Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/JAN/2008
Marcio Ehrlich

 

Nestlé dispensa os Correios em promoção

A Nestlé, que costuma jogar pesado nas suas promoções -- é só lembrar da comemoração dos seus 80 anos em 2003, dando uma casa por dia -- está lançando para este verão a campanha "Sonhos de Verão Nestlé" que vai sortear, até 26 de fevereiro, R$ 50 mil por semana e um celular por hora.
O interessante na mecânica é que as tradicionais cartas com cupom dentro foram substituídas por mensagens SMS que os consumidores terão que enviar para a Nestlé, com o código que receberem na troca por produtos comprados da marca. É a consagração definitiva do celular e do SMS como ferramenta promocional. Se lembrarmos que, nas campanhas de 2003, a empresa informou ter recebido 1,1 bilhão de cartas, pode-se imaginar o impacto da mudança tanto em simplificação da logística como em perdas para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Paralelamente, a Nestlé pretende inundar as casas brasileiras com nada menos que um milhão de bonecos Nescotes, os mascotes da Torcida Nestlé (ilustração), que as crianças poderão customizar com adesivos relacionados com marcas como Neston, Maggi, Nescafé e Nescau.
Na ficha técnica da campanha estão a McCann Erickson como agência de publicidade, a Sight na área de promoção e a Future Group como responsável pela operação do SMS.
Curiosamente, a Nestlé não vai utilizar TV nesta campanha. A divulgação da promoção terá veiculação em rádio, carro de som, tablóide, hotsite, TV PDV, Rádio Indoor, TV Bus (somente SP Capital) e materiais nos pontos de venda, como banner, plástico de forração, stopper, suporte para take one e volantes com o regulamento.

Cannes 2008 começa a convocar delegados

Podem começar a preparar seus bolsos. O 55º Festival de Cannes, que acontece de domingo, 15 de junho, a sábado, 21 de junho de 2008, já abre suas inscrições de delegados no próximo dia 10 de janeiro.
Quem quiser botar inveja nos amigos dizendo que vai a Cannes este ano terá que conseguir do seu patrocinador -- sua agência, sua produtora ou seu pai -- a bagatela de € 2386,02, incluindo o imposto (TVA) de 19,6%. Isso dá R$ 6.191,96, pelo câmbio do euro em R$ 2,5951, o quanto ele valia no começo da tarde desta sexta-feira, 4 de janeiro. Fora, claro, uma semana de hotel, almoços na Croisette e jantares no Pellorin. Ah, sim, e o carro alugado para fugir do festival nos dias mais chatos e ir fazer uma fezinha em Mônaco ou jantar em Saint-Paul-de-Vence.
Como não adianta estar em Cannes e não ter um trabalho para torcer que pelo menos entre no shortlist e garanta uma nota na Fenêtre Publicitaire, no Propmark ou na Meio & Mensagem, é importante começar a convencer o patrão a correr o risco de se inscrever.
As inscrições de trabalhos começam dia 31 de janeiro. Aqui estão, portanto, os valores para calcular quanto a agência terá que economizar a partir de agora para disputar Leões:
Film Lions: € 600.00 (R$ 1.557,06)
Press Lions: € 330.00 (R$ 856,38)
Outdoor Lions: € 330.00 (R$ 856,38)
Direct Lions: € 365.00 (R$ 947,21)
Media Lions: € 365.00 (R$ 947,21)
Cyber Lions: € 330.00 (R$ 856,38)
Radio Lions: € 250.00 (R$ 648,77)
Promo Lions: € 365.00 (R$ 947,21)
Titanium And Integrated Lions: €1,075.00
Design Lions: € 365.00 (R$ 947,21)
Já que o brasileiro só se inscreve mesmo em cima da hora, os valores acima com certeza vão mudar com a flutuação do câmbio. A questão é no que devemos apostar: o euro sobe ou desce até junho?

Pó-de-arroz da DM9-Rio lança livro

O jornalista e publicitário João Marcelo Garcez, atualmente revisor da DM9DDB-Rio, lança no próximo dia 19 de janeiro o livro Epopéia Tricolor – A Conquista do Brasil e a Volta à América. A obra reúne crônicas divertidas da campanha do Fluminense na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro de 2007, a tal epopéia que levou o tricolor das Laranjeiras a ficar entre os clubes classificados à Libertadores (Flamengo, Santos, São Paulo e Cruzeiro).
O livro tem apresentação do ex-presidente do clube, Francisco Horta, e traz histórias de Gravatinha, espécie de talismã tricolor, resgatado pelo autor para homenagear o cronista Nélson Rodrigues, outro pó-de-arroz "até as últimas consequências". Gravatinha, para os que não pegaram as crônicas de Nélson, teria sido um sujeito falecido em 1918 mas que sempre baixava do Além para ver as vitórias do seu clube.
O lançamento acontece no saguão do Salão Nobre do Fluminense, na Rua Álvaro Chaves, no Rio.

TJ Net entra em TV nacional pela Binder

Apostando que o mercado de conteúdo de entretenimento para celulares ainda vai explodir no Brasil, a TJ Net começou o ano entrando em mídia nacional pela televisão com comerciais criados pela Binder/FC+M, divulgando sua linha de produtos, entre eles músicas, horóscopo, notícias, pegadinhas e chats.
A TJ Net é um braço da Arvato Mobile, empresa que pertence ao grupo alemão Bertelsmann (o mesmo que na área musical tem a BMG-Bertelsmann Music Group), que já vinha anunciando em televisão através da Binder em mídias regionais. O fechamento de contrato com a Claro e a entrada em São Paulo, completando o leque que cobria Tim, Oi e Vivo, justificou a extensão da cobertura. Apenas com as três operadoras, a TJ Net já contabilizava 1,5 milhão de assinantes e 120 milhões de transações mensais. De acordo com levantamentos da coluna, a empresa investia em torno de R$ 8 milhões em sua campanhas regionais.
Segundo o diretor de Mídia e Planejamento da Binder/FC+M, Flavio Cordeiro, a agência vem desde 2006 fazendo testes de mercado para o cliente, buscando entender como o consumidor brasileiro -- especialmente o adolescente -- se comporta em relação ao conteúdo de seu celular e quais as programações de mídia que conseguem atingi-los. "Hoje temos uma expertise que dificilmente outra agência têm na área, até porque o mercado é praticamente inexplorado".
Flavio diz que a comunicação da TJ Net passará a ser constante em televisão e internet, onde a Binder também desenvolveu o site da empresa. "O produto tem que ser visto como de varejo e não pode ficar fora da mídia", explicou.

Padilha deixa Agência3 para virar dono

O criativo José Raimundo Padilha, que vinha trabalhando para as contas imobiliárias da Agência3, vai deixar a empresa na próxima semana.
Segundo amigos da Janela, Padilha entra em férias para, depois do Carnaval, voltar ao mercado como sócio de uma agência de propaganda no Rio de Janeiro, cujo nome está sendo guardado a mais até do que as sete chaves de praxe.
De qualquer forma, em tempos de mistério, vale registrar que o redator foi visto esta semana no escritório carioca da Giovanni+DraftFCB, agência que no final de 2007 anunciou a conquista da conta da Gafisa, para a qual ele já havia trabalhado quando a Agência3 cuidava da conta. Como dificilmente ele virá a ser sócio da atualmente-multinacional Giovanni -- afinal nem o próprio Paulo Giovanni é mais -- as especulações sobre o destino do profissional continuarão abertas.

RAPIDINHAS NACIONAIS

CONTAS

* A Mohallem Meirelles -- agência que surgiu com o final da Fallon -- venceu a Escala/Synapsys e a QG na concorrência pela conta da Kia Motors, que deixou a Lew`Lara quando esta virou Lew`Lara\TBWA e ganhou a Nissan por alinhamento global.

* A Fischer América conquistou a conta da National Geographic, que foi lançada no Brasil em maio de 2000 pela Editora Abril, e circula com 10 milhões de exemplares/mês no mundo, dos quais 50.000 no Brasil.

* A MatosGrey, que já atende Scotch-Brite e Post-it da 3M do Brasil, ganhou a concorrência para a campanha institucional 2008 da empresa.

* A AlmapBBDO conquistou as contas de Jontex e Sempre Livre, da Johnson & Johnson, que estavam na McCann Erickson.

* A MPM comunica que abriu mão da conta da Assolan para privilegiar "clientes mais identificados com sua filosofia de trabalho". Interessante que a Assolan entrou lá em novembro de 2006, para onde foi transferida pela co-irmã África, agência que sempre se vangloriou de ser exigente na relação de seus clientes. Já sentiram que não deve ser fácil atender a Assolan.

* Em compensação, a MPM venceu a Ag_407, CCZ, JWT, MatosGrey e OpusMúltipla, na concorrência pela conta da operadora de telefonia fixa GVT, que estava na Ag_407.

PRÊMIOS

* A OpusMúltipla, do Paraná, foi a agência brasileira com o maior número de peças publicadas pela revista Archive em 2007. Com isso, o diretor de Denílson Pucci e o redator Diego Pianaro foram os profissionais brasileiros, mais presentes no veículo, assim como a Condor, cliente da OpusMúltipla, foi o anunciante nas mesmas condições.

* Falando em Archive, o anúncio "Água", da W/Brasil para as sandálias Ipanema Gisele Bündchen, da Grendene, entrou na capa da nova edição da revista Luerzer’s Archive. A W comemora que em mais de 20 anos somente seis peças brasileiras ganharam capa da revista.

* A Editora Abril anuncia que a festa da 22ª edição do Prêmio Abril de Publicidade será dia 7 de maio, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. As inscrições irão de 11 a 23 de fevereiro, para trabalhos que foram veiculados em alguma das mídias do Grupo Abril ao longo de 2007.

MISSA DE AUGUSTO!
Os amigos de Augusto Barreiros, que foi da McCann Erickson dos anos 50 a 80, pedem que avisem aos seus colegas que acontece esta segunda-feira, 14/01, &agrave;s 17:30h, a missa de s&eacute;timo dia do profissional, que faleceu domingo passado, aos 89 anos, v&iacute;tima de uma pneumonia. Ser&aacute; na Igreja N.S. da Paz, em Ipanema<br>
Augusto era quem desenhava a famosa gotinha da Esso, personagem conhecid&iacute;ssima no Brasil inteiro naquela &eacute;poca.<br>

Reforços do Mercado

Dream Factory (Rio - RJ) - A agência de promoção, eventos e geração de conteúdo, acaba de reforçar a sua equipe de criação para 2008 com a contratação da redatora Barbara Brasileiro Iturrez. Bárbara, que vem da Dançar Marketing, é especialista em redação de campanhas e projetos culturais com ênfase em Lei Rouanet e estruturação de anteprojetos. Com esta contratação, a Dream Factory passa a contar com 14 profissionais em sua área de Criação, sob o comando da dupla criativa, Felipe Munhoz e Bruno Brasileiro.

Fischer America (São Paulo - SP) - Pedro Cappeletti volta para a agência para dividir a Vice-presidência de Criação com Flávio Casarotti. Com 38 anos, Cappeletti iniciou sua carreira em 1986 em Porto Alegre. Começou na DM9DDB em 1994 como Diretor de Arte e em 2000 tornou-se Diretor de Criação da agência. É responsável por campanhas de sucesso feitas para clientes como Honda (carros e motos), Telefônica, Philips, Parmalat, Tam e Blockbuster. Está em quarto lugar entre os diretores de arte que têm mais peças publicadas na revista Archive em todo o mundo nos últimos 10 anos, e é o
primeiro entre os brasileiros neste ranking. Já ganhou diversos prêmios no Clio, Communication Arts, Graphis, FIAP, Art Directors, New York Festivals, além dos principais da publicidade brasileira.
Pedro conquistou até hoje 23 Leões em Cannes, sendo 3 cyber e 5 de ouro. Em 2001, foi eleito Profissional de Propaganda do Ano no Prêmio Colunistas Brasil.

Talent (São Paulo - SP) - Luciano Vaz é o novo Diretor de Inovação da Agência. Capixaba de coração, como ele mesmo se define, já trabalhou na criação de soluções para internet; no desenvolvimento de produtos, formatos, canais e projetos crossmedia; coordenou o planejamento da presença interativa Latam para bandeira de cartão de crédito e montadora; trabalhou em estratégias interativas para indústria de alimentos, refrigerantes, indústria fonográfica, grupo de comunicação, plano de saúde, banco nacional e petrolífera. Até esse ano atuava no departamento de mídia interativa da Agência Click.

Camilla OliveiraAgência3 (Rio - RJ) - Contratou Camilla Oliveira (foto) como diretora da conta da Eletrobras, que a agência conquistou em concorrência no final de 2007. Anteriormente Camilla estava na Artplan e foi da DPZ, onde atendeu Souza Cruz. A profissional tem grande experiência no atendimento de contas de governo. Durante muitos anos cuidou da conta da Petrobras na Duda, cujo escritório no Rio chegou a comandar.

Contemporânea (Rio - RJ) - Milene Cater é a mais nova assistente de atendimento do Infoglobo. Teve passagens pela New Momentum, W/Brasil e NBS.