Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/FEV/2008
Marcio Ehrlich

 

Euro deve anunciar compra da Contemporânea

Amigos da Janela garantem que nos próximos dias a Euro RSCG Brasil deve convocar uma coletiva de imprensa para anunciar a compra da agência carioca Contemporânea, dos publicitários Armando Strozenberg, Mauro Matos e José Calazans. Segundo as informações que teriam vazado da negociação, os três sócios se afastariam do dia-a-dia da agência, cuja operação passaria a ser comandada por Vivian Ferraz, que era da Publicis. Na nova agência, que poderia se chamar Euro Contemporânea, os três integrariam em um primeiro momento o conselho administrativo, mas há quem garanta que existem negociações para Calazans se manter em atividade.
Comandada por Duílio Malfatti desde maio de 2007, a Euro esteve no noticiário nas últimas semanas por conta da saída de Jáder Rosseto de sua vice-presidência de criação, após algumas negativas da agência em explicar o afastamento do criativo.
Olho no Rio
De acordo com os comentários, a Euro teria interesse no mercado carioca principalmente para se manter próxima da conta da montadora PSA, cuja matriz está no Rio de Janeiro e que era integralmente atendida pela Euro até dezembro de 2007.
Vale lembrar que a PSA, apesar de ter mantido na Euro a conta da marca Citroën, tirou de lá a conta da Peugeot passando-a para a Loducca. No meio destas mudanças, também a carioca Agência3 entrou na PSA, assinando a primeira campanha institucional do grupo no Brasil, exatamente homenageando o Rio de Janeiro.
Patrimônio
Fundada em 1984, a Contemporânea é uma das agências mais queridas pelo mercado carioca, por seu currículo de criatividade e ousadia mantido ao longo de muitos anos. No início de 1999, a agência integrou-se ao grupo Interpublic -- o mesmo que controla a agência McCann Erickson, entre outras -- em acordo que durou 31 de janeiro de 2006, e cujo final acabou deixando a empresa fragilizada financeiramente. Em agosto de 2006, a agência foi obrigada a promover um corte significativo em sua equipe, dispensando inclusive seu diretor de criação José Guilherme Vereza. Desde então, os dirigentes da agência têm mantido negociações com diversos grupos para viabilizar a manutenção da marca no mercado publciitário carioca.

BR tem até esta quarta para responder à DPZ

Esta quarta-feira, 27 de fevereiro, a BR Distribuidora vai comunicar às agências participantes de sua concorrência se acatou ou não o recurso interposto pela DPZ pedindo a desclassificação das agências Master e Quê, vencedoras das maiores pontuações na avaliação técnica.
Terceira colocada na disputa, a DPZ apontou para a BR o que ela considerava erros nas propostas das duas agências, tanto de não cumprimento das normas do edital como de possíveis incongruências técnicas. Por exemplo, a agência protestou por a Quê ter apresentado mais que 10 peças, o que levou a esta explicar, no seu contra-recurso, que a 11ª peça não era um adicional e sim um aplique integrante de uma das 10 permitidas.
No atual cenário, a partir das explicações das agências acusadas, a BR pode simplesmente não acatar as propostas da DPZ e esta quarta-feira mesmo comunicar às participantes a data para a abertura das propostas de preço, que selarão de vez o destino da disputa. Caso a BR desclassifique a Master e a Quê, subiria, na disputa, além da DPZ, a Contemporânea, que ficou em quarto lugar. Mas ainda existe a hipótese de a BR acatar o recurso e tirar pontos da Master e da Quê que ainda as mantenham à frente da DPZ, deixando tudo como dantes.
Tiroteio
Ouvidos pela Janela, vários empresários da propaganda se mostraram preocupados com os rumos que os recursos tomaram nas concorrências públicas, com as agências passando a analisar as propostas das demais concorrentes e denunciando para a comissão de licitação o que elas considerariam erros. "É um verdadeiro tiroteio no escuro que estamos fazendo", lamentou um deles.
Este processo, de acordo com os entrevistados, veio a tona na concorrência dos Correios, quando sete agências entraram com recursos junto à comissão de licitação. Entre as quais, a própria DPZ, contra as notas atribuidas à Propeg e à Giovanni+DraftFCB, agência, aliás, que também recorreu por ter sido desclassificada. Como se não bastasse, a Giovanni decidiu requerer, na Justiça, a anulação do processo licitatório, já que seu recurso não foi acolhido, colocando a questão agora à mercê da lentidão dos tribuinais brasileiros e deixando os Correios sem agência desde setembro último, quando aconteceu o imbroglio.

BR rejeita recurso da DPZ

Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, às 14:00h, a BR Distribuidora abre os envelopes de preço de sua concorrência para a escolha das duas novas agências que atenderão sua conta publicitária. A reunião foi confirmada após a empresa comunicar às participantes que havia rejeitado o recurso interposto pela DPZ -- terceira colocada na disputa técnica -- solicitando a desclassificação das duas primeiras colocadas: a Master e a PPR (Quê). Em seu relatório, a BR explicou que os pontos levantados pela DPZ não justificariam desclassificação, mas somente perda de pontos, o que já foi contabilizado no resultado divulgado, já que nenhuma das duas agências alcançou a pontuação máxima na proposta técnica.
Além das três agências acima citadas, participará da abertura dos envelopes de preço a Contemporânea, quarta colocada na primeira fase.

Agnelo pode voltar a juntar Silveira e de Paula

Marcos SilveiraMarcos Silveira (foto) e Sérgio de Paula, ex-sócios da já desaparecida agência Doctor, podem voltar a trabalhar juntos se derem certo as negociações iniciadas há algumas semanas entre os criativos e o publicitário paulista Agnelo Pacheco, para incrementar as atividades do escritório carioca da agência que tem seu nome. A Agnelo, no Rio, atende atualmente a conta do governo do Rio de Janeiro, herdada dos tempos de Rosinha Garotinho.
Da mesma forma, também pode participar do projeto o publicitário Marcelo Gorodicht, ex-diretor das agências D+, Fischer e Bossa Nova e que, até recentemente, vinha atuando na 40 graus de Albano Alves Filho.
As conversas começaram a partir do frila que Silveira -- que também foi diretor de criação da Bossa Nova e havia deixado a 40 graus -- fez na Agnelo para a participação da agência na concorrência da Petrobras. Satisfeito com o trabalho do criativo carioca, o empresário paulista lançou a idéia de ele se juntar à equipe fixa do escritório. Sonhando com uma estrutura mais competitiva, Silveira levou a Agnelo a idéia de agregar seus ex-parceiros Gorodicht e de Paula.
Risco
O vazamento da notícia, no entanto, deixou os participantes preocupados com o futuro das negociações. "Não há nada fechado", comentaram com a Janela. Sérgio de Paula, por exemplo, depois do fechamento das suas agências Carioca e Brasil.com, há alguns meses vem dirigindo a criação do escritório carioca da agência mineira JBis, que mantém no Rio algumas contas imobiliárias. E Gorodicht, na 40 graus, vem atendendo os clientes que conseguiu manter da Bossa Nova.
"Acho uma pena para o mercado carioca se o negócio não for concretizado", declarou Marcos Silveira, defendendo seus companheiros:
- A Agnelo Pacheco é uma agência sólida e respeitada, com uma administração que poderá dar todo o suporte para fazermos ela crescer no Rio. Sei que Gorodicht e de Paula tiveram problemas como empresários, assim como muita gente que tentou ser dono de agência. O que ninguém pode questionar é a enorme capacidade dos dois como profissionais nos seus setores.

Prêmio Colunistas marca festa no Rio

Será no próximo dia 18 de março, na Marina da Glória, a festa de entrega do 26º Prêmio Colunistas Rio e do 12º Prêmio Promoção Rio, promovidos pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp).
Considerada a maior e mais qualificada festa da propaganda e do marketing promocional carioca -- normalmente reunindo em torno de 650 empresários e profissionais -- o evento vai destacar trabalhos das agências 11|21, Adrenalina, Agência3, Animus, Artplan, Binder FC+M, Biruta Mídias Mirabolantes, Camisa 10, Canvas Webhouse, DPZ, Fagga, Giacometti, Hartmann, Hasselmann, Havana, Marketing Vision, Matriz de Eventos, McCann Erickson, Multishow, NBS, Ogilvy Brasil, OPM, Packaging Brands, Percepttiva, Planning, Promarket, Promooffice, Publicis Brasil, Quê, Script, Tecnopop, Via 4 e W/Brasil.
As adesões para o evento já podem ser feitas através da Dinâmica Promoções, pelo telefone (21) 2537-8180.
Vejam a seguir os vencedores dos Grandes Prêmios, que também receberão suas homenagens do mercado:

26º PRÊMIO COLUNISTAS RIO DE JANEIRO
Agência do Ano: NBS
Agência de Melhor Desempenho Criativo: NBS
Publicitário do Ano: Rodolfo Medina (Artplan)
Profissional de Propaganda do Ano: Luis Antônio Vargas (Petrobras)
Anunciante do Ano: Oi
Veículo Impresso do Ano: Meia Hora
Veículo Eletrônico do Ano: O Globo Online
Empresa de Mídia Exterior do Ano: Ancar
Destaques do Ano:
- Aroldo Araújo: Pela campanha de mobilização pela eleição do Cristo Redentor como uma das 7 Maravilhas do Mundo.
- Flavio Medeiros: Por sua atuação no fortalecimento do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ).
- Revista Piauí: Por seu bem sucedido lançamento no mercado nacional.

12º PRÊMIO PROMOÇÃO RIO DE JANEIRO
Empresa de Marketing Promocional do Ano: OPM
Empresa de Design do Ano: Tecnopop
Empresário de Marketing Promocional do Ano: Faride Seade (Matriz de Eventos)
Profissional de Marketing Promocional do Ano: Fabiano Vargens (Animus)
Cliente de Promoção do Ano: Petrobras

Reforços do Mercado

AZÊ (Rio - RJ) – A AZÊ acaba de contratar João Carlos Moraes Rego (ex-Maglianos, ex-Giovanni) para o seu departamento de mídia.

CGCOM (Rio - RJ) - O redator Rodrigo Dorfman (ex-NBS, Artplan e Copyright) é o mais novo contratado da agência da Rede Globo. Ele fará dupla com o diretor de arte Bruno Di Célio.