Mídia
Exterior ganha site especializado
O publicitário carioca Henrique Jordan, da agência Griffe Jordan
está lançando na internet uma ferramenta que promete ser inestimável
para o mercado de agências e anunciantes.
Percebendo que os exibidores de mídia exterior ainda atuam
de forma muito dispersa, a Griffe Jordan criou o site Só Publicidade,
onde está listando as diversas bancas de jornal, busdoors,
empenas, mobiliários urbanos, outdoors, painéis, rodovias,
shoppings e táxis disponíveis no mercado carioca, com
links para que o internauta possa obter mais informações
sobre cada alternativa.
Apesar de já contar com dezenas de itens, o site ainda está
em desenvolvimento, dependendo de mais exibidores se cadastrarem e
exporem seus produtos com fotos e mapas de localização,
como os que já estão lá.
Para os usuários -- sejam de agências de publicidade
ou não -- o acesso é gratuito. Através do site,
é possível agrupar os pontos de interesse em uma listagem
personalizada, que inclusive pode ser impressa para facilitar planejamentos
da mídia.
O site Só Publicidade fica em www.sopublicidade.com.br.
Busdoor reflexivo
entra no trânsito do Rio
Mais
uma novidade chega à mídia de ônibus. A empresa de publicidade
em ônibus Itabus colocou em circulação um busdoor (traseirão)
com adesivo reflexivo, que permite à imagem do sanduíche brilhar
no escuro quando atingida pelo farol de outro carro. A peça vai ficar
circulando durante um mês em 10 ônibus do Niterói e Rio de
Janeiro, com layout criado pela agência NBS.
Desfile de 7
de setembro vai custar 27% menos
Para quem reclama que a Lei 8666 joga no mesmo saco compras de comunicação
e asfaltamento, vale ler o press-release enviado pela Secretaria de Comunicação
Social da Presidência da República, comemorando que este ano a
festa do 7 de Setembro custará menos 27% que em 2007, graças ao
sistema de compras por leilão reverso.
Não sabemos quem fez o evento em 2007, mas, aqui para nós,
uma diferença de R$ 537 mil em um orçamento significa
mesmo é que, ou ano passado realmente meteram a mão
ou este ano as concorrentes foram forçadas a se abaixar até
mostrarem o que não podiam.
Agora, a explicação de que em 2007 os preços
de Brasília foram impactados pela demanda provocada pelo
Pan no Rio, sei não...
Enfim, vejam:
Brasília
(DF) - Foi publicado ontem (29/07) no Diário Oficial da União
o resultado da licitação para o fornecedor da infra-estrutura
para as comemorações da Semana da Pátria, sob coordenação
da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
(Secom). A empresa vencedora foi a Núcleo Promoções e Eventos,
com a proposta de R$ 1.621.960,00 - R$ 537.920,05 a menos que o estimado, com
base em pesquisa de mercado feita para o processo de escolha do fornecedor.
Pela primeira vez, foi possível fazer a escolha por meio de pregão
eletrônico do sistema Comprasnet, desenvolvido pelo Ministério
do Planejamento, Orçamento e Gestão, que permite aumento da competição,
através de lances decrescentes feitos por proponentes anonimamente. Antes,
a licitação era promovida por pregão presencial. Desta
vez, o Comprasnet disponibilizou uma nova funcionalidade no sistema, que permitiu
a contratação por "lote único". Anteriormente
a cotação dos preços era feita por itens, o que encarecia
a contratação.
No ano passado, as comemorações da Semana da Pátria foram
contratadas por R$ 2.202.957,00. A diferença nos valores pode ser explicada
pelo novo modo de contratação do "lote único"
e pela sazonalidade deste tipo de mercado. No ano passado, segundo representantes
do setor, os preços foram em grande parte impactados pela demanda provocada
pelos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.
Com pequenas alterações, a infra-estrutura é a mesma do
desfile de 2007, com arquibancadas cobertas para 20 mil pessoas, espaço
para a imprensa, tribunas para as autoridades e convidados, sistema de som,
telões, banheiros químicos, pontos de distribuição
de água e postos de atendimento do Corpo dos Bombeiros, da Defesa Civil
e da Secretaria de Saúde.
O evento deste ano terá por tema os "Valores do Brasil". O
Governo Federal quer incentivar e ressaltar o sentimento de "brasilidade"
do País, ressaltando valores e crenças que estão na raiz
da identidade da população brasileira. O desenvolvimento do tema
ficará ao encargo de uma das três agências de publicidade
que atendem a Secom. Neste ano a convidada oficial da Presidência da República
para prestigiar o desfile é a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner.
A expectativa é que as comemorações da Semana da Pátria,
uma parceria entre os governos Federal e do Distrito Federal (GDF) e instituições
da sociedade, cujo ponto alto é o desfile do dia 7 de Setembro, atraiam
cerca de 50 mil pessoas para a Esplanada dos Ministérios.
Prestação
de Contas do Rio - Julho de 2008
007
A Conexão Filmes (www.conexaofilmes.com.br) é o mais
novo empreendimento da 007 propaganda que, em plena expansão,
incorpora agora a partir de julho este novo braço para produção
de RTVC.
A produtora, dirigida por Daniel Amaral, além de atender
a demanda da própria 007 propaganda, também vai atender
outras agências para comerciais, documentários etc.
11|21
A Bem Alimentar, empresa especialista em Segurança Alimentar,
encomendou à 11|21, junto com suas empresas parceiras, uma
campanha institucional para que o conceito passe a ser conhecido,
principalmente nos dois maiores mercados, São Paulo e Rio.
Glicomed é outro cliente novo da agência, uma empresa
de distribuição de produtos medico-hospitalares que
atua em todo o país em parceria com os melhores fabricantes
do mundo.
Já o Rei das Bombas é a marca líder de instalação
e manutenção de bombas de água em condomínios
e prédios em geral. Para este cliente a 11|21 desenvolveu
um outdoor teaser que dizia apenas "Eu apoio o terceiro mandato".
Depois de uma semana de suspense, veio o complemento "para
o síndico do prédio". O texto explica que síndico
que tem contrato com o Rei das Bombas tem assistência 24 horas
e por isso é adorado pelos moradores.
AGÊNCIA3
A Agência3, que há quatro anos atende a Rossi Regional
Rio (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Juiz de Fora), anuncia
a conquista da Regional-BH, que compreende os estados de Minas Gerais,
Goiás e o Distrito Federal, e também da unidade da
construtora na Bahia.
O primeiro trabalho da Agência3 na região Nordeste
será em Salvador no mês de novembro. A partir desta
data será responsável por todos os empreendimentos
da Rossi na região.
AGNELO PACHECO
A Agnelo Rio conquistou a conta da rede de lojas de decoração
Modulados Favo, especializada em cozinhas, armários de quarto
e banheiro. Há 30 anos no mercado, a Favo atua no segmento
premium, com produtos de altíssima qualidade e projetos sob
encomenda. A empresa conta com lojas no Rio de Janeiro e São
Paulo. Além do consumidor final, a Favo atinge principalmente
arquitetos e decoradores. Os produtos valorizam a organização
dos espaços e da funcionalidade dos ambientes, visando o
equilíbrio entre beleza, praticidade, ergonomia e desing.
A Agnelo Rio já começou a desenvolver novos catálogos,
peças gráficas, ações de relacionamento
e campanha publicitária voltada às revistas de arquitetura
e decoração.
EURO CONTEMPORÂNEA
Após dois meses de análises e avaliações,
o Sindigás selecionou a Euro RSCG Contemporânea em
concorrência cujo tema era o desenvolvimento de uma nova proposta
de valor do Gás LP (Liquefeito de Petróleo) para a
sociedade brasileira, com verba de R$ 15 milhões, a ser investida
nos próximos cinco anos.
O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás LP,
com sede no Rio de Janeiro, tem entre as suas associadas as principais
marcas do setor, como a Amazongás, Fogás, Minasgás,
Nacional Gás Butano, Liquigás e a Supergasbrás.
Entre outras funções, ele administra um Código
de Auto-Regulamentação, além de um amplo programa
de requalificação de botijões.
Esta foi a primeira participação em concorrências
da recém-formalizada joint-venture Euro Contemporânea.
FENÍCIOS
A Shell, após concorrência, escolheu a Fenícios
Comunicação, de Beto Werneck, para reformular a imagem
institucional e promocional das lojas de conveniência Select.
LOJA
A agência recém-inaugurada do publicitário
Marcelo Giannini conquistou a conta da Companhia Caminho Aéreo
Pão de Açúcar/Bondinho e será responsável
por toda a comunicação.
MPM
A MPM comemora no Rio a conquista da rede de academias A! Body Tech, que atua
no Rio de Janeiro, Brasília e, recentemente, comprou a rede Fórmula
em São Paulo. A primeira campanha da agência deve estrear em agosto.
Em 2008, a MPM já conquistou as contas do Aché Laboratórios,
CCR (Companhia de Concessões Rodoviárias), REDE Energia, Quattor,
GVT Telefonia (Paraná) e Sundown Motos.
MISSA POR WALDO MELLO - Faleceu na última
semana o diretor de arte Waldo Mello, que passou por importantes agências
aqui no Rio, como McCann, Artplan e Esquire, entre outras. A família
convida quem trabalhou com ele para a Missa de 7º dia, que será
dia 14/08, quinta-feira, às 18:30h, na Igreja N. S. da Paz, em Ipanema.
Reforços do Mercado
Letras & Lucros (São Paulo
- SP) - O publicitário Ênio
Vergeiro assume no dia 1º de setembro
o posto de CEO da editora Letras & Lucros,
das jornalistas Andréa Assef e Mara
Luquet. Vergeiro deixa no fim de agosto
a revista Piauí, onde é diretor
responsável. O profissional foi contratado
em janeiro de 2006, por João Moreira
Salles, idealizador da publicação
cujo lançamento ocorreu em outubro
daquele ano. Vergeiro é o responsável
pela viabilização da operação
do título e a estruturação
da Editora Alvinegra, montada em julho de
2006 para lançar a revista Piauí.
A Letras & Lucros é a uma editora especializada em conteúdo
na área de investimentos pessoais e educação financeira
no Brasil. Entre os maiores sucessos está o livro “Meninas Normais
Vão ao Shopping, Meninas Iradas Vão à Bolsa”, que
já vendeu mais de 35 mil exemplares. Em setembro a Letras & Lucros
lançará a revista Meninas Iradas Investem, a primeira revista
de finanças pessoais para mulheres.
África (São Paulo - SP) - Levou do Rio de Janeiro o diretor
de arte David Tabalipa para formar dupla com o redator Alexandre Abrantes. Formado
em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade
e Propaganda, pela Universidade Federal Fluminense - UFF, David está
há 15 anos no mercado, estando ultimamente na Artplan. David também
é DJ, já tendo tocado em megaeventos como Coca-Cola Vibe Zone
e Skol Beats.
Jornal do Brasil (Rio - RJ) - Depois de ir de Brasília para São
Paulo, Pedro Nonato deixou a funções como Diretor Comercial do
Jornal do Brasil nesta cidade, para assumir a nova Diretoria de Projetos Editoriais,
baseando-se agora no Rio de Janeiro. A posição tem como objetivo
criar projetos que sejam integradores dos produtos editoriais do JB com o mercado
anunciante. Segundo comentários de amigos da Janela, Pedro chegou a ser
convidado para trocar o JB pelo O Dia, mas resolveu continuar na empresa de
Tanure.
DPZ
(Rio - RJ) - Com a chegada das contas
do Outback, NKS e Construtora CHL e o aumento
no volume de trabalhos para os clientes
da agência, a sede carioca da DPZ
contratou oito novos profissionais e promoveu
na área de mídia. Para o atendimento
chegaram Fernanda Sattamini (à esquerda,
na foto), com passagens pela Ogilvy Action,
Artplan e Modem Brasil. Ela será
supervisora de conta da CHL. Ainda para
o mesmo cliente começou a executiva
de contas Cláudia Alves (à
direita, na foto), antes DM9DDB e Ogilvy.
Já na mídia foi promovida
à coordenação Camila
Carneiro e houve a contratação
de Fernanda Trevisan, como assistente.
Na Criação o reforço veio com a chegada de Alexandre Oelsner,
da McCann Erickson; Rodrigo Rosman, que atuava na VS, Contemporâne e Artplan;
Pedro Cardoso, que é designer gráfico e atuou nos melhores estúdios
do Rio; Patrícia Lopes, que já passou pela Giovanni Draft FCB
e Ogilvy Action; e Thiago Gripp, que trabalhava na Ogilvy Action.
Pontomobi (São Paulo - SP) - Com o crescimento da empresa no
mercado de mobile marketing, a pontomobi | interactive reforçou a equipe
com seis novos profissionais em seu quadro de colaboradores. Marcelo Cohen,
ex-Portal Onne, e Carolina Correa, ex-Atope (agência norueguesa de mobile
marketing), entram na empresa para tocar a área de negócios. Para
a criação, foi contratado Felipe Rudge. A pontomobi também
traz Rodrigo Gomes, para operações de bluetooth, Felipe Santos,
para rede bluetooth, e Vivian Villanova, como “repórter.mobi”.
MatosGrey (São Paulo - SP) -
Adão Casares acaba de assumir
a diretoria geral de mídia da MatosGrey.
Publicitário há 25 anos, ele
é formado em administração
de empresas, foi professor da ESPM, é
diretor da APP (Associação
dos Profissionais de Propaganda) e associado
do Grupo de Mídia de São Paulo
e Brasília. O novo executivo da MatosGrey
trabalhou nove anos como diretor de mídia
da Lew'Lara/TBWA e dirigiu nos últimos
três anos o escritório da agência
em Brasília. Sua carreira inclui
também passagens pela Fischer, Justus;
Almap e McCann-Erickson.
Casares integrou a equipe vencedora de prêmios muito significativos em
2008: o único leão de bronze, na categoria mídia, conquistado
pelo Brasil este ano em Cannes; Maximídia; Grand Prix de Mídia
do Prêmio Abril e Prêmio de Mídia OESP.
YDreams Brasil (São Paulo – SP) - Após três
anos entre YDreams Portugal e Brasil, Monica Souza, ex-Atendimento de Contas,
passa a ocupar o cargo de Diretora do escritório da empresa em São
Paulo. A profissional vai gerenciar a equipe de Atendimentos, Gestores de Projetos,
e coordenar todos os projetos que forem executados em São Paulo, sul
do Brasil e mercado Argentino, tendo o objetivo de duplicar o faturamento da
YDreams Brasil até o final de 2008.
|