Governo do Rio
libera resultado de sua concorrência
EM PRIMEIRA MÃO - A Agência3, com 97,5 pontos,
ficou em primeiro lugar na concorrência do Governo do Estado
do Rio de Janeiro, cujos resultados foram publicados esta segunda-feira
no Diário Oficial. A Agência3 já vinha atendendo
o Governo do Estado desde o tempo de Anthony Garotinho, continuando
quando Rosinha Garotinho realizou sua concorrência publicitária.
Em segundo lugar ficou a PPR, que entrou na concorrência representada
pela agência Prole, de André Eppinghaus. Ela somou
96,5 pontos.
O terceiro lugar foi para a Artplan (93 pontos) e em quarto entrou
a MPM (91,5 pontos), de volta a uma conta de governo no Rio após
muitos anos. Segundo informações de amigos da Janela,
a participação da MPM foi com uma campanha desenvolvida
por José Guilherme Vereza e Bob Gueiros.
E em quinto lugar, garantindo sua presença no grupo das 5
que cuidarão da conta, entrou a Agnelo Pacheco (91 pontos),
que também já estava entre as agências que atendiam
o governo, tendo entrado na disputa aberta por Rosinha Garotinho.
Do grupo das 5 que vinham cuidando da conta, portanto, deixam o
governo do estado a Eurofort, a Giovanni+DraftFCB e a Makplan.
Publicados os resultados da pontuação técnica,
a comissão de licitação vai dar um prazo para
as demais agências entrarem com recurso (considerando que
as 5 vencedoras não farão essa besteira), para que
possam ser abertas as propostas de preço e assinado o contrato.
Correios
e Caixa também definem concorrências
Depois de quase 2 anos de confusão, a Empresa Brasileira
de Correios e Telégrafos oficializou na última semana
que sua conta de Sedex, de R$ 45 milhões, irá para
a Artplan, enquanto a conta institucional, definida em R$ 23 milhões,
ficará com a DeBritto.
Nem tudo, porém, são flores no Correio (e olha quem
não estou nem falando da greve que infernizou o país
nas últimas semanas). A conta dos Telegramas, orçada
em R$ 22 milhões terá que ser licitada novamente.
A vencedora havia sido a Propeg, mas recursos e outras confusões
no Tribunal Regional Federal de Brasília levaram a seu cancelamento.
Das vencedoras iniciais da concorrência, apenas a DeBritto
foi mantida, graças a decisão judicial. A MPM e a
novaS/B, anunciadas inicialmente, acabaram substituidas pela Artplan
e pela Casablanca, que, por sua vez, não voltou mais.
Se nos Correios a novaS/B ficou de fora, pelo menos na Caixa Econômica
ela conseguiu entrar. A empresa também revelou no final da
última semana seus resultados, confirmando a agência
junto com a Fischer América e a BorghiErh/Lowe, para dividir
a verba avaliada em R$ 260 milhões.
"Lugar
de Gente Feliz", um slogan que resistiu ao tempo
Antes
de mais nada, quero deixar claro que gosto muito da campanha "O
que faz você feliz", que o Pão de Açucar
colocou no ar a partir de 2007. Os filmes são lindos e curti
os jingles desde que ouvi no rádio, principalmente na voz
do Arnaldo Antunes.
Mas não pude deixar de me surpreender quando, esvaziando
as gavetas do apartamento da minha falecida mãe -- que adorava
guardar coisas durante décadas -- encontrei uns bloquinhos
de lista de compras que o supermercado Peg-Pag distribuía
de brinde na década de 70 do século passado, exibindo
exatamente o mesmíssimo slogan que hoje em dia o Pão
de Açucar está usando: "Lugar de Gente Feliz".
Como o Grupo Pão de Açucar comprou o Peg-Pag em 1978
(há exatamente 30 anos!!), provavelmente levou junto o direito
de usar a frase e, claro, melhorar seu layout.
Mas não deixa de ser engraçado ver o Pão de
Açucar vendendo que este é um conceito inovador utilizado
em propaganda de supermercados, como se pode ver nesses trechos
do press-release distribuído na época de lançamento
da nova campanha:
Foram meses de estudos, análises e pesquisas e as primeiras
respostas vindas dos clientes serviram para embasar a nova comunicação
do Pão de Açúcar, a primeira grande campanha
da PA Publicidade, agência do Grupo Pão de Açúcar,
que há pouco mais de um ano assumiu a responsabilidade pela
comunicação publicitária de todas as marcas
da empresa.
"Mais do que os diferenciais de produtos e serviços
que nos distinguem da nossa concorrência, com essa campanha
nos descolamos da tradicional publicidade vista no varejo e apresentamos
a filosofia que está por trás da história de
sucesso da marca que já tem quase 60 anos", afirma Heloisa
Morel, diretora de marketing do Pão de Açúcar.
"O novo consumidor quer felicidade e qualidade de vida traduzida
em bem estar e tranqüilidade mesmo nas tarefas rotineiras do
dia-a-dia, como ir ao supermercado. Nossa comunicação
deixa claro que esse é o compromisso de entrega do Pão
de Açúcar", avalia Heloisa Morel.
Reforços do Mercado
Giovanni+Draftfcb (São Paulo - SP) - Ganha dois novos reforços
na criação. Weber Luiz de Andrade é o novo redator, e Marcelo
Moura assume como diretor de arte. Weber, que teve passagens pela W/Brasil,
TBWA Cápsula, Fischer América e 141 Soro Square, carrega em seu
currículo prêmios como o Grand Prix Prêmio O Globo, Anuário
Clube de Criação e Festival de Nova York. Trabalhou com as contas
da Apple, Toyota, BIC, LG, Kia Motors, Nissan, Porto Seguros, Seagram (Chivas
Regal). Já Marcelo (ex-Neogama) teve passagens pela AGE e DPZ, atendendo
contas como ADD, Bradesco, Mentos, Playboy, ESPN, Levis, iG e GE/DAKO.
DM9DDB (São Paulo - SP) - Paulista, com 30 anos, o redator Otávio
Schiavon chega à DM9DDB para fazer dupla com Gustavo Victorino. Formado
em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Marília, Schiavon tem
passagens pela Fischer, Duda, Leo Burnett do Brasil, Portugal e Colômbia
– nesta última atuou como diretor de Criação por
quase dois anos. Com nove anos de mercado, Otávio acumula diversos prêmios,
entre eles, dois Leões no Festival Internacional de Publicidade em Cannes,
além de troféus no London Festival, Clio Awards, Fiap, One Show,
Profissionais do Ano e outros.
F/Nazca (São Paulo - SP) - Camila de Deus é a mais nova
contratada RTV enquanto Gisele Campos e Henrique Guilhen são promovidos
na mesma área. Formada em Rádio e TV pela Universidade Metodista
de São Paulo, Camila tem passagens pela Rede Record, Band, RedeTV, além
de algumas produtoras de viagens e novelas. Na agência assumirá
o cargo de Assistente de RTV. Gisele é formada em Propaganda e Marketing
pela Unip e trabalhou por três anos na Produtora HB, antes de vir para
F/Nazca, onde está há quatro anos como assistente de RTV. Acaba
de ser promovida a Executiva de RTV. Cursando Publicidade e Propaganda também
na Unip, Henrique está na agência desde março de 2007 como
estagiário de RTV. A partir de julho, assume como Assistente Técnica
de RTV.
Agência3
(Rio - RJ) - Anuncia a promoção do diretor de arte e atual
supervisor de criação, Luís Claudio Salvestroni (foto à
direita), como novo diretor de criação da agência. Luís
vai dividir a mesma com Álvaro Rodrigues, presidente da Agência3.
A parceria de Álvaro com Salvestroni é datada desde quando faziam
dupla na extinta VS.
Fischer América (São Paulo - SP) - A área de Mídia
e Inovação da Fischer América, sob comando do Vice-presidente
Adrian Ferguson, que assumiu o cargo no último dia 30 de junho, ganha
agora o reforço de Thiago Moraes, contratado como Diretor de Contas de
Mídia. Formado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, com especialização
em Administração de Empresas pela PUC-Cogeae, Thiago vem da agência
Africa e já passou pela F/Nazca, Agência Click, Ogilvy , Leo Burnett,
Lowe Loducca e W/Brasil. Além de Thiago, a área contrata também
Adriano Herreras como Assistente de Pesquisa de Mídia e promove Vanessa
Pereira a Supervisora de Pesquisa de Mídia.
|