Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/ABR/2008
Marcio Ehrlich

 

Giannini deixa Publicis e pode ir para Euro

Marcelo Giannini (foto) deixou esta terça-feira, 15 de abril, o cargo de diretor geral e de criação do escritório da Publicis no Rio de Janeiro, para onde havia voltado em 2006, depois de cinco anos afastado da agência cuja criação dirigiu de 1996 a 2001.
Apesar de não deixar muitas pistas em seu comunicado -- apenas que estaria assumindo "um novo desafio" -- os comentários no mercado, durante toda a tarde, seriam de que Giannini teria sido o nome escolhido pela Euro para assumir a criação da agência que surgirá a partir da compra da carioca Contemporânea. As negociações entre as partes já estão praticamente encerradas e devem ser oficializadas na próxima semana. O nome de Giannini, segundo as análises que circulam no Rio, teria sentido por ele ter trabalhado na Publicis com a futura diretora do escritório da Euro, a publicitária Vivian Ferraz.

Leite de Rosas volta a anunciar pela Binder/FC+M

A tradicional marca Leite de Rosas – há 80 anos no mercado nacional - está lançando uma nova campanha publicitária, criada pela agência Binder/FC+M, para modernizar a marca e apresentar suas duas novas fragrâncias: Fresh e Pétalas. A agência, em seu press-release, diz que o cliente estava há cinco anos sem investir em um planejamento de mídia. Em 2005, a W/Brasil havia anunciado a conquista da conta e o lançamento de uma campanha (leia), mas não conseguimos confirmar se algum material chegou a ir para o ar.
Seguindo o conceito “Vai bem com todo mundo”, os filmes criados agora pela Binder e produzidos pela Yes para a TV aberta – em versão de 15 e 30 segundos - mostram a tradição dos produtos da Leite de Rosas e, usando um forró produzido pela Nova Onda como trilha, falam sobre esses laços de afeto que se formam em nossa comunidade, ampliando o sentido de família.
A veiculação começa no domingo, dia 13 de abril, e será feita nas emissoras Globo, SBT, Rede TV e Record, nas regiões Norte, Nordeste e Rio de Janeiro. O plano de mídia também conta com ações de merchandising em programas de televisão - Programa da Tarde, na Record, Sessão Premiada, no SBT e TV Fama, na Rede TV -, além de anúncios na Revista Contigo e jingle para rádios do interior de São Paulo.
O comercial teve criação de Alexandre Motta e foi dirigido por Caio Abreia. A ficha técnica ainda inclui direção de fotografia de Marcelo Brasil, produção executiva de Leonardo Servolo, mídia de Fernanda Cordovil e Ana Basile, atendimento de Manuela Teixeira e Renata Barbosa e aprovação pelo cliente de Juliana Block e Patrick Mascarenhas.

fullpack inaugura sede na Barra

Um prédio de 2.000 m2 na Av.Lucio Costa, 6450 é nova sede da agência fullpack (escrita assim mesmo, com minúsculas), presidida por Maurício Marquez, o mesmo publicitário que há 14 anos fundou a agência especializada em varejo Millenn, vencedora de inúmeros prêmios como Empresa de Promoção do Ano no Prêmio Colunistas, Melhor Empresa de Comunicação Integrada pela revista ABOUT, Case de Marketing do Ano pela ABM&N e premiada duas vezes no The New York Festivals e no London International Awards.
Com investimentos de 12 milhões de reais, o prédio foi projetado pelo próprio Marquez, e inclui salas específicas para treinamento, estúdio fotográfico, oficina de design e sala de espelho, sem falar em áreas de lazer para os funcionários, como sala de Pilates e um local onde às sextas-feiras costuma acontecer um Happy Hour, muitas vezes com música ao vivo apresentada pelos próprios funcionários.
A fullpack foi a alternativa de Maurício Marquez para ampliar a sua área de atuação. O executivo notou que havia possibilidade de sua equipe também partir para planejamentos, design de embalagens e de produtos, sinalizações e projetos para qualquer tipo de mercado. A solução foi fechar a Millenn e abrir uma nova empresa, nascendo assim a fullpack.

F/Nazca domina o Prêmio Abril no Rio

EM PRIMEIRA MÃO - A F/Nazca Saatchi & Saachi foi a grande vencedora do Prêmio Abril de Publicidade 2008, Regional Rio de Janeiro, entregue na noite de terça-feira em uma simpática festa no Copacabana Palace que contou com a presença de cerca de 300 publicitários, recepcionados pelo diretor de publicidade da editora Abril no Rio, Paulo Renato Simões, e sua equipe.
Dos 11 trabalhos finalistas, a agência classificou 7, incluindo o que acabou como vencedor do Grand Prix do concurso, a campanha "Cuide-se bem", para o cliente Unimed. A campanha mostra uma colagem de cenários que se seguem à imagens de esportistas. Na peça que ilustra esta matéria, por exemplo, são montanhistas no primeiro quadro, seguidos por 116 cachoeiras e montanhas, com a assinatura "Você ainda tem muita vida pela frente. Cuide-se bem."
Normalmente selecionando 10 finalistas, este ano a Editora Abril encontrou um empate nas pontuações, aceitando com isso incluir mais um trabalho na lista.
A segunda agência melhor colocada foi a NBS, com duas peças. Ainda emplacaram trabalhos as agências DM9DDB e McCann Erickson.
Estes foram os demais 10 finalistas:
- "Empresários de Êxito", da F/Nazca S&S para O Globo.
- "Algema", da NBS para Oi.
- "Institucional", da F/Nazca S&S para Unimed.
- "Madame D", da DM9DDB para a Duloren.
- "Nunca Mais Dirijo...", da F/Nazca S&S para Unimed (Dia das Mães)
- "Diabinhos", da McCann Erickson para a Cerveja Devassa.
- "Uma empresa de sonho", da F/Nazca S&S para a Petrobras.
- "Cow Parade", da NBS para a Oi.
- "Ano Novo", da F/Nazca S&S para a Unimed.
- "Trilhas", da F/Nazca S&S para a Claro.
Na foto abaixo, a equipe da F/Nazca comemora o Grand Prix com Marcelo Giannubilo e Mauro Madruga, da Unimed.



Prestação de Contas do Rio

AGNELO RIO

Com a entrada de Marcos Silveira, Sérgio de Paula e Marcelo Gorodicht na Angelo Pacheco do Rio de Janeiro, novas contas estão sendo levadas para a agência, como as da operadora de viagens Air International Tours (AIT), dos bebedouros Masterfrio e da W3 Engenharia.
A AIT atua há mais de 10 anos como operadora de viagens focada no mercado do Rio de Janeiro. A empresa é reconhecida também pelos seus produtos específicos, a exemplo dos pacotes para praticantes de ski na neve. A nova comunicação do cliente já pode ser vista em anúncios de jornal, nos cadernos de turismo, e material de marketing direto. As peças trazem títulos descontraídos, como "Explore o mundo sem precisar fazer o mesmo com seu bolso", e a agência já está desenvolvendo nova campanha para a próxima temporada de férias, que inclui peças de mídia impressa e comerciais em televisão fechada e salas de cinema.
A Masterfrio é fabricante de bebedouros e purificadores de água para uso residencial, escritórios e indústrias, no mercado brasileiro há mais de uma década. A primeira ação da Agnelo Rio é dirigida ao consumidor final, com anúncios nas edições de abril de revistas femininas e de saúde, além de material de PDV. Como parte da estratégia, a Masterfrio participa no próximo dia 28/04, como um dos patrocinadores, do 10o Prêmio Contigo de Televisão, que acontece no Copacabana Palace, Rio de Janeiro.
E a W3 Engenharia é responsável por projetos residenciais e comerciais, ocupando hoje importante espaço nos segmentos de shopping centers e hotelaria. A agência assinou a campanha de lançamento do Condomínio Barão de Mauá, em São Gonçalo, com o conceito “Quer comprou?”. O plano de mídia contou com quatro teasers seqüenciais, veiculados em jornais, finalizando num rouba-página anunciando o lançamento do condomínio. A campanha tem ainda outdoor, busdoor, placas de sinalização e ações promocionais.

PERCEPTTIVA

A Percepttiva Comunicação conquistou a conta da Regional Citroën Rio de Janeiro, se tornando responsável pela comunicação das 11 concessionárias espalhadas pelo Rio de Janeiro. O investimento previsto na área de marketing é de R$ 3,5 milhões ao ano e a Percepttiva já prepara a primeira campanha da marca.

W/BRASIL RIO

A filial carioca da W/Brasil anuncia as contas dos shoppings Ilha Plaza (Ilha do Governador, RJ) e Plaza Shopping (Niterói, RJ), e o Shopping Del Rey de Belo Horizonte. Os três pertencem ao grupo BRMALLS - atualmente a maior empresa de shoppings centers do país.

IV Congresso terá apresentação no Rio

As principais associações empresariais da Publicidade Carioca -- ABAP, ABP e Sindicato das Agências -- vão receber o mercado para um café-da-manhã no próximo dia 8 de maio, para que o presidente da ABAP Nacional, Dalton Pastore, faça uma apresentação sobre o IV Congresso Brasileiro de Propaganda, programado para 14 a 16 de julho próximos.
O IV Congresso vai acontecer 30 anos depois da terceira versão, ocorrida em 1978, e que, na época, criou o CONAR – Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária. Agora, o evento está programado para ocorrer no World Trade Center, em São Paulo, discutindo novas mídias, liberdade de expressão comercial, direitos autorais, responsabilidade social, licitações públicas e concorrências privadas.
Mais detalhes sobre o IV Congresso, aliás, já podem ser obtidos pelo site www.congressodepublicidade.com.br.

Reforços do Mercado

Felipe RodriguesNBS (Rio - RJ) - O redator Felipe Rodrigues (foto à direita) retorna para a Criação da NBS. Depois de uma passagem pela Giovanni FCB, volta a trabalhar junto aos diretores de criação Pedro Feyer e André Lima. Com 24 anos de carreira, o profissional já passou por diversas agências, como Brasil América Propaganda, Salles (atual Publicis), Giovanni Comunicações, Contemporânea e NBS. Rodrigues conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais, como Festival de Londres, Festival de Nova Iorque, Gramado, ABP, Prêmio Abril, Colunistas RJ e Colunistas Brasil.

Infoglobo (Rio - RJ) - Christiane Dumont (ex-JWT, Bridge e DPZ) é a nova contratação da área de marketing do Infoglobo, responsável pelos jornais O Globo e Extra. Chris estava até recentemente como sócia na empresa de promoções de Ari Hartmann.

Publicis (Rio - RJ) - A agência está anunciando a contratação de nova profissional que vai reforçar o grupo de atendimento ao cliente L'Oréal. Cristiana Castier acumula 19 anos de experiência e passagens pela JWT, Casa da Criação e Jornal O Globo.

Agência3 (Rio - RJ) - A equipe de criação de Álvaro Rodrigues tem 10 novos nomes. O diretor de arte Gerson Costa foi trazido da Casa da Criação para supervisionar a criação do Núcleo Imobiliário. Também chegam os diretores de arte Vitor Borges (ex-Indústria Nacional), Raphael Lopes (ex-Percepttiva), Camilla Moreira (ex-Binder FC+M), Marcel Boaventura (ex-CGCOM e 11|21) e Rodolfo Viana (ex-Red Café e PopMakt).
A criação é reforçada também pelos redatores Lucas Ribeiro (ex-Ação Propaganda e Percepttiva), Rafael Ramos (ex-Percepttiva, Brasil.com, Espaço/Z e Doctor), Leo Valpassos (ex-Percepttiva) e Raphael Fiuza (ex-B/W) e também vencedor do Grand Prix do Clube do Futuro, concurso promovido pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro.