Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 21/DEZ/2007
Marcio Ehrlich

 

Petrobras reúne agências de sua concorrência

A Petrobras abre esta tarde os envelopes de portfólio e da proposta de atendimento das 17 agências que estão participando da sua concorrência para uma conta em torno de R$ 250 milhões.
Ao contrário do que era esperado, as pastas das propostas técnicas das agências Agnelo Pacheco, Artplan, Contemporânea, DPZ, Duda, Euro RSCG Brasil, Fischer América, F/Nazca S&S, Giacometti, Heads, LewLara, Link/Bagg, NovaSB, McCann Erickson, Ogilvy, Quê e Z+, que estavam identificadas apenas por números, terão seus responsáveis revelados hoje mesmo.
A Petrobras teve os contratos com suas agências de Propaganda Duda, F/Nazca e Quê encerrado no último dia 30 de novembro, o que reforça a tese de que a empresa tem muita urgência em definir novos vencedores ainda em 2007.

Quê e F/Nazca levam Petrobras. Quem será a terceira?

EM PRIMEIRA MÃO - As agências Quê (com 63,3 pontos) e F/Nazca S&S (com 60,3) devem levar a concorrência da Petrobras, por suas altas pontuações, em resultado divulgado esta tarde no Rio de Janeiro. O máximo de pontos nesta fase era 70.
Como a Petrobras acabou não revelando as correlações entre os números dos envelopes e os nomes das agências, os resultados estão sendo obtidos por conversas com publicitários que estavam presentes na reunião.
Houve quem comentasse no local que a pontuação vencedora seria da Lew Lara, mas mais tarde soube-se que ela era a quarta colocada.
A EuroRSCG foi desclassificada na disputa porque se identificou dentro da pasta, o que era proibido.

ATUALIZAÇÃO (16:50h) - Segundo amigos da Janela, fontes internas da Petrobras teriam garantido que a vencedora da disputa técnica foi a Heads, do Paraná, com 64,3 pontos.

Vejam a seguir a tabela com os números das agências e suas pontuações.

033 (Heads) 64,3
036 (Quê) 63,3
004 (F/Nazca) 60,3
015 (LewLara) 57,4
011 (?) 54,6
021 (?) 52,5
008 (?) 50,5
029 (?) 50,1
005 (?) 46,7
014 (?) 44,6
016 (?) 43,8
002 (?) 43,3
017 (?) 41,5
040 (?) 40,4
034 (?) 38,4
006 (?) 32,7
001 (Euro RSCG) Desclassificada

Quem é essa Heads que encabeça a disputa da Petrobras?

Os cariocas provavelmente vão lembrar mais do nome da agência paranaense Heads pelo episódio ocorrido em setembro de 2004, quando o Shopping Rio Sul chegou a pensar em lhe entregar a conta, mas acabou promovendo uma concorrência com a participação da própria e mais da MPM, da Publicis e da Giovanni FCB, que afinal continuou no atendimento do cliente.
Mas a Heads está longe de ser uma desconhecida do mercado publicitário brasileiro. Em 2008, a empresa de Claudio Loureiro e José Buffo completa 20 anos, tendo sido algumas vezes a Agência do Ano do Prêmio Colunistas Paraná. Apesar de nunca ter trabalhado para contas federais, a Heads cuida de alguns bons clientes de porte nacional, como os carros Volvo e as bicicletas e motos Sundown, o que tem garantido a sua colocação entre as 3 maiores agências do mercado paranaense.
Conversando com a Janela, seu diretor de criação Kike Borell confessou-se feliz por ter ficado com a maior pontuação na avaliação técnica da concorrência da Petrobras, mas acha ainda cedo para comemorar: "A gente venceu na raça, sem nenhum lobby, mas ainda há muitas fases para disputar", preservou-se o publicitário.
Nestas novas fases, um dos critérios que será avaliado é o da estrutura de atendimento que as agências vão oferecer para a Petrobras. Apesar de não ter escritório no Rio -- a entrega dos documentos foi feita pela diretora de atendimento Gabriela Duarte, vinda de Curitiba especialmente para isso -- a Heads naturamente garantiu que, se for uma das escolhidas, montará uma agência completa no Rio de Janeiro. "Se a gente realmente for confimado na conta, pode ter certeza que não vamos entrar no Rio só para atender a Petrobras", garantiu Kike, adiantando que a agência já tem outras perspectivas de clientes da praça.
Além disso, Borell comprometeu-se a contratar sua equipe entre os principais profissionais do Rio, "como forma de incentivar o mercado". Os cariocas, então, que comecem a preparar seus portfólios.

F/Nazca sobe para primeiro na Petrobras

Avaliadas as pastas de portfólio e as propostas de atendimento e de preço, a agência F/Nazca S&S subiu do terceiro para o primeiro lugar na concorrência da Petrobras, conquistando o direito à conta internacional da petroleira, que vinha sendo cuidada pela Quê.
A Heads, que na avaliação técnica havia ficado em primeiro lugar, caiu para terceiro mas manteve-se entre as três, deixando a Quê em segundo.

Insetisan fica com 11|21 e 40 Graus

Depois de uma concorrência com sete agências cariocas, a empresa de dedetização Isetisan acabou ficando com duas: a 40 Graus e a 11|21, que irão se alternar na criação de campanhas durante 2008.
Com 40 anos de mercado, esta é a primeira concorrência feita pela Insetisan, que há 17 anos acompanhava apenas o publicitário Marcelo Gorodicht, hoje atuando na 40 Graus junto com Albano Alves. Esta agência será a responsável pela primeira campanha de 2008 do cliente, enquanto a 11|21 assinará a segunda.
Segundo o diretor da Insetisan, Telles Grillo, a empresa contratou junto ao GERP uma pesquisa de mercado para, com os resultados, montar um briefing para as agências desenvolverem campanhas. "Acredito que não teremos problemas relacionados à construção da marca, pois as duas campanhas foram direcionadas pela pesquisa de mercado e trabalham os mesmos atributos", afirmou o executivo.

Secom habilita 30 agências de 9 estados brasileiros

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) habilitou todas as 30 agências que se apresentaram para disputar as 3 vagas oferecidas para cuidar de verba publicitária de R$ 150 milhões. Das que haviam retirado o edital, 6 agências não compareceram. Como tem sido praxe nas concorrências federais, para passar a impressão de que a comissão de licitação não saberá de quem são os trabalhos, as pastas não puderam ter a identificação das suas respectivas agências, mas a Janela traz esta relação, EM PRIMEIRA MÃO, para seus fiéis leitores.
Estas foram as agências habilitadas, por ordem alfabética e com a identificação das sedes:
BA: Engenhonovo, Idéia3, Link/Bagg e Propeg.
CE: Register.
DF: Bees, D&M e DCR.
MG: Big Grandes Idéias, Casablanca e RC.
PE: Makplan
PR: Master
RJ: Agência3, Giovanni+DraftcFCB e PPR (Quê)
RS: Competence e DCSNET
SP: 141 Brasil, Adag, AgênciaClick, Agnelo Pacheco, BorghiErh/Lowe, DPZ, EuroRSCG, LewLara, Lua Branca, Matisse, novaS/B e Publicis.
A proposta técnica representará 65% da pontuação final, ficando o restante com os quesitos case, repertório e capacidade de atendimento. O resultado, segundo a Secom, só deve sair em meados ou fins de janeiro de 2008.

Giovanni ganha concorrência da Gafisa

A Giovanni+DraftFCB está comunicando que ganhou a concorrência da Gafisa, uma das maiores empresas brasileiras da área imobiliária. Segundo o comunicado, "a Gafisa procurava por uma agência que tivesse todas as disciplinas de comunicação integradas além de publicidade". Por esta razão, além de cuidar da publicidade da conta institucional da Gafisa, a agência assumirá as áreas de Branding, Marketing de Relacionamento, Digital e CRM.
Participaram da primeira fase da concorrência as agências Talent, F/Nazca, Artplan e Y&R. Esta última disputou a fase final com a Giovanni+Draftfcb.
Na nota distribuída pela agência, é passada a informação de que "a conta era atendida em São Paulo pela TBWA e no Rio pela Binder". Em contato com a Janela, no entanto, Glaucio Binder, diretor da Binder/FC+M, considerou que o uso do pretérito no verbo ser foi imperfeito. Ele garante que a concorrência ganha pela Giovanni não terá nenhuma interferência na conta da Gafisa para seus lançamentos no Rio, Espírito Santo e Minas, que continuam sob a responsabilidade de sua agência.

Binder recua e admite perda da Gafisa

Para quem acha que já ouviu de tudo nas novas formas de relacionamento dos anunciantes com suas agências de propaganda, aqui vai uma notícia: haverá sempre algo mais para acontecer.
O publicitário Glaucio Binder, diretor da agência carioca Binder/FC+M, descobriu ontem que havia perdido a conta de seu cliente Gafisa para a Giovanni+Draftfcb só depois de saber a informação lhe passada por este colunista. Não por acaso, num primeiro momento, em entrevista à Janela, Binder preferiu acreditar no que os diretores do escritório da Gafisa no Rio de Janeiro haviam lhe afirmado anteriormente, de que a concorrência que a Gafisa de São Paulo estava fazendo não afetaria a conta da construtora no Rio, Espírito Santo e Minas, que estava sob a responsabilidade de sua agência.
Motivos para não duvidar do cliente, aliás, não lhe faltavam, já que nas últimas semanas em que a concorrência estava se desenrolando, a Gafisa continuou lhe pedindo trabalhos e realizando reuniões normalmente para os próximos lançamentos nestes mercados. Até dando motivos para a agência realizar novas contratações de profissionais para o grupo de contas.
Só após a notícia publicada na imprensa é que Binder foi reafirmar a promessa do cliente, para descobrir informalmente -- já que nenhuma comunicação oficial lhe foi enviada -- de que a conta havia ido embora.
"Estou surpreso e chocado", afirmou Glaucio Binder para a Janela, garantindo que "se tivéssemos sabido que a concorrência de São Paulo seria para a conta nacional, teríamos pedido para entrar na disputa, já que a Binder/FC+M também é uma agência que tem todas as disciplinas de comunicação e não fica a dever nada a qualquer outra do mercado".
O executivo ainda não sabe como vai reestruturar sua agência para compensar a saída da Gafisa. "Temos cerca de 10 profissionais dedicados a este cliente e vamos tentar manter quem for possível", adiantou.
PERDA DUPLA
Neste episódio da saída da Gafisa, não é só a Binder que perde. A Agência3 também, já que mantinha uma participação nos resultados do cliente, por conta do acordo operacional realizado entre as duas agências em fevereiro deste ano, quando a conta passou de uma para a outra. Em 2006, a Agência3 tinha passado a concentrar a conta da Gafisa.

Reforços do Mercado

Ogilvy Action (Rio - RJ) - Rodrigo Westin acaba de ser promovido a diretor de criação da Ogilvy Action Rio. Há quatro anos na agência, o ex-designer sênior agora gerenciará o departamento de criação e soluções digitais para ponto-de-venda, design gráfico e design de produto no escritório do Rio de Janeiro, com o objetivo de trazer mais experiência de marca para os consumidores, vendedores e para o trade. Nesta nova fase, Westin atenderá principalmente as contas Bat, Souza Cruz, Michelin e Varilux, além de dar suporte a clientes como Unilever, Magazine Luiza, DuPont e Allianz.
Formado em 1999 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o publicitário já passou pela agência Giovanni,FCB Rio. Em 2001 foi para Londres fazer mestrado em Communication Design, na Central Saint Martins - London Institute. Ao retornar em 2003, ingressou na Ogilvy Brasil onde já atendeu clientes como DuPont, Varilux, Michelin, Unilever (Ades), Souza Cruz. (17/12/2007)

Propeg (Salvador - BA) - A publicitária Ana Luisa Almeida assumiu a Vice-presidência de Criação da Propeg. A profissional, que trabalha há nove anos na agência, terá como atribuição a direção criativa dos trabalhos desenvolvidos pelas unidades Salvador, Lauro de Freitas (Varejo) e Brasília. Ana é formada em Comunicação Social e tem 16 anos de experiência. Ela foi uma das primeiras mulheres a trabalhar em criação na Bahia. Iniciou sua carreira como redatora, na Idéia 3. Entrou na Propeg em 1998, também como redatora. Em 4 anos já era diretora de criação. Ao longo dos nove anos de Propeg tornou-se a profissional de criação mais premiada do Norte/ Nordeste. Foi eleita Profissional do Ano pelo Prêmio Colunistas, em 2002, premiada várias vezes no Prêmio Abril de Publicidade, Bahia Recall, Festival de Propaganda, em Gramado, Prêmio Central de Outdoor, Prêmio Colunistas e Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo. (17/12/2007)

PROMOÇÃO ENCERRADA! - Obrigado aos inúmeros leitores da Janela que se solidarizaram conosco pela dificuldade de conseguirmos cancelar um telefone celular. Pudemos ver que esse não foi um problema isolado. Interromper qualquer assinatura no Brasil é um suplício para todos os cidadãos -- sejam usuários de celular, telefone fixo, internet banda larga ou TV a cabo --, e já estava na hora de or órgãos de defesa do consumidor tomarem uma atitude contra isso. Afinal, nem todo brasileiro tem um site para botar a boca no trombone, como fizemos.
Enfim, o problema foi resolvido e agora está à disposição do gentil leitor que trouxe a solução definitiva usar um full-banner na Janela para a sua empresa.