Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/DEZ/2007
Marcio Ehrlich

 

ABP: votos para Destaques vão até dia 7

Até a próxima sexta-feira, os associados da Associação Brasileira de Propaganda – ABP podem votar para o prêmio "Destaque Profissional 2007", que será entregue pela entidade em jantar no dia 11 de dezembro no Clube Caiçaras, Rio de Janeiro.
Os associados poderão votar no site da entidade (www.abp.com.br ).
Esta sempre foi uma premiação concedida pela ABP -- que é sediada no Rio -- para os profissionais da propaganda carioca. Na gestão de Adilson Xavier como presidente da ABP, para tentar dar um caráter nacional à entidade (já que ela não é reconhecida assim pelos outros estados), passou-se a indicar outros profissionais, notadamente paulistas.
Em tempos de votação pelo "Não", a Janela sugere que os publicitários cariocas votem somente em nomes cariocas, para tentar fazer com que a festa volte a ser uma homenagem aos profissionais do Rio, que lutam para fazer com que este mercado sobreviva dignamente, apesar de todas as dificuldades.
Estes são os indicados pelos diretores da ABP:

Publicitário do Ano: Fábio Fernandes – F/Nazca; Luiz Lara - Lew,Lara; Roberto Justus – Y&R
Executivo de Anunciante: Flávia da Justa - Oi; Flávio Maia – Bob´s; Roberto Guenzburguer - Claro
Executivo de Agência: Ivan Marques – F/Nazca; Rodolfo Medina - Artplan; Sergio Valente – DM9DDB
Executivo de Veículo: Daruiz Paranhos - Bandeirantes; Paulo Novis – O Globo; Rubens Campos - SGR
Diretor de Criação: André Laurentino – Lew,Lara; João Livi - Talent; Luiz Nogueira - McCann
Redator: Alexandre Motta – BinderFC+M; Cássio Zanata- AlmapBBDO; Renato Jardim - NBS
Diretor de Arte: Alessandra Saddock – F/Nazca; Beto Werneck – McCann; Guilherme Jahara - Publicis
Profissional de Atendimento de Agência: Gabriela Ribeiro - NBS; Gustavo Oliveira – Giovanni+DraftFCB; Marcio Santoro - Africa
Profissional de Atendimento de Veículo: Fred Muller - Globosat; Pedro Coli – Rede Globo; Thomaz Naves - Rede Record
Profissional de Mídia de Agência: Erica Campbell - NBS; Lilian June – F/Nazca; Paulo Camossa - AlmapBBDO
Diretor de Comerciais: Andrucha Waddington - Conspiração; Carlos Manga Jr. - Republika Filmes; Rodrigo Pesavento - Zeppelin
Profissional de Planejamento e Pesquisa: Alberto Cerqueira Lima – Copernicus; Carla Sá – Lew,Lara; Fernand Alphen - F/Nazca
Profissional de Fotografia: Bruno Cals; Mauricio Nahas; Nana Moraes
Profissional de Produção de Som: Ed Cortes - Tentáculo; Fernando Marcelo Froni (Cecelo) – Prof. Pardal; Zezinho Mutarelli – Sax So Funny
RTVC: Ana Ourique – F/Nazca; Bárbara Borges – Agência3; Fernanda Martins - Giovanni+DraftFCB
Produtor Gráfico: Cris Vianna - NBS; José Roberto Jekl – F/Nazca; Paulo Moraes – Giovanni+DraftFCB

Nokia e Bradesco levam eventos para o Second Life

O Second Life continua atraíndo empresas brasileiras, que estão aprendendo como atuar no metaverso. Na última semana, no mesmo exato momento em que inaugurava sua famosa árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, o Bradesco acendia as luzes de uma perfeita reprodução da gigantesca estrutura em uma réplica da região carioca da Lagoa. Réplica, aliás, que conta até com os quiosques e os pedalinhos de cisnes que caracterizam o espaço. O projeto foi desenvolvido pelo mesmo grupo da Ilha Búzios, que administra a ilha do Banco Bradesco, onde a instituição bancária realiza diversas ações promocionais e a ilha da rádio Paradiso.
Agora é a vez de a Nokia anunciar que seu Nokia Trends, projeto que traz para o público brasileiro as principais tendências artísticas do mundo, também estará disponível para usuários do metaverso Second Life, numa edição virtual que acontece um dia antes do evento real: esta sexta-feira, 7 de dezembro, das 22h à meia-noite, na Trendy Island.
A versão SL do Nokia Trends trará uma réplica do cenário que será apresentado na festa de sábado. Além disso, o DJ virtual tocará algumas das mesmas canções que serão apresentadas na edição 2007, entre outras do ano passado.
A entrada para o Nokia Trends no Second Life será livre, com uma capacidade máxima de 200 integrantes. Para participar, os avatares podem ir à ilha do Espelho e pedir sua inclusão na lista para os monitores. No momento da festa, os convidados receberão um aviso e serão teletransportados para o local dos shows. Durante o evento, haverá ainda o sorteio de alguns linden dólares (o dinheiro usado no Second Life) para os avatares.
A versão real do Nokia Trends acontecerá no dia 08 de dezembro, a partir das 20h, no Memorial da América Latina, em SP. O line-up conta com apresentações de Phoenix, Underground Resistance, Van She e She Wants Revenge, entre outros.

Percepttiva quer marcar imagem de criativa

Agência que tradicionalmente vinha atuando com mais força no mercado de imóveis, a carioca Percepttiva decidiu mudar sua imagem perante os anunciantes e os profissionais do Rio de Janeiro. Seus diretores Rafael Duarte, Eduardo Rezende e Eduardo Ribeiro passaram a se concentrar nas áreas de atendimento e operações e contrataram Marcelo Santos para dar uma cara mais criativa para a agência, inclusive contratando nova equipe de profissionais, entre os quais o conhecido redator Romeu Loures.
Conversando com a Janela, Rafael contou que a meta da agência é se tornar desejada não só pelos clientes de fora da área imobiliária como dos próprios criativos cariocas, que poderão ver a Percepttiva como um lugar onde poderão realizar bons trabalhos para seus portfólios.
De lá para cá, a Percepttiva tem procurado marcar presença na mídia com soluções mais bem-humoradas e fora do comum. Esta semana, por exemplo, a agência colocou na Avenida das Américas, na Barra, um frontlight imitando uma grande janela que está sendo limpa com um rodo, para a empresa de limpeza Novo Rio. Para criar o efeito de um rodo gigante, o poste do painel foi adesivado e passou a fazer parte da peça. Também esta semana, para a Basimóvel, a agência fechou a primeira página dos classificados do Globo e do Dia com vários tijolinhos faltando para indicar que o cliente vende muito.
A mudança no comportamento criativo da Percepttiva já permitiu à agência conquistar vários prêmios no Anuário do CCRJ e no Colunistas Rio. Brincando com estes resultados, a agência compareceu à entrega do Prêmio de Propaganda O Globo, semana passada, com uma homenagem a alguns conhecidos criativos cariocas, como Marcelo Noronha (NBS), Luis Carlos Salvestroni (Agência3), Marcelo Giannini (Publicis) e Alexandre Motta (Binder FC+M). Como se vê na foto do criativo da agência com o redator da F/Nazca, Fred Moreira, os funcionários da Percepttiva presentes na festa vestiam camisetas dizendo que os colegas das outras agências podiam relaxar na hora dos resultados, porque este ano a Percepttiva não tinha se inscrito no Globo.

Reforços do Mercado

F/Nazca (Rio - RJ) - Guilherme Pasculli Érrico é o mais novo contratado para o planejamento. Guilherme tem 25 anos, é formado em Administração de Empresas pela FAAP e possui MBA Executivo em Marketing pela ESPM. Por mais de três anos trabalhou no Marketing da Unilever com marcas como Close Up e Dove e desenvolveu produtos e marcas para toda a América Latina no segmento Hair Care além de projetos de ativação de marca. Na F/Nazca ele irá assumir o cargo de Senior Planner e irá atender as contas O Globo, Embratel, Unimed Rio e Petrobras.