Forbes deixa
Copyright e abre Fast Forward
O
publicitário Eduardo Forbes, ex-presidente do (lamentavelmente)
desativado Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio (GAP-Rio),
além de ex-Fischer, Contemporânea e Cooperativa, deixou
na última semana a Direção Executiva da filial
carioca da agência paulista Copyright, especializada em marketing
direto.
O novo projeto de Forbes chama-se Fast Forward, que compreenderá
uma agência de propaganda -- que já começa com
trabalhos para o Shopping Recife e para o Senac Rio -- e um blog,
no endereço ffwd.zip.net,
onde o publicitário, aliás, vem contando seus novos
passos desde que ficou sabendo que deixaria seu antigo emprego.
GAP-Rio deve
renascer com Luciana Vasconi
A diretora de atendimento da Agência3, Luciana Vasconi, deve
ser a nova presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do
Rio (GAP-Rio), tendo a publicitária Nádia Rebouças
como vice-presidente e Katia Viola como segunda vice-presidente.
As três estão encabeçando um movimento para
fazer ressurgir a entidade no Rio, falecida quando os publicitários
cariocas, como é de praxe, aproveitaram que o último
presidente, Pedro Nonato, havia se mudado para Brasília,
para deixar a associação em compasso de espera.
Segundo Nonato, até o dia 15 de setembro, ainda na condição
de presidente, ele convocará as eleições, quando
a chapa liderada por Vasconi terá a oportunidade de se apresentar
para angariar os votos do mercado.
De acordo com Vicente de Vicq, um dos fundadores do GAP-Rio, neste
processo de renascimento têm sido realizadas diversas reuniões
semanais para avaliar a função que a entidade deve
ter para o mercado, envolvendo vários outros profissionais
do setor.
Como os leitores notaram, são 3 mulheres encabeçando
a nova diretoria. Como mulheres não costumam entrar em nada
só para aparecer, há grandes chances de agora realmente
o GAP acontecer.
Bienal do Livro
começa a ter cotas comercializadas
A Fagga Eventos, organizadora da Bienal Internacional do Livro
do Rio de Janeiro, começou a comercializar as cotas de patrocínio
do próximo evento, que acontece no Riocentro entre os dias
10 e 20 de setembro de 2009. São duas cotas master e quatro
de co-patrocínio.
De olho no público jovem e adolescente, o evento em 2009
terá uma comunicação específica para
o ambiente digital com blogs, comunidades no Orkut e conteúdo
para acesso via celular. A programação infantil também
será reformulada com novos espaços e atividades direcionadas
– como contadores de história, teatro, oficinas - para
aproximar os pequenos do universo dos livros.
Em 2007, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro recebeu
um total de 645 mil visitantes, que consumiram mais de R$ 43 milhões
em compras de livros ao longo de 11 dias de evento. Naquela edição,
foram patrocinadores oficiais a Embratel, a Light e a Petrobrás,
com o Uol patrocinando a área jovem, a Visa patrocinando
o Botequim Filosófico e o Bradesco patrocinando o Café
Literário.
Imbroglio da
TBWA\Paris acaba em cassação de Leão
A
direção do Festival de Cannes oficializou esta quarta-feira,
3 de setembro, a cassação do Leão de Bronze
da agência TBWA\Paris, que já vinha gerando mal-estar
para a agência desde a divulgação dos resultados
do concurso, em junho último.
A campanha, supostamente criada para a Amnesty France, protesta
pela falta de liberdade na China, parodiando esportes olímpicos.
Na ilustração ao lado, por exemplo, o arco-e-flecha
mostra um soldado chinês se afastando após um prisioneiro
chinês ser atingido no alvo. Outras peças mostravam
um prisioneiro sendo afogado em uma piscina olímpica e uma
atleta acorrentada em pesos.
A campanha repercutiu pessimamente na China, onde a TBWA mantém
escritórios. A comunidade local, na época do festival,
chegou a propor um boicote dos empresários chineses à
agência, com a retirada de suas contas, o que forçou
a TBWA Internacional a renegar a campanha.
Esta negativa, ao que parece, não foi suficiente para a direção
de Cannes cassar o prêmio. Na divulgação oficial
distribuida hoje à imprensa, o motivo alegado é a
organização ter constatado que as peças não
haviam sido publicadas na mídia no período obrigatório,
entre 1º de março de 2007 a 30 de abril de 2008.
Ao comentar sobre o cancelamento, o presidente do Festival Terry
Savage afirmou: "Embora não seja nossa política
discutir casos específicos, se tivermos dúvidas sobre
uma inscrição, por qualquer motivo, investigaremos
o assunto até o fim. Para dizer a verdade, algumas peças
foram retiradas durante o processo de julgamento enquanto outras
estão passando por processo semelhante. É importante
para a indústria da publicidade e de premiações
que os trabalhos inscritos atendam completamente a todos os requisitos,
regras e ao espírito do Festival".
O release não fala sobre que outras peças estão
sofrendo as investigações citadas.
Espaço/Z
realiza o 2º Cine Música em Conservatória
A
Espaço/Z é a agência responsável pelo lançamento
e toda a produção do único festival de cinema
dedicado ao som no Brasil: o Cine Música, que começou
esta quinta-feira, 4 e vai até 7 de setembro, em Conservatória
– interior do estado do Rio de Janeiro - conhecida como a cidade
da seresta.
O evento desse ano oferece gratuitamente mais de 50 filmes, dentre
eles, Casa da Mãe Joana - do diretor Hugo Carvana (onde a Espaço/Z
também é co-produtora), Os Desafinados - de Walter Lima
Jr. e O Mistério do Samba, da dupla Carolina Jabor e Lula Buarque
de Holanda.
A campanha de lançamento usa elementos ligados ao cinema e
a música, com destaque para o trailer que usa cenas do filme
“Os Desafinados”. O comercial de 30” mostra uma
cena com o ator Rodrigo Santoro e outros músicos personagens
do filme se apresentando em uma típica casa de show americana
dos anos 60. A cena é um musical, mas o filme começa
sem áudio. Só depois de alguns segundos, o silêncio
é quebrado com o texto: “Viu como a música faz
toda a diferença no cinema?”. A partir daí a música
toma conta do filme.
A criação é de Felippe Mendonça, Dudu
Martins, Murilo Silvio, Filippe Vidal e direção de criação
de Zé Maria de Oliveira.
Distribuiu Guns
N'Roses na web e foi preso
Cuidado com seus downloads, galera.
O FBI enquadrou esta semana um blogueiro de 26 anos da Califórnia,
Estados Unidos, Kevin "Skwerl" Cogill, por ter distribuído
pela internet 9 das trilhas inéditas do novo CD da banda
Guns N' Roses, Chinese Democracy, que tem tido seu lançamento
adiado há 14 anos.
Skwerl assina o blog Antiquet
e está ameaçado de passar 3 anos atrás das
grades, além de pagar uma multa da bagatela de US$ 250 mil,
acusado de violar as leis federais americanas de direito autoral.
No blog, aliás, Skwerl abriu uma caixinha de doações
com o título "Libertem Skwerl", para arrecadar
fundos para pagar sua pena.
FIND trouxe
feras do Design Digital ao Brasil
Aconteceu em São Paulo e no Rio, na última semana,
o FIND-Fórum Internacional de Design e Tecnologia Digital,
promovido pela agência Arteccom já em seu terceiro
ano consecutivo.
Presente ao evento em São Paulo, o diretor de arte Leo Ehrlich
mandou para a Janela alguns comentários sobre o que percebeu
lá:
Maturidade pra ser ridículo.
Primeiramente gostaria de parabenizar a Arteccom por estar realizando
a cada ano o FIND, este evento que reúne nomes bacanas das
artes e da comunicação. Tive a oportunidade de assistir
3 palestras que certamente acrescentaram muito à minha carreira.
Como todo evento que junta uma galera de peso para falar sobre
seus trabalhos, estamos acostumados a ver aquela velha cena do palestrante
e seu rolo de filme debaixo do braço, que, em vez de dar
uma palestra original, fica falando sobre os trabalhos de sucesso,
focando apenas no maravilhoso resultado obtido, e nada sobre como
foram todas as dificuldades e erros cometidos. Infelizmente, nesse
caso não foi diferente.
Mas como já chegamos na era digital, o rolo foi substituído
por um MacBook Pro. Cada um falou dos seus trabalhos num espaço
de tempo que não dava pra absorver os detalhes de cada um.
Afinal, como se falar de um site de 3 meses de produção
em 10 minutos ? Pra quem é estudante, isso até é
legal. Mas pra quem já está no mercado, a gente acaba
vendo as coisas de outra forma, porque sabemos que também
são as questões que vão além do talento
que fazem um trabalho sair legal.
É por este motivo que eu não gostaria de repetir
a fórmula e falar sobre os cases de sucesso que vi. Vou falar
sobre algo que me chamou atenção por ser comum a todos
palestrantes: O humor. Ou, em outras palavras, como profissionais
que encaram e levam o trabalho a sério a ponto de colocar
toda sua vida nele e serem respeitados no mundo inteiro, se comportam
como crianças diante disso tudo. Foi muito legal ver o Nickle
Bergstrom (*) da Far Far pintando os dedos com rostinhos, usando
óculos escuros no meio do palestra e pegando uma caveira
sempre que falava de algo assustador.
Ok, mas aí vc pode chegar à conclusão de que
é óbvio que a fórmula para se dar bem numa
palestra é ser engraçado e descontraído. Afinal,
o que as pessoas realmente querem é rir. Aí vem a
questão: O quão isso vem naturalmente da pessoa e
o quão isso é falso, criado só por aqueles
minutos de fama em que a pessoa está acima de todos ? Porque
ao subir num palco, tudo muda. Qualquer um ganha super-poderes e
pode fazer de conta de ser quem quiser.
Sobre isso, gostaria também de parabenizar o Joshua Davis
(**) ao abrir o jogo e falar que tinha certeza que metade das pessoas
da platéia ganhava mais do que ele, já que ele é
artista e faz o que quer. Só que o mais legal foi poder acompanhar
ele andando de skate depois da palestra, quando todos já
tinham ido pra casa e esvaziaram o estacionamento, deixando a pista
livre para ele poder pular cones de rua.
Vendo isso, tudo, cheguei na seguinte reflexão: pra quem
trabalha com criação, é muito importante brincar.
Embora ninguém consiga ser a mesma pessoa o tempo todo, é
essencial não se levar tão a sério. Se os caras
que fazem os melhores sites do mundo são assim, porque outros
não podem ser? Isso os faz menos profissionais? Isso os faz
menos comprometidos com o que fazem? Bom, o trabalho pode dizer
por eles.
É preciso maturidade pra ser ridículo. Pra falar
bobagem, sem medo de ser mal-compreendido. Nosso mundo já
é careta demais pra a gente chegar e encaretar ainda mais
com um trabalho qualquer. Precisamos nos forçar a criar pra
promover o amor e a reflexão para um futuro melhor. E não
será com um sorriso falso que isso irá acontecer.
E sim com idéias originais e inteligentes que surjam em reuniões
onde não existam o medo nem vetos, para se falar o que quiser.
É preciso maturidade pra lidar com deadlines, contas a pagar,
aprovações do cliente e ainda assim brincar. Porque
o mundo, que até então tem se achado super sério,
está se acabando, e com criatividade, precisamos virar esse
jogo.
Leo Ehrlich (Assistente de Direção de Arte na LOV)
(*) Nicke Bergstrom. Designer, publicitário e co-fundador
da agência digital sueca Farfar, eleita a agência nº
1 do mundo pelo Gunn Report 2007.
(**) Joshua Davis. Artista, designer e tecnólogo, dono do
Joshua Davis Studios e professor da Escola de Artes Visuais de Nova
York. Possui trabalhos interativos expostos ao redor do mundo.
Design
vai mobilizar o todo o Rio por uma semana
A partir da segunda-feira, 8 de setembro, o Rio de Janeiro vai
sediar no Museu de Arte Moderna (MAM) a primeira edição
do Brazil Design Week, onde acontecerão lançamentos
de coleções e debates sobre os rumos da atividade
no Brasil, além da exposição "Design Brasil
Século XXI - Inovação na Indústria Brasileira",
sob curadoria de João de Souza Leite, professor da ESDI e
da PUC-Rio.
Os organizadores pretendem mobilizar toda a cidade em torno do design.
Por exemplo, a promoção "Design Botequim"
(Projeto Rio de Bar em Bar) irá selecionar os melhores mobiliários
de botequim para utilização nos bares do Rio Antigo
e, na atividade "Faculdades de Portas Abertas", as faculdades
de design apresentarão exposições, visitas
guiadas, trabalhos realizados, palestras e atividades ligadas ao
tema.
Paralelamente, em diversos pontos da cidade acontecerá o
movimento Rio + Design, tendo a curadoria da designer Ângela
Carvalho, que motivou os empresários cariocas a participarem.
Durante toda a semana, inúmeros ateliês, lojas e exposições
farão seus lançamentos. Cada estabelecimento elegeu
uma forma criativa de chamar a atenção do público
para o tema design. Dentre as empresas e designers participantes
estão 00 Restaurante, A Colecionadora, Alessa, Amsterdam
Sauer, Andreia Marques, Antonio Bernardo, Livraria Argumento, Calandra,
Carlos Alcantarino, Carrapixxxo, Chloe Laclau, Daqui, Dominici,
Donna Chita, Duilio Sartore, Farm, Fernando Jaeger, Forneria, Gilson
Martins e H. Stern. Além de Isabela Capeto, Lala Lampe, Lacca,
Lenny, Macaca de Ipanema, Maria Oiticica, Market Ipanema, Livraria
Martins Fontes, Metara, Mônica Carvalho, Loja Novo Desenho,
Nespresso, O Banquete, Osklen, Papel Craft, Parceria Carioca, Rio
Book's, Q Vizu, S. A, Sérgio Rodrigues, Sinaps, Sobral, TokStok,
Vimoso e Way Design.
"A exemplo da Feira de Milão, que de um evento fechado
acabou mobilizando toda a cidade para um tema comum, queremos fazer
deste evento um movimento carioca que mostre que o Rio é
design", destaca Ângela.
O Brazil Design Week é coordenado pela Associação
Brasileira de Design (ABEDESIGN) em parceria com a Apex-Brasil (Agência
Brasileira de Promoção de Exportações
e Investimentos). E conta com apoio do BNDES (Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social), Sebrae e Philips. O evento
vai ocupar uma área de 1.500 m² até 14 de setembro
e estima a presença de 3 mil visitantes.
Para mais informações sobre a programação
do Brazil Design Week, veja o site www.brazildesignweek.com.br.
Para o Rio + Design, veja em site www.riomaisdesign.com.br.
Vejam alguns destaques da programação especial
Atividade: coquetel e apresentação da Osklen e Instituto
E sobre materiais sustentáveis, na Loja da Nossa Senhora
da Paz. No dia 08/09, a partir das 18h. Vai até o dia 11/09.
Endereço: Rua Maria Quitéria – 85 – Ipanema
Tel: 2227 2930/2911
Atividade: inauguração da exposição
de cartazes dos designers cariocas Sergio Liuzzi, Fernando Pimenta
e Ana Luisa Escorel, no Forneria. Haverá ainda cardápio
especial para celebrar o Rio + Design e criação de
Food Design (pratos especiais) pelos designers. A partir do dia
08/09, às 21h.
Endereço: Rua Aníbal de Mendonça, 112 –
Ipanema
Telefone: 2540-8045
Atividade: abertura da exposição: “As Alienígenas”
- bolsas esculturas de Gilson Martins, na Galeria do artista. A
partir das 19h.
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 462 – Ipanema
Telefone: 2267-4472
Atividade: abertura da exposição “O design
do Brasil no IF Design 2008”, de Antônio Bernardo. A
partir do dia 08/09, às 20h.
Endereço: Rua Garcia D’Ávila, 121 – Ipanema
Telefone: 2512-7204
Atividade: lançamento da cadeira “Antena”, do
designer carioca Bernardo Senna, um dos 30 produtos comemorativos
aos 30 anos da marca Tok Stok. No dia 09/09, a partir das 18h30.
Haverá visita guiada à Coleção de Design
durante o período até o dia 14/09 em 3 horários:
11h30, 15h30 e 18h30.
Endereço: Av. José Silva de Azevedo Neto, 75 (Antiga
Via Parque) - Barra da Tijuca
Tel: (21) 3344-6500
Atividade: Open House da exposição de móveis
do designer Fernando Jaeger e de tapetes de Regina Kato. De 09/09
a 14/09. Os visitantes serão recepcionados com uma taça
de Espumante.
Endereço: Rua Corcovado, 252 - Jardim Botânico
Telefone: 2274-6026
Atividade: coquetel de lançamento da Coleção
Verão 2009 de Maria Oiticica, na loja do Shopping Leblon.
No dia 10/09, das 17 horas às 22 horas.
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja
112B – Shopping Leblon
Telefone: 3875-8025
Atividade: apresentação da Coleção
“Parceria com Designers de biojóias, utilitários
e objetos”, de Mônica Carvalho. De 12/09 a 14/09, com
degustação de cachaça artesanal para os visitantes.
Somente com agendamento prévio pelo telefone.
Endereço: Rua Maestro Francisco Braga 442/101
Telefone: 2547-9959
Mercado carioca
perde 3 profissionais em agosto
O mês de agosto levou embora 3 de seus profissionais:
Carlos Areias
Carlos M.Areias trabalhou na Salles-Rio, foi diretor da Asa em Belo
Horizonte e participou do início da operação
da Binder no Rio de Janeiro, além dde ter sido executivo
da Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Em 1982
foi eleito Profissional de Atendimento de Agência do Ano pela
ABP.
Cid
Pacheco (foto)
Com mais de 45 anos de atividades em Marketing e Propaganda, o professor
Cid Perez Pacheco foi fundador da ECO/UFRJ e o primeiro diretor
da ESPM no Rio, em 1974. Foi diretor da agência JMM no Rio.
Segundo se conta, ele planejou mais de 2.000 campanhas, para cerca
de 600 produtos diferentes e 300 clientes de diversas áreas.
Ultimamente trabalhava com marketing político, tendo, inclusive,
participado da eleição de Hugo Chaves, na Venezuela.
Faleceu no dia 24 de agosto, com 85 anos. Deixou 3 filhos e uma
filha.
Henrique Aguiar
Henrique Fernandes Aguiar iniciou como Executivo de Atendimento
em 1973 na agência de propaganda Paulo Giovanni Publicidade
- hoje Giovanni+DraftFCB, chegando a Diretor Executivo do escritório
carioca, de onde foi para dirigir a Giovanni Brasilia. De volta
ao Rio, esteve na direção comercial das Redes de Televisão
Record RJ, e da RedeTV! RJ, além da direção
comercial da Rede Outbus/Mão Dupla e do jornal Gazeta Mercantil.
Atualmente, estava atuando como Diretor da cadeia de comunicação
do Pastor RR Soares, no Rio de Janeiro.
Faleceu no sábado, 23 de agosto, aos 53 anos.
Marcelo Conde
lança seu livro "O Mesmo"
O
publicitário Marcelo Costa Conde -- que carrega os bons gens
do seu pai Ronaldo Conde -- estreou oficialmente na literatura esta
semana, com a noite de autógrafos do livro "O Mesmo",
editada pela Publit e com o aval de um prefácio assinado
por Ercílio Tranjan e orelha assinada por Washington Olivetto.
Marcelo, 30 anos, é carioca, mas desde abril de 2006 está
atuando no mercado paulista, trabalhando como redator na W/Brasil.
Nesta sua primeira obra literária, ele conta a história
de um homem que começa a sonhar, todas as noites, com sua
própria vida, em ordem cronológica. Assim, ele vai
revendo todos os momentos que viveu desde quando era bem pequeno.
Mas, ao perceber que os instantes com que ele sonha se aproximam
cada vez mais do exato período que está vivendo, ele
passa a ter a certeza de que vai morrer - já que acha impossível
que os sonhos ultrapassem a época atual e contem o que ele
ainda não viveu.
Através destes sonhos, o leitor conhece toda a vida do personagem
e ainda os momentos que ele acredita ser os últimos de
sua existência.
A capa do livro é de Fernanda Izar, mulher de Marcelo e diretora
de arte da agência Santa Clara.
Reforços do Mercado
Margarida Flores e Filmes (Rio - RJ) - Juliana Silleman é a nova
profissional de atendimento da produtora no mercado do Rio de Janeiro. Juliana,
que integra a equipe da Margarida há três anos, vai atuar juntamente
com a produtora executiva Lara Paphul e produtor Antonio Carlos Accioly.
Agência3 (Rio - RJ) - A agência divulga três novidades
para o Núcleo de Interatividade. O redator Rafael Ferrer assume a supervisão
de criação do núcleo. Também chegam os diretores
de arte Ana Cecília Accioli, com passagem pela AgênciaClick, e
Fabio Vinteira, ex-Hiato.
Diretoria Cinematográfica (Rio - RJ) - A produtora do diretor
Libero Saporetti, anuncia as contratações da diretora de arte
Rosana Braem e da publicitária Carolina Vianna. Rosana, com passagens
pela D+, Fischer América e CGCOM – esta última durante oito
anos – responderá pela direção de arte dos filmes
da produtora. Já Carolina, que atuava como assistente de produção
freelancer, passa a atuar no atendimento da Diretoria.
Artplan (Rio - RJ) - A Artplan acaba de contratar a publicitária
Ursula Ennes, ex-NBS, para reforçar sua equipe de mídia. Ela entra
como coordenadora de midia no escritório.
Loja (Rio - RJ) - Na área de interatividade/web da agência
de Marcelo Giannini ingressam na equipe de Bruno Galindo, o analista de sistemas
Bruno Ribeiro, o web designer Vinicius Vargas e Thiago Santos no desenvolvimento
de sistemas. Para área de conteúdo a assistente Juliana Chady.
Matisse (Brasília - DF) - O
redator Cillas Amaral assume o cargo de
Diretor de Criação no escritório
da Matisse Comunicação, que
atende à SECOM em Brasília.
Depois de acumular prêmios e comandar
a criação de agências
como Publicis.Norton no Rio, RCom em Vitória
e Gabinete C no DF, Cillas Amaral parte
para este novo projeto
sob a batuta do publicitário Paulo de Tarso, diretor da agência
com sede em São Paulo.
|