20
de junho de 2007, quarta-feira
E
O QUE É QUE ELES GANHARAM, LOMBARDI?
Foi divertida a cerimônia de premiação de Mídia,
Rádio e Outdoor na noite de ontem.
Os trabalhos começaram pela categoria de Rádio. E
como a Fênetre já havia antecipado ontem, só
deram os países anglófonos que raparam 90% do tacho.
Destaque para um bom trabalho das agências da África
do Sul e para uma surpresa no GP, quando esperava-se, de novo, a
campanha Real Men of Genius da DDB para Budweiser. Que é
absolutamente brilhante e hilárias, mas leva Leão
há tantos anos que poderia ser elevada a hors-concours. Para
vocês terem idéia, essa campanha, criada há
4 anos, no último Clio levou 13 dos 17 prêmios distribuídos
na categoria. Aqui eles sapecaram ouro com 10 spots, Mas que desta
vez, depois de 3 horas muita conversa, sendo o próprio presidente
do Júri, o GP foi para a BBDO Australiana, com um jingle
longo, mas engraçado, para Snickers.
Na categoria Mídia, ficou no ar um clima de A Vingança
dos Nerds. Os japoneses, que durantes anos e anos foram sacaneados
por seus filmes incompreensíveis, estão mandando muito,
mas muito bem na categoria que hoje, envolve basicamente...inovação.
Confesso que não entendi muito bem do que se tratava o GP,
já que passaram um case em 15 segundos. Fica pra próxima.
E ainda sobem no palco para receber o prêmio de quimono, fantasiados
de Jaspion e o escambau. Serinho.
Já
quem não subiu foi a F/Nazca, apesar do Ouro ganho em Outdoor
para sua campanha para a loja de brinquedos Plastik. Fabio Fernandes
não veio a Cannes este ano.
Isso acabou deixando as atenções divididas apenas
entre a Publicis de Guilherme Jahara, que recebeu o Ouro para o
Liquidificador Arno ao lado de Rodolfo Sampaio (agora na DM9) e
a Neogama de Alexandre Gama, que levou pela campanha Seu Corpo é
Sua Casa, para ADESF. A
Publicis (parabéns Mega e Adriano!), diga-se, numa fase fantástica,
levando, pelo quarto ano seguido, ouro para casa. E hoje, se tudo
se confirmar, ainda devem subir para mais um em Press. O GP de Outdoor
acabou indo para a África do Sul, que criou um outdoor com
placas que captavam energia solar e transformavam em energia para
uma comunidade.
Do lado de fora, enquanto dava os parabéns aos ex-colegas
de Publicis, Marcio Juniot, da Africa, recebeu este telefonema aí
da foto (sério, a foto foi em tempo real) informando que
a agência tinha faturado 5 leões. O resultado, somado
aos 15 shortlists de ontem, coloca a Africa, até agora, na
posição de agência brasileira mais premiada
em Cyber e do Festival entre todas as categorias, mesmo só
tendo participado de uma. Agora é esperar a categoria Filmes
para ver se alguém vira o jogo.
RITMO, É RITMO DE FESTA
A superestrutura montada para a Gala Oficial de Abertura do Festival
na noite desta terça não conseguiu esconder que a
festa foi meio chatolas. Foi boa para bater papo, mas só.
Teve pouca gente encharcando a caveira, rolando pelas escadas ou
ficando apenas em trajes sumários como no ano passado. Mas
para um acontecimento que já pareceu as bodas da minha Tia
Avó anos antes, até que foi bom.
Tinha comida e bebida a rodo, isso tinha. Tinha até uns brasileiros
achando que isso aqui era o Prémio Colunistas e malocando
umas garrafas de vinho (fiquem frios que eu não entrego),
mas não muito mais do que isso.
Mas que fique claro que a culpa não é da organização
nem dos DJs (que tocam o trivial das FMs) mas do fato disso estar
virando festa de gente muito rica e que não quer passar vexame.
Uma pena.
Na festa dos Youngs, ao lado desta, o som estava melhor, a freqüência
estava melhor, tudo estava tão melhor que o segurança
pareceu querer preservar a qualidade e não me deixou entrar.
Nem eu nem vários Not-so-Young Creatives, que ouviram a mesma
ladainha: c’est fermé, desolé, vai se f...,
monsieur.
Fui
para o Martinez, estava melhorzinho: tinha carro de bombeiro resgatando
gente, um outro sujeito acionou o sistema de irrigação
dos jardins e encharcou a galera e a rua toda, carros passavam transformando
as taças e garrafas de vidro que estavam no chão em
mísseis perfurantes.
Teve até um francês malandro que se tocou a afluência
de turistas sem ter o que comer abriu uma barraquinha de crepe e
doces na esquina. Genial. Ano que vem, se o Marcio Ehrlich continuar
regulando mixaria e Cannes continuar inflacionando os preços,
vou trazer uma van Topic vendendo Dogão com direito a ervilha,
vinagrete, purê e queijo Xéder (uma vez fui comer um
em São Paulo e o cara disse isso, provavelmente se referindo
a cheddar). Promoção de dogue mais refresco por dôrreal.
Para delegado do festival, um é dois, três é
cinco.
O LOBBY MAL
Tá
certo que todo mundo quer que o seu país se saia bem no Festival.
Mas e essa produtora italiana que colocou um anúncio numa
revista especializada dizendo que esperam que os jurados italianos
tragam para casa um leão, não é meio demais?
ORELHADAS
De um gaiato, gringo, chegando numa menina numa festa aqui:
-Você parece aquela atriz de cinema, a Scarlett Johanssen.
-Jura? E você parece...parece que está precisando de
óculos.
De um amigo meu que só aprecia os pratos mais “requentados”:
- Aí, Fabinho, vou pra um jantar agora, tudo na conta da
agência X. Vou pedir até aquele negócio...Como
chama? “Videiras”?
- Você quer dizer VIEIRAS?
- Pobre é foda, né?. Quer pedir um prato mais legal
e não sabe nem o nome...
MOMENTO AMAURY
Se o Amaury Junior estivesse aqui com certeza ia bater um papo
rechado de elogios com essas pessoas. E com certeza estaria de smoking.
No máximo de blazer azul e t-shirt branca para parecer mais
descolado.
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Marcos Pedrosa (CGCOM), com Oscar
Rodrigues Alves e Diane Maia da produtora Nuclear curtindo a
festa de abertura. |
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Brasileirada que trabalha fora se reencontra
em Cannes: Álvaro Naddeo (DDB Lima, que também
marcou presença entre os finalistas), Daniel Prado (DraftFCB
NY), Carlos Ia Murad (Leo Burnett Colômbia) e Ícaro
Dória (Saatchi NY). |
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Os presidentes Álvaro Rodrigues (Agência3)
e Flavio Medeiros (CCRJ e redator da NBS) no Martinez. |
PARABENS AOS YOUNGS!
A organizacao brasileira dos Young Creatives está
comemorando bastante. Até para não deixar de acompanhar
os próprios Youngs, que não conseguem parar de festejar.
Pelo quinto ano consecutivo o Brasil tem duplas entre os 3 primeiros
lugares. Este ano fomos ouro em cyber e bronze em press.
MANDARAM MENSAGENS DIZENDO QUE LÊEM A JANELA
MAS JÁ ADMITEM PROCURAR UM MÉDICO.
O diretor de arte Bruno Ribeiro (que hoje vai faturar uma prata
pela Leo Burnett Portugal, parabéns!), o grande Gláucio
Binder (Binder), Rafael Simi (Extra), Fernando Freitas (Quê),
Ricardinho Weissman (NBS) e Daiana Lobão (PomPom).
Brasil garante 7 Leões em Press
Mais 7 Leões entram na contabilidade do Brasil no Festival
de Cannes 2007, mais uma vez somente para agências de São
Paulo e na competição do Press Lions. A Almap, como
tradicionalmente acontece, fez a festa com Havaianas. Desta vez
levando um ouro e um bronze. A DDB também soma dois Leões,
com uma prata e um bronze. E F/Nazca, agência brasileira que
entrou com o maior volume de inscrições do país,
ficou com um leão de bronze.
Veja abaixo a relação dos premiados brasileiros.
Gold Lion Campaign: “Ideal For Seduction, Millimeters Thinner,
If He Praises Your Eyes, Delicate And Feminine Things, Size Of The
Straps, Havaianas Make You More”, da ALMAPBBDO SP para São
Paulo Alpargatas (Havaianas Slim)
Gold Lion Campaign: “Benjamin Franklin, Leonardo Da Vinci,
Winston Churchill”, da Publicis SP para a Mackenzie University
Gold Lion Campaign: “Living Room, Bedroom, Kitchen, Shelf,
Tv, Books”, da Neogama/BBH SP para Adesf (Anti-smoking message)
Silver Lion Campaign: “Sky, Grass, Lake”, da DDB SP
para Terra Portal (Web parental control)
Bronze Lion Campaign: “Flowers, Democracy, Southern Hemisphere,
Shoes Say A Lot”, da ALMAPBBDO SP para São Paulo Alpargatas
(Havaianas flipflops)
Bronze Lion Campaign: “Wow, Gosh, Really”, da DDB SP,
para Masp Museum
Bronze Lion Campaign: “Jaguar, Monkeys, Sloth, Alligator”,
da F/Nazca Saatchi & SaatchI SP para SOS Mata Atlântica
Foundation
(ME)
O redator Fabio
Seidl é o enviado (com todo o respeito) especial da Janela
em Cannes 2007.
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