Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/MAR/2008
Marcio Ehrlich

 

Colunistas Rio revela seus Grand Prix de trabalhos

"Peixe Reciclado" , da Quê para a Fundação Onda AzulEm festa que contou com a presença de cerca de 500 publicitários, a Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (ABRACOMP) revelou na noite desta terça-feira, 18 de março, os trabalhos vencedores dos Grandes Prêmios do 26º Colunistas Rio 2007. O júri -- que havia sido presidido pela jornalista Neusa Spaulucci (Propaganda & Marketing) e foi composto ainda por Claudia Penteado (Advertising Age), Fred Moreira (CCRJ e F/Nazca S&S), Jomar Pereira da Silva Roscoe (Revista Banco Hoje), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Teresa Levin (Editora Referência) -- havia votado em cédulas secretas nos seus trabalhos preferidos e a tabulação dos votos apontou as agências Artplan, Quê, NBS e W/Brasil como as grandes vencedoras da noite.
Vejam a seguir as fichas técnicas dos trabalhos ganhadores dos GPs:

GRANDE PRÊMIO DE COMERCIAL DO ANO: "Coral", da NBS para Oi.
Categoria: Produtos e Serviços de Telecomunicações
Direção de Criação: André Lima e Pedro Feyer. Redação: André Lima e Renato Jardim. Direção de Arte: Marcello Noronha e José Luis Vaz. Produção de RTVC: Andrea Metzker e Alvaro Figueira. Produtora de Filme: Zeppelin. Produtora de Áudio: Voicez. Direção do Comercial: Rodrigo Pesavento. Mídia: Erica Campbell e Claudia Verdade. Atendimento: Antonino Brandão, Gabriela Arroyo, Paula Fernandes. Aprovação: Flávia da Justa.

GRANDE PRÊMIO DE FONOGRAMA DO ANO: "Retrato falado", da ARTPLAN para Rio Design.
Categoria: Varejo de Grande Porte
Direção de Criação: Roberto Vilhena. Redação: Daniell Rezende. Direção de Arte: David Tabalipa e Marcos Hosken. Produção de RTVC: Rodolpho Donato e Aghata Mendes. Produtora de Áudio: Nova Onda. Mídia: Márcia Figueiredo. Atendimento: Daniela Vollmer. Aprovação: Mariana Carvalho e Silvana Conte.

GRANDE PRÊMIO DE MÍDIA IMPRESSA DO ANO: Série "Peixe Reciclado", da QUÊ para Fundação OndAzul / Meio Ambiente (ilustração acima à direita).
Categoria: Produtos e Serviços Comunitários
Direção de Criação: Eduardo Almeida e Chiquinho Lucchini. Redação: Chiquinho Lucchini. Direção de Arte: Chico Cordeiro. Produção Gráfica: Luiz Eduardo Carneiro. Fotografia/Ilustração: Alexandre Salgado e Chico Cordeiro. Estúdio: Alexandre Salgado. Mídia: Fátima Rendeiro, Luciana Daltro e Raphael Cunha. Atendimento: Tatiana Soter, Priscilla França e Cacá Franklin. Aprovação: Tatiana Webb e Carlos Henrique Rodrigues Alves.

"Taxi", da Artplan para o Rock in RioGRANDE PRÊMIO DE MÍDIA EXTERIOR DO ANO: "Taxi", da ARTPLAN para Rock in Rio (ilustração à esquerda)
Categoria: Cultura e Educação
Direção de Criação: Roberto Vilhena. Redação: Roberto Vilhena. Direção de Arte: Marcos Hosken. Atendimento: Camilla Oliveira. Aprovação: Roberto Medina.

GRANDE PRÊMIO DE WEBSITE DO ANO: "Dança da Mariazinha", da NBS para Coca-Cola / Aquarius Fresh.
Categoria: Bebidas Não-Alcoólicas
Direção de Criação: André Lima e Pedro Feyer. Redação: André Lima, Renato Jardim e Renata Raggi. Direção de Arte: Marcello Noronha e Claudia Monteiro. Mídia: Erica Campbell e Patricia Cunha. Atendimento: Antonino Brandão, Aline Pimenta, Ana Laura Beckert. Aprovação: Luciana Feres, Gian Martinez, Cristina Adnet, Andrea Mota, Michael Gomb.

GRANDE PRÊMIO DE MÍDIA ALTERNATIVA DO ANO: "Neste Carnaval, Se Beber Não Dirija", da W/BRASIL RJ para Zona Sul.
Categoria: Varejo de Grande Porte
Direção de Criação: Rui Branquinho. Redação: Eduardo Salles. Direção de Arte: Rodrigo Lomelino. Produção Gráfica: GUMPY. Mídia: Luciana Oliveira. Atendimento: Marisa Toste e Catia Duran. Aprovação: Jaime Xavier e Claudia Fernandes.

GRANDE PRÊMIO DE CAMPANHA DO ANO: Série "Desbloqueio", da NBS para Oi.
Categoria: Produtos e Serviços de Telecomunicações
Direção de Criação: André Lima e Pedro Feyer. Redação: André Lima e Renato Jardim. Direção de Arte: Marcello Noronha e José Luis Vaz. Produção Gráfica: Cris Vianna e João Eudes. Fotografia/Ilustração: Hamdan. Produção de RTVC: Andrea Metzker e Alvaro Figueira. Produtora de Filme: Zeppelin. Produtora de Áudio: Voicez. Direção do Comercial: Rodrigo Pesavento e Equipe Voicez. Mídia: Erica Campbell e Claudia Verdade. Atendimento: Antonino Brandão, Gabriela Arroyo e Paula Fernandes. Aprovação: Flavia da Justa.

A ata completa da premiação está no site da Abracomp, em www.colunistas.com.

Criativos da NBS levam o Prêmio Rogerio Steinberg

Agência que já havia conquistado o título de Melhor Desempenho Criativo do 26º Prêmio Colunistas Rio, a NBS acabou faturando para seus criativos os 6 prêmios Rogério Steinberg, concedido pela Associação Brasileira dos Colunistas Publicitários (Abracomp) aos redatores e diretores de arte que somam as maiores pontuações no concurso. A partir dos dados da ficha técnica dos trabalhos premiados, a Abracomp concede 10 pontos para cada Grand Prix, 6 para cada medalha de Ouro, 4 para as de Prata e 2 para as de Bronze.
Após a revelação dos Grandes Prêmios na festa desta terça-feira, 18 de março, dois outros criativos passaram a fazer parte da relação dos mais premiados no Colunistas Rio 2007: o redator Eduardo Salles e o diretor de arte Marcos Hosken. Assim ficou a lista dos melhores criativos de 2007, segundo o concurso:
REDATORES: André Lima, Chiquinho Lucchini, Daniell Rezende, Eduardo Salles, Flavio Medeiros, Kaká Alvarez, Renata Giese, Renata Raggi, Renato Jardim, Roberto Vilhena, Rodrigo Strozenberg e Toninho Lima.
DIRETORES DE ARTE: Ana Rocha, Bruno Perpetuo, Claudia Monteiro, David Tabalipa, Felipe Leibel, Fernando Freitas, Fernando Tige, José Luis Vaz, Marcello Noronha, Marcelo Giannini e Marcos Hosken.
Vejam abaixo os 3 redatores e os 3 diretores de arte vencedores do Prêmio Rogerio Steinberg 2007:
Prêmio Rogério Steinberg 2007
André Lima,
redator mais premiado
Renato Jardim,
2º redator mais premiado
Renata Raggi,
3ª redatora mais premiada
Marcello Noronha,
diretor de arte mais premiado
José Luis Vaz,
2º diretor de arte mais premiado
Claudia Monteiro,
3ª diretora de arte mais premiada

Master abre no Rio com Bonani

EM PRIMEIRA MÃO - Ricardo Bonani, ex-Contemporânea, JWT e que estava até recentemente cuidando do escritório da Lew Lara no Rio de Janeiro, será o responsável pela implantação da Master no mercado carioca, para atender a conta da BR Distribuidora, conquistada em concorrência.
A agência -- nascida no Paraná mas que hoje já tem escritórios em São Paulo e Brasília -- provavelmente deve se instalar em Ipanema, com estrutura completa de administração, criação e mídia. Segundo Bonani, vários profissionais do mercado já estão sendo entrevistados para compor a equipe, inclusive nomes que foram indicados pelo próprio cliente, de agências que já trabalharam com a conta, como a DPZ.

HBO vai levar mídias para Nova York

Os profissionais de mídia do Rio e de São Paulo vão poder ir a Nova York se forem classificados no concurso que o canal HBO vai promover de 26 de março a 7 de abril para divulgar sua nova série Mad Man, que estréia dia 19 de abril exibida em HDTV.
Para participar, os mídias deverão acessar o site www.hbomedia.com.br e responder sobre a publicidade brasileira, através de uma mecânica interativa.
Mad Men é uma série sobre o mercado publicitário da Madison Avenue, Nova York, no longínquo auge do glamour da profissão dos anos 60. Lançada em julho de 2007, Mad Men tem sido muito elogiada pela crítica e levou o Globo de Ouro 2007 de melhor série dramática, entre outros prêmios.

Binder/FC+M conquista L'Oréal e Club Med

Na Binder/FC+M agora todo mundo só se cumprimenta com bonjour e comment allez vous. Coincidência ou não, a agência está comemorando a conquista de duas contas francesas: a L'Oréal e o Club Med.
A L’Oréal Professionnel, braço da empresa de cosméticos destinado a produtos profissionais, escolheu em concorrência a Binder/FC+M como sua agência para desenvolver a comunicação das suas três marcas de colorações profissionais, a Majirel, a Richesse e a Color Suprême. A campanha será nacional e deve envolver várias formas de mídia.
E em mais uma concorrência -- afinal, todo cliente agora adora fazer uma -- a agência também conquistou a conta nacional da rede francesa de resorts Club Med. O trabalho da agência será adaptar a campanha global da rede francesa no Brasil, seguindo o alinhamento desenvolvido pela matriz.

Reforços do Mercado

ESPM (Rio - RJ) - Flávia Flamínio é a nova diretora geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) no Rio. Ela substitui a Alexandre Mathias, que ficou quase 10 anos à frente da instutuição. Graduada em Comunicação pela própria ESPM, em São Paulo, Flávia já respondeu pela chefia do Departamento de Marketing da graduação e foi assistente da diretoria dos cursos de pós. Mestre em Administração pela PUC de São Paulo, Flávia, em paralelo à carreira acadêmica, possui uma grande experiência em consultoria para empresas do porte de Lufthansa, Bayer, Banco Real, grupo Accor e Sika Química.

Margarida Flores e Filmes (Rio - RJ) - Para completar o time da produtora no Rio de Janeiro, comandado por Antonio Carlos Accioly, chegam João Simi e Estela Renner. Os dois vem se juntar a Lucia Novaes como diretores da casa. Ainda no Rio, o atendimento passa a contar com Lara Marujo, e a recém-criada área de relações estratégicas, com Fernanda Martins (ex-DM9DDB e Giovanni). Fernanda irá atuar em todos os mercados em que a produtora está, em especial no paulista.

Nova Onda (São Paulo - SP) - Carolina Frajdenrajch é a mais nova contratada para o departamento de atendimento e novos negócios da produtora de som Nova Onda São Paulo. Nos últimos meses Carol esteve na Dream Factory, envolvida em produções como a Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência, que acontece anualmente na Lagoa, Rio de Janeiro, e a Roda Skol, roda-gigante instalada no Forte de Copacabana, também no Rio.
Com sete anos de mercado, Carol volta a trabalhar com Charles Nobili, com quem fez uma respeitada dupla por 5 anos a frente do departamento de RTVC da Giovanni+Draftfcb no Rio de Janeiro.

Fábio OnofrePublicis (São Paulo - SP) - O diretor de arte carioca Fábio Onofre (foto à direita), ex- Euro, DPZ Rio, Artplan e Agência3, está agora na equipe de Guilherme Jahara, na Publicis São Paulo. Ele tem 11 anos de mercado e trabalhos para Petrobras, Citröen, Peugeot, entre outros clientes. Outra contratação da agência é Rodrigo Manfred, diretor de arte online que vai atuar na operação Dialog. Tem oito anos de experiência com Internet, iniciou a carreira no Terra e acumula passagens pelo Submarino e pela agência Grey Interative.

Giovanni+Draftfcb (São Paulo - SP) - Lica Bueno, que até então ocupava o cargo de diretora geral de mídia da Giovanni+Draftfcb, acaba de ser promovida a vice-presidente. Aos 33 anos, Lica, que é formada em Propaganda e Marketing, com pós-graduação pela ESPM, iniciou sua carreira em 1995 como estagiária em pesquisa de mídia na Salles DMB&B. Na Giovanni+Draftfcb desde 2000, começou como gerente de mídia, passando a diretora de grupo até chegar a diretora geral de mídia, cargo que ocupava recentemente. Em sua carreira, conquistou dois Media Lions em Cannes (um para Nike e outro institucional) e, também, prêmios nacionais como melhor utilização meio rádio – GPR, case de jornal – Jornal O Globo e Prêmio Abril.