Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/SET/2006
Marcio Ehrlich

 

Artplan e Master levam Banco do Brasil
EM PRIMEIRA MÃO - Na abertura das propostas de preço, realizada esta manhã, as agências Artplan e Master foram declaradas vencedoras da disputa que mantinham com a Lowe. Ainda não se sabe se o Banco manterá também as agências Ogilvy e D+, que vinham lhe atendendo a conta, mas amigos da Janela comentaram conosco que as quatro agências devem ficar compartilhando os trabalhos.

Agência3 deve renovar com Eletronuclear

A Agência3 -- que vinha atendendo a Eletronuclear desde janeiro de 2004 -- foi a vencedora da parte técnica da concorrência pública de Eletronuclear, somando 91 pontos. O resultado foi publicado esta terça-feira, 5, no Diário Oficial.
Em segundo lugar ficou a RioKa com 82,50 seguida de Artplan (81,17), PPR (concorrendo como Quê, com 73,67), Giacometti (72,00) e Expomídia (concorrendo como 11/21, como 71,33). A proposta de preço será aberta no próximo dia 25 de setembro mas não deve alterar o resultado, já que bastará à Agência3 aceitar os mesmos valores da agência que vencer esta segunda fase. A RioKa, que em concorrências passadas costumava baixar muito as suas taxas, garantiu à Janela que na disputa da Eletronuclear vai seguir as práticas do mercado. "Aprendemos que isso não nos beneficia e só prejudica o mercado", comentou Kaká Alvarez, diretor da agência.
A verba estimada da conta é de R$ 2 milhões e o contrato é de um ano, renovável por mais um. A Eletronuclear responde pela administração das usinas nucleares Angra I e II.

JB comemora terceiro lugar no Rio

O Jornal do Brasil está reunindo publicitários cariocas esta segunda-feira no Gattopardo para comemorar o título de Veículo Impresso do Ano do Prêmio Colunistas Rio 2006 e o fato de ter chegado ao terceiro lugar de circulação paga em bancas e assinaturas durante as sextas-feiras do mês de julho de 2006. Segundo dados do IVC recém-distribuídos ao mercado, o JB alcançou a média de 94.425 exemplares naquele dia da semana, enquanto o jornal O Dia ficou com 93.628.
Esta é a primeira vez, nos últimos anos, em que o JB deixa a quarta posição na disputa com os jornais cariocas O Globo, Extra e O Dia. Em julho de 2005, o IVC apontava a circulação paga do O Dia na faixa dos 136.000 exemplares, enquanto o JB marcava apenas 82.000.
Segundo seu diretor Sérgio Queiroz, esta virada comprova que o mercado leitor aceitou totalmente a mudança do veículo para o formato Berliner. "Hoje, tanto os jornais de banca quanto os dos assinantes já estão unificados neste formato", ela festeja.

Fallon e F/Nazca dominam Profissionais do Ano

A Publicis garantiu a presença do Rio no 28º Profissionais do Ano Sudeste Capitais, cujos finalistas foram divulgados pela Rede Globo de Televisão, promotora do concurso. A Fallon foi a agência melhor colocada, com 3 trabalhos, seguida pela F/Nazca, com 2.
Foram incluídos os seguintes trabalhos:
Campanha
"Dia das Mães", da F/Nazca para Claro.
"Institucional", da Loducca para Seara Alimentos.
"O que é Sagatiba?", da F/Nazca para Sagatiba.
Mercado
"78 anos", da Publicis Rio para Varig.
"Amigão", da W/Brasil para Schering Plough.
"Amigo secreto", da Fallon para Shopping Center Norte.
"Porta", da Fallon para Lar Center.
"Tartaruga", da Fallon para Lar Center.
Concorreram ao prêmio 170 comerciais de 22 agências e 33 produtoras de São Paulo, além de 5 agências e 3 produtoras do Rio.
A festa da premiação, quando os vencedores serão conhecidos, acontece em 26 de setembro, no Rio.

Boatos sobre MatosGrey no Rio agitam o mercado

Um inocente almoço familiar ocorrido há alguns dias entre um pai, Mauro Matos, e seu filho, Silvio Matos, presenciado por outros publicitários, pode ter sido o desencadeador de uma série de boatos que começaram a correr nos últimos dias no mercado carioca sobre uma eventual aproximação entre a MatosGrey, agência de Silvio, e a Contemporânea, de Mauro. Em jogo, o Magazine Leader, anunciante carioca que entregou a sua conta para a MatosGrey, que não tem escritório no Rio de Janeiro.
Mauro Matos negou terminantemente para a Janela que houvesse fundamento nessa história que, na imaginação dos cariocas, justificaria as demissões de 4 criativos recentemente ocorridas na Contemporânea, entre os quais o diretor de criação José Guilherme Vereza. "Estamos procurando um novo diretor de criação, mas para as próprias necessidades da agência", garantiu Mauro.
Como se este boato não bastasse, há outro envolvendo os mesmos personagens. Segundo ele, Silvio Matos estaria aproveitando as demissões para contratar aqueles quatro criativos e abrir a MatosGrey no Rio já com a conta da Leader. Mauro também garante desconhecer esta versão.
A Janela tentou falar igualmente com Silvio Matos, mas ele não retorna as ligações desde a última sexta-feira.

Warner vai produzir conteúdo viral

Melô da LavanderiaO fenômeno do YouTube e dos vídeos distribuídos por e-mail -- o chamado "marketing viral" -- encheu os olhos do megaestúdio Warner Bros., que anunciou nos Estados Unidos a abertura de uma produtora especialmente voltada para este mercado, a Studio 2.0, sigla que sem dúvida remete ao conceito da Web 2.0, cada vez mais interativa.
O interesse da Warner em atingir as agências de propaganda e anunciantes é tão claro que o contratado para tocar o projeto foi um profissional da Young & Rubicam, Rich Rosenthal, que soma diversos prêmios em festivais internacionais de publicidade.
No Brasil
Aqui , cresce a cada dia o número de empresas pedindo trabalhos especialmente para o marketing viral. No recém-julgado Colunistas São Paulo, por exemplo, foi premiada com Medalha de Ouro a peça "Chorinho (Melô da Lavanderia)", criada pela AgênciaClick para a Brastemp e distribuída para o mailing de donas-de-casa daquele anunciante. Apesar de criada pela AgênciaClick, a peça foi realizada por produtoras contratadas: a Pix para a computação gráfica e a Angels para o som. Veja a peça no Youtube.

11|21 vende parte das ações para a paulista Z+

Nove meses depois de ser lançada com o nome de 11|21 -- números de DDD de São Paulo e Rio, simbolizando que iria atuar com escritórios nas duas cidades -- a agência de Ronaldo Conde e Gustavo Bastos acabou cedendo uma participação minoritária em suas ações para a agência paulista Z+, do publicitário Zezito Marques da Costa, como forma de facilitar a sua atuação na capital paulista. Além de, em contrapartida, abrir uma frente para a Z+ no mercado carioca, onde alguns de seus clientes, como Penalty, Habib´s e Cinemark, têm negócios.
De acordo com Conde, a negociação não afasta Ercílio Tranjan (que voltou a morar em São Paulo) das relações com a 11|21. "Continuamos a desenvolver projetos conjuntos", afirmou o publicitário.
As duas agências ainda não divulgaram quais são os primeiros trabalhos a ser potencializados com a nova associação, mas Conde adianta que ambas as empresas já começarão a fazer novas prospecções baseadas na possibilidade de oferecer estrutura montada nas duas praças.

CCRJ seleciona 53 na categoria Jornal do Melhor do Rio

A F/Nazca, com 17 peças, foi a agência com o maior número de inclusões no shortlist de Jornal do Melhor do Rio do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ). Em segundo lugar ficou a Agência3, com 8 trabalhos, seguida da 11|21, com 7.
Os trabalhos foram julgados esta quarta-feira, 6 de setembro, no Rio.
A seguir, as 53 peças selecionadas na categoria Jornal do Melhor do Rio 6, por ordem de agência:
- “Placas 03”, da 100% para Jagger Blindados
- “Gospel 4”, da 100% para Rio Gospel Praise
- “Dizem que o homem que compra carro grande ...”, da 11|21 para Ago
- “Eu amo São Paulo”, da 11|21 para Ago
- “Humilhe seu vizinho ...”, da 11|21 para Ago
- “Não quebra”, da 11|21 para Ago
- “Dia da Terra”, da 11|21 para Fundação OndAzul
- “Construção”, da 11|21 para Ximenes Imobiliária
- “Corredor”, da 11|21 para Ximenes Imobiliária
- “Velório 1”, da Agência3 para Adote
- “Velório 2”, da Agência3 para Adote
- “Menu Executivo 2”, da Agência3 para Casa Shopping
- “Escada”, da Agência3 para FGV
- “Troque seu apto por um apartamento”, da Agência3 para Gafisa
- “Criança”, da Agência3 para Rossi
- “Até tela de computador tem descanso”, da Agência3 para Shangri-la
- “Se você pensou em jogar a toalha ...”, da Agência3 para Shangri-la
- “Fogos”, da Artplan para CNI
- “Jornal envelhecido”, da Artplan para CNI
- “Primeiro de abril”, da Artplan para Concessionárias Peugeot
- “Estranhos”, da Casa da Criação para Embaré
- “Futebol é uma caixinha fininha ...”, da DM9 para Ponto Frio
- “Gráfico 5”, da DPZ para Infoglobo
- “Dia do Meio Ambiente”, da Duda para Petrobras
- “Aliança “, da F/Nazca para Claro
- “Rabiscos 01”, da F/Nazca para Embratel
- “Amantes do Automobilismo”, da F/Nazca para Petrobras
- “Ile Ayie 1”, da F/Nazca para Petrobras
- “Pistas 3”, da F/Nazca para Petrobras
- “Copa Tênis”, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Instruções - Árvore”, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Instruções - Gramado “, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Instruções - Praia”, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Lagoa 4”, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Sensações beijo”, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Sensações música”, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Sensações pai”, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Seqüencial Dia dos Médicos”, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Verão Bicicleta”, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Verão Bola”, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Verão Bumbo”, da F/Nazca para Unimed Rio
- “Anúncios históricos”, da Giovanni FCB para O Globo
- “Dona Flor e seus dois maridos”, da Giovanni FCB para O Globo
- “Mozart”, da Giovanni FCBpara O Globo
- “Reich”, da Giovanni FCB para O Globo
- “Wagner”, da Giovanni FCB para O Globo
- “Carnaval”, da Publicis para Opção Brasil
- “Maracanã”, da Publicis para Opção Brasil
- “Praia”, da Publicis para Opção Brasil
- “Hermanos”, da Publicis para Varilux
- “Casa nova”, da Rio Ka para Rio Ka
- “Presente Hippie”, da Script para Taco
- “Feriado”, da VS para Alerj

CCRJ seleciona 78 na categoria Revista

Assim como nas demais áreas do Melhor do Rio, a F/Nazca foi a agência que mais trabalhos emplacou em Revistas, com 14 peças. Em segundo, vieram a NBS e a Publicis, com 11 finalistas, tendo, em seguida, a Agência3, com 10 trabalhos. O julgamento aconteceu também esta quarta-feira, 6 de setembro, no Rio, em seguida ao de jornais.
A partir destes finalistas, o júri do Melhor do Rio vai definir os ganhadores de Ouro, Prata e Bronze, além dos Grandes Prêmios de cada área.
A seguir, as 78 peças de Revistas selecionadas para o Melhor do Rio 6, por ordem de agência:
- “Geladeira”, da 100% para Telelistas
- “Velório 1”, da Agência3 para Adote
- “Velório 2”, da Agência3 para Adote
- “Mulher”, da Agência3 para CCRJ
- “Bruxa”, da Agência3 para Governo do Estado do RJ
- “KKK”, da Agência3 para Governo do Estado do RJ
- “Livros”, da Agência3 para Governo do Estado do RJ
- “Paris”, da Agência3 para Icatu
- “Praia”, da Agência3 para Icatu
- “Trabalho”, da Agência3 para Plaza Shopping
- “Carimbos”, da Agência3 para Shangri-la
- “Contando carneirinhos”, da Artplan para Eurocolchões
- “Livro 1”, da Artplan para Eurocolchões
- “Veja como um tapete ...”, da Artplan para Othon
- “Entregador 1”, da Artplan para Peugeot
- “Estilista sempre ...”, da Casa da Criação para Shopping Tijuca
- “Mulher procura ...”, da Casa da Criação para Shopping Tijuca
- “Imprima com fidelidade”, da Casa da Criação para Studio Alfa
- “Buraco, lixo, bueiro”, da CGCOM para GloboNews
- “África 1”, da Contemporânea para Canal Futura
- “África 2”, da Contemporânea para Canal Futura
- “Estátua 1”, da DPZ para Oito Vidas
- “Evolua”, da DPZ para Petrobras
- “Alongamento”, da DPZ para Proforma
- “Step Training”, da DPZ para Proforma
- “Surf 1”, da Duda Propaganda para Petrobras
- “Surf 2”, da Duda Propaganda para Petrobras
- “Surf 3”, da Duda Propaganda para Petrobras
- “Aliança”, da F/Nazca para Claro
- “Rabiscos 3”, da F/Nazca para Embratel
- “Amantes do Automobilismo”, da F/Nazca para Petrobras
- “Broca”, da F/Nazca para Petrobras
- “Lugares distantes”, da F/Nazca para Petrobras
- “Pedra Max”, da F/Nazca para Petrobras
- “Instruções - Árvore”, da F/Nazca para Unimed
- “Instruções - Gramado”, da F/Nazca para Unimed
- “Instruções - Parque”, da F/Nazca para Unimed
- “Instruções - Praia”, da F/Nazca para Unimed
- “Sensações - Beijo”, da F/Nazca para Unimed
- “Sensações - Música”, da F/Nazca para Unimed
- “Sensações - Pai”, da F/Nazca para Unimed
- “Verão - Bicicleta”, da F/Nazca para Unimed
- “Duas temperaturas ...”, da Giovanni para Fiat
- “Máquina de lavar”, da Giovanni para Kraft Foods
- “Se a barriguinha persistir”, da Giovanni para Kraft Foods
- “Boi da cara preta”, da Giovanni para Ortobom
- “Pedras”, da Giovanni para Rio Sul
- “Mesa”, da McCann para Coca-Cola
- “Mictório”, da McCann para Devassa
- “Inclinar”, da McCann para Exxon Mobil
- “Cuba - Barril”, da MG para ABAP
- “Lego”, da NBS para Bob´s
- “Brinco”, da NBS para D´Dario
- “Colar”, da NBS para D´Dario
- “Pulseira”, da NBS para D´Dario
- “Diogo Mainardi”, da NBS para GNT
- “Mulheres no Cinema”, da NBS para GNT
- “Cintura de modelo”, da NBS para Oi
- “Nova York”, da NBS para TAM Viagens
- “A moda escolheu”, da NBS para Varig
- “Apertem o cinto”, da NBS para Varig
- “As modelos brasileiras ...”, da NBS para Varig
- “Migalhas”, da Publicis para Brascan
- “Surdo-Mudo”, da Publicis para Cepacol
- “Alemanha”, da Publicis para Kaiser
- “Careta”, da Publicis para Kaiser
- “Chifrinho”, da Publicis para Kaiser
- “Cueca”, da Publicis para Kaiser
- “São Francisco”, da Publicis para Kaiser
- “Arroto, pum, bafo”, da Publicis para Telecine
- “Faca”, da Publicis para Telecine
- “Mar Aberto”, da Publicis para Telecine
- “Over There - Americanos”, da Publicis para Telecine
- “Mostra Vida Animada”, da Quê para MAM
- “Dá vontade de investir em que? - 1”, da Quê para Petrobras
- “Dá vontade de investir em que? - 2”, da Quê para Petrobras
- “Dá vontade de investir em que? - 3”, da Quê para Petrobras
- “Brasil X Argentina”, da VS para Premiere Combate

Faltou dizer: Gramado também premiou Design

O Festival de Gramado em Buenos Aires também incluiu uma 2ª Mostra de Design e Artes Gráficas da América Latina, na qual algumas agências cariocas foram premiadas.
Veja a seguir a relação dos prêmios das empresas e criadores do Rio de Janeiro:

Ouro de Design Gráfico – Programação Visual De Sinalização: "Educação Nos Elevadores", da OPM para Petrobras
Prata de Peça Promocional: "Maleta M 5 Coca–Cola", da Animus para Coca-Cola
Prata de Design Gráfico Editorial: "Almanaque Anos 70 e Almanaque Anos 80", de Marcelo Martinez para Ediouro
Prata de Design Gráfico – Brinde: "Torcida Do Placar", da OPM para OPM
Prata de Design Gráfico – Brinde Peça Promocional: "Linha De Brindes Palha De Buriti", da XL para Cia. Vale Do Rio Doce
Bronze de Linha De Embalagem: "Cerveja Mulata", da Animus para Cervejarias Cintra
Bronze de Cartaz: "Beijoqueiro – Kuat", da Animus para Coca–Cola
Bronze de Embalagem Promocional: "Camiseta XL", da XL para XL
Bronze de Papelaria: "Cartão De Visita", da XL para San Chef
Bronze de Papelaria - Material De Expediente: "Cartão De Visita San Chef", da XL para San Chef
Menção Honrosa - Short List de Cartaz: "Memórias Tipográficas Da Venezuela", de Bruno Porto para Coidigra - 3º Congreso Internacional De Diseño Gráfico
Menção Honrosa - Short List de Peça Institucional – Brinde: "Cheirinho De Carajás", da XL para Cia. Vale Do Rio Doce
Menção Honrosa - Short List de Convite: "Inauguração San Chef", da XL para San Chef

Leitor protesta por ofertas de estágio para formados

De Octavio Machado, do Rio de Janeiro

"Sou designer gráfico e fico indignado com o que vejo acontecer no mercado. Entro diariamente no Janela para acompanhar as ofertas de emprego e em diversas ocasiões me deparo com ofertas de ESTÁGIO para que tem nível superior COMPLETO. Se é estágio, não é para quem tem nível superior completo e sim para estudantes.
Precisamos dar um basta nessa esperteza do mercado em contratar profissionais disfarçados de estagiários. Já não bastam os salários achatados???? Não entendo porque não existe um movimento dos profissionais da área para acabar com isso, será que a necessidade de trabalho ultrapassa essa barreira? Onde está a valorização do profissional de design e comunicação?? Fico indignado!!
Não sei com que controle o Janela publica as ofertas, mas sugeriria que procuras por estágio como estas não fossem publicadas.
Att. Octavio"

N.R.: Octavio, a publicação de ofertas de empregos e estágios é um serviço (temporariamente gratuito) que a Janela presta às agências e a seus leitores. Assim como qualquer outro veículo, só temos como impedir a publicação de informações ilegais, como solicitação de "boa aparência" ou requisito de cor. Não temos conhecimento de que, legalmente, um recém-formado não possa aceitar um estágio. Como você mesmo escreveu, não há movimento dos profissionais da área ou de suas entidades representativas em sentido contrário. Portanto, não pode caber à Janela -- assim como a nenhum veículo -- a função de estabelecer as leis do mercado ou fiscalizar relações trabalhistas. O que não nos impede, no entanto, de registrar os protestos que vierem de leitores, como o seu. (Marcio Ehrlich)

Morreu Esquenazi - Faleceu no último dia 3 o profissional de atendimento Joseph Esquenazi, a elegante e doce figura que brilhou nas agências DPZ, Almap e Artplan. A missa de 7º dia será dia 9, às 19:30h, na Igreja da Ressureição (Rua Francisco Otaviano, 99 - Copacabana). Veja seu o verbete de Joseph Esquenazi na Janelapédia.

Reforços do Mercado

Loducca (São Paulo - SP) - Contratou o mídia Sílvio Calissi para comandar o departamento da agência. O publicitário já teve passagens pela DPZ, Leo Burnett e, mais recentemente, pela DM9DDB. Na agência, Calissi atuou por 12 anos, atendendo clientes como Terra, Esso, Henkel e FedEx Express. (06/09/2006)