Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 04/ABR/2008
Marcio Ehrlich

 

DPZ Rio enxuga para se ajustar à perda da BR

A perda da conta da BR - Petrobras Distribuidora acabou tendo seus reflexos no escritório caroica da DPZ-Rio. Fechando o mês de março, a agência realizou um grande corte em sua equipe -- segundo informações recebidas pela Janela, entre 5 e 10 pessoas --, que incluíram dois profissionais que estavam há mais de 20 anos na casa: Luis Fernando Novaes, seu Diretor de Mídia, e Leonardo Laginestra, Diretor de Atendimento da conta do BNDES.
Este não é o primeiro corte significativo no escritório. Em novembro de 2006, dando como justificativa a perda da conta da Avon pelo escritório de São Paulo, a DPZ já havia demitido uma boa parte de sua equipe de criação, levando no bolo o diretor da área, Luiz Vieira.
A DPZ Rio já foi uma das maiores e mais premiadas agências deste mercado, existindo há 38 dos 40 anos da empresa.
Curiosamente, esta segunda-feira, 31, o blog da jornalista Claudia Penteado, no Jornal do Brasil, publicou uma entrevista com o diretor do escritório carioca da DPZ, Ronaldo Rangel, declarando que, por conta da importância do mercado carioca, a DPZ continuaria investindo aqui.
Segundo Rangel, o escritório conquistou em 2008 as contas do Outback e dos Produtos NKS, além de ampliar sua participação na conta da Coca-Cola, com a inclusão de projetos ligados ao Trade e à Divisão de Merchandising de Produtos.
Hoje, a DPZ Rio atende, além daquelas contas acima, as do BNDES, Souza Cruz, Infoglobo e CNC - Confederação Nacional do Comércio.

Packaging assina o branding da Flex

A Packaging Brands, da designer Marilu Schneider, foi a responsável pelo branding da Flex Linhas Aéreas, a nova empresa aérea brasileira, que começou a voar regulamente no último dia 29 de março.
A partir de pesquisas qualitativas para escolha do nome e conceito, que analisaram as motivações e os valores procurados pelos usuários na escolha e fidelidade da companhia aérea -- como segurança, conforto, bom atendimento, flexibilidade de opções, preço, transporte eficiente e pontualidade --, a empresa construiu a marca da Flex com uma tipologia estilizada e moderna. Na explicação da agência, "o estilo itálico comunica velocidade e dinamismo; o bold confere segurança e experiência à marca e o azul transmite tradição e solidez que, com o amarelo, cria um contraste e é complementado com o feixe de luz". Além disso, "o avatar posicionado abaixo da marca serve tanto como sustentação, como simula o movimento ascendente da decolagem".
A partir destes elementos, a Packaging Brands desenvolveu tanto o logo quanto as aplicações da identidade visual desde o cartão de embarque até o interior da aeronave, passando por papelaria, crachás, uniformes, sinalização de prédio e site da empresa.

MTV apresenta nova programação com mais entretenimento

Seja por conta do Youtube e de outros sites em que qualquer um pode baixar o clip de sua banda favorita, a verdade hoje é que videoclip na televisão não dá mais audiência. A afirmação é do diretor da MTV no Rio de Janeiro, Claudio Prado, que recebe o mercado publicitário esta quarta-feira, em evento no Rio de Janeiro para apresentar a nova grade de programação da emissora. "O jovem está sempre conectado, ele não fica mais esperando para ver um clip passar", garante Claudio, para explicar o motivo de cada vez mais a MTV inserir em sua grade programas voltados para o entretenimento jovem, principalmente com o envolvimento direto do público.
Na sua programação 2008, a MTV vai apresentar diversos programas diários com horários fixos, entre os quais o Scrap MTV, com a bloqueira Mari Moon, e o novo MTV na Rua, realizado totalmente ao vivo. Atualmente apenas em São Paulo, o MTV na Rua deverá ter suas versões no Rio de Janeiro e em Porto Alegre dentro de dois meses, avalia Prado.
Veículo inevitável para se comunicar com o público jovem, a MTV chega a ter uma equipe de criadores e produtores especializados em desenvolver peças publicitárias, como vinhetas e comerciais, específicas para a emissora, inclusive para clientes de grande porte que são atendidos por outras agências.

Agência3 se classifica no Art Directors Club

A Agência3 classificou um anúncio entre os finalistas do 87th Art Directors Annual Awards, com as peças "Cuba" e "Madre Teresa", uma adaptação da campanha "Viajar muda a sua vida", já premiada no Colunistas Rio 2007 com a medalha de prata.
Criadas pelo diretor de arte Tiago Peregrino e pelo redator Pedro Levier, com direção de criação de Álvaro Rodrigues, a campanha mostra, por exemplo, em uma de suas peças, fotos de Che Guevara antes e depois de ir para Cuba.
Os prêmios -- chamados de Cubes -- serão revelados em uma festa que acontece em 1º de maio, em Nova York.

Os resultados foram divulgados esta quarta-feira para as agências participantes e, naturalmente, o Brasil terá outros finalistas, mas a organização do Art Directors Club não facilita a vida de ninguém para descobrir os vencedores. Nem estão disponíveis no site nem conseguimos até agora contato com algum eventual departamento de imprensa que possa prestar informações.

Lance! lança jornal para flamenguistas

Campanha do Vencer é o primeiro job da agência Heads no Rio de Janeiro.
Com uma tiragem de 50 mil exemplares, entra nas bancas esta semana o jornal Vencer, que vai dedicar suas 16 a 24 páginas exclusivamente para a cobertura das notícias do Clube de Regatas do Flamengo. O lançamento é do Grupo Lance!, que aposta no sucesso do veículo considerando que 54% dos cariocas são flamenguistas de coração.
De acordo com Eucimar de Oliveira, ex-diretor de redação de O Dia, Meia-Hora e Extra, convidado para dar consultoria ao lançamento do novo projeto do Lance!, o Vencer segue uma tendência mundial de segmentação de mídia. O El Mundo Deportivo, que cobre o Barcelona, tem venda diária de 90 mil exemplares, e o As, especializado no Real Madrid chega a 260 mil diários.
Uma equipe de nove profissionais vai se dedicar exclusivamente à produção do novo produto que tem o desenho gráfico criado pelo escritório espanhol Cases i Associats. "Estamos fazendo um jornal popular, como é o Flamengo. Daremos destaque às musas rubro-negras, vamos abrir espaço para celebridades, para as manifestações da torcida e notícias do cotidiano do torcedor. Mas o popular não precisa ser feio ou vulgar, a qualidade está mantida", diz Luiz Fernando Gomes, editor-chefe dos veículos Lance!. O jornal será distribuído em todo o estado do Rio de Janeiro com custo de banca de R$ 0,50.
A campanha de lançamento do Vencer -- criada pela agência Heads em seu primeiro job no Rio de Janeiro -- tem como garoto-propaganda o jogador Obina. Uma promoção vai dar de graça aos leitores uma porta-chuteira, produto oficial licenciado pelo Clube de Regatas do Flamengo. Bastará juntar 30 selos publicados a partir de amanhã na capa diário.

Reforços do Mercado

W/Brasil (São Paulo - SP) - Reforçou sua equipe de mídia, dirigida por Gleidys Salvanha, com a contratação de Guta Strommer. Guta vem da Publicis onde atendia Nestlé. Já trabalhou na Borghierh/Lowe, antendendo Unilever e na TBWA/BR. Passa a atender Grendene, Aracruz, Rede Globo, MaxHaus e Kero Coco.

Giovanni+Draftfcb (Rio - RJ) - Marcelo Bressan é o mais novo contratado, como Gerente de Planejamento Financeiro. Há 10 anos no mercado, Marcelo tem passagens pelo HSBC, PricewaterhouseCoopers e Infoglobo. Por último estava na Controladoria Regional de todas as empresas do grupo Interpublic. A área é responsável pela elaboração e acompanhamento de orçamentos, rentabilidade de clientes e resultados da agência no Brasil.

Brasileiros Editora (Rio - RJ) - Está anunciando a contrataçâo de Philippe Rosenthal para gerente comercial da sua recém inaugurada filial Rio de Janeiro. Com passagem pela Editora Abril, Editora Tres e Editora Visão, entre outras, o publicitário com mais de 28 anos de experiência no atendimento de revistas. A editora publica a revista Brasileiros.

DM9DDB (São Paulo - SP) - O diretor de Arte Guilherme Jahara e o redator Marcelo Reis formarão a mais nova dupla de diretores de Criação da DM9DDB, reforçando a equipe de criativos comandada pelos vice-presidentes de Criação da agência Rodolfo Sampaio e Julio Andery. Reis, que no início deste ano deixou o Brasil para fazer um curso de cinema em Nova York, volta à DM9DDB onde trabalhou há cerca de oito anos. O redator, que é mineiro, tem passagens profissionais por agências como Leo Burnett, Young&Rubicam e Loducca. Já o carioca Jahara deixa a vice-presidência de Criação da Publicis para aceitar o convite de Andery e Sampaio, com quem trabalhara anteriormente na Publicis. Antes da Publicis, Jahara trabalhou na Almap BBDO e F/Nazca.