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Janela Publicitária - Edição de 20/JUN/2008
Marcio Ehrlich

 

Continuam 23 na disputa pelo Governo do Rio

Com a desclassificação da Squadro na fase de documentação, ainda sobraram 23 agências disputando a conta do Governo do Estado do Rio. Esta sexta-feira, 20, todas elas compareceram à reunião no Palácio Guanabara para a abertura das pastas de proposta técnica, numa reunião meramente burocrática para rubrica dos conteúdos.
Continuam na disputa, portanto, as agências 3P (MPM), 40 Graus, Agência3, Agnelo Pacheco, Artplan, Binder/FC+M, Conexão Brasil, Contemporânea, D&M, DPZ, Dupla, Elipse, Eurofort, Giacometti, Giovanni+DraftFCB, JMM, Lua Branca, Makplan, PPR (Prole), Rio KA (Havana), Script, Staff e Sotaque Brasil.
Segundo a comissão de licitação, os resultados serão publicados no Diário Oficial dentro de duas semanas.

Fashion Rio fechou com crescimento de 12%

Cerca de 90 mil pessoas passaram pela Marina da Glória entre os dias 7 e 13 de junho durante a edição do Fashion Rio que se encerrou no último dia 13 de junho, o que explica as longas filas para conseguir parar o carro no estacionamento da Marina.
No balanço divulgado pelo evento, o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira comemorou um crescimento de quase 5,5% das vendas para o mercado interno sobre a edição primavera-verão 2007, chegando a R$ 443 milhões. Nas exportações, o crescimento foi de 10%, com números de US$ 16 milhões, sem falar que os contatos iniciados no evento devem gerar mais de US$ 14 milhões em vendas nos próximos 12 meses.
Orçada em R$ 8 milhões, a 13ª edição do Fashion Rio foi patrocinada pela Oi e ainda contou, como co-patrocinadores, com a Nívea, C&A, Oi Paggo e o Grupo Marisol (com a marca Lilica Ripilica).

MERCADO FASHION

Patrícia Barros e Roberto Cardim, o homem da clorofila da Natural da Bocaina
Marcelo Gorodich, da Agnelo Pacheco Rio, e Fernanda Leão.
Viviane Pacheco, do Botequim Informal, Marcio Ehrlich e Claudia Santos, da Susinni Promocional,
todo mundo prestigiando o desfile da Sandpiper.

Euro RSCG Contemporânea tem novo diretor de criação

Depois de tanto mistério e boataria, finalmente a Euro RSCG Contemporânea tem um diretor de criação: o diretor de arte paulista Marcelo Coutinho, ex-Salles e Young & Rubicam e que foi de abril de 2002 a maio de 2008 diretor regional de criação da Euro RSCG no leste europeu, compreendendo países como Finlândia, Hungria e República Tcheca.
Foi para a Nokia da Finlândia, aliás, que Coutinho garantiu um shortlist de Cyber em Cannes deste ano, através do trabalho “Non-Stop Living”. O filme veiculado na web foi inclusive filmado em São Paulo, para parecer que teve locações no Japão, África e Alemanha.
Na Euro RSCG Contemporânea há pouco mais de uma semana, Marcelo Coutinho trouxe para a equipe o redator Marcelo Bresciani, mas nas próximas semanas o criativo acredita que já poderá anunciar novos nomes, a partir da ampliação da carteira de clientes da agência.

Second Life fracassa como mídia e frustra investidores

Imagem do site www.ritaleeinsl.comAssistido por pouco mais de 100 pessoas nos dois dias em que aconteceu, o show de Rita Lee no Second Life confirmou o que muitas empresas já vinham percebendo: a inviabilidade do jogo como plataforma para ações significativas de comunicação.
Apontado em 2007 como sendo a promessa de um novo futuro cheio de oportunidades de negócios na Internet, o Second Life acabou frustrando quem investiu no jogo, pela cobertura baixíssima conseguida com as ações promocionais lá realizadas, principalmente quando comparadas, na relação custo-benefício, com qualquer ação de sampling na vida real. Convenhamos que investir para atingir apenas 100 pessoas cujo perfil ou origem são totalmente desconhecidos não é a escolha que as empresas estejam mais desejando nos últimos anos.
Tecnologicamente, o Second Life acabou mostrando inúmeros problemas insolúveis para uma utilização além do lazer pessoal dos seus residentes. Para começar, na prática, suas ilhas não permitem mais do 40 visitantes simultaneamente sem a navegação se tornar dolorosa, no fenômeno chamado localmente de "lag".
Para o show da Rita Lee, por exemplo, os organizadores chegaram ao ridículo de proibir os espectadores de usarem seus próprios cabelos e roupas, como forma de evitar o lag. Seria algo como se o site de uma empresa, para poder ser visitado, impedisse que o internauta tivesse qualquer outro programa aberto no seu computador.
Com suas ilhas e estandes sem visitantes -- e com a imprensa já não repercutindo os releases que falem no Second Life --, aos poucos as empresas vão se retirando do jogo e deixando espaço apenas para a curtição não-empresarial da garotada.

Reforços do Mercado

Agnelo Pacheco (Rio - RJ) - A agência anuncia sete novos profissionais para atender suas novas contas: João Cavaco, José Mauro Amorelli e Yan de Paulo para a Direção de Arte; Marcos Filho para a Redação; Priscila Pilar e Renata Borges reforçam o Atendimento, e a Mídia passa a contar com Carla Vidal.

AZÊ (Rio - RJ) – A AZÊ, do grande Jorge Barros, acaba de contratar o diretor de arte Bruno Macedo (ex-Ronson, ex-B2B) para reforçar o seu departamento de criação.