Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

19 de junho de 2008, quinta-feira

O PALAIS É NOSSO

Eu não sei se o Brasil tem a maior delegação mas, com certeza, tem a mais animada e barulhenta.
A cerimônia de entrega dos Leões de Press, Design e Cyber ontem refletiu um pouco isso. O Brasil subiu apenas duas vezes ao palco (foto à direita), mas a festa pelas pratas, na entrega e depois, nas escadas de saída do Palais, foi totalmente verde e amarela. Boa parte da zona, é verdade comandanda pelos empolgadaralhaços Youngs brasileiros (foto à esquerda), que comemoravam o tri-campeonato (seguido) em Cyber, com peça criada pela dupla que eles carinhosamente chamam de Jesus e Tatu da Ilha da Fantasia.
Alguns prêmios distribuídos ontem à noite foram meio confusos. Teve outdoor e anúncio ganhando em design, peça de mídia (um laser pointer japonês da Axe) ganhando em Cyber (justificaram dizendo que colocaram a ação no Youtube e foi um sucesso). O filme da Freixenet dirigido por Martin Scorcese com roteiro de Hitchcock ganhou prata em Cyber assim como vários outros filmes que foram lançados na categoria.
Conversei com um grupo de designers americanos ontem e eles estavam comentando justamente o que eu, que não sou da área, já desconfiava. O “Design” em Cannes, neste primeiro ano, poderia ser chamado de “Design aplicado à publicidade”, mas a expectativa é que a categoria encontre o seu rumo.
Cruzamentos de categoria à parte, a noite correu animada ontem na Croissete nas festas da Lowe, Getty Images, Microsoft e das delegações russas e sul-africanas.
E terminou, claro, no Martinez, onde acabam as noites de Cannes e onde as noites de Cannes acabam com você:
Haja fôlego. E fígado.


FALANDO COM OS OLHOS

Escutada ontem no Martinez, o baixo-Cannes.

- Quê isso, rapaz, aquela ali é mulher do cara, pega leve!
- O quê? Mas eu não falei nada!!!
- Não falou...mas eu ouvi!

DOIS GPS CONTESTADOS

A peça da Alka Seltzer que comentei aqui na segunda como uma das minhas apostas a GP, ganhou mas não levou. Levantaram suspeitas de fantasma na hora de ver quais dos ouros (que a campanha teria ganho) e a agência, segundo fontes ligadas aos jurados (adoro quando os jornalistas dizem isso) não teve como comprovar.
A outra peça que teria sido candidata a Grand Prix é o outdoor feito com folhas de alfaces plantadas na própria placa, da Leo Burnett Chicago para McDonalds. Depois de levar dois leões de ouro e um de prata (mídia e outdoor, respectivamente), quando iria para a votação, um jurado teria levantado a suspeita de “já vi algo parecido” e acabou encontrando eco entre alguns de seus pares.
Sentei ao lado de algumas pessoas envolvidas com a peça numa das cerimônias e o clima era de indignação.

N.R.: Essa estratégia é imbatível em júris de propaganda. Tem um famoso publicitário paulista que volta-e-meia soltava durante um julgamento. “Ah, mas esse anúncio é igualzinho a um que eu vi no Art Directors de 1978”. E quem é macho de dizer que lembra do Art Directors de 1978 e não tinha nada igual? (ME)


FÃ-CLUBE DO TONY BENNET

Como não fui ao Tony Bennet, algumas pessoas que lêem a Fênetre aqui em Cannes (não sei onde arranjam tempo ou saco para isso) vieram reclamar comigo hoje, dizendo que foi espetacular e que Tony é um showman, muito superior ao seu par brasileiro (segundo este colunista), Agnaldo Rayol.
Um exemplo: ontem, Tony respondeu a alguém que perguntou se ele não estava cansado de cantar “I left my heart in San Francisco” depois de tantos anos.
A resposta: “Por quê? Você, por acaso, se cansa de fazer amor?”
Genial.


2 ½ PERGUNTAS PARA AS TIGRESAS

Seguindo a sugestão de pauta do leitor e amigo da coluna André Pellenz, diretor da hotel:filmes, fui atrás de uma entrevista com as folclóricas Tigresas (ou Oncinhas, como alguns chamam, ou ainda Femmes Panthères, em francês) a tiazona Pascaline Benito e a tia Esmeralda Petit que ficam passeando com essa roupa esquisita por Cannes em todos os eventos.

FABIO SEIDL: Porque as senhoras são conhecidas como tigresas se usam roupa de onça, jaguatirica, sei lá o que é isso, mas tigre não é.

TIAZONA TIGRESA: Não sabemos, nós só usamos as roupas, as pessoas é que colocaram esse apelido.

FABIO SEIDL: E nesses festivais todos, de cinema, de publicidade, as senhoras já foram assediadas ou namoraram artistas famosos, publicitários...?

TIA TIGRESA: Sim, alguns tentam.

TIAZONA: De onde você é?

FABIO SEIDL: Do Brasil. Janela Publicitária...

TIAZONA: Ah, então você conhece o Marcio Ehrlich, aquele canalha! Me deixou na rua da amargura. Olha, avisa pra ele que a pensão da Tigresa-filha aqui está atrasada. Eu ainda tenho as cartas todas que ele mandou pra mim, prometendo que ia me levar para conhecer Copacabana...

Quando a primeira lágrima da filha escorreu, achei melhor ir andando...

N.R.: Isso é uma deslavada calúnia, Fabio. O prometido foi que todo ano eu mandaria 10% do faturamento publicitário da Fenêtre pra elas. O que eu posso fazer se ninguém anuncia nessa droga desse coluna? (ME)


A TERRA VAI TREMER

Descubra quantos trocadilhos tem nas matérias da Fenêtre e ganhe uma sunga usada pelo Marcio Ehrlich no festival de Cannes em 1998.
Tudo isso para dizer que a festa mais esperada de Cannes é hoje. É a Festa do Terra que vai rolar no Palais Bulles (Palácio de Bolhas) do Pierre Cardin. Ano passado, o convescote armado pela B/Ferraz para a marca num navio atracado no Porto de Cannes foi a melhor do festival. A desse ano, que promete ser maior ainda, deve manter a tradição. Uma das atrações confirmadas é o Morcheeba.
Vejam só uma imagem da casa onde a galera vai se esbaldar logo mais. Depois eu conto como foi.


QUEREM ACABAR COM A BORESTA

Quinta em Cannes é, tradicionalmente, o dia do bodinho, da boresta, de pegar a galera e passear pelo sul da França. Aí os caras colocam duas coisas bacanas emendadas.
Os New Directors da Saatchi (sempre é um puta evento e bom de se ver) e – na sequência – o seminário da Wieden+Kennedy com a Coca-Cola.
Fui nos dois.
O New Directors foi um showzão. Começou com a performance de um grupo argentino de teatro envolvendo esteiras de corrida, pessoas penduradas em cabos de aço, tiros, muita água e isopor. Entre os filmes exibidos, quase tudo excelente.
Os principais destaques:

O brasileiro Luiz Adriano, da Tribbo Post com o trabalho Fumar Mata Mais, para F/Nazca (que também está no shortlist de Filmes) O italiano Blu
O surreal clip da Bjork da Encyclopedia Pictura (aqui, com exibição para óculos 3D) Os geniais clips em espaço apertado de Vincent Moon para o Arcade Fire
 
E para o REM.  

Wieden com McCannCoca com PepsiJá a palestra da Wieden Kennedy com a Coca-Cola foi decepcionante. E o representante da Coca ainda ficou comentando trabalhos da McCann (como logo deles no telão e tudo, e a palestra era da Wieden) e da...Pepsi, com direito a fotinha do produto no telão e tudo.

A Coca estava tão morna que no final não tinha um ser humano para fazer perguntas aos palestrantes. Acabou com os próprios funcionários da fábrica de refrigerantes puxando a rodada de questões.


CHINESES

É incrível o carinho que o festival está tendo com os chineses. Hoje tem o segundo seminário envolvedo o desenvolvimento deste país (o primeiro teve como tema o BRIC; mas um painel inteiro sobre eles). É promovido pela japonesa Dentsu, uma das maiores companhias de comunicação (publicidade inclusive) do planeta e que já está de olho no mercado de lá.
E mais: em todas as palestras desde que o fstival começou, tem tradutor simultâneo de inglês para Mandarim. E para mais nenhuma outra língua.


BOTA NA CONTA

Um conhecido produtor do mercado comentando ontem que tinha sido obrigado a abrir a mão.

- Pô, os caras lá da produtora tão vindo aí pegar o leão que eles ganharam. Acabei de liberar passagem, tive que reservar hotel caro porque não tem mais vaga em lugar nenhum...
- Mas ganharam o quê, se o resultado de filmes nem saiu ainda?
- Não, ganharam em Cyber.
- Mas Cyber foi hoje!
- Como assim? Os caras me falaram que precisavam que eu pagasse a passagem deles para virem pegar o bronze em Cyber.
- Mas, cara, bronze não sobe no palco, nem entregam, os caras só vão ver esse leão depois que mandarem lá para o Brasil!
- Tu tá de sacanagem. Peraí, tô passando até mal agora, não me mata de susto.
- Juro. Tô achando que te enrolaram.
- Caceta, que preju!!!

A zoação com o - agora um pouquinho mais pobre - produtor foi noite adentro.

MAIS DOIS

Ontem, dois ótimos seminários: o da Nike com a R/GA e o da Revista Contagious com a Leo Burnett.
A Nike apresentou dois novos projetos muito bacanas, o Nike+ Mini que vai para a comunidade de corredores que eles têm na internet, com personagens criados pelos próprios usuários (para os nerds, avatares) que vão parar em banners de internet, filminhos de animação e muito mais. E o Human Race 10k, a maior corrida do mundo, que vai ocorrer em todos os países quanto for possível no dia 31 de agosto deste ano.
Já a Contagious apresentou 25 cases inovadores e muita coisa de publicidade interativa e colaborativa. Um dos mais incríveis foi este realizado na Espanha com a Fundação Prodis para pessoas com síndrome de Down.

QUASE 600

Foram quase 600 filmes selecionados para a exibição dos finalistas amanhã.
É muita coisa. Só 15 brasileiros. O pessoal diz que é pouca coisa (não achei).
Com isso, estima-se que deva demorar quase 5 horas. Seis, com intervalo.

ATRASOS

Atrasou a cerimônia de ontem. Atrasou o short list. Atrasou a mostra New Directors da Saatchi. O motivo? O festival está sobrecarregado.
Então, amanhã eu também vou atrasar a coluna porque a exibição do shortlist também vai demorar a terminar.

MOMENTO AMAURY JR

Uma boa razão para você, quando encontrar com alguma dessas pessoas, dar uma boa zoada e dizer: “Poxa, tanto lugar para sair a sua foto e você foi aparecer logo na Fenêtre Publicitaire?! É muita decadência.”

Cleber Paradela (agência Tudo), Diogo Mello (Fischer Portugal) e a redatora Daniela Ribeiro André Kirkelis (Leo Burnett), Angela (Ogilvy) e Paulo Areas (também da Leo), assistindo a palestra da Contagious.
Álvaro Rodrigues (Agência3), como bom vascaíno, foi Prata em Press. O carioca Renan Tommaso (AlmapBBDO), comemora merecidamente seu ouro em Press.
Flavio Medeiros (Heads), Tatiana Soter (Quê) e Pedro Américo (Tempo Romênia), com óculos 3D curtindo os New Directors da Saatchi.
Renato Jardim (NBS), Alexandre Motta (Binder), Pedro Utzeri (Neogama), André Lima (NBS), Marcio Juniot (Neogama), Adriano Matos (DM9), Marcio Fritzen (DM9), Humberto Fernandez (Africa) e Antônio Mega Rodrigues (DM9) na entrada do Palais.


VIDA MANSA

Pessoas que tem o boi na sombra e usam o tempo ocioso para ler os impropérios desferidos por este missivista e ainda escrevem para a Fênetre.

DE: Daniel Xavier, da Cartoon Network, Atlanta (EUA):
"
Fala Seidl!
Parabéns pela cobertura. Já faz alguns anos mas lembro bem do Vietnã que é essa sala de imprensa e sei como é difícil arrumar tranquilidade pra passar essas informações de maneira tão saborosa, como a que você tem feito nesses anos."

SEIDL RESPONDE: Fala, Daniel! Superobrigado! Mas que papo é esse de saborosa? Tá me estranhando? Abração, Fabio

DE: Deko Schmidt, Sangebom filmes, Porto Alegre:
"Como sempre estou acompanhando de Porto Alegre a tua cobertura, alias aqui faz 2 graus, um gelo só.
O Marcio Ehrlich deve estar te pagando uma fortuna, pois todo mundo lê a tua coluna na época de Cannes.
Ver fotos de velhos amigos é muito legal. Muito engraçado o “onipresente Accioly”. É que na verdade existem 30 Aciollys"

SEIDL RESPONDE: Deko, se o Marcio Ehrlich me pagasse uma fortuna, você acha que eu estaria hospedado no Le Favelê? Eu acabei de comprovar que existem mais Acciolys. Agora mesmo, aqui na sala de imprensa, tinha um Accioly rodando um comercial da Margarida com o Pelé, outro mandando notícias pro Vox News e mais um tirando foto dele mesmo ao lado de mais 3 Acciolys. E todos os Acciloys, devo dizer, são meus irmãos aqui, sempre me quebram vários galhos.

DE: Rafael Simi, da Heads, Rio
" Fala, Fábio,
Muito legal a coluna. Além de ser divertida, tem uma garimpada boa do que é legal no festival. Você faz o trabalho árduo de ver horas e horas de filmes, quilômetros de peças, e entregar de bandeja pra gente o filé mignon.
Mas acho que a notícia mais curiosa até agora foi a de que o único Leão de Ouro em Press para toda a América Latina foi entregue para dois estagiários.
Eu não vejo esse prêmio como surpreendente. O Brasil tem uma publicidade tão boa e a disputa por uma vaga em agências é tão grande, que há muito tempo, ouço comentários de que a garotada tem saído das faculdades cada vez mais profissional
Acho que a prova está aí. Ou será que esse comentário meu é uma bela de uma patriotada "a la Galvão Bueno" e você acha que o prêmio para os garotos da Almap não é uma prova de que nossa publicidade é uma das maiores formadoras de talentos do mundo?"

SEIDL RESPONDE: Valeu, Galvão. Ou melhor, Rrrrrrrrafael. A regra é clara: quando o cara é bom e rala, uma hora chega o rrrrreconhecimento. O leão da Agência3 também é de uma dupla junior! Vai que é tua!

Também andam lendo essa mixórdia: Charles Nobili (Nova Onda), Fabiano Bomfim (Fischer Portugal), Libero Saporetti (Diretoria), Amandio Cardoso (redator), Flavio Medeiros (Heads).

O redator Fabio Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela em Cannes 2008.