Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
Janela Publicitária - Edição de 18/ABR/2008 Marcio Ehrlich
Giannini deixa
Publicis e pode ir para Euro
Marcelo
Giannini (foto) deixou esta terça-feira, 15 de abril, o cargo
de diretor geral e de criação do escritório
da Publicis no Rio de Janeiro, para onde havia voltado em 2006,
depois de cinco anos afastado da agência cuja criação
dirigiu de 1996 a 2001.
Apesar de não deixar muitas pistas em seu comunicado -- apenas
que estaria assumindo "um novo desafio" -- os comentários
no mercado, durante toda a tarde, seriam de que Giannini teria sido
o nome escolhido pela Euro para assumir a criação
da agência que surgirá a partir da compra da carioca
Contemporânea. As negociações entre as partes
já estão praticamente encerradas e devem ser oficializadas
na próxima semana. O nome de Giannini, segundo as análises
que circulam no Rio, teria sentido por ele ter trabalhado na Publicis
com a futura diretora do escritório da Euro, a publicitária
Vivian Ferraz.
Leite de Rosas
volta a anunciar pela Binder/FC+M
A tradicional marca Leite de Rosas – há 80 anos no
mercado nacional - está lançando uma nova campanha
publicitária, criada pela agência Binder/FC+M, para
modernizar a marca e apresentar suas duas novas fragrâncias:
Fresh e Pétalas. A agência, em seu press-release, diz
que o cliente estava há cinco anos sem investir em um planejamento
de mídia. Em 2005, a W/Brasil havia anunciado a conquista
da conta e o lançamento de uma campanha (leia),
mas não conseguimos confirmar se algum material chegou a
ir para o ar.
Seguindo o conceito “Vai bem com todo mundo”, os filmes
criados agora pela Binder e produzidos pela Yes para a TV aberta
– em versão de 15 e 30 segundos - mostram a tradição
dos produtos da Leite de Rosas e, usando um forró produzido
pela Nova Onda como trilha, falam sobre esses laços de afeto
que se formam em nossa comunidade, ampliando o sentido de família.
A veiculação começa no domingo, dia 13 de abril,
e será feita nas emissoras Globo, SBT, Rede TV e Record,
nas regiões Norte, Nordeste e Rio de Janeiro. O plano de
mídia também conta com ações de merchandising
em programas de televisão - Programa da Tarde, na Record,
Sessão Premiada, no SBT e TV Fama, na Rede TV -, além
de anúncios na Revista Contigo e jingle para rádios
do interior de São Paulo.
O comercial teve criação de Alexandre Motta e foi
dirigido por Caio Abreia. A ficha técnica ainda inclui direção
de fotografia de Marcelo Brasil, produção executiva
de Leonardo Servolo, mídia de Fernanda Cordovil e Ana Basile,
atendimento de Manuela Teixeira e Renata Barbosa e aprovação
pelo cliente de Juliana Block e Patrick Mascarenhas.
fullpack
inaugura sede na Barra
Um
prédio de 2.000 m2 na Av.Lucio Costa, 6450 é nova
sede da agência fullpack (escrita assim mesmo, com minúsculas),
presidida por Maurício Marquez, o mesmo publicitário
que há 14 anos fundou a agência especializada em varejo
Millenn, vencedora de inúmeros prêmios como Empresa
de Promoção do Ano no Prêmio Colunistas, Melhor
Empresa de Comunicação Integrada pela revista ABOUT,
Case de Marketing do Ano pela ABM&N e premiada duas vezes no
The New York Festivals e no London International Awards.
Com investimentos de 12 milhões de reais, o prédio
foi projetado pelo próprio Marquez, e inclui salas específicas
para treinamento, estúdio fotográfico, oficina de
design e sala de espelho, sem falar em áreas de lazer para
os funcionários, como sala de Pilates e um local onde às
sextas-feiras costuma acontecer um Happy Hour, muitas vezes com
música ao vivo apresentada pelos próprios funcionários.
A fullpack foi a alternativa de Maurício Marquez para ampliar
a sua área de atuação. O executivo notou que
havia possibilidade de sua equipe também partir para planejamentos,
design de embalagens e de produtos, sinalizações e
projetos para qualquer tipo de mercado. A solução
foi fechar a Millenn e abrir uma nova empresa, nascendo assim a
fullpack.
F/Nazca domina
o Prêmio Abril no Rio
EM
PRIMEIRA MÃO - A F/Nazca Saatchi & Saachi foi a grande vencedora
do Prêmio Abril de Publicidade 2008, Regional Rio de Janeiro, entregue
na noite de terça-feira em uma simpática festa no Copacabana Palace
que contou com a presença de cerca de 300 publicitários, recepcionados
pelo diretor de publicidade da editora Abril no Rio, Paulo Renato Simões,
e sua equipe.
Dos 11 trabalhos finalistas, a agência classificou 7, incluindo
o que acabou como vencedor do Grand Prix do concurso, a campanha
"Cuide-se bem", para o cliente Unimed. A campanha mostra
uma colagem de cenários que se seguem à imagens de
esportistas. Na peça que ilustra esta matéria, por
exemplo, são montanhistas no primeiro quadro, seguidos por
116 cachoeiras e montanhas, com a assinatura "Você ainda
tem muita vida pela frente. Cuide-se bem."
Normalmente selecionando 10 finalistas, este ano a Editora Abril
encontrou um empate nas pontuações, aceitando com
isso incluir mais um trabalho na lista.
A segunda agência melhor colocada foi a NBS, com duas peças.
Ainda emplacaram trabalhos as agências DM9DDB e McCann Erickson.
Estes foram os demais 10 finalistas:
- "Empresários de Êxito", da F/Nazca S&S
para O Globo.
- "Algema", da NBS para Oi.
- "Institucional", da F/Nazca S&S para Unimed.
- "Madame D", da DM9DDB para a Duloren.
- "Nunca Mais Dirijo...", da F/Nazca S&S para Unimed
(Dia das Mães)
- "Diabinhos", da McCann Erickson para a Cerveja Devassa.
- "Uma empresa de sonho", da F/Nazca S&S para a Petrobras.
- "Cow Parade", da NBS para a Oi.
- "Ano Novo", da F/Nazca S&S para a Unimed.
- "Trilhas", da F/Nazca S&S para a Claro.
Na foto abaixo, a equipe da F/Nazca comemora o Grand Prix com Marcelo
Giannubilo e Mauro Madruga, da Unimed.
Prestação
de Contas do Rio
AGNELO RIO
Com a entrada de Marcos Silveira, Sérgio de Paula e Marcelo Gorodicht na
Angelo Pacheco do Rio de Janeiro, novas contas estão sendo levadas para
a agência, como as da operadora de viagens Air International Tours (AIT),
dos bebedouros Masterfrio e da W3 Engenharia.
A AIT atua há mais de 10 anos como operadora de viagens focada
no mercado do Rio de Janeiro. A empresa é reconhecida também
pelos seus produtos específicos, a exemplo dos pacotes para
praticantes de ski na neve. A nova comunicação do
cliente já pode ser vista em anúncios de jornal, nos
cadernos de turismo, e material de marketing direto. As peças
trazem títulos descontraídos, como "Explore o
mundo sem precisar fazer o mesmo com seu bolso", e a agência
já está desenvolvendo nova campanha para a próxima
temporada de férias, que inclui peças de mídia
impressa e comerciais em televisão fechada e salas de cinema.
A Masterfrio é fabricante de bebedouros e purificadores de
água para uso residencial, escritórios e indústrias,
no mercado brasileiro há mais de uma década. A primeira
ação da Agnelo Rio é dirigida ao consumidor
final, com anúncios nas edições de abril de
revistas femininas e de saúde, além de material de
PDV. Como parte da estratégia, a Masterfrio participa no
próximo dia 28/04, como um dos patrocinadores, do 10o Prêmio
Contigo de Televisão, que acontece no Copacabana Palace,
Rio de Janeiro.
E a W3 Engenharia é responsável por projetos residenciais
e comerciais, ocupando hoje importante espaço nos segmentos
de shopping centers e hotelaria. A agência assinou a campanha
de lançamento do Condomínio Barão de Mauá,
em São Gonçalo, com o conceito “Quer comprou?”.
O plano de mídia contou com quatro teasers seqüenciais,
veiculados em jornais, finalizando num rouba-página anunciando
o lançamento do condomínio. A campanha tem ainda outdoor,
busdoor, placas de sinalização e ações
promocionais.
PERCEPTTIVA
A Percepttiva Comunicação conquistou a conta da Regional Citroën
Rio de Janeiro, se tornando responsável pela comunicação
das 11 concessionárias espalhadas pelo Rio de Janeiro. O investimento previsto
na área de marketing é de R$ 3,5 milhões ao ano e a Percepttiva
já prepara a primeira campanha da marca.
W/BRASIL RIO
A filial carioca da W/Brasil anuncia as contas dos shoppings Ilha Plaza (Ilha
do Governador, RJ) e Plaza Shopping (Niterói, RJ), e o Shopping Del Rey
de Belo Horizonte. Os três pertencem ao grupo BRMALLS - atualmente a maior
empresa de shoppings centers do país.
IV Congresso
terá apresentação no Rio
As principais associações empresariais da Publicidade
Carioca -- ABAP, ABP e Sindicato das Agências -- vão
receber o mercado para um café-da-manhã no próximo
dia 8 de maio, para que o presidente da ABAP Nacional, Dalton Pastore,
faça uma apresentação sobre o IV Congresso
Brasileiro de Propaganda, programado para 14 a 16 de julho próximos.
O IV Congresso vai acontecer 30 anos depois da terceira versão,
ocorrida em 1978, e que, na época, criou o CONAR –
Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária.
Agora, o evento está programado para ocorrer no World Trade
Center, em São Paulo, discutindo novas mídias, liberdade
de expressão comercial, direitos autorais, responsabilidade
social, licitações públicas e concorrências
privadas.
Mais detalhes sobre o IV Congresso, aliás, já podem
ser obtidos pelo site www.congressodepublicidade.com.br.
Reforços do Mercado
NBS
(Rio - RJ) - O redator Felipe Rodrigues (foto à direita) retorna
para a Criação da NBS. Depois de uma passagem pela Giovanni FCB,
volta a trabalhar junto aos diretores de criação Pedro Feyer e
André Lima. Com 24 anos de carreira, o profissional já passou
por diversas agências, como Brasil América Propaganda, Salles (atual
Publicis), Giovanni Comunicações, Contemporânea e NBS. Rodrigues
conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais, como Festival
de Londres, Festival de Nova Iorque, Gramado, ABP, Prêmio Abril, Colunistas
RJ e Colunistas Brasil.
Infoglobo (Rio - RJ) - Christiane Dumont (ex-JWT, Bridge e DPZ) é
a nova contratação da área de marketing do Infoglobo, responsável
pelos jornais O Globo e Extra. Chris estava até recentemente como sócia
na empresa de promoções de Ari Hartmann.
Publicis (Rio - RJ) - A agência está anunciando a contratação
de nova profissional que vai reforçar o grupo de atendimento ao cliente
L'Oréal. Cristiana Castier acumula 19 anos de experiência e passagens
pela JWT, Casa da Criação e Jornal O Globo.
Agência3 (Rio - RJ) - A equipe
de criação de Álvaro
Rodrigues tem 10 novos nomes. O diretor
de arte Gerson Costa foi trazido da Casa
da Criação para supervisionar
a criação do Núcleo
Imobiliário. Também chegam
os diretores de arte Vitor Borges (ex-Indústria
Nacional), Raphael Lopes (ex-Percepttiva),
Camilla Moreira (ex-Binder FC+M), Marcel
Boaventura (ex-CGCOM e 11|21) e Rodolfo
Viana (ex-Red Café e PopMakt).
A criação é reforçada também pelos redatores
Lucas Ribeiro (ex-Ação Propaganda e Percepttiva), Rafael Ramos
(ex-Percepttiva, Brasil.com, Espaço/Z e Doctor), Leo Valpassos (ex-Percepttiva)
e Raphael Fiuza (ex-B/W) e também vencedor do Grand Prix do Clube do
Futuro, concurso promovido pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro.