Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

20 de junho de 2008, sexta-feira (A)

Polêmica envolve ouro da Almap no Press Lions

Estava demorando para dar alguma confusão com brasileiros no Festival de Cannes.
A campanha "O melhor da literatura, no seu bolso", criada pela AlmapBBDO para a Cia.das Letras, vencedora do único Leão de Ouro do Brasil até o momento em Cannes 2008, já está sendo alvo de acusações de plágio pela internet. Leitores da Janela e de outros sites já estão se manifestando com e-mails de protesto.
A origem é um anúncio criado em 2007 pela agência Aldea Santiago, do Chile, para o Club de Lectores do jornal El Mercurio, que mostra um show com objetos gigantescos -- uma moeda, um chaveiro e um clips -- com o título "No seu bolso há um mundo de entretenimento".
As peças da Almap não apenas têm um conceito similar como em duas delas os objetos se repetiam: uma chave e uma moeda. Na terceira peça o objeto era um isqueiro descartável.
Eu disse acima "se repetiam" porque, para agregar mais elementos à polêmica, o anúncio do livro sobre Che Guevara começou a aparecer com duas versões diferentes: uma com uma moeda e outra com uma bala. Há leitores que acusam a agência de ter substituido a moeda pela bala para evitar a coincidência com a peça chilena.
Ainda não sabemos se o caso já chegou à organização do festival ou como está repercutindo em Cannes. Vamos aguardar para ver.

Polêmica da Almap cai na boca da galera

Com a história de que o anúncio do livro sobre Che Guevara tinha uma versão alternativa, em que uma bala de morango foi usada no lugar da moeda, há quem garanta que existem até outras versões alternativas produzidas pela Almap.
A última imagem dessa lista aí ao lado é uma que começou a circular em Cannes entre os brasileiros esta sexta-feira.
Aqui na Janela achamos pouco provável. Afinal, deve ser perigoso ter no bolso uma bagana acessa.

Marcio Ehrlich