Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/AGO/2007
Marcio Ehrlich

 

Artplan ganha Correios

EM PRIMEIRA MÃO - Depois de tantos recursos, a concorrência do Correios foi finalmente decidida, e uma das agências selecionadas, segundo amigos da Janela, foi a carioca Artplan. O resultado foi comunicado esta manhã.
A verba de comunicação prevista é de R$ 90 milhões, dividida entre 3 agências, sendo que a Artplan teria ficado com o Grupo 1, o de maior verba, R$ 45 milhões, para as áreas de encomendas e logística integrada. As outras duas seriam a Propeg (BA) e a Casablanca (MG).
29 agências tinham sido habilitadas inicialmente pela estatal: 141 Brasil, Ágil, Agnelo Pacheco, Artplan, Casablanca, Competence, Contemporânea, Contexto, DeBrito, DCS, DPZ, Escala, Eugenio, Giacometti, Giovanni, Lew Lara, Link/Bagg, Lowe, McCann Erickson, MPM, Mr.Brain, NovaS/B, Ogilvy, PPR, Propeg, Publicis, RC, Tom e Y&R.

DM9 reduz o comando criativo no Rio

O mercado publicitário carioca foi sacudido esta quinta-feira com a notícia da demissão do comando criativo da DM9 no Rio de Janeiro, entre os quais Chico Abreia (foto) e Marcos Apóstolo. Após as informações correrem como boato, a assessora de imprensa da agência, Suzane Veloso, distribuiu nota (veja abaixo) justificando o fato pela concentração da criação do Ponto Frio -- principal cliente do escritório carioca -- em São Paulo.
A mudança de rumo do escritório frustra o projeto de Chico Abreia de brigar para ter a DM9-Rio como a Agência do Ano de 2007, conforme ele declarou por ocasião do Prêmio Colunistas 2006. Entre as iniciativas de Abreia para dar uma cara carioca à DM9 esteve a aproximação da agência com a escola de samba Estação Primeira de Mangueira.
Segundo informações ainda não confirmadas, Polika Teixeira, que já atuava na agência, assumirá a direção geral do escritório.

NOTA OFICIAL DA DM9
Com o crescimento cada vez maior e a nível nacional de seu principal cliente sediado no Rio de Janeiro, a DM9DDB optou por um novo modelo de atendimento ao Ponto Frio. A principal mudança traz para São Paulo a concepção criativa das campanhas. Mas o planejamento estratégico da conta permanece no Rio. Com isso, além de a comunicação acompanhar as movimentações nacionais do cliente e da proximidade maior com o presidente da agência, Sergio Valente, eliminam-se duplicidades, com otimização de recursos e maior eficiência e rapidez de decisões.
Em função disto, a DM9 teve de rever sua estrutura carioca, readequando o tamanho de sua operação no Rio para um modelo mais enxuto, com estrutura um pouco menor, mas apta a crescer com o mercado e no surgimento de novas oportunidades. A agência permanece com uma estrutura completa no Rio, inclusive em termos de Criação, para atender não apenas às necessidades de Ponto Frio dentro deste novo formato, como as dos demais clientes atendidos no Rio, como Duloren, Esso e Fedex.
- Infelizmente neste novo modelo, alguns profissionais talentosíssimos e que tiveram papel significativo na nossa operação carioca, tiveram de nos deixar. Mas tenho certeza de que continuarão suas trajetórias de sucesso, pois são de uma excelência a toda a prova - explicou Sergio Valente, acrescentando que não haverá substituição de nomes, pois os cargos ocupados por esses profissionais foram extintos na aplicação do novo formato.

Reforços do Mercado

Giacometti (Rio - RJ) - O diretor de arte Gabriel Moura (ex-RedCafé) e o redator Gabriel Lepesteur (ex-11|21 e W Brasil) são os novos reforços do departamento criativo da Giacometti. Os dois farão parte da equipe comandada por João Santos. (29/08/2007)

F/Nazca (Rio - RJ - Joana Lemgruber, Thiago Fernandes e Angelina Vargas são os mais novos contratados da F/Nazca Rio. Joana é formada em publicidade pela PUC-RIO. Passou pela agência DPZ como assistente de atendimento do grupo Souza Cruz, e pela Binder como atendimento das contas CEG e Vizcaya. Atualmente é assistente do grupo Infoglobo da F/Nazca. Thiago Fernandes é redator formado em Comunicação Social na Universidade Estácio de Sá. Trabalhou na Giovanni + Draft,FCB e Fischer América Rio. Já recebeu prêmios de finalista em Cannes, Grand Prix no Prêmio Folha/M&M, Ouro na ABP, CCSP,CCRJ e Prêmio Globo. Angelina Vargas é formada em publicidade e propaganda, e também em jornalismo, pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Nos últimos oito anos, atuou como coordenadora de promoções e patrocínios, e posteriormente, como coordenadora de propaganda da VARIG. (27/08/2007)

Conexão Brasil (Rio - RJ) - Taíssa Bencke, ex Utópos, D+B e Grupo Scama de Comunicação, é a nova contratada da agência Conexão Brasil para o atendimento. (22/08/2007)

11|21 (Rio - RJ) - Acaba de fazer novas contratações na criação, atendimento e mídia, graças ao crescimento do primeiro semestre com a conquista de 11 novas contas. Na criação chegam o Diretor de Arte Vinicius Bobbins e o Redator Marcio Bitencur. No atendimento, foram contratados Aline Moreno, Fernanda Maia e Rodrigo Lagrotta. Na mídia, foi contratada a supervisora Fernanda Graz. (21/08/2007)

Casa do cliente (Rio - RJ) - Reforçou seu time de criação no último dia 20 com a contratação da Diretora de Arte Milena Beffa. Há mais de dez anos no mercado, a designer e jornalista já teve importantes passagens principalmente na Rede Globo (CGCOM), Infoglobo, Artephoto Studio, Jornal dos Sports e Diário Lance! (20/08/2007)

Mixer (São Paulo - SP) - Liliane Pulz é a nova contratada para atendimento da produtora, depois de dois anos na Young & Rubicam, onde ocupava o cargo de assistente de RTVC. Liliane é ex-W/Brasil, Maria Bonita Filmes, Margarida, Almap/BBDO e Fabra Quinteiro. (08/08/2007)


Professora AIDA GROMATZKY EHRLICH - Seus filhos Marcio e Rogerio e seus netos Lena e Leo comunicam com muita tristeza o seu falecimento. A cerimônia de despedida será realizada às 11:30h desta terça-feira, 28 de agosto, no Forno Crematório da Santa Casa da Misericórdia, à Rua Mons.Manoel Gomes, 155, no Caju. Dispensam-se flores.