Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/OUT/2007
Marcio Ehrlich

 

Cesar Maia quer agências fora da área pública

O prefeito César Maia, que no início de 2006 encerrou o relacionamento da Prefeitura com suas agências de publicidade, soltou esta terça-feira mais um ataque ao setor, em seu ex-blog, propondo como solução para a utilização das agências como forma de desvio de verba governamental, simplesmente a proibição de contratação destas empresas.
Vejam o texto:

O DIAGRAMA É O MESMO, SEMPRE! VALERIODUTO É APRIMORAMENTO! PROIBIR A SOLUÇÃO!

1. Este Ex-Blog já descreveu o esquema das agências de publicidade e dos governos, do qual saiu a tentativa de aperfeiçoamento conhecida como valerioduto.
2. Funciona assim: A agência de publicidade que trabalhou para um partido numa eleição, ou que vai trabalhar para o partido que está no governo na próxima eleição, ou programas/comerciais partidários é contratada por este governo. Faz seu trabalho profissional, mas -num acordo de gaveta- amplia sem necessidade técnica a diversidade ou o numero de inserções e cobra uma taxa de agenciamento limite que pode ser de até 20%.
3. Esse excesso sobre a mídia-publicidade-técnica e a taxa de agenciamento entra como crédito para pagar a publicidade partidária e eleitoral dos anos seguintes. Uma CPI estadual -1999/2000- pelo menos no RJ, descreveu este processo com todos os detalhes. Em nível municipal até uma empresa de pesquisa foi criada, e uma vez seu contratante fora do governo, desapareceu. O pagamento era -outra vez- via agência de publicidade.
4. Outra forma mais grosseira é através do superfaturamento da produção para os governos. A agência de publicidade é solicitada a contratar estas produções. Como recebe sua taxa de agência, tudo bem. Esse superfaturamento entra como crédito para o partido do governo contratante junto a produtoras, etc...
5. Há vezes em que se paga dívidas de campanha com agências, produtoras e gráficas por este expediente. Um caso que a imprensa chamou a atenção foi da gráfica contratada na campanha de Tarso Genro, que ficou com dívidas, e depois foi contratada pelo ministério da educação desse mesmo Tarso Genro -ministro- cuja evidência era para pagar dívidas de campanha.
6. Valerioduto é uma variante dos casos clássicos descritos. Buscava o crime perfeito. Empresas que quisessem financiar políticos sem registro direto na conta do candidato, contratariam a agência para um trabalho normal, que era apenas realizado burocraticamente. Este dinheiro a agência repassava aos políticos em campanha por ordem dos governos, ou aos políticos -também por ordem do governo, para votarem a favor (mensalão).
7. O crime quase perfeito só não fecha quando o político ou candidatura que recebeu o dinheiro não registra o gasto relativo. No mensalão foi isso que abriu o esquema, reforçado pelo pagamento em uma só agência de banco. Tanto no caso mineiro quanto no mensalão há agravantes, que é o uso de empresas estatais como financiadoras via contratação da agência valeriana. Com as empresas privadas poder-se-ia dizer que são registros fraudados, embora formalmente adequados. Com empresas públicas configura-se um segundo delito, de maior gravidade ainda: dinheiro de acionistas públicos e privados, em sociedades de economia mista.
8. Isso deve ter ocorrido décadas atrás nos países desenvolvidos e de democracia mais antiga. Nesses países é proibido aos governos contratarem agências para fazerem a sua publicidade. A publicidade governamental -da forma que conhecemos no Brasil é proibida. Esse é o passo necessário no Brasil. Há leis, aqui, tramitando a respeito, assim como -e até- emenda constitucional. Proibir governos de contratar agências de publicidade-como o é nos EUA, França, Reino Unido, Alemanha... - é uma necessidade urgente. Que se faça logo.

Ou seja, para o prefeito Cesar Maia, é só tirar o sofá da sala que os desvios de verba no Brasil serão resolvidos.
O que dizem nossas lideranças? Alô, Cyd Alvarez, presidente da ABP? Alô, Clóvis Speroni, presidente da ABAP? Alô, Glaucio Binder, presidente do Sindicato das Agências do Rio?
Podem se manifestar que a Janela publica.

Bruxa solta nos veículos cariocas

Amiga da Janela manda e-mail contando que esta última segunda, 1 de outubro, a Record do Rio demitiu a gerente comercial, Claudia Vilarde, "depois de inúmeras divergencias" com o diretor da sucursal, Thomas Naves. Claudia era remanescente da equipe de seu pai Octávio Vilarde.
E esta terça, 2, foi a vez de Roberto Castilho, que deixou o departmento comercial da TV Globo, depois de 27 anos na empresa.
Sem contar, segundo nossa informante, que na sexta, dia 28/09, o JB soltou o famoso passaralho em sua área comercial, mandando cerca de 40 profissionais embora, num esforço para reduzir seus custos e, quem sabe algum dia, poder quitar as inúmeras dívidas que o veículo tem inclusive com outros veículos e fornecedores do mercado publicitário.

Cariocas são destaque no Colunistas São Paulo

Rodolfo SampaioA publicidade paulista, que há muito tempo recebe de braços abertos os talentos cariocas, também sabe reconhecer em suas premiações o desempenho destes profissionais. Numa feliz coincidência, o júri do 24º Prêmio Colunistas São Paulo, julgado esta segunda-feira, 8 de outubro, no Hotel Ca'd'Oro, de São Paulo, escolheu dois publicitários nascidos no Rio de Janeiro para receber seus principais prêmios pessoais. Silvio Matos, hoje presidente da agência MatosGrey, foi escolhido o Publicitário do Ano, e Rodolfo Sampaio, diretor de criação da DM9DDB (foto à direita), o Profissional de Propaganda do Ano.
Filho do diretor da Contemporânea, Mauro Matos, Silvio passou no Rio por agências como Demais e Contemporânea, transferindo-se para São Paulo, onde atuou na FischerAmérica e na Young & Rubicam, até abrir sua agência MatosGrey. Rodolfo Sampaio começou sua carreira em 90 como redator na Artplan Publicidade e passou no Rio pela Young & Rubicam, pela Contemporânea e pela Salles, até assumir a direção nacional de criação da Publicis, em São Paulo, de onde se transferiu para a DM9DDB.
A ata do Colunistas São Paulo está disponível no site da Abracomp, promotora do concurso, em www.colunistas.com.

CCRJ abre processo eleitoral

O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) escolhe um novo presidente em outubro para o biênio 2008/2009, substituindo a Flavio Medeiros, redator da NBS. A chapa, para poder concorrer, deve registrar presidente, vice-presidente e até 5 diretores, cujos nomes devem ser enviados até o dia 19 de outubro para o email priscila@ccrj.com.br .
A eleição, segundo comunicado do CCRJ, será em outubro, em local ainda a ser divulgado.

Gustavo não garante ser candidato ao CCRJ

Ainda que não saia candidato à presidência do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) -- como tem sido especulado no mercado --, Gustavo Bastos (foto) pretende criar um movimento de discussão sobre o futuro da entidade, aproveitando as eleições que acontecem ainda este mês para o biênio 2007-2009.
De acordo com o diretor de criação da agência 11/21, sua candidatura será confirmada apenas na noite desta terça-feira, 16 de outubro, após reunião com os criativos Carlos "Russo" Di Célio (F/Nazca) e Roberto Vilhena (Artplan). "Estou estudando a candidatura porque tenho sido procurado por muitos criativos cariocas insatisfeitos com os rumos do CCRJ nos últimos anos", disse para a Janela o ex-presidente do clube:
- Pouca gente sabe, mas hoje o CCRJ tem apenas 180 sócios, dos quais 60 nem criativos são, protestando Gustavo pelo fato de o CCRJ aceitar como sócio qualquer um que compre o anuário, ainda que seja um estudante ou profissional de outra área. "Isto precisa ser mudado, seja por uma nova diretoria ou mesmo pela atual, se ela ouvir a opinião dessa parcela de criativos cariocas que tem me procurado", acrescentou.
A eleição da atual diretoria (2005-2007), comandada por Flávio Medeiros, foi realizada com chapa única. Antes, Gustavo Bastos havia disputado a eleição com Álvaro Rodrigues, que saiu-se vencedor. Antes disso, André Eppinhaus havia derrotado Paulo Castro na eleição, sendo sucedido por Fernando Campos, também eleito em chapa única. Sem dúvida que em todas as eleições disputadas por duas chapas, o clube viveu momentos mais animados, pelo debates que mobilizavam os criativos.
Esta possibilidade de discussões é que Gustavo pretende ressuscitar, mas sua candidatura, explica, está dependendo da disponibilidade de tempo dele próprio e dos demais nomes. "Tanto eu quanto Russo e Vilhena temos estado com muito trabalho em nossas agências e vamos precisar estudar com muita consciência se poderemos dar o tempo que o clube precisa", concluiu.

REELEIÇÃO
Enquanto isso, Flávio Medeiros se prepara para disputar a reeleição, tendo como vice-presidente, agora, o diretor de criação da Binder FC+M, Alexandre Motta, no lugar de José Luiz Vaz (NBS). Da sua chapa participam ainda Luís Claudio Salvestroni (Agência3), Ricardo Weitsmann, Rodrigo Westin (Ogilvy Action), Felipe Rodrigues (Giovanni+DraftFCB) e Marcio Morgade (Bendita).

Almoço no Rio vai comemorar Dia do Contato

Aproveitando a comemoração do Dia do Contato este domingo, 21 de outubro, um grupo de publicitários cariocas está marcando para o próximo dia 22, segunda feira, um almoço de confraternização da classe, na Churrascaria Estrela do Sul, da Tijuca.
O Dia do Contato foi criado em 1968 pelo publicitário carioca Aroldo Araujo, para valorizar o profissional responsável pela comercialização dos veículos de comunicação.
Em 21 de outubro de 1968, Aroldo Araujo ofereceu o primeiro almoço-homenagem aos contatos de publicidade, quando foi levantada a idéia de se criar uma associação que congregasse todos os contatos de publicidade dos veículos de comunicação, tendo sido seu primeiro presidente Jomar Pereira da Silva, então contato comercial do Jornal do Brasil. Aroldo Araujo, diretor da agência que leva seu nome, também foi o responsável pela criação do Dia da Mídia e do Dia do Anunciante.
Hoje, a associação está desativada e, mesmo os almoços de confraternização tendo sido retomados em 2006, o grupo não conseguiu se reestruturar como entidade. A gente torce que este ano a coisa aconteça.
Quem quiser maiores informações pode procurar o Enio Santiago pelo telefone (21) 92170-1696.

Festival da ABP define sua programação

Será realizado na próxima semana, entre os dias 22 e 25 de outubro, o Festival Internacional de Publicidade promovido pela Associação Brasileira de Propaganda – ABP, no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro.
Estes são os principais momentos da programação do evento:

Dia 22/10/2007 – Segunda
14:00h: Exibição do rolo dos premiados do festival de Cannes 2006
16:00h: Celso Loducca, Presidente da Loducca Publicidade. Palestra: "Quanto mais eu aprendo menos certezas eu tenho".
18:00h: Suzana Apelbaum, Sócia e Diretora de Criação da Hello Interactive. Palestra: "Publicidade Online: Verdades e Mentiras".
19:00h: Peter Krieg, Presidente Mundial da Copernicus Group. Palestra: "Six Easy Steps (And One Hard One) to better marketing".

Dia 23/10/2007 - Terça
18:00h: Fred Gelli, Sócio-Diretor de Criação da Tátil Design. Palestra: "Design como Ferramenta de Comunicação".
19:00h: Jurandir Craveiro, Sócio-Diretor de Planejamento da NBS Comunicação. Palestra: "Consumidor Digital. Todo dia algo diferente".

Dia 25/10/2007 - Quinta
19:00h: Solenidade de Premiação

Criativos cariocas disputam volta ao mundo da Nestlé

O criativo carioca Fernando Blum (Nando), redator jr da agência Elipse, e seu dupla, o diretor de arte Bruno Kaller Rothstein (Bianco), foram escolhidos como finalistas do concurso "Jovens Criativos" da Editora Abril e do chocolate Negresco da Nestlé, na categoria Vídeo, concorrendo agora com outros 4 candidatos a ganhar uma volta ao mundo.
O trabalho que fizeram -- um video sobre a "Coexistência" -- agora precisa de votos do público para chegar à grande final. Como diz Nando, "todas as pessoas que apoiam a idéia de coexistência devem votar em nosso trabalho. Acreditamos ter passado este conceito da forma mais simples e descontraída dentro dos 30 segundos. Nos dias atuais, a paz entre os povos, raças e etnias é de extrema importância. Nossa grande inspiração foi o forte conceito de Coexistência, bandeira que sempre levantamos. Não basta ficar só em pensamentos individuais. Devemos passar essa idéia adiante e de diferentes formas".
Para ajudar os criativos cariocas é só entrar no site www.premiovoltaaomundo.com.br , assistir o primeiro -- que está em nome de Bruno Kaller -- e registrar seu voto.

MP, do Espírito Santo, inaugura escritório no Rio

A agência capixaba MP, que cuida há 18 anos das campanhas da rede Hortifruti, decidiu abrir um núcleo de estratégia e mercado no Rio de Janeiro para dar suporte aos seus clientes nacionais e tentar abocanhar outros clientes locais.
Com 20 anos de existência e por quatro anos Agência do Ano do prêmio Colibri, do Espírito Santo, a MP é dirigida por Pierre Debbané, que explica que a chegada ao Rio marca também a adoção do novo conceito de identidade: “MP Comunicação Integral”. “O projeto de vir para o Rio é antigo. Muitas empresas ligavam para a Hortifruti querendo saber quem assinava as vitoriosas campanhas. Como estávamos consolidados no Espírito Santo, acabávamos adiando a idéia. Agora chegou a hora”, conta Pierre.
A MP no Rio será conduzida por Marcelo Soutto Mayor (ex-Caio, JWT e AlmapBBDO), que esteve à frente do marketing da rede varejista de moda Folic nos últimos quatro anos. Um dos projetos da agência no Rio é desenvolver campanhas para o produto “Rio Social e Saudável”, buscando uma sinergia entre marcas com esse apelo e entidades ligadas à qualidade de vida no Estado.

Eleição do CCRJ continua indefinida

Gustavo Bastos não vai mais concorrer à presidência do Clube de Criação do Rio (CCRJ). A decisão foi tomada após conversas com Carlos "Russo" Di Célio e Roberto Vilhena, que estariam com ele em sua chapa.
Apesar da desistência, comenta-se no mercado que outra chapa estaria se apresentando até o final da tarde desta sexta-feira, prazo limite das inscrições. Entre os nomes que circulam estaria o de Marcelo Coli e de Rodrigo Lomelino, ambos da Casa da Criação.
Caso não se confirme a inscrição da nova chapa, fica praticamente assegurada a reeleição do atual presidente, Flavio Medeiros, para o período de 2007 a 2009.

Petrobras retoma concorrência com 17 agências

EM PRIMEIRA MÃO - A Petrobras recebeu hoje pela manhã, mais uma vez, as agências de propaganda interessadas em participar da disputa por sua conta publcitária, retomando um processo que havia sido interrompido por interferência do TCU e por recursos de agências que haviam sido desclassificadas.
Desta vez, serão 17 concorrentes: Agnelo Pacheco, Artplan, Contemporânea, DPZ, Duda, Euro RSCG, F/Nazca, Fischer América, Giacometti, Heads, Lew Lara, Link, McCann Erickson, novaSB, Ogilvy, Quê e Z+.
Do grupo anterior, três ficaram de fora. Duas delas nem chegaram a comparecer: Elipse e Libra, que haviam sido desclassificadas por documentação. Já a Giovanni Draft tentou disputar novamente a conta mas acabou não entrando, por terem seus representantes chegado cerca de meia hora atrasados na apresentação, cujas portas se fecharam às 9:30h.

JBis entra no Rio com Sérgio de Paula

EM PRIMEIRA MÃO - A agência mineira JBis -- que sucedeu ao escritório da JMM naquele estado -- está entrando no mercado carioca para disputar o mercado imobiliário e de shopping centers, segundo informou à Janela seu diretor Roberto Hilton. De acordo com o publicitário, alguns clientes imobiliários da agência em Minas, como a Canopus e a Apia, deverão lançar empreendimentos no Rio de Janeiro nos próximos meses e o escritório carioca ficará responsável por estas campanhas.
Instalada no Downtown, a JBis Rio será dirigida pelo mineiro Luis Santana, que se dividirá entre os dois escritórios. E para comandar a criação, a agência contratou o criativo Sérgio de Paula, que até recentemente estava à frente da criação da Brasil.com, agência que encerrou suas atividades.
Com cerca de 15 dias de atuação, a JBis Rio já comemorou a conquista de jobs para a Patrimóvel e a DBF Empreendimentos, como o lançamento do empreendimento Golden Hills, que teve criação de Sérgio de Paula e Felipe Miné, e aprovação de Flávio Gratacós e Rubem Vasconcellos.

Prestação de Contas do Rio - Outubro de 2007

11|21

Com filiais na Barra, Centro e Copacabana - esta especializada em frutos do mar - a Pampa Grill entregou sua conta para a 11|21 após consultar algumas agências do mercado carioca. A agência estréia o atendimento da conta com a criação de um painel na Barra que cria uma "ilusão de ótica" com a foto de um garfo, com um camarão espetado. Parece que o poste do painel é o cabo do garfo.
A criação é de Vinicius Bobins e André Silveira com direção de Gustavo Bastos. A agência trabalha também uma campanha de rádio, anúncios e material promocional para o novo cliente.

CASA DA CRIAÇÃO

A Casa da Criação Propaganda, dos publicitários Noel De Simone e Marcos Calvi, acaba de ser contratada pelo São Gonçalo Shopping para cuidar da sua comunicação, iniciando imediatamente o planejamento e a criação da campanha de Natal deste ano.
Em meados de 2007, o Shopping, com cerca de 180 lojas, passou a ser administrado pela ANCAR e tão logo a campanha de Natal esteja no ar, a agência e o cliente darão início ao planejamento das ações de comunicação e marketing para 2008.
Com mais essa conquista, a Casa da Criação – que já atende o Shopping Tijuca e o Via Parque – anuncia a estruturação de uma equipe específica para cuidar deste segmento.

PUBLICIS

A agência acaba de conquistar a conta da Companhia Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, empresa responsável pelo famoso ‘bondinho’, que está completando 95 anos e é a primeira vez que contrata uma agência de propaganda. A empresa é privada, 100% brasileira e, além de ter construído o bondinho, opera e administra um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil, a região da Praia Vermelha, Morro da Urca e Pão de Açúcar.
“Estamos muito orgulhosos com a conquista e por poder contribuir para um momento tão importante deste cliente que completa agora 95 anos”, comemora Alberto Cabaleiro, diretor de atendimento.
A Publicis venceu a concorrência, que teve participação de outras três agências e já começa a trabalhar em um projeto de posicionamento e comunicação 360 graus para o novo cliente.

THE BOX

A agência carioca The Box Comunicação conquistou a conta do Colégio Futuro Vip e vai criar para as suas três unidades na Zona Norte e Duque de Caxias.
A Campanha, com o tema “Quem pensa no Futuro, pensa Vip”, estreou nesta terça, dia 16, com filme de 30 segundos na TV e ainda conta com mídia exterior, impressa e panfletagem. A agência trabalha agora no novo site do Colégio, que em breve estará no ar.
A criação da campanha é de Brah Jorge, Daniel Lobo e Daniel Wood Leal, com direção de criação de Paulo Frederico e atendimento de Fernando Ribeiro. A produção do filme é da Youle, com direção de Sylvio Costa Filho.

W/BRASIL RIO

A Stella Barros Turismo, uma das marcas mais respeitadas no setor, com 65% das operações concentradas na venda de pacotes de viagem para a Disney, é a nova cliente da W/Brasil Rio. Até o fim de 2007, a Stella Barros pretende investir meio milhão de reais em publicidade, segundo seu diretor Luiz Abrahão.
Atualmente, a Stella Barros Turismo possui seis lojas, para atendimento ao público, distribuídas pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Grande ABC. A primeira campanha da agência já sai em meados de novembro.

PUC-Rio abre nova Semana de Publicidade

Começa dia 22, segunda-feira, e vai até 24 de Outubro, quarta, a Semana de Publicidade da PUC-Rio, que este ano pretende discutir a criatividade, o mercado atual, o papel dos festivais e a publicidade não-convencional.


O ciclo de palestras terá na segunda o redator Fabio Seidl (Africa) (foto), o produtor Antonio Carlos Accioly (Margarida Filmes) e Ronaldo Conde, sócio da 11|21. Na terça, falam Lula Vieira (Ediouro) e Toni Lourenço (Conexão Brasil). E na quarta, os criativos Roberto Vilhena (Artplan) e José Guilherme Vereza, também professor da PUC-Rio.
As palestras começam sempre às 9 horas da manhã e serão no Auditório RDC. A coordenação é do professor Carlos Negreiros. A PUC-Rio fica na Rua Marquês de São Vicente, 225 na Gávea. A entrada é gratuita.

Reforços do Mercado

Margarida Flores e Filmes (São Paulo - SP) - A produtora acaba de contratar o paranaense Carlão Busato, ex-sócio da Corporação Fantástica. Com uma carreira de mais de 10 anos, o diretor já dirigiu filmes para clientes como Tim, Marisol, Pfizer, Ministério da Saúde, Guia Mais (Listel), GVT e Editora Globo (Revista Marie Claire). Os comerciais de Busato já receberam diversas premiações importantes, como Bronze no Festival El Ojo e no Festival Internacional de Nova York. (31/10/2007)

Euro RSCG Brasil (São Paulo - SP) - O publicitário Fábio Victória também chega à agência, onde igualmente ocupará o cargo de diretor de criação. Fábio é mais um gaúcho que deixou aquele mercado para ser redator da Ogilvy, onde atuou por seis anos. Na seqüência, exerceu o mesmo cargo na DM9 DDB, por mais seis anos. Trabalhou como diretor de criação das agências MPM, Duda Propaganda, Carillo, Pastore e Africa. Durante sua trajetória, criou campanhas para os clientes Kodak, Banco Itaú, TAM, Guaraná Antárctica, Parmalat, Telefonica, Honda, Citroën e outros. Entre suas conquistas, destacam-se: seis Leões em Cannes e prêmios no One Show, Clio Awards, London Festival e Anuário do Clube de Criação. (31/10/2007)

Euro RSCG Brasil (São Paulo - SP) - O gaúcho Adriano Gehres é o novo diretor de criação da agêncial. Nos últimos quatro anos, registrou passagem pela Lew Lara, onde atuou como diretor de criação e diretor geral do escritório de Brasília. Em 2006, foi convidado para fazer a campanha de reeleição do presidente Lula com o profissional de marketing político João Santana. Antes de chegar à equipe liderada por Jader Rossetto, VP de criação da Euro RSCG Brasil, Adriano trabalhou ainda na Propaganda Registrada, Neogama, Leo Burnett e DM9 DDB. Criou campanhas para as marcas Adidas, Nokia, Folha de S.Paulo, Gradiente, Procter & Gamble, Nintendo, Fiat, Telefônica, Itaú, Honda, Pernambucanas, MEC e Secom.
Ao longo de sua careira, o publicitário acumulou diversas premiações. Destaque para o Festival de Cannes, na categoria Filme, Grand Prix no Voto Popular; além dos festivais do Anuário do Clube de Criação de São Paulo, New York Festival, Clio Awards, London Festival e FIAP. (24/10/2007)

PS10 (Rio - RJ) - Contratou o diretor de arte Diogo Souto (ex Publicis) para sua equipe.(24/10/2007)

Escritório de Idéias (Rio - RJ) - Remodelou a equipe: para a equipe de criação dirigida por Fábio Barreto chegam o redator Leo Santoro (ex-Ação Propaganda), os diretores de arte José Amorelli (ex-Embaixada, agência de marketing político do próprio Barreto), Fabiano Klotz (ex-Ação Propaganda) e Dani Maki (ex-BossaNova), no estúdio o finalizador Zé Carlos (ex-Brasil.com), no tráfego entra Gisele Rodrigues (ex-The Box) e na área online retorna à agência a webdesigner Juliana Pontes. (23/10/2007)

CaraDeCão (Rio - RJ) - Cesar Netto é o novo diretor de cena da CaradeCão Filmes, produtora que tem unidades no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasilia , São Paulo e Recife. O diretor que acaba de lançar seu curta-metragem Exite e chega a produtora para dirigir filmes publicitários, projetos diferenciados relacionados a conteúdo , internet e cinema. Netto é diretor há mais de 8 anos, com passagens por Cena 1, Lux Filmes e estaçnao 8. Já dirigiu campanhas de Ford para Thompson, Bradesco para Neogama, Omo para Lowe, Banco Real para Lew Lara, Cataflan para Z/Nasca Rio. Em 2003 ganhou Leão de Ouro ao dirigir um filme para Renault Clio para categoria Cyber. Seu ponto forte tem sido a sensibilidade e a visão naturalista na direção de atores e personagens da vida real. (19/10/2007)

Ogilvy & Mather (Rio e SP) - A agência reforça sua equipe de planejamento com a contratação de Alexandra Varassin (ex- Thymus), que será gerente de planejamento no escritório do Rio de Janeiro. Já em São Paulo, o reforço fica por conta da chegada de Carolina Campos (ex- Ponto Brand Promotion) e Camila Collesi (ex- África), que serão respectivamente gerente de planejamento da Unilever e supervisora de planejamento das contas Banco Real, Aché, Castrol e Kimberly-Clark.
Alexandra Varassin trabalha há seis anos com consultoria de branding e gestão empresarial. Na Thymus, era gerente de projetos para a conta do Banco Real. Formada em Administração de Empresas pela FAAP, Carolina Campos acumula experiência em PDV, foi por quatro anos gerente de produto na Pernod Ricard e estava na agência África, onde ficou por dois anos. (17/10/2007)

MatosGrey (São Paulo - SP) - Fortaleceu seu departamento de RTV com a contratação de Leonardo Lino, como assistente de RTV. Léo ficou na Conspiração e teve uma breve passagem pela produtora PixPost. Ele deixa de exercer a função de coordenação de pós e passa para o RTV da Agência. (9/10/2007)

Giovanni+Draftfcb (Rio - RJ) - Promoveu os estagiários de criação Guilherme Aché e Tiago Pinho. Guilherme é o novo redator júnior e Tiago diretor de arte júnior. A dupla se reportará a Sidney Araújo e Ricardo John. Os jovens criativos vieram para a Giovanni+Draftfcb após vencerem o Grand Prix do 10° Prêmio de Propaganda O Globo, que os premiou com um estágio na agência. Guilherme teve passagens pela Laxmi Comunicação e Tiago pela Dia Comunicação, ambos se formaram na ESPM-RJ. (8/10/2007)

Guepa! (São Paulo - SP) - Contratou André Felix, que pediu demissão do Jornal do Brasil. A Guepa! é uma extensão da Pande Design Solutions que tem como objetivo desenvolver propostas no mercado de embalagens e PDV´s, focado no conceito de Design de Relacionamento. (4/10/2007)

Fischer América (São Paulo - SP) - Reforça o seu primeiro time com a contratação de Dado Lancellotti como Vice-Presidente de Operações. Ex-Diretor Comercial e de Marketing da Traffic Marketing Esportivo, Dado atuará ao lado de Isabelle Perelmuter (Planejamento), Flá¡vio Casarotti (Criação) e Cláudio Venancio (Mídia),
completando a equipe de dirigentes que se reporta ao CEO da agência, Antonio Fadiga.(2/10/2007)