Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/AGO/2008
Marcio Ehrlich

 

Mídia Exterior ganha site especializado

O publicitário carioca Henrique Jordan, da agência Griffe Jordan está lançando na internet uma ferramenta que promete ser inestimável para o mercado de agências e anunciantes.
Percebendo que os exibidores de mídia exterior ainda atuam de forma muito dispersa, a Griffe Jordan criou o site Só Publicidade, onde está listando as diversas bancas de jornal, busdoors, empenas, mobiliários urbanos, outdoors, painéis, rodovias, shoppings e táxis disponíveis no mercado carioca, com links para que o internauta possa obter mais informações sobre cada alternativa.
Apesar de já contar com dezenas de itens, o site ainda está em desenvolvimento, dependendo de mais exibidores se cadastrarem e exporem seus produtos com fotos e mapas de localização, como os que já estão lá.
Para os usuários -- sejam de agências de publicidade ou não -- o acesso é gratuito. Através do site, é possível agrupar os pontos de interesse em uma listagem personalizada, que inclusive pode ser impressa para facilitar planejamentos da mídia.
O site Só Publicidade fica em www.sopublicidade.com.br.

Busdoor reflexivo entra no trânsito do Rio

Mais uma novidade chega à mídia de ônibus. A empresa de publicidade em ônibus Itabus colocou em circulação um busdoor (traseirão) com adesivo reflexivo, que permite à imagem do sanduíche brilhar no escuro quando atingida pelo farol de outro carro. A peça vai ficar circulando durante um mês em 10 ônibus do Niterói e Rio de Janeiro, com layout criado pela agência NBS.

Desfile de 7 de setembro vai custar 27% menos

Para quem reclama que a Lei 8666 joga no mesmo saco compras de comunicação e asfaltamento, vale ler o press-release enviado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, comemorando que este ano a festa do 7 de Setembro custará menos 27% que em 2007, graças ao sistema de compras por leilão reverso.
Não sabemos quem fez o evento em 2007, mas, aqui para nós, uma diferença de R$ 537 mil em um orçamento significa mesmo é que, ou ano passado realmente meteram a mão ou este ano as concorrentes foram forçadas a se abaixar até mostrarem o que não podiam.
Agora, a explicação de que em 2007 os preços de Brasília foram impactados pela demanda provocada pelo Pan no Rio, sei não...
Enfim, vejam:

Brasília (DF) - Foi publicado ontem (29/07) no Diário Oficial da União o resultado da licitação para o fornecedor da infra-estrutura para as comemorações da Semana da Pátria, sob coordenação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). A empresa vencedora foi a Núcleo Promoções e Eventos, com a proposta de R$ 1.621.960,00 - R$ 537.920,05 a menos que o estimado, com base em pesquisa de mercado feita para o processo de escolha do fornecedor.
Pela primeira vez, foi possível fazer a escolha por meio de pregão eletrônico do sistema Comprasnet, desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que permite aumento da competição, através de lances decrescentes feitos por proponentes anonimamente. Antes, a licitação era promovida por pregão presencial. Desta vez, o Comprasnet disponibilizou uma nova funcionalidade no sistema, que permitiu a contratação por "lote único". Anteriormente a cotação dos preços era feita por itens, o que encarecia a contratação.
No ano passado, as comemorações da Semana da Pátria foram contratadas por R$ 2.202.957,00. A diferença nos valores pode ser explicada pelo novo modo de contratação do "lote único" e pela sazonalidade deste tipo de mercado. No ano passado, segundo representantes do setor, os preços foram em grande parte impactados pela demanda provocada pelos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
Com pequenas alterações, a infra-estrutura é a mesma do desfile de 2007, com arquibancadas cobertas para 20 mil pessoas, espaço para a imprensa, tribunas para as autoridades e convidados, sistema de som, telões, banheiros químicos, pontos de distribuição de água e postos de atendimento do Corpo dos Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde.
O evento deste ano terá por tema os "Valores do Brasil". O Governo Federal quer incentivar e ressaltar o sentimento de "brasilidade" do País, ressaltando valores e crenças que estão na raiz da identidade da população brasileira. O desenvolvimento do tema ficará ao encargo de uma das três agências de publicidade que atendem a Secom. Neste ano a convidada oficial da Presidência da República para prestigiar o desfile é a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner.
A expectativa é que as comemorações da Semana da Pátria, uma parceria entre os governos Federal e do Distrito Federal (GDF) e instituições da sociedade, cujo ponto alto é o desfile do dia 7 de Setembro, atraiam cerca de 50 mil pessoas para a Esplanada dos Ministérios.

Prestação de Contas do Rio - Julho de 2008

007

A Conexão Filmes (www.conexaofilmes.com.br) é o mais novo empreendimento da 007 propaganda que, em plena expansão, incorpora agora a partir de julho este novo braço para produção de RTVC.
A produtora, dirigida por Daniel Amaral, além de atender a demanda da própria 007 propaganda, também vai atender outras agências para comerciais, documentários etc.

11|21

A Bem Alimentar, empresa especialista em Segurança Alimentar, encomendou à 11|21, junto com suas empresas parceiras, uma campanha institucional para que o conceito passe a ser conhecido, principalmente nos dois maiores mercados, São Paulo e Rio.
Glicomed é outro cliente novo da agência, uma empresa de distribuição de produtos medico-hospitalares que atua em todo o país em parceria com os melhores fabricantes do mundo.
Já o Rei das Bombas é a marca líder de instalação e manutenção de bombas de água em condomínios e prédios em geral. Para este cliente a 11|21 desenvolveu um outdoor teaser que dizia apenas "Eu apoio o terceiro mandato". Depois de uma semana de suspense, veio o complemento "para o síndico do prédio". O texto explica que síndico que tem contrato com o Rei das Bombas tem assistência 24 horas e por isso é adorado pelos moradores.

AGÊNCIA3

A Agência3, que há quatro anos atende a Rossi Regional Rio (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Juiz de Fora), anuncia a conquista da Regional-BH, que compreende os estados de Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, e também da unidade da construtora na Bahia.
O primeiro trabalho da Agência3 na região Nordeste será em Salvador no mês de novembro. A partir desta data será responsável por todos os empreendimentos da Rossi na região.

AGNELO PACHECO

A Agnelo Rio conquistou a conta da rede de lojas de decoração Modulados Favo, especializada em cozinhas, armários de quarto e banheiro. Há 30 anos no mercado, a Favo atua no segmento premium, com produtos de altíssima qualidade e projetos sob encomenda. A empresa conta com lojas no Rio de Janeiro e São Paulo. Além do consumidor final, a Favo atinge principalmente arquitetos e decoradores. Os produtos valorizam a organização dos espaços e da funcionalidade dos ambientes, visando o equilíbrio entre beleza, praticidade, ergonomia e desing.
A Agnelo Rio já começou a desenvolver novos catálogos, peças gráficas, ações de relacionamento e campanha publicitária voltada às revistas de arquitetura e decoração.

EURO CONTEMPORÂNEA

Após dois meses de análises e avaliações, o Sindigás selecionou a Euro RSCG Contemporânea em concorrência cujo tema era o desenvolvimento de uma nova proposta de valor do Gás LP (Liquefeito de Petróleo) para a sociedade brasileira, com verba de R$ 15 milhões, a ser investida nos próximos cinco anos.
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás LP, com sede no Rio de Janeiro, tem entre as suas associadas as principais marcas do setor, como a Amazongás, Fogás, Minasgás, Nacional Gás Butano, Liquigás e a Supergasbrás. Entre outras funções, ele administra um Código de Auto-Regulamentação, além de um amplo programa de requalificação de botijões.
Esta foi a primeira participação em concorrências da recém-formalizada joint-venture Euro Contemporânea.

FENÍCIOS

A Shell, após concorrência, escolheu a Fenícios Comunicação, de Beto Werneck, para reformular a imagem institucional e promocional das lojas de conveniência Select.

LOJA

A agência recém-inaugurada do publicitário Marcelo Giannini conquistou a conta da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar/Bondinho e será responsável por toda a comunicação.

MPM

A MPM comemora no Rio a conquista da rede de academias A! Body Tech, que atua no Rio de Janeiro, Brasília e, recentemente, comprou a rede Fórmula em São Paulo. A primeira campanha da agência deve estrear em agosto.
Em 2008, a MPM já conquistou as contas do Aché Laboratórios, CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias), REDE Energia, Quattor, GVT Telefonia (Paraná) e Sundown Motos.

 

MISSA POR WALDO MELLO - Faleceu na última semana o diretor de arte Waldo Mello, que passou por importantes agências aqui no Rio, como McCann, Artplan e Esquire, entre outras. A família convida quem trabalhou com ele para a Missa de 7º dia, que será dia 14/08, quinta-feira, às 18:30h, na Igreja N. S. da Paz, em Ipanema.

Reforços do Mercado

Letras & Lucros (São Paulo - SP) - O publicitário Ênio Vergeiro assume no dia 1º de setembro o posto de CEO da editora Letras & Lucros, das jornalistas Andréa Assef e Mara Luquet. Vergeiro deixa no fim de agosto a revista Piauí, onde é diretor responsável. O profissional foi contratado em janeiro de 2006, por João Moreira Salles, idealizador da publicação cujo lançamento ocorreu em outubro daquele ano. Vergeiro é o responsável pela viabilização da operação do título e a estruturação da Editora Alvinegra, montada em julho de 2006 para lançar a revista Piauí.
A Letras & Lucros é a uma editora especializada em conteúdo na área de investimentos pessoais e educação financeira no Brasil. Entre os maiores sucessos está o livro “Meninas Normais Vão ao Shopping, Meninas Iradas Vão à Bolsa”, que já vendeu mais de 35 mil exemplares. Em setembro a Letras & Lucros lançará a revista Meninas Iradas Investem, a primeira revista de finanças pessoais para mulheres.

África (São Paulo - SP) - Levou do Rio de Janeiro o diretor de arte David Tabalipa para formar dupla com o redator Alexandre Abrantes. Formado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal Fluminense - UFF, David está há 15 anos no mercado, estando ultimamente na Artplan. David também é DJ, já tendo tocado em megaeventos como Coca-Cola Vibe Zone e Skol Beats.

Jornal do Brasil (Rio - RJ) - Depois de ir de Brasília para São Paulo, Pedro Nonato deixou a funções como Diretor Comercial do Jornal do Brasil nesta cidade, para assumir a nova Diretoria de Projetos Editoriais, baseando-se agora no Rio de Janeiro. A posição tem como objetivo criar projetos que sejam integradores dos produtos editoriais do JB com o mercado anunciante. Segundo comentários de amigos da Janela, Pedro chegou a ser convidado para trocar o JB pelo O Dia, mas resolveu continuar na empresa de Tanure.

Fernanda Sattamini e Claudia AlvesDPZ (Rio - RJ) - Com a chegada das contas do Outback, NKS e Construtora CHL e o aumento no volume de trabalhos para os clientes da agência, a sede carioca da DPZ contratou oito novos profissionais e promoveu na área de mídia. Para o atendimento chegaram Fernanda Sattamini (à esquerda, na foto), com passagens pela Ogilvy Action, Artplan e Modem Brasil. Ela será supervisora de conta da CHL. Ainda para o mesmo cliente começou a executiva de contas Cláudia Alves (à direita, na foto), antes DM9DDB e Ogilvy.
Já na mídia foi promovida à coordenação Camila Carneiro e houve a contratação de Fernanda Trevisan, como assistente.
Na Criação o reforço veio com a chegada de Alexandre Oelsner, da McCann Erickson; Rodrigo Rosman, que atuava na VS, Contemporâne e Artplan; Pedro Cardoso, que é designer gráfico e atuou nos melhores estúdios do Rio; Patrícia Lopes, que já passou pela Giovanni Draft FCB e Ogilvy Action; e Thiago Gripp, que trabalhava na Ogilvy Action.

Pontomobi (São Paulo - SP) - Com o crescimento da empresa no mercado de mobile marketing, a pontomobi | interactive reforçou a equipe com seis novos profissionais em seu quadro de colaboradores. Marcelo Cohen, ex-Portal Onne, e Carolina Correa, ex-Atope (agência norueguesa de mobile marketing), entram na empresa para tocar a área de negócios. Para a criação, foi contratado Felipe Rudge. A pontomobi também traz Rodrigo Gomes, para operações de bluetooth, Felipe Santos, para rede bluetooth, e Vivian Villanova, como “repórter.mobi”.

MatosGrey (São Paulo - SP) - Adão Casares acaba de assumir a diretoria geral de mídia da MatosGrey. Publicitário há 25 anos, ele é formado em administração de empresas, foi professor da ESPM, é diretor da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) e associado do Grupo de Mídia de São Paulo e Brasília. O novo executivo da MatosGrey trabalhou nove anos como diretor de mídia da Lew'Lara/TBWA e dirigiu nos últimos três anos o escritório da agência em Brasília. Sua carreira inclui também passagens pela Fischer, Justus; Almap e McCann-Erickson.
Casares integrou a equipe vencedora de prêmios muito significativos em 2008: o único leão de bronze, na categoria mídia, conquistado pelo Brasil este ano em Cannes; Maximídia; Grand Prix de Mídia do Prêmio Abril e Prêmio de Mídia OESP.

YDreams Brasil (São Paulo – SP) - Após três anos entre YDreams Portugal e Brasil, Monica Souza, ex-Atendimento de Contas, passa a ocupar o cargo de Diretora do escritório da empresa em São Paulo. A profissional vai gerenciar a equipe de Atendimentos, Gestores de Projetos, e coordenar todos os projetos que forem executados em São Paulo, sul do Brasil e mercado Argentino, tendo o objetivo de duplicar o faturamento da YDreams Brasil até o final de 2008.