Euro
deve anunciar compra da Contemporânea
Amigos da Janela garantem que nos próximos dias a Euro RSCG
Brasil deve convocar uma coletiva de imprensa para anunciar a compra
da agência carioca Contemporânea, dos publicitários
Armando Strozenberg, Mauro Matos e José Calazans. Segundo
as informações que teriam vazado da negociação,
os três sócios se afastariam do dia-a-dia da agência,
cuja operação passaria a ser comandada por Vivian
Ferraz, que era da Publicis. Na nova agência, que poderia
se chamar Euro Contemporânea, os três integrariam em
um primeiro momento o conselho administrativo, mas há quem
garanta que existem negociações para Calazans se manter
em atividade.
Comandada por Duílio Malfatti desde maio de 2007, a Euro
esteve no noticiário nas últimas semanas por conta
da saída de Jáder Rosseto de sua vice-presidência
de criação, após algumas negativas da agência
em explicar o afastamento do criativo.
Olho no Rio
De acordo com os comentários, a Euro teria interesse no mercado
carioca principalmente para se manter próxima da conta da
montadora PSA, cuja matriz está no Rio de Janeiro e que era
integralmente atendida pela Euro até dezembro de 2007.
Vale lembrar que a PSA, apesar de ter mantido na Euro a conta da
marca Citroën, tirou de lá a conta da Peugeot passando-a
para a Loducca. No meio destas mudanças, também a
carioca Agência3 entrou na PSA, assinando a primeira campanha
institucional do grupo no Brasil, exatamente homenageando o Rio
de Janeiro.
Patrimônio
Fundada em 1984, a Contemporânea é uma das agências
mais queridas pelo mercado carioca, por seu currículo de
criatividade e ousadia mantido ao longo de muitos anos. No início
de 1999, a agência integrou-se ao grupo Interpublic -- o mesmo
que controla a agência McCann Erickson, entre outras -- em
acordo que durou 31 de janeiro de 2006, e cujo final acabou deixando
a empresa fragilizada financeiramente. Em agosto de 2006, a agência
foi obrigada a promover um corte significativo em sua equipe, dispensando
inclusive seu diretor de criação José Guilherme
Vereza. Desde então, os dirigentes da agência têm
mantido negociações com diversos grupos para viabilizar
a manutenção da marca no mercado publciitário
carioca.
BR tem até
esta quarta para responder à DPZ
Esta quarta-feira, 27 de fevereiro, a BR Distribuidora vai comunicar
às agências participantes de sua concorrência
se acatou ou não o recurso interposto pela DPZ pedindo a
desclassificação das agências Master e Quê,
vencedoras das maiores pontuações na avaliação
técnica.
Terceira colocada na disputa, a DPZ apontou para a BR o que ela
considerava erros nas propostas das duas agências, tanto de
não cumprimento das normas do edital como de possíveis
incongruências técnicas. Por exemplo, a agência
protestou por a Quê ter apresentado mais que 10 peças,
o que levou a esta explicar, no seu contra-recurso, que a 11ª
peça não era um adicional e sim um aplique integrante
de uma das 10 permitidas.
No atual cenário, a partir das explicações
das agências acusadas, a BR pode simplesmente não acatar
as propostas da DPZ e esta quarta-feira mesmo comunicar às
participantes a data para a abertura das propostas de preço,
que selarão de vez o destino da disputa. Caso a BR desclassifique
a Master e a Quê, subiria, na disputa, além da DPZ,
a Contemporânea, que ficou em quarto lugar. Mas ainda existe
a hipótese de a BR acatar o recurso e tirar pontos da Master
e da Quê que ainda as mantenham à frente da DPZ, deixando
tudo como dantes.
Tiroteio
Ouvidos pela Janela, vários empresários da propaganda
se mostraram preocupados com os rumos que os recursos tomaram nas
concorrências públicas, com as agências passando
a analisar as propostas das demais concorrentes e denunciando para
a comissão de licitação o que elas considerariam
erros. "É um verdadeiro tiroteio no escuro que estamos
fazendo", lamentou um deles.
Este processo, de acordo com os entrevistados, veio a tona na concorrência
dos Correios, quando sete agências entraram com recursos junto
à comissão de licitação. Entre as quais,
a própria DPZ, contra as notas atribuidas à Propeg
e à Giovanni+DraftFCB, agência, aliás, que também
recorreu por ter sido desclassificada. Como se não bastasse,
a Giovanni decidiu requerer, na Justiça, a anulação
do processo licitatório, já que seu recurso não
foi acolhido, colocando a questão agora à mercê
da lentidão dos tribuinais brasileiros e deixando os Correios
sem agência desde setembro último, quando aconteceu
o imbroglio.
BR rejeita recurso
da DPZ
Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, às 14:00h, a BR Distribuidora
abre os envelopes de preço de sua concorrência para
a escolha das duas novas agências que atenderão sua
conta publicitária. A reunião foi confirmada após
a empresa comunicar às participantes que havia rejeitado
o recurso interposto pela DPZ -- terceira colocada na disputa técnica
-- solicitando a desclassificação das duas primeiras
colocadas: a Master e a PPR (Quê). Em seu relatório,
a BR explicou que os pontos levantados pela DPZ não justificariam
desclassificação, mas somente perda de pontos, o que
já foi contabilizado no resultado divulgado, já que
nenhuma das duas agências alcançou a pontuação
máxima na proposta técnica.
Além das três agências acima citadas, participará
da abertura dos envelopes de preço a Contemporânea,
quarta colocada na primeira fase.
Agnelo
pode voltar a juntar Silveira e de Paula
Marcos
Silveira (foto) e Sérgio de Paula, ex-sócios da já desaparecida
agência Doctor, podem voltar a trabalhar juntos se derem certo as negociações
iniciadas há algumas semanas entre os criativos e o publicitário
paulista Agnelo Pacheco, para incrementar as atividades do escritório
carioca da agência que tem seu nome. A Agnelo, no Rio, atende atualmente
a conta do governo do Rio de Janeiro, herdada dos tempos de Rosinha Garotinho.
Da mesma forma, também pode participar do projeto o publicitário
Marcelo Gorodicht, ex-diretor das agências D+, Fischer e Bossa Nova e
que, até recentemente, vinha atuando na 40 graus de Albano Alves Filho.
As conversas começaram a partir do frila que Silveira -- que também
foi diretor de criação da Bossa Nova e havia deixado a 40 graus
-- fez na Agnelo para a participação da agência na concorrência
da Petrobras. Satisfeito com o trabalho do criativo carioca, o empresário
paulista lançou a idéia de ele se juntar à equipe fixa
do escritório. Sonhando com uma estrutura mais competitiva, Silveira
levou a Agnelo a idéia de agregar seus ex-parceiros Gorodicht e de Paula.
Risco
O vazamento da notícia, no entanto, deixou os participantes preocupados
com o futuro das negociações. "Não há nada
fechado", comentaram com a Janela. Sérgio de Paula, por exemplo,
depois do fechamento das suas agências Carioca e Brasil.com, há
alguns meses vem dirigindo a criação do escritório carioca
da agência mineira JBis, que mantém no Rio algumas contas imobiliárias.
E Gorodicht, na 40 graus, vem atendendo os clientes que conseguiu manter da
Bossa Nova.
"Acho uma pena para o mercado carioca se o negócio não for
concretizado", declarou Marcos Silveira, defendendo seus companheiros:
- A Agnelo Pacheco é uma agência sólida e respeitada, com
uma administração que poderá dar todo o suporte para fazermos
ela crescer no Rio. Sei que Gorodicht e de Paula tiveram problemas como empresários,
assim como muita gente que tentou ser dono de agência. O que ninguém
pode questionar é a enorme capacidade dos dois como profissionais nos
seus setores.
Prêmio
Colunistas marca festa no Rio
Será
no próximo dia 18 de março, na Marina da Glória,
a festa de entrega do 26º Prêmio Colunistas Rio e do
12º Prêmio Promoção Rio, promovidos pela
Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing
e Propaganda (Abracomp).
Considerada a maior e mais qualificada festa da propaganda e do
marketing promocional carioca -- normalmente reunindo em torno de
650 empresários e profissionais -- o evento vai destacar
trabalhos das agências 11|21, Adrenalina, Agência3,
Animus, Artplan, Binder FC+M, Biruta Mídias Mirabolantes,
Camisa 10, Canvas Webhouse, DPZ, Fagga, Giacometti, Hartmann, Hasselmann,
Havana, Marketing Vision, Matriz de Eventos, McCann Erickson, Multishow,
NBS, Ogilvy Brasil, OPM, Packaging Brands, Percepttiva, Planning,
Promarket, Promooffice, Publicis Brasil, Quê, Script, Tecnopop,
Via 4 e W/Brasil.
As adesões para o evento já podem ser feitas através
da Dinâmica Promoções, pelo telefone (21) 2537-8180.
Vejam a seguir os vencedores dos Grandes Prêmios, que também
receberão suas homenagens do mercado:
26º PRÊMIO COLUNISTAS
RIO DE JANEIRO
Agência do Ano: NBS
Agência de Melhor Desempenho Criativo: NBS
Publicitário do Ano: Rodolfo Medina (Artplan)
Profissional de Propaganda do Ano: Luis Antônio
Vargas (Petrobras)
Anunciante do Ano: Oi
Veículo Impresso do Ano: Meia Hora
Veículo Eletrônico do Ano: O Globo
Online
Empresa de Mídia Exterior do Ano: Ancar
Destaques do Ano:
- Aroldo Araújo: Pela campanha de mobilização
pela eleição do Cristo Redentor como uma das 7 Maravilhas
do Mundo.
- Flavio Medeiros: Por sua atuação no fortalecimento
do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ).
- Revista Piauí: Por seu bem sucedido lançamento no
mercado nacional.
12º PRÊMIO PROMOÇÃO
RIO DE JANEIRO
Empresa de Marketing Promocional do Ano: OPM
Empresa de Design do Ano: Tecnopop
Empresário de Marketing Promocional do Ano:
Faride Seade (Matriz de Eventos)
Profissional de Marketing Promocional do Ano: Fabiano
Vargens (Animus)
Cliente de Promoção do Ano: Petrobras
Reforços do Mercado
AZÊ (Rio - RJ) – A AZÊ acaba de contratar João
Carlos Moraes Rego (ex-Maglianos, ex-Giovanni) para o seu departamento de mídia.
CGCOM (Rio - RJ) - O redator Rodrigo Dorfman (ex-NBS, Artplan
e Copyright) é o mais novo contratado da agência da Rede Globo.
Ele fará dupla com o diretor de arte Bruno Di Célio.
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