indústria, Serviço Público Comunitário
e Turismo) e os trabalhos ainda concorrem a quatro Grand Prix (Grande
Prêmio de Propaganda O Globo, GP Melhor Aproveitamento do
Meio Jornal, GP Cases de Resultado e GP Jovens Criativos). O júri
será composto por profissionais de criação,
mídia, atendimento e clientes de São Paulo e do Rio
de Janeiro.
Nesta edição, em vez da tradicional premiação
em dinheiro, os vencedores do Grande Prêmio de Propaganda
O Globo e GP Melhor Aproveitamento do Meio Jornal receberão,
cada um, um Apple MacBook Air de 13,3 polegadas. Já o GP
Cases de Resultado, que distribuirá R$ 30 mil, reconhecerá
as campanhas que, além da criatividade, se destacaram pela
eficiência e pelo resultado. O prêmio será dividido
igualmente entre o diretor de criação, o profissional
de mídia e o profissional de atendimento.
O GP Jovens Criativos garante aos universitários a oportunidade
de apresentar seus trabalhos a partir de um tema pré-determinado.
Este ano, as peças deverão ser criadas a partir do
trabalho desenvolvido pelo Instituto Superior de Educação
Pró-Saber, que ao longo de 21 anos de atividade expandiu
seus focos de atuação cobrindo quatro importantes
vertentes ligadas à educação de crianças
carentes. Este GP premiará a dupla vencedora com um estágio
em agência de propaganda de grande porte, além da publicação
das peças nos três jornais da Infoglobo.
Campanha
A campanha do 12º Prêmio de Propaganda O Globo foi criada
pela DPZ de São Paulo, a partir do conceito "Criar é
brilhar". Todas as peças perguntam "de que lado
você quer ficar, do brilho ou da sombra?". E apontam
o reconhecimento do sucesso por meio do "Prêmio de Propaganda
O Globo". A estratégia envolve anúncios nos jornais
da Infoglobo, na Revista Época e nos veículos especializados
no mercado publicitário.
Sofitel
recebe o Colunistas no júri do Norte-Nordeste
Foi uma grata surpresa voltar ao Hotel Sofitel Salvador, onde não
ia desde os tempos em que ele se chamava Quatro Rodas, para participar
do julgamento do Prêmio Colunistas Norte-Nordeste.
Hoje o hotel pertence ao Grupo Accor, uma das maiores redes hoteleiras
do mundo e já o maior grupo do setor no Brasil, em um case
de marketing absolutamente espetacular. Dona também do Grupo
Ticket, quando trouxe a marca Sofitel ao país em 1989, a Accor
adquiriu o controle acionário dos Hotéis Quatro Rodas
do Nordeste, que haviam sido criados pelo Grupo Abril. O Sofitel Salvador
acabou sendo seu cartão de visitas para a rede, quando reaberto
em 2001 após uma grande reforma que exigiu um investimento
de R$ 15 milhões. Hoje a Accor tem, além do Sofitel,
as marcas Mercure, Formule 1 e Ibis, num total de 164 hotéis
no Brasil, com 26 mil apartamentos.
Uma tarde em Itapuã
O sol que arde em Itapuã, como cantaram Toquinho e Vinicius,
bate em cheio na piscina do Sofitel, enchendo de lamentações
quem está lá para trabalhar ou para passar o sábado
julgando propaganda. Aliás, a gigantesca área de 250
mil metros quadrados do hotel é uma tentação,
com campo de golfe, pista de cooper e quadras de tênis, vôlei
e futebol. O calor que pegamos em Salvador não anima muito
a fazer sauna, mas se quiséssemos o hotel tinha.
Do Sofitel dá para ver as areias brancas que envolvem a Lagoa
do Abaeté, logo ali do lado, e sua vegetação
típica. Mas os bem-cuidados jardins do hotel expandem o ecosistema,
abrigando uma divertida fauna de iguanas, marrecos e pavões
que convivem pacificamente com os hóspedes e, espertos, ainda
aparecem na varanda do café da manhã no restaurante
Les Saveurs d'Itapuã para tentar uma sobra do cardápio.
A placa até diz para não alimentarmos os animais, mas
como resistir a um olhar pidão de uma iguana?
Suites literárias
Dos 206 apartamentos do Sofitel Salvador, sorte de quem puder ficar
em uma das suites da cobertura. Durante nossa estada lá, um
casal festejou sua lua-de-mel na presidencial, a Jorge Amado, onde
(me confidenciou uma camareira), a global Ana Maria Braga havia ficado
alguns dias antes, com certeza aproveitando o imenso banheiro com
hidromassagem e a sala de jantar com piano. A convite do gerente do
hotel, André Victória, ficamos na suite executiva, que
recebe o nome da mulher de Jorge, a escritora Zélia Gattai.
Como charmosíssimo detalhe em ambas, as obras completas dos
dois escritores ficam à disposição em suas salas
de estar.
Turismo de negócios
Salvador atualmente é um dos principais polos do país
do turismo de negócios, sediando convenções e
seminários em uma rede hoteleira de nível internacional.
O RP do Sofitel Salvador -- e também candidato a vereador --,
Marcos Palmeira, nos conta que tem sido frequente a ocupação
dos 800 metros quadrados da área de eventos do hotel, inclusive
com a montagem de até 12 estandes quando acontecem feiras de
negócios no local. "Não só pela decoração
do hotel, cheia de enormes peças de madeira das fazendas do
interior, faz sucesso entre os convidados as nossas garçonetes
trajadas de baianas, trocando as cores de seus colares diariamente
para representar os Orixás do Candomblé, o que enaltece
a baianidade do nosso serviço", comenta ele.
Dá até vontade de voltar a Salvador.
Enquanto não chega o Colunistas Norte-Nordeste 2009, aproveitem
para ver o vídeo que Rita Elisa, do PropMark TV, preparou especialmente
sobre o Colunistas Norte-Nordeste 2008, para o África TV, com
o diretor de criação da África, Fábio
Seidl.
Grupo Sal produz
abertura da "Três Irmãs"
É
do carioca Grupo Sal a abertura da nova novela global das 19 horas,
"Três Irmãs". Com direção de
Hans Donner, a Sal é que capturou as imagens de surf durante
quatro dias na praia da Reserva e na Restinga da Marambaia, no Rio,
além de aplicar os efeitos especiais, como tatuagens computadorizadas,
que se movem sobre os rostos das protagonistas Claudia Abreu, Giovanna
Antonelli e Carolina Dieckmann.
O Grupo Sal é a união de quatro empresas de comunicação,
que nasceu a partir da Mar Design, empresa do diretor de arte e
gente-boa Guilherme Torres com o designer Marcelus Viana e o administrador
Marcus Viana. Em 2007, entraram no grupo a Mellin Video (com o diretor
de arte Rafael Mellin e o arquiteto Bruno Lins, a C2 Web (com Luiz
Octavio Guinle e Pedro Guinle) e a empresa de motion design Brabo
(dos designers Juarez Escosteguy e Adriano D’Aguiar). Finalmente,
em 2008, Simone Duailibi assumiu a área de Planejamento Estratégico
do Grupo Sal.
Entre os clientes do grupo estão a Domino’s Pizza e
a rede Spoletto.
Olivetto lança
livro no Rio dia 22
Se
a lista inteira de convidados que a assessoria de imprensa de Washington Olivetto
mandou para os jornalistas comparecer ao lançamento do livro "O
primeiro a gente nunca esquece", esta segunda-feira, 22, vai faltar espaço
para os paparazzi se movimentarem. Em ordem alfabética, a relação
vai de Adriana Calcanhoto a William Bonner, passando por Bruna Surfistinha,
Caetano, Felipe Massa e Pelé!!!
A coisa vai ser tão vip que a assessoria adianta que jornalista
não credenciado nem entra na Casa de Cultura Laura Alvim,
onde Olivetto enfrentará feliz a fila de autógrafos.
"O primeiro a gente nunca esquece", editado pela Planeta,
é um projeto do presidente da W/Brasil que reúne textos
de personalidades famosas que em algum momento usaram o conceito
do título para falarem sobre assuntos diversos, mostrando
que a frase, que surgiu no premiado comercial com a atriz Patrícia
Luchesi para a Valisère em 1987, foi incorporada definitivamente
à cultura popular. Estão no livro nomes como Elio
Gaspari, Arnaldo Jabor, Ayrton Senna, Pelé, Otávio
Frias Filho, Antônio Fagundes, Mário Prata, Ancelmo
Góis, Danuza Leão e Joyce Pascowitch, entre outros.
No livro, aliás, Olivetto ele também conta os detalhes
de como nasceu a idéia do comercial e as dificuldades que
enfrentou até atingir o sucesso que colocou esse trabalho
no livro “The 100 Best TV Commercial”.
Quem quiser enfrentar a fila dos vips para conseguir o autógrafo
de Washington Oliveto vai pagar R$ 79,90 pelo livro de quase 400
páginas.
Alerj faz campanha
de trânsito pela Staff
Com
assinatura da Staff, a Assembléia Legislativa do Estado do
Rio de Janeiro – Alerj - está veiculando três
anúncios alertando a população para a importância
da responsabilidade no trânsito. As peças têm
títulos fortes e bastante diretos, que alertam para a necessidade
do uso do cinto de segurança, contra o uso de bebidas alcoólicas
e contra o desrespeito às leis de transito.
A criação é de Ricardo Franco e Tatiana Rodrigues,
com direção de criação de Paulo Castro.
A aprovação foi de Aloysio Neves.
Reforços do Mercado
Giovanni+Draftfcb (Rio - RJ) - Contratou três novos profissionais
para as áreas de criação, produção gráfica
e mídia. Rodrigo Dorfman (ex-CGCOM e NBS) assume o cargo de redator no
grupo criativo da agência. Christian Vinicios Passos (ex-Arte Express)
é o reforço no departamento de produção gráfica
e Erick Vianna é contratado na mídia para atender as contas de
Kraft, Rio Sul e ESPM.
|