20 de junho de 2008, sexta-feira
FILM SHORTLIST:
DIVERTIDO, MAS QUE TAL MAIS ENXUTO?
Até que estava divertido o short list de filmes que terminou
faz pouco tempo aqui em Cannes.
Mas precisava ser tão longo? Não era para ser short?
Então porque 7 horas de exibição (isso porque
não vi o Titanium, só amanhã).
Acho que, como disse ontem, porque o festival está inchado,
as categorias estão menos definidas e não acho que
isso seja sinal dos tempos modernos nem do advento da “cross
media”.
Enfim, o júri deixou passar algumas bobagens, algumas piadas
velhas como o filho que pergunta para o pai de onde ele veio e o
pai disserta por horas sobre abelhas e passarinhos para no final
o filho dizer: Puxa, que legal, o fulaninho lá da escola
veio da Escócia.
Outra: a mãe vai comprar um PC para o filho, o vendedor diz
que o produto é bom, vem com manual e na verdade...vem com
o MANUEL. E teve um filme espanhol de DOIS MINUTOS mostrando closes
de vacas fazendo cocô para falar de aquecimento global.
Então tá. Mas no geral, o material está bacana.
Amanhã, depois da sintonia fina, acho que vamos ter uma seleção
que deve agradar.
CONFIRA AGORA ALGUNS DESTAQUES DO SHORT:
Witch, da Grupo Gallegos para a California Milk Board, produção
brilhante:
https://www.youtube.com/watch?v=oOzOvG1_sKI
Transformation, que tira um barato do GP do ano passado, também
da Gallegos:
https://www.youtube.com/watch?v=v34610uW7dU
Shame, da Dieste Harmell para Pine Sol. Bem engraçado, uma
bela volta no final.
https://www.youtube.com/watch?v=fB2f47-6j_g
Karis, da DDB Londres para Philips. Um approach ousado, mas extremamente
adequado. Quando as mulheres vão nos salões de beleza,
encontram muitos gays que dão conselhos também, certo?
Bela estratégia.
https://www.youtube.com/watch?v=vR2qn8hbVK4
Mom, da Euro NY para Clearasil. Boa piada, típicamente adolescente
para um produto para o mesmo público.
https://www.youtube.com/watch?v=CRL1X06ZSqU
Lance Final, da Leo Burnett Brasil. Simples de doer, criativo de
matar (PRATA):
https://www.youtube.com/watch?v=z5YNWM0BZZc
Teste, da AlmapBBDO para Casa do Zezinho. Simples, ótimo
e aplaudidíssimo (PRATA):
https://www.youtube.com/watch?v=1PvIc31-cdM
Simphony in Red, da Jung Von Matt para o Concert Hall Dortmund:
https://www.youtube.com/watch?v=xQ5UzY7OM3Q
Tom Sellecks, da La Comunidad Argentina para o Festival Independente
de Cinema de Buenos Aires. Continuação de uma campanha
surreal que levou ouro em 2007.
https://www.youtube.com/watch?v=Q0xc0Dfl1cM
No Look, da Goodby para a NBA. Usar o famoso mágico David
Blane para explicar os truques da NBA é brilhante. Melhor,
só se fosse o Mister M com narração do Cid
Moreira.
https://www.youtube.com/watch?v=0-mrkQ5THik
Trashcan, da TBWA/Chiat Day para Mars. Adoro essas bobagens.
https://www.youtube.com/watch?v=hEYEFfAbB5g
Barba, da F/Nazca para PlayTV que mostramos antes aqui, levou Prata
também. E o Guerra, que mostramos ontem, para Unimed, também
da F/Nazca, levou bronze.
PATRULHA
Li hoje a nota que o Marcio deu (opa!), sobre as pessoas que estão
acusando de plágio o ouro de Press, conquistado da Almap
aqui em Cannes. Poxa, sabe o que eu acho? Menos, galera, menos.
Eu não conhecia o trabalho chileno, nem a agência,
e acho normal que a a equipe que criou e a Almap não conhecesse
também. É chato esse negócio de dizer que tudo
já foi feito.
E quanta coisa a Almap já não criou que já
virou “referência” no Brasil e no mundo? E não
só eles: a W/, a DM9, a Leo, a Lew, e por aí vai.
Curiosamente, quando isso acontece, ninguém manda email pra
lugar nenhum.
Recebi outros emails falando de coincidências entre outras
peças: americanas, portuguesas, e duas brasileiras que ganharam
leão na mesma categoria...E acho, honestamente, que ninguém
é criança de “plagiar” assim.
Acredito que é possível criar algo que alguém
já tenha pensado, ou passar por um caminho parecido. Mas...plágio?
Aí, não, né? Vamos pegar leve aí.
BOMBOU
A festa do Terra, ontem no Palais Bulles de Pierre Cardin foi,
mais uma vez, a melhor do Festival, na opinião da brazucada
aqui presente. Acho até que foi uma das melhores festas que
já fui aqui em Cannes (tirando o fato de que acabou o gelo
lá pelas duas da manhã). Os ingleses do Morcheeba
fizeram um show muito bacana, a organização estava
100%, foi alto nível. E a casa é um espetáculo.
Só tinha, como alguns amigos reclamaram, muito macho. As
fotos comprovam.
MOMENTO AMAURY NA FESTA DO TERRA
|
|
Juliana (Margarida), Ernani Nunes (CaradeCão),
Diogo Mello (Fischer Portugal), Roberta (Margarida), e olha
ele aí, que coincidência, Accioly (Margarida) e
Carlos Renato (Arcos) |
Os redatores sorridentes Otavio Schiavon (Leo
Burnett Colombia), Marcio Juniot (Neogama) e Claudio Lima (DraftFCB
NY). |
|
|
Luis Nogueira, da McCann, à beira da
piscina da casa do seu Pierre. |
Sergio Valente, da DM9 foi, deu entrevista o
tempo todo e ainda teve que voltar pro Palais para terminar
de julgar o Titanium. |
|
|
Suzana Apelbaum (Hello) e Victor Afonso (Master). |
Guilherme Jahara, da DM9DDB, também curtiu
a festa. |
BIENVENUE A LE FAVELÊ
|
Atendendo
aos milhares de três ou quatro emails que recebi, vou
mostrar parte das sensacionais instalações do
Le Favelê, meu abrigo na Côte d’Azur.
Notem a sofisticação provinciana das manchas
suspeitas junto a pia do banheiro. As rachaduras no teto que
remetem à bravura dos gauleses. A mesa mofada e os
buracos na parede da época de Luís XIV. Tudo
isso com um toque especial da luminária pintada à
mão num prato de cerâmica e com o moderno toque
de sofisticação da multiplicidade de papéis
de parede, inclusive colocando um poster da República
Tcheca (?!) para esconder a falta de um pedação
do papel de parede original.
Chique é ser despojado. Quando vier a Cannes, pense
no Le Favelê, o melhor para você.
Algumas pessoas pediram também para eu revelar o verdadeiro
nome do Le Favelê. Nem a pau. Quando fiz isso e fiquei
no Le Carandiru (na verdade, o Chanteclair Hotel), ninguém
mais caiu nessa. Eu vou deixar essa pegadinha incógnita.
Ah, em tempo: aparentemente o gerente do Le Favelê
é leitor da Fenêtre, me mudou ontem do meu já
combalido quarto no puxadinho (estou no quinto andar de um
prédio onde o elevador só vai até quatro!).
E conseguiu me colocar num parecido, só que pior.
N.R.: Adorei o detalhe da torneira, com
dois acabamentos diferentes. (ME) |
|
|
|
|
|
ENGAJADOS MAS NEM TANTO
|
|
O ano passado foi o ano em que todas as causas sociais e ambientais
apareceram nas peças premiadas de Cannes: anunciantes pedindo
o fim da fome, do preconceito, do aquecimento global, da beleza
falsa, até Al Gore esteve aqui.
Este ano, o festival levou adiante essa idéia. Ampliou a
mostra Act, exclusiva para publicidade de causas sociais e promoveu
duas exposições temáticas: a Activisim, na
rua, em plena Croissete, patrocinada pela Getty Images e que culminou
com uma palestra sobre o tema ontem, no Palais. E além dela
a Collection of Good, da Draft FCB, no saguão do Teatro Debussy,
também no Palais.
Bacana, não é? Quase. O festival continua fazendo
isso da boca pra fora. Dentro do palais não tem uma lixeira
com coleta seletiva de lixo, por exemplo. Nenhum projeto de reciclagem
das toneladas de papel que vão ser jogadas fora, dos cartazes
colados pelo Palais e substituídos todos os dias (eu vi a
zona que é isso lá nos fundos, perto da sala de imprensa).
Já era um bom começo para mostrar que estamos levando
isso a sério e que o engajamento dos publicitários
não é uma causa de boutique.
É
PROIBIDO
O governo francês tem distribuído aos turistas que
chegam por aqui um pequeno folheto com dicas sobre o país,
curiosidades e outras informações inúteis,
mas que deixam os donos de gráfica bastante felizes.
Mas tem uma parte engraçada. Note a parte que diz que é
proibido, atenção, andar a pé alcoolizado no
país. Não em Cannes, mes amis, não em Cannes.
ELES MERECEM
Bem, galera, como faço todos os anos, gostaria de abrir
um espaço para homenagear quem mais rala neste festival para
levar até você tudo sobre Cannes: os jornalistas.
Eu, que invado o espaço deles aqui todo ano, vejo como essa
galera está cada vez se dedicando mais a um festival que
também não pára de crescer, deixando eles malucos.
E vejo, todos os dias que é normal eu estar voltando de uma
festa e ver essa turma ainda (ou já) trabalhando, correndo
atrás de jurado, de informação, mandando emails,
fotos, vídeos.
E ainda: aturando quem quer aparecer, quem quer colocar notas que
não tem nada a ver, checando boato, sem dormir, sem comer.
Sem contar a sala de imprensa que tem wi-fi, mas só tem uma
dúzia de tomadas.
Por isso, parabéns mais uma vez à maior delegação
de jornalistas do mundo em Cannes (mais de 50 profisionais) e aos
que ficaram na base também, cobrindo este festival com um
profissionalismo, uma dedicação e uma qualidade de
conteúdo impressionantes.
Parabéns About, blog do Adonis, CCSP, Estado de São
Paulo, Meio&Mensagem, Multishow, PropMark, VoxNews e todos os
outros veículos que mandaram seus times para cá.
E obrigado, mais uma vez, pela paciência, pelo bom humor,
pelas tomadas emprestadas, pelas dicas. Como diria o poeta e filósofo
MC Créu, para fazer cobrir Cannes, tem que ter disposição
e essas são algumas dessas pessoas (nem todos eu encontrei
quando resolvi fazer as fotos, desculpa aí quem não
apareceu, mas acho que estão bem representados).
|
|
Daniel, Teresa, Rita, Alê
e Ana Paula (PropMark) |
A turma do Portal da Propaganda,
sempre entre os últimos a saírem do Palais. |
|
|
Laís Prado e a turma do
ClubeOnline (CCSP). |
Robert Galbraith (Meio&Mensagem)
e Marcelo Queiroz (PropMark) |
|
|
Alexandre Lemos, do Meio e Mensagem,
sempre compenetrado. |
A galera do Multishow. |
|
|
Paulo Macedo (PropMark) e seu chapéu. |
|
O redator Fabio
Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela
em Cannes 2008.
|