Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/JAN/2008
Marcio Ehrlich

 

Sundown elogia sua agência mas procura outra

Claro que todo cliente tem o direito de fazer concorrência. Mas, muitas vezes, é difícil para a gente que está do lado de fora entender exatamente o porquê.
A fabricante de motos e bicicletas, cliente da curitibana Heads, está comunicando oficialmente à imprensa publicitária que abriu um processo de reavaliação da sua conta.
Não haveria nada estranho se, na tal comunicação, a Sundown não se rasgasse em tantos elogios e boas referências à Heads!! A ponto de dizer que as campanhas realizadas até agora foram todas de sucesso.
Para que vocês imaginem como devem estar se sentindo confusas neste momento tanto a Heads quanto as agências GP7, JWT e MPM, que participam da disputa, leiam a seguir o comunicado e façam vocês mesmos seu juízo:

Janeiro de 2008 – Maior fabricante de bicicletas da América Latina e principal montadora nacional de motocicletas, a Brasil & Movimento (Sundown), iniciou em janeiro uma nova concorrência para a escolha da agência de publicidade que atenderá a conta pelos próximos dois anos.
A empresa é atendida hoje pela Heads Propaganda, agência responsável pelo posicionamento da marca Sundown Motos no mercado de motocicletas nacional. Hoje a marca detém 5,5% do mercado.
A verba estimada é em torno de R$ 15 milhões, valor previsto para a conta corporativa da Companhia. A agência vencedora atenderá as três unidades de negócios da Brasil & Movimento: motocicletas (Sundown Motos), bicicletas (Sundown Bikes) e peças (Sundown Peças Multimarcas).
“O objetivo da concorrência é realinhar nossa linha de comunicação para esta nova fase da empresa. A partir de 2008 a Brasil & Movimento estará voltada tanto para o mercado interno quanto para a internacionalização da empresa. A Heads Propaganda fez um excelente trabalho de publicidade nestes três anos e meio de atendimento e também foi convidada a participar da concorrência. Se a agência for a escolhida daremos continuidade às ações de sucesso já realizadas”, explica Paulo Penido, gerente de Marketing e Publicidade da Companhia.
Além da Heads Propaganda, agência que recentemente venceu a concorrência da Petrobrás, participam da disputa publicitária as agências GP7, JWT e MPM.
O resultado deverá ser divulgado até o Carnaval.
A Brasil & Movimento tem escritório administrativo em Barueri (SP), e duas fábricas (motos e bikes) em Manaus (AM), além de Centro de Distribuição de Peças em Itajaí (SC).

Coca-Cola contrata Habil e Bloom para PDV

Ainda neste verão, o restaurante La Molle, do Rio de Janeiro, inaugura o projeto "Horeca" (de Hotéis, Restaurantes e Casas Noturnas), promovido pela Coca-Cola Andina (leia-se Rio de Janeiro Refrescos) para produzir peças exclusivas para cada um de seus principais clientes.
Os trabalhos do Horeca foram entregues, depois de concorrência entre 12 agências do Rio realizada em maio de 2007, à Habil Design e à Bloom Design, que a partir do final do ano já começaram a desenvolver os protótipos dos materiais. Entre outros restaurantes envolvidos no projeto, conta o designer Thiago Alves, diretor da Habil, estão o Via Sete e o Vlila VG, para o qual foram criadas as peças reproduzidas na ilustração ao lado.
De acordo com o Rafael Bacelar, também diretor da agência, ainda há um grande mercado para a área de merchandising em PDV no Rio de Janeiro. "Atualmente, a maioria das agências de publicidade cariocas não conta com designers de produtos em sua equipe", explica, lembrando que o merchandising no PDV se torna indispensável para alcançar o resultado desejado, "já que 85% das decisões de compra são tomadas ali mesmo".

Concurso de vídeo dará bolsa na Yes!

A facilidade com que a galera tem hoje pra produzir seus próprios videos vai ser usada na campanha que a Yes! Rede de Idiomas lança esta quinta-feira, 16 de janeiro, uma campanha criada pela Red Café para reforçar sua meta de este ano chegar a 100 unidades espalhadas pelo Brasil.
Com chamadas em TV aberta, jornal, rádio, web e mídia exterior, a empresa vai convocar os adolescentes a gravarem um videoclip cantando o porquê de ele merecer ganhar uma bolsa de estudos de 100% do Yes!. A partir daí, o vídeo deverá ser postado no hotsite da escola (www.cursoyes.com.br) para ser votado pelos internautas. O estudante que conseguir mais amigos para votar no seu vídeo ganha a bolsa. Quem já recebeu e-mail de amigo do filho pedindo para entrar em algum site e votar em sua banda sabe do que estou falando...
Ficha Técnica
Criação: Vinícius Theodoro (Redator), Rômulo Queiroz (Diretor de Arte),
Supervisor de Criação: Fábio Maia
Diretor de Criação: André Dessandes
Atendimento: Emmanoele Muniz e Andréia Neves
Mídia: Fernando Caracciolo e Daniela Ricotta
Aprovação: Clodoaldo Nascimento

Siacom investe no viral para vestibular

A mídia gratuita de sites como Youtube, Google Vídeos e Videolog está ajudando o colégio Ponto de Ensino - Pensi, de Ipanema, a se divulgar junto aos estudantes. A agência carioca Siacom criou para esse cliente uma série de três vídeos inspirados em "pérolas" reais de estudantes nas provas de vestibular. As animações são protagonizadas por um vestibulando que enfrenta dificuldades ao responder o que são Aminoácidos, Animais Invertebrados e Apóstrofo. Ao final, depois de se ler as besteiras escritas pelo anti-herói, as peças são assinadas com o conceito: “Quer passar? Pensi.”, remetendo ao hotsite do Pensi Ipanema (N.R.em 2013: site atualmente desativado), também desenvolvido pela Siacom.

Ficha Técnica:
Título: Pérolas do Vestibular
Direção de Criação: Carlos Eduardo Costa
Animação e Sonoplastia: Jairo Miguel
Roteiro: Felippe Mendonça
Trilha: Dan Fervin

Camarote da Brahma chega aos 18 anos

Apesar de esperado, Nizan Guanaes não apareceu na coletiva de imprensa do lançamento do Camarote da Brahma, esta quinta-feira, e perdeu a sempre estonteante Luiza Brunet, a anunciada musa do pedaço, se oferecer para estrelar o próximo comercial da cerveja junto com Zeca Pagodinho, de quem se declarou fã.
Na 18ª versão do Camarote, Luiza foi apresentada pelo gerente de marketing da Brahma, Bruno Cosentino, como uma das maravilhas do Rio, aproveitando o mote do tema do evento deste ano, que mostrará ambientes como a Vista Chinesa, os Arcos da Lapa e a escadaria de Santa Teresa, entre outros. Organizado pelo Banco de Eventos de José Victor Oliva, a novidade deste ano é a autoria da cenografia, assinada pela empresa carioca Mais Criações e executada pela portuguesa Via BR. No mais o Camarote promete o de sempre: 800 vips em cada noite -- entre os quais 3 estrangeiros que não foram nominados -- que deverão ter suas imagens disputadas pelas revistas de celebridades. Além de muita cerveja e outras mordomias.
Como já faz há alguns anos, a Brahma abriu o Camarote a outros patrocinadores. Entre os principais, a Volkswagen, que, pra ficar no tema das maravilhas do Rio, montará uma galeria onde um artista plástico pintará as belezas cariocas em capôs de carros da empresa. E a Motorola, que promete lançar um novo aparelho celular. Além das Havaianas, que mais uma vez distribuirá suas sandálias, e outros parceiros menores.
Compositores na festa
Junto com os vips do Camarote -- mas só no Sábado das Campeãs --, estarão também os 5 compositores de marchinhas carnavalescas que forem premiados pela promoção "O Melhor da Folia", que a cervejaria está lançando. Para participar, os novos Lamartines e Kellys deverão se inscrever no site www.cidadedochopp.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado) até o dia 3 de fevereiro. Ao que parece, o júri trabalhará bastante e muito rapidamente, porque o resultado já será divulgado no dia 4.

Reforços do Mercado

PS10 (Rio - RJ) - Começa 2008 com uma equipe criativa inteiramente nova, além de promover mudanças também no atendimento. O diretor de arte Digo Souto (ex-Publicis e Binder) fica à frente da criação, em dupla com o redator Renato Alt (ex-VS, Bossa Nova e Praia). Chegam também a diretora de arte Bruna Alves (ex-Inter///anônima) e o redator Bruno Corrêa (ex-Bossa Nova e Doctor), compondo mais uma dupla, enquanto Helton Nunes foi promovido a assistente de direção de arte. Completam a equipe o diretor de arte Emílio Dossi (ex-Óbvio Design), o manipulador de imagens João Marcos Britto e o finalizador Murilo Lins. André Luis Deolindo (ex-Bossa Nova), chega para integrar a equipe de atendimento de Soter e Delta. (14/01/2008)

McCann Erickson (São Paulo - SP) - O diretor de criação Paulo Sanna chega à agência com o objetivo de consolidar o trabalho na área digital, iniciado por ele em 2006. De acordo com Paulo, “hoje nenhuma agência está fazendo um trabalho digital integrado tão grandioso e estratégico como a McCann. Paulo Sanna decidiu voltar para a McCann pois considerou que sua “obra estava inacabada”. Paulo, que em 2007 esteve na Garage Interactiva como sócio, começou sua carreira em 1988 como redator. Passou pela MPM, QG e DPTO, onde em 1996 montou a equipe de criação interativa da agência. Foi para a OgilvyInteractive em 2000, como diretor de criação. Em 2004, tornou-se o primeiro diretor de criação da área digital a atravessar as fronteiras e trabalhar fora do país, na Ogilvy de NY. De volta ao Brasil em 2006, integrou a equipe da McCann pela primeira vez. No Cyber Lions 2004, em que foi jurado, também foi o diretor de criação com o maior número de peças finalistas (14 trabalhos) e a OgilvyInteractive encerrou o festival como a melhor agência brasileira e a terceira no ranking geral. (14/01/2008)