Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/SET/2008
Marcio Ehrlich

 

Forbes deixa Copyright e abre Fast Forward

O publicitário Eduardo Forbes, ex-presidente do (lamentavelmente) desativado Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio (GAP-Rio), além de ex-Fischer, Contemporânea e Cooperativa, deixou na última semana a Direção Executiva da filial carioca da agência paulista Copyright, especializada em marketing direto.
O novo projeto de Forbes chama-se Fast Forward, que compreenderá uma agência de propaganda -- que já começa com trabalhos para o Shopping Recife e para o Senac Rio -- e um blog, no endereço ffwd.zip.net, onde o publicitário, aliás, vem contando seus novos passos desde que ficou sabendo que deixaria seu antigo emprego.

GAP-Rio deve renascer com Luciana Vasconi

A diretora de atendimento da Agência3, Luciana Vasconi, deve ser a nova presidente do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio (GAP-Rio), tendo a publicitária Nádia Rebouças como vice-presidente e Katia Viola como segunda vice-presidente.
As três estão encabeçando um movimento para fazer ressurgir a entidade no Rio, falecida quando os publicitários cariocas, como é de praxe, aproveitaram que o último presidente, Pedro Nonato, havia se mudado para Brasília, para deixar a associação em compasso de espera.
Segundo Nonato, até o dia 15 de setembro, ainda na condição de presidente, ele convocará as eleições, quando a chapa liderada por Vasconi terá a oportunidade de se apresentar para angariar os votos do mercado.
De acordo com Vicente de Vicq, um dos fundadores do GAP-Rio, neste processo de renascimento têm sido realizadas diversas reuniões semanais para avaliar a função que a entidade deve ter para o mercado, envolvendo vários outros profissionais do setor.
Como os leitores notaram, são 3 mulheres encabeçando a nova diretoria. Como mulheres não costumam entrar em nada só para aparecer, há grandes chances de agora realmente o GAP acontecer.

Bienal do Livro começa a ter cotas comercializadas

A Fagga Eventos, organizadora da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, começou a comercializar as cotas de patrocínio do próximo evento, que acontece no Riocentro entre os dias 10 e 20 de setembro de 2009. São duas cotas master e quatro de co-patrocínio.
De olho no público jovem e adolescente, o evento em 2009 terá uma comunicação específica para o ambiente digital com blogs, comunidades no Orkut e conteúdo para acesso via celular. A programação infantil também será reformulada com novos espaços e atividades direcionadas – como contadores de história, teatro, oficinas - para aproximar os pequenos do universo dos livros.
Em 2007, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro recebeu um total de 645 mil visitantes, que consumiram mais de R$ 43 milhões em compras de livros ao longo de 11 dias de evento. Naquela edição, foram patrocinadores oficiais a Embratel, a Light e a Petrobrás, com o Uol patrocinando a área jovem, a Visa patrocinando o Botequim Filosófico e o Bradesco patrocinando o Café Literário.

Imbroglio da TBWA\Paris acaba em cassação de Leão

A direção do Festival de Cannes oficializou esta quarta-feira, 3 de setembro, a cassação do Leão de Bronze da agência TBWA\Paris, que já vinha gerando mal-estar para a agência desde a divulgação dos resultados do concurso, em junho último.
A campanha, supostamente criada para a Amnesty France, protesta pela falta de liberdade na China, parodiando esportes olímpicos. Na ilustração ao lado, por exemplo, o arco-e-flecha mostra um soldado chinês se afastando após um prisioneiro chinês ser atingido no alvo. Outras peças mostravam um prisioneiro sendo afogado em uma piscina olímpica e uma atleta acorrentada em pesos.
A campanha repercutiu pessimamente na China, onde a TBWA mantém escritórios. A comunidade local, na época do festival, chegou a propor um boicote dos empresários chineses à agência, com a retirada de suas contas, o que forçou a TBWA Internacional a renegar a campanha.
Esta negativa, ao que parece, não foi suficiente para a direção de Cannes cassar o prêmio. Na divulgação oficial distribuida hoje à imprensa, o motivo alegado é a organização ter constatado que as peças não haviam sido publicadas na mídia no período obrigatório, entre 1º de março de 2007 a 30 de abril de 2008.
Ao comentar sobre o cancelamento, o presidente do Festival Terry Savage afirmou: "Embora não seja nossa política discutir casos específicos, se tivermos dúvidas sobre uma inscrição, por qualquer motivo, investigaremos o assunto até o fim. Para dizer a verdade, algumas peças foram retiradas durante o processo de julgamento enquanto outras estão passando por processo semelhante. É importante para a indústria da publicidade e de premiações que os trabalhos inscritos atendam completamente a todos os requisitos, regras e ao espírito do Festival".
O release não fala sobre que outras peças estão sofrendo as investigações citadas.

Espaço/Z realiza o 2º Cine Música em Conservatória

A Espaço/Z é a agência responsável pelo lançamento e toda a produção do único festival de cinema dedicado ao som no Brasil: o Cine Música, que começou esta quinta-feira, 4 e vai até 7 de setembro, em Conservatória – interior do estado do Rio de Janeiro - conhecida como a cidade da seresta.
O evento desse ano oferece gratuitamente mais de 50 filmes, dentre eles, Casa da Mãe Joana - do diretor Hugo Carvana (onde a Espaço/Z também é co-produtora), Os Desafinados - de Walter Lima Jr. e O Mistério do Samba, da dupla Carolina Jabor e Lula Buarque de Holanda.
A campanha de lançamento usa elementos ligados ao cinema e a música, com destaque para o trailer que usa cenas do filme “Os Desafinados”. O comercial de 30” mostra uma cena com o ator Rodrigo Santoro e outros músicos personagens do filme se apresentando em uma típica casa de show americana dos anos 60. A cena é um musical, mas o filme começa sem áudio. Só depois de alguns segundos, o silêncio é quebrado com o texto: “Viu como a música faz toda a diferença no cinema?”. A partir daí a música toma conta do filme.
A criação é de Felippe Mendonça, Dudu Martins, Murilo Silvio, Filippe Vidal e direção de criação de Zé Maria de Oliveira.

Distribuiu Guns N'Roses na web e foi preso

Cuidado com seus downloads, galera.
O FBI enquadrou esta semana um blogueiro de 26 anos da Califórnia, Estados Unidos, Kevin "Skwerl" Cogill, por ter distribuído pela internet 9 das trilhas inéditas do novo CD da banda Guns N' Roses, Chinese Democracy, que tem tido seu lançamento adiado há 14 anos.
Skwerl assina o blog Antiquet e está ameaçado de passar 3 anos atrás das grades, além de pagar uma multa da bagatela de US$ 250 mil, acusado de violar as leis federais americanas de direito autoral.
No blog, aliás, Skwerl abriu uma caixinha de doações com o título "Libertem Skwerl", para arrecadar fundos para pagar sua pena.

FIND trouxe feras do Design Digital ao Brasil

Aconteceu em São Paulo e no Rio, na última semana, o FIND-Fórum Internacional de Design e Tecnologia Digital, promovido pela agência Arteccom já em seu terceiro ano consecutivo.
Presente ao evento em São Paulo, o diretor de arte Leo Ehrlich mandou para a Janela alguns comentários sobre o que percebeu lá:

Maturidade pra ser ridículo.

Primeiramente gostaria de parabenizar a Arteccom por estar realizando a cada ano o FIND, este evento que reúne nomes bacanas das artes e da comunicação. Tive a oportunidade de assistir 3 palestras que certamente acrescentaram muito à minha carreira.

Como todo evento que junta uma galera de peso para falar sobre seus trabalhos, estamos acostumados a ver aquela velha cena do palestrante e seu rolo de filme debaixo do braço, que, em vez de dar uma palestra original, fica falando sobre os trabalhos de sucesso, focando apenas no maravilhoso resultado obtido, e nada sobre como foram todas as dificuldades e erros cometidos. Infelizmente, nesse caso não foi diferente.

Mas como já chegamos na era digital, o rolo foi substituído por um MacBook Pro. Cada um falou dos seus trabalhos num espaço de tempo que não dava pra absorver os detalhes de cada um. Afinal, como se falar de um site de 3 meses de produção em 10 minutos ? Pra quem é estudante, isso até é legal. Mas pra quem já está no mercado, a gente acaba vendo as coisas de outra forma, porque sabemos que também são as questões que vão além do talento que fazem um trabalho sair legal.

É por este motivo que eu não gostaria de repetir a fórmula e falar sobre os cases de sucesso que vi. Vou falar sobre algo que me chamou atenção por ser comum a todos palestrantes: O humor. Ou, em outras palavras, como profissionais que encaram e levam o trabalho a sério a ponto de colocar toda sua vida nele e serem respeitados no mundo inteiro, se comportam como crianças diante disso tudo. Foi muito legal ver o Nickle Bergstrom (*) da Far Far pintando os dedos com rostinhos, usando óculos escuros no meio do palestra e pegando uma caveira sempre que falava de algo assustador.

Ok, mas aí vc pode chegar à conclusão de que é óbvio que a fórmula para se dar bem numa palestra é ser engraçado e descontraído. Afinal, o que as pessoas realmente querem é rir. Aí vem a questão: O quão isso vem naturalmente da pessoa e o quão isso é falso, criado só por aqueles minutos de fama em que a pessoa está acima de todos ? Porque ao subir num palco, tudo muda. Qualquer um ganha super-poderes e pode fazer de conta de ser quem quiser.

Sobre isso, gostaria também de parabenizar o Joshua Davis (**) ao abrir o jogo e falar que tinha certeza que metade das pessoas da platéia ganhava mais do que ele, já que ele é artista e faz o que quer. Só que o mais legal foi poder acompanhar ele andando de skate depois da palestra, quando todos já tinham ido pra casa e esvaziaram o estacionamento, deixando a pista livre para ele poder pular cones de rua.

Vendo isso, tudo, cheguei na seguinte reflexão: pra quem trabalha com criação, é muito importante brincar. Embora ninguém consiga ser a mesma pessoa o tempo todo, é essencial não se levar tão a sério. Se os caras que fazem os melhores sites do mundo são assim, porque outros não podem ser? Isso os faz menos profissionais? Isso os faz menos comprometidos com o que fazem? Bom, o trabalho pode dizer por eles.

É preciso maturidade pra ser ridículo. Pra falar bobagem, sem medo de ser mal-compreendido. Nosso mundo já é careta demais pra a gente chegar e encaretar ainda mais com um trabalho qualquer. Precisamos nos forçar a criar pra promover o amor e a reflexão para um futuro melhor. E não será com um sorriso falso que isso irá acontecer. E sim com idéias originais e inteligentes que surjam em reuniões onde não existam o medo nem vetos, para se falar o que quiser. É preciso maturidade pra lidar com deadlines, contas a pagar, aprovações do cliente e ainda assim brincar. Porque o mundo, que até então tem se achado super sério, está se acabando, e com criatividade, precisamos virar esse jogo.

Leo Ehrlich (Assistente de Direção de Arte na LOV)

(*) Nicke Bergstrom. Designer, publicitário e co-fundador da agência digital sueca Farfar, eleita a agência nº 1 do mundo pelo Gunn Report 2007.
(**) Joshua Davis. Artista, designer e tecnólogo, dono do Joshua Davis Studios e professor da Escola de Artes Visuais de Nova York. Possui trabalhos interativos expostos ao redor do mundo.

Design vai mobilizar o todo o Rio por uma semana

A partir da segunda-feira, 8 de setembro, o Rio de Janeiro vai sediar no Museu de Arte Moderna (MAM) a primeira edição do Brazil Design Week, onde acontecerão lançamentos de coleções e debates sobre os rumos da atividade no Brasil, além da exposição "Design Brasil Século XXI - Inovação na Indústria Brasileira", sob curadoria de João de Souza Leite, professor da ESDI e da PUC-Rio.
Os organizadores pretendem mobilizar toda a cidade em torno do design. Por exemplo, a promoção "Design Botequim" (Projeto Rio de Bar em Bar) irá selecionar os melhores mobiliários de botequim para utilização nos bares do Rio Antigo e, na atividade "Faculdades de Portas Abertas", as faculdades de design apresentarão exposições, visitas guiadas, trabalhos realizados, palestras e atividades ligadas ao tema.
Paralelamente, em diversos pontos da cidade acontecerá o movimento Rio + Design, tendo a curadoria da designer Ângela Carvalho, que motivou os empresários cariocas a participarem. Durante toda a semana, inúmeros ateliês, lojas e exposições farão seus lançamentos. Cada estabelecimento elegeu uma forma criativa de chamar a atenção do público para o tema design. Dentre as empresas e designers participantes estão 00 Restaurante, A Colecionadora, Alessa, Amsterdam Sauer, Andreia Marques, Antonio Bernardo, Livraria Argumento, Calandra, Carlos Alcantarino, Carrapixxxo, Chloe Laclau, Daqui, Dominici, Donna Chita, Duilio Sartore, Farm, Fernando Jaeger, Forneria, Gilson Martins e H. Stern. Além de Isabela Capeto, Lala Lampe, Lacca, Lenny, Macaca de Ipanema, Maria Oiticica, Market Ipanema, Livraria Martins Fontes, Metara, Mônica Carvalho, Loja Novo Desenho, Nespresso, O Banquete, Osklen, Papel Craft, Parceria Carioca, Rio Book's, Q Vizu, S. A, Sérgio Rodrigues, Sinaps, Sobral, TokStok, Vimoso e Way Design.
"A exemplo da Feira de Milão, que de um evento fechado acabou mobilizando toda a cidade para um tema comum, queremos fazer deste evento um movimento carioca que mostre que o Rio é design", destaca Ângela.
O Brazil Design Week é coordenado pela Associação Brasileira de Design (ABEDESIGN) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). E conta com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Sebrae e Philips. O evento vai ocupar uma área de 1.500 m² até 14 de setembro e estima a presença de 3 mil visitantes.
Para mais informações sobre a programação do Brazil Design Week, veja o site www.brazildesignweek.com.br. Para o Rio + Design, veja em site www.riomaisdesign.com.br.

Vejam alguns destaques da programação especial

Atividade: coquetel e apresentação da Osklen e Instituto E sobre materiais sustentáveis, na Loja da Nossa Senhora da Paz. No dia 08/09, a partir das 18h. Vai até o dia 11/09.
Endereço: Rua Maria Quitéria – 85 – Ipanema
Tel: 2227 2930/2911

Atividade: inauguração da exposição de cartazes dos designers cariocas Sergio Liuzzi, Fernando Pimenta e Ana Luisa Escorel, no Forneria. Haverá ainda cardápio especial para celebrar o Rio + Design e criação de Food Design (pratos especiais) pelos designers. A partir do dia 08/09, às 21h.
Endereço: Rua Aníbal de Mendonça, 112 – Ipanema
Telefone: 2540-8045

Atividade: abertura da exposição: “As Alienígenas” - bolsas esculturas de Gilson Martins, na Galeria do artista. A partir das 19h.
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 462 – Ipanema
Telefone: 2267-4472

Atividade: abertura da exposição “O design do Brasil no IF Design 2008”, de Antônio Bernardo. A partir do dia 08/09, às 20h.
Endereço: Rua Garcia D’Ávila, 121 – Ipanema
Telefone: 2512-7204

Atividade: lançamento da cadeira “Antena”, do designer carioca Bernardo Senna, um dos 30 produtos comemorativos aos 30 anos da marca Tok Stok. No dia 09/09, a partir das 18h30. Haverá visita guiada à Coleção de Design durante o período até o dia 14/09 em 3 horários: 11h30, 15h30 e 18h30.
Endereço: Av. José Silva de Azevedo Neto, 75 (Antiga Via Parque) - Barra da Tijuca
Tel: (21) 3344-6500

Atividade: Open House da exposição de móveis do designer Fernando Jaeger e de tapetes de Regina Kato. De 09/09 a 14/09. Os visitantes serão recepcionados com uma taça de Espumante.
Endereço: Rua Corcovado, 252 - Jardim Botânico
Telefone: 2274-6026

Atividade: coquetel de lançamento da Coleção Verão 2009 de Maria Oiticica, na loja do Shopping Leblon. No dia 10/09, das 17 horas às 22 horas.
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 112B – Shopping Leblon
Telefone: 3875-8025

Atividade: apresentação da Coleção “Parceria com Designers de biojóias, utilitários e objetos”, de Mônica Carvalho. De 12/09 a 14/09, com degustação de cachaça artesanal para os visitantes. Somente com agendamento prévio pelo telefone.
Endereço: Rua Maestro Francisco Braga 442/101
Telefone: 2547-9959

Mercado carioca perde 3 profissionais em agosto

O mês de agosto levou embora 3 de seus profissionais:

Carlos Areias
Carlos M.Areias trabalhou na Salles-Rio, foi diretor da Asa em Belo Horizonte e participou do início da operação da Binder no Rio de Janeiro, além dde ter sido executivo da Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Em 1982 foi eleito Profissional de Atendimento de Agência do Ano pela ABP.

Cid Pacheco (foto)
Com mais de 45 anos de atividades em Marketing e Propaganda, o professor Cid Perez Pacheco foi fundador da ECO/UFRJ e o primeiro diretor da ESPM no Rio, em 1974. Foi diretor da agência JMM no Rio.
Segundo se conta, ele planejou mais de 2.000 campanhas, para cerca de 600 produtos diferentes e 300 clientes de diversas áreas. Ultimamente trabalhava com marketing político, tendo, inclusive, participado da eleição de Hugo Chaves, na Venezuela.
Faleceu no dia 24 de agosto, com 85 anos. Deixou 3 filhos e uma filha.

Henrique Aguiar
Henrique Fernandes Aguiar iniciou como Executivo de Atendimento em 1973 na agência de propaganda Paulo Giovanni Publicidade - hoje Giovanni+DraftFCB, chegando a Diretor Executivo do escritório carioca, de onde foi para dirigir a Giovanni Brasilia. De volta ao Rio, esteve na direção comercial das Redes de Televisão Record RJ, e da RedeTV! RJ, além da direção comercial da Rede Outbus/Mão Dupla e do jornal Gazeta Mercantil. Atualmente, estava atuando como Diretor da cadeia de comunicação do Pastor RR Soares, no Rio de Janeiro.
Faleceu no sábado, 23 de agosto, aos 53 anos.

Marcelo Conde lança seu livro "O Mesmo"

O publicitário Marcelo Costa Conde -- que carrega os bons gens do seu pai Ronaldo Conde -- estreou oficialmente na literatura esta semana, com a noite de autógrafos do livro "O Mesmo", editada pela Publit e com o aval de um prefácio assinado por Ercílio Tranjan e orelha assinada por Washington Olivetto.
Marcelo, 30 anos, é carioca, mas desde abril de 2006 está atuando no mercado paulista, trabalhando como redator na W/Brasil. Nesta sua primeira obra literária, ele conta a história de um homem que começa a sonhar, todas as noites, com sua própria vida, em ordem cronológica. Assim, ele vai revendo todos os momentos que viveu desde quando era bem pequeno. Mas, ao perceber que os instantes com que ele sonha se aproximam cada vez mais do exato período que está vivendo, ele passa a ter a certeza de que vai morrer - já que acha impossível que os sonhos ultrapassem a época atual e contem o que ele ainda não viveu.
Através destes sonhos, o leitor conhece toda a vida do personagem e ainda os momentos que ele acredita ser os últimos de sua existência.
A capa do livro é de Fernanda Izar, mulher de Marcelo e diretora de arte da agência Santa Clara.

Reforços do Mercado

Margarida Flores e Filmes (Rio - RJ) - Juliana Silleman é a nova profissional de atendimento da produtora no mercado do Rio de Janeiro. Juliana, que integra a equipe da Margarida há três anos, vai atuar juntamente com a produtora executiva Lara Paphul e produtor Antonio Carlos Accioly.

Agência3 (Rio - RJ) - A agência divulga três novidades para o Núcleo de Interatividade. O redator Rafael Ferrer assume a supervisão de criação do núcleo. Também chegam os diretores de arte Ana Cecília Accioli, com passagem pela AgênciaClick, e Fabio Vinteira, ex-Hiato.

Diretoria Cinematográfica (Rio - RJ) - A produtora do diretor Libero Saporetti, anuncia as contratações da diretora de arte Rosana Braem e da publicitária Carolina Vianna. Rosana, com passagens pela D+, Fischer América e CGCOM – esta última durante oito anos – responderá pela direção de arte dos filmes da produtora. Já Carolina, que atuava como assistente de produção freelancer, passa a atuar no atendimento da Diretoria.

Artplan (Rio - RJ) - A Artplan acaba de contratar a publicitária Ursula Ennes, ex-NBS, para reforçar sua equipe de mídia. Ela entra como coordenadora de midia no escritório.

Loja (Rio - RJ) - Na área de interatividade/web da agência de Marcelo Giannini ingressam na equipe de Bruno Galindo, o analista de sistemas Bruno Ribeiro, o web designer Vinicius Vargas e Thiago Santos no desenvolvimento de sistemas. Para área de conteúdo a assistente Juliana Chady.

Matisse (Brasília - DF) - O redator Cillas Amaral assume o cargo de Diretor de Criação no escritório da Matisse Comunicação, que atende à SECOM em Brasília. Depois de acumular prêmios e comandar a criação de agências como Publicis.Norton no Rio, RCom em Vitória e Gabinete C no DF, Cillas Amaral parte para este novo projeto
sob a batuta do publicitário Paulo de Tarso, diretor da agência com sede em São Paulo.