Petrobras reúne
agências de sua concorrência
A Petrobras abre esta tarde os envelopes de portfólio e
da proposta de atendimento das 17 agências que estão
participando da sua concorrência para uma conta em torno de
R$ 250 milhões.
Ao contrário do que era esperado, as pastas das propostas
técnicas das agências Agnelo Pacheco, Artplan, Contemporânea,
DPZ, Duda, Euro RSCG Brasil, Fischer América, F/Nazca S&S,
Giacometti, Heads, LewLara, Link/Bagg, NovaSB, McCann Erickson,
Ogilvy, Quê e Z+, que estavam identificadas apenas por números,
terão seus responsáveis revelados hoje mesmo.
A Petrobras teve os contratos com suas agências de Propaganda
Duda, F/Nazca e Quê encerrado no último dia 30 de novembro,
o que reforça a tese de que a empresa tem muita urgência
em definir novos vencedores ainda em 2007.
Quê e
F/Nazca levam Petrobras. Quem será a terceira?
EM PRIMEIRA MÃO - As agências Quê
(com 63,3 pontos) e F/Nazca S&S (com 60,3) devem levar a concorrência
da Petrobras, por suas altas pontuações, em resultado
divulgado esta tarde no Rio de Janeiro. O máximo de pontos
nesta fase era 70.
Como a Petrobras acabou não revelando as correlações
entre os números dos envelopes e os nomes das agências,
os resultados estão sendo obtidos por conversas com publicitários
que estavam presentes na reunião.
Houve quem comentasse no local que a pontuação vencedora
seria da Lew Lara, mas mais tarde soube-se que ela era a quarta
colocada.
A EuroRSCG foi desclassificada na disputa porque se identificou
dentro da pasta, o que era proibido.
ATUALIZAÇÃO (16:50h) - Segundo amigos
da Janela, fontes internas da Petrobras teriam garantido que a vencedora
da disputa técnica foi a Heads, do Paraná, com 64,3
pontos.
Vejam a seguir a tabela com os números das agências
e suas pontuações.
033 (Heads) |
64,3 |
036 (Quê) |
63,3 |
004 (F/Nazca) |
60,3 |
015 (LewLara) |
57,4 |
011 (?) |
54,6 |
021 (?) |
52,5 |
008 (?) |
50,5 |
029 (?) |
50,1 |
005 (?) |
46,7 |
014 (?) |
44,6 |
016 (?) |
43,8 |
002 (?) |
43,3 |
017 (?) |
41,5 |
040 (?) |
40,4 |
034 (?) |
38,4 |
006 (?) |
32,7 |
001 (Euro RSCG) |
Desclassificada |
Quem é
essa Heads que encabeça a disputa da Petrobras?
Os cariocas provavelmente vão lembrar mais do nome da agência
paranaense Heads pelo episódio ocorrido em setembro de 2004,
quando o Shopping Rio Sul chegou a pensar em lhe entregar a conta,
mas acabou promovendo uma concorrência com a participação
da própria e mais da MPM, da Publicis e da Giovanni FCB,
que afinal continuou no atendimento do cliente.
Mas a Heads está longe de ser uma desconhecida do mercado
publicitário brasileiro. Em 2008, a empresa de Claudio Loureiro
e José Buffo completa 20 anos, tendo sido algumas vezes a
Agência do Ano do Prêmio Colunistas Paraná. Apesar
de nunca ter trabalhado para contas federais, a Heads cuida de alguns
bons clientes de porte nacional, como os carros Volvo e as bicicletas
e motos Sundown, o que tem garantido a sua colocação
entre as 3 maiores agências do mercado paranaense.
Conversando com a Janela, seu diretor de criação Kike
Borell confessou-se feliz por ter ficado com a maior pontuação
na avaliação técnica da concorrência
da Petrobras, mas acha ainda cedo para comemorar: "A gente
venceu na raça, sem nenhum lobby, mas ainda há muitas
fases para disputar", preservou-se o publicitário.
Nestas novas fases, um dos critérios que será avaliado
é o da estrutura de atendimento que as agências vão
oferecer para a Petrobras. Apesar de não ter escritório
no Rio -- a entrega dos documentos foi feita pela diretora de atendimento
Gabriela Duarte, vinda de Curitiba especialmente para isso -- a
Heads naturamente garantiu que, se for uma das escolhidas, montará
uma agência completa no Rio de Janeiro. "Se a gente realmente
for confimado na conta, pode ter certeza que não vamos entrar
no Rio só para atender a Petrobras", garantiu Kike,
adiantando que a agência já tem outras perspectivas
de clientes da praça.
Além disso, Borell comprometeu-se a contratar sua equipe
entre os principais profissionais do Rio, "como forma de incentivar
o mercado". Os cariocas, então, que comecem a preparar
seus portfólios.
F/Nazca sobe
para primeiro na Petrobras
Avaliadas as pastas de portfólio e as propostas de atendimento
e de preço, a agência F/Nazca S&S subiu do terceiro
para o primeiro lugar na concorrência da Petrobras, conquistando
o direito à conta internacional da petroleira, que vinha
sendo cuidada pela Quê.
A Heads, que na avaliação técnica havia ficado
em primeiro lugar, caiu para terceiro mas manteve-se entre as três,
deixando a Quê em segundo.
Insetisan fica
com 11|21 e 40 Graus
Depois de uma concorrência com sete agências cariocas,
a empresa de dedetização Isetisan acabou ficando com
duas: a 40 Graus e a 11|21, que irão se alternar na criação
de campanhas durante 2008.
Com 40 anos de mercado, esta é a primeira concorrência
feita pela Insetisan, que há 17 anos acompanhava apenas o
publicitário Marcelo Gorodicht, hoje atuando na 40 Graus
junto com Albano Alves. Esta agência será a responsável
pela primeira campanha de 2008 do cliente, enquanto a 11|21 assinará
a segunda.
Segundo o diretor da Insetisan, Telles Grillo, a empresa contratou
junto ao GERP uma pesquisa de mercado para, com os resultados, montar
um briefing para as agências desenvolverem campanhas. "Acredito
que não teremos problemas relacionados à construção
da marca, pois as duas campanhas foram direcionadas pela pesquisa
de mercado e trabalham os mesmos atributos", afirmou o executivo.
Secom habilita
30 agências de 9 estados brasileiros
A Secretaria de Comunicação da Presidência
da República (Secom) habilitou todas as 30 agências
que se apresentaram para disputar as 3 vagas oferecidas para cuidar
de verba publicitária de R$ 150 milhões. Das que haviam
retirado o edital, 6 agências não compareceram. Como
tem sido praxe nas concorrências federais, para passar a impressão
de que a comissão de licitação não saberá
de quem são os trabalhos, as pastas não puderam ter
a identificação das suas respectivas agências,
mas a Janela traz esta relação, EM PRIMEIRA
MÃO, para seus fiéis leitores.
Estas foram as agências habilitadas, por ordem alfabética
e com a identificação das sedes:
BA: Engenhonovo, Idéia3, Link/Bagg e Propeg.
CE: Register.
DF: Bees, D&M e DCR.
MG: Big Grandes Idéias, Casablanca e RC.
PE: Makplan
PR: Master
RJ: Agência3, Giovanni+DraftcFCB e PPR (Quê)
RS: Competence e DCSNET
SP: 141 Brasil, Adag, AgênciaClick, Agnelo
Pacheco, BorghiErh/Lowe, DPZ, EuroRSCG, LewLara, Lua Branca, Matisse,
novaS/B e Publicis.
A proposta técnica representará 65% da pontuação
final, ficando o restante com os quesitos case, repertório
e capacidade de atendimento. O resultado, segundo a Secom, só
deve sair em meados ou fins de janeiro de 2008.
Giovanni ganha
concorrência da Gafisa
A Giovanni+DraftFCB está comunicando que ganhou a concorrência
da Gafisa, uma das maiores empresas brasileiras da área imobiliária.
Segundo o comunicado, "a Gafisa procurava por uma agência
que tivesse todas as disciplinas de comunicação integradas
além de publicidade". Por esta razão, além
de cuidar da publicidade da conta institucional da Gafisa, a agência
assumirá as áreas de Branding, Marketing de Relacionamento,
Digital e CRM.
Participaram da primeira fase da concorrência as agências
Talent, F/Nazca, Artplan e Y&R. Esta última disputou
a fase final com a Giovanni+Draftfcb.
Na nota distribuída pela agência, é passada
a informação de que "a conta era atendida em
São Paulo pela TBWA e no Rio pela Binder". Em contato
com a Janela, no entanto, Glaucio Binder, diretor da Binder/FC+M,
considerou que o uso do pretérito no verbo ser foi imperfeito.
Ele garante que a concorrência ganha pela Giovanni não
terá nenhuma interferência na conta da Gafisa para
seus lançamentos no Rio, Espírito Santo e Minas, que
continuam sob a responsabilidade de sua agência.
Binder recua
e admite perda da Gafisa
Para quem acha que já ouviu de tudo nas novas formas de relacionamento
dos anunciantes com suas agências de propaganda, aqui vai uma notícia:
haverá sempre algo mais para acontecer.
O publicitário Glaucio Binder, diretor da agência carioca Binder/FC+M,
descobriu ontem que havia perdido a conta de seu cliente Gafisa para a Giovanni+Draftfcb
só depois de saber a informação lhe passada por este colunista.
Não por acaso, num primeiro momento, em entrevista à Janela, Binder
preferiu acreditar no que os diretores do escritório da Gafisa no Rio
de Janeiro haviam lhe afirmado anteriormente, de que a concorrência que
a Gafisa de São Paulo estava fazendo não afetaria a conta da construtora
no Rio, Espírito Santo e Minas, que estava sob a responsabilidade de
sua agência.
Motivos para não duvidar do cliente, aliás, não lhe faltavam,
já que nas últimas semanas em que a concorrência estava
se desenrolando, a Gafisa continuou lhe pedindo trabalhos e realizando reuniões
normalmente para os próximos lançamentos nestes mercados. Até
dando motivos para a agência realizar novas contratações
de profissionais para o grupo de contas.
Só após a notícia publicada na imprensa é que Binder
foi reafirmar a promessa do cliente, para descobrir informalmente -- já
que nenhuma comunicação oficial lhe foi enviada -- de que a conta
havia ido embora.
"Estou surpreso e chocado", afirmou Glaucio Binder para a Janela,
garantindo que "se tivéssemos sabido que a concorrência de
São Paulo seria para a conta nacional, teríamos pedido para entrar
na disputa, já que a Binder/FC+M também é uma agência
que tem todas as disciplinas de comunicação e não fica
a dever nada a qualquer outra do mercado".
O executivo ainda não sabe como vai reestruturar sua agência para
compensar a saída da Gafisa. "Temos cerca de 10 profissionais dedicados
a este cliente e vamos tentar manter quem for possível", adiantou.
PERDA DUPLA
Neste episódio da saída da Gafisa, não é só
a Binder que perde. A Agência3 também, já que mantinha uma
participação nos resultados do cliente, por conta do acordo operacional
realizado entre as duas agências em fevereiro deste ano, quando a conta
passou de uma para a outra. Em 2006, a Agência3 tinha passado a concentrar
a conta da Gafisa.
Reforços do Mercado
Ogilvy Action (Rio - RJ) - Rodrigo
Westin acaba de ser promovido a diretor
de criação da Ogilvy Action
Rio. Há quatro anos na agência,
o ex-designer sênior agora gerenciará
o departamento de criação
e soluções digitais para ponto-de-venda,
design gráfico e design de produto
no escritório do Rio de Janeiro,
com o objetivo de trazer mais experiência
de marca para os consumidores, vendedores
e para o trade. Nesta nova fase, Westin
atenderá principalmente as contas
Bat, Souza Cruz, Michelin e Varilux, além
de dar suporte a clientes como Unilever,
Magazine Luiza, DuPont e Allianz.
Formado em 1999 pela Universidade Federal
do Rio de Janeiro, o publicitário
já passou pela agência Giovanni,FCB
Rio. Em 2001 foi para Londres fazer mestrado
em Communication Design, na Central Saint
Martins - London Institute. Ao retornar
em 2003, ingressou na Ogilvy Brasil onde
já atendeu clientes como DuPont,
Varilux, Michelin, Unilever (Ades), Souza
Cruz. (17/12/2007)
Propeg (Salvador - BA) - A publicitária Ana Luisa Almeida assumiu
a Vice-presidência de Criação da Propeg. A profissional,
que trabalha há nove anos na agência, terá como atribuição
a direção criativa dos trabalhos desenvolvidos pelas unidades
Salvador, Lauro de Freitas (Varejo) e Brasília. Ana é formada
em Comunicação Social e tem 16 anos de experiência. Ela
foi uma das primeiras mulheres a trabalhar em criação na Bahia.
Iniciou sua carreira como redatora, na Idéia 3. Entrou na Propeg em 1998,
também como redatora. Em 4 anos já era diretora de criação.
Ao longo dos nove anos de Propeg tornou-se a profissional de criação
mais premiada do Norte/ Nordeste. Foi eleita Profissional do Ano pelo Prêmio
Colunistas, em 2002, premiada várias vezes no Prêmio Abril de Publicidade,
Bahia Recall, Festival de Propaganda, em Gramado, Prêmio Central de Outdoor,
Prêmio Colunistas e Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo. (17/12/2007)
PROMOÇÃO ENCERRADA! - Obrigado aos inúmeros leitores
da Janela que se solidarizaram conosco pela dificuldade de conseguirmos cancelar
um telefone celular. Pudemos ver que esse não foi um problema isolado.
Interromper qualquer assinatura no Brasil é um suplício para todos
os cidadãos -- sejam usuários de celular, telefone fixo, internet
banda larga ou TV a cabo --, e já estava na hora de or órgãos
de defesa do consumidor tomarem uma atitude contra isso. Afinal, nem todo brasileiro
tem um site para botar a boca no trombone, como fizemos.
Enfim, o problema foi resolvido e agora está à disposição
do gentil leitor que trouxe a solução definitiva usar um full-banner
na Janela para a sua empresa.
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