05 de junho de 2008, quinta-feira
Bem, amigos da Fenêtre
Publicitaire.
É chegada aquela hora do ano em que o seu chefe, os puxa-sacos
do chefe, as pessoas que sabem de segredos obscuros do chefe e uma
parcela de pessoas competentes e trabalhadoras - na qual estão
incluídos os nossos amigos - vão para a Riviera Francesa,
bancados pela firma, para fingirem que assistem comerciais enquanto
o topless come solto nas praias da Côte D’ Azur.
Vem aí o Festival de Cannes de Publicidade.
E você que vai ficar aí, enrolando a semana inteira para
não fazer os jobs deles que ficaram na sua mão, vai
ficar cheio de tempo ocioso para ocupar, certo?
É aí que entra a Fênetre Publicitaire,
a cobertura do festival que não diz lé com cré.
A começar por essa expressão: “lé com cré”,
que não faz o menor sentido.
É aí que entra este seu amigo. Para trazer até
você uma visão não-jornalística do evento
e trazer para minha irmã um perfume da Calvin Klein que, aliás,
é americano e não francês, já falei isso
para ela.
E este ano a Fenêtre promete. Promete pegar
as piadas que eu já contei há quatro anos de novo e
que ninguém lembra mais. Se tem anúncio que faz isso,
porque não esta coluna?
Só espero que vocês, assim como eu, se divirtam.
Quer dizer, eu talvez me divirta um pouco menos esse ano.
É que o festival ainda nem começou e eu já fui
rebaixado – mais uma vez – de Jornalista com credencial
Press A para Press B.
Para vocês entenderem o que isso quer dizer, traduzi a definição
das credenciais do site oficial de Cannes:
“Os jornalistas portadores da credencial ‘Press
A’ tem direito a:
- Acesso irrestrito a todas as áreas e eventos do
festival, inclusive festas de gala oficiais.
- Se sentirem necessidade, podem ter acesso ao banheiro do Craig
Davis, presidente do Júri, mesmo que ele esteja usando e
diga: “tem gente.”
- Os Press A tem o poder de veto a qualquer sanção
da ONU.
- Aliás, tem poder de veto também ao Sansão,
personagem mitológico que extraía sua força
dos cabelos e ao Sansão, coelhinho da Turma da Mônica.
- Os Press A são maus, pegam um, pegam geral.
Os jornalistas portadores da credencial “Press B”
tem direito a:
- Serem barrados das festas de gala do evento.
- Comerem a baguete que o diabo amassou, desde que paguem do próprio
bolso.
- Um poster do Marcio Ehrlich, autografado, apresentando o Colunistas
Rio 1982, desde que peçam para ele e, claro, paguem do próprio
bolso porque nós nunca vimos o Marcio dar nada para ninguém.”
Das duas uma. Ou alguém na assessoria de imprensa aprendeu
português e percebeu que a Fenêtre
não vale meia pataca, ou me confundiram com um corinthiano
e me colocaram na série B. Vamos ver no que dá. Um
grande abraço e obrigado pela companhia.
PS 1: Nesta quinta estou indo julgar
os Cannes Predictions aqui em São Paulo. Depois eu conto
como foi.
PS 2: E-mails, comentários, sugestões?
fseidl@ig.com.br ou direto
com o editor e quem realmente manda: janela@janela.com.br
Notas da Redação (quer dizer, do
Marcio Ehrlich, mesmo):
1) Fábio, meu tio-avô Samuel Jacó me ensinou
que não se dá nada. Empresta-se a juros camaradas,
isso sim.
2) Se você tivesse lido Monteiro Lobato em vez de só
assistir na Tv Globo, teria aprendido o que a Dona Benta ensinou:
"lé com lé, cré com cré" é
corruptela de "leigo com leigo, clérigo com clérigo".
Ou seja, cada um que saiba o seu lugar. Hum... Será que foi
por isso é que você ganhou Press B?
O redator Fabio
Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela
em Cannes 2008.
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