Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/AGO/2006
Marcio Ehrlich

 

Agência3, DM9-Rio e NBS disputam Agência do Ano

As agências Agência3, DM9-Rio e NBS foram as mais votadas pelo mercado carioca na consulta feita pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp) para definir as candidatas ao título de Agência do Ano do 25º Prêmio Colunistas Rio.
A entidade distribuiu cerca de 700 e-mails convocando o mercado a enviar as suas indicações e o resultado será encaminhado ao júri que se reúne este sábado no Pestana Rio Atlântica Hotel para o julgamento do concurso.
As Indicações do Mercado também incluíram as categorias Publicitário do Ano, Profissional de Propaganda do Ano, Anunciante do Ano, Veículo Impresso do Ano, Veículo Eletrônico do Ano e Empresa de Mídia Exterior do Ano. Até o final desta quinta-feira, estes foram os 3 nomes mais votados (em ordem alfabética) em cada uma destas categorias:
Publicitário do Ano: Álvaro Rodrigues (Agência3), Gláucio Binder (Binder/FC+G) e Pedro Feyer (NBS).
Profissional de Propaganda do Ano: André Lima (NBS), Chico Abreia (DM9DDB) e Carlos "Russo" Di Célio (F/Nazca S&S).
Anunciante do Ano: Oi, Ponto Frio e Unimed-Rio.
Veículo Impresso do Ano: Jornal do Brasil, O Globo e Veja-Rio.
Veículo Eletrônico do Ano: Globo.Com, TV Globo e TV Record.
Empresa de Mídia Exterior do Ano: Biruta Mídias Mirabolantes, Cemusa e Clear Channel.
Durante esta sexta-feira, estes indicados -- e quem tenha interesse nas suas candidaturas -- poderão encaminhar, para a secretaria da Abracomp, textos que ajudem os jurados a tomar as suas decisões durante o julgamento no sábado. Os contatos devem ser feitos com Valter Peixoto, pelo telefone (21) 2537-8180.

CCRJ entra no júri do Colunistas Rio

O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) terá um representante no júri do 25º Prêmio Colunistas Rio de Janeiro, que se reúne este sábado, 26 de agosto, no Pestana Rio Atlântica Hotel. Será o diretor de arte da Giovanni FCB, Marcelo Lobo (foto), membro da diretoria da entidade, convidada pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), promotora do evento, para garantir a voz dos criativos na escolha dos melhores trabalhos da propaganda carioca.
Como o mais tradicional concurso de publicidade do Brasil, o Prêmio Colunistas vem cada vez mais buscando se modernizar, diversificando as opiniões no seu júri para garantir que os trabalhos selecionados representem a melhor junção da criatividade com a eficácia na comunicação. Além do representante dos criadores, inclusive, mais uma vez o júri do Colunistas Rio terá um anunciante na sua formação, na pessoa de Fátima Franca, gerente setorial de publicidade de Petrobras.
Além de Lobo e Franca, também estão confirmados no júri do concurso Armando Ferrentini (presidente da Editora Referência), Cláudia Penteado (correspondente do Advertising Age), Jomar Pereira da Silva Roscoe (colunista do Banco Hoje), Marcio Ehrlich (editor da Janela Publicitária), Paula Ganem (repórter de economia do Jornal do Brasil) e Teresa Levin (repórter do jornal Propaganda & Marketing).
Os números da premiação
O júri do 25º Colunistas Rio vai analisar 741 peças de 29 agências de publicidade atuantes no mercado carioca, sendo 116 comerciais, 55 fonogramas, 285 anúncios de jornais, 164 anúncios de revistas, 99 peças de mídia exterior e 22 de mídia digital.
A agência com o maior volume de trabalhos concorrentes é a Agência3 (59 inscrições), seguida da NBS (58 inscrições) e, empatadas, a DPZ e a Quê (31 inscrições). Considerando as inscrições feitas diretamente por agências e as feitas por produtoras e anunciantes, serão vistas no Colunistas Rio peças das agências 11|21, Agência3, Animus, Artplan, Binder FC+G, Brasil.Com, Cadois, Canvas Webhouse, Casa da Criação, Conexão Brasil, Contemporânea, Córtex, DM9DDB, DPZ, Duda, Espaço/Z, Giovanni,FCB, Harrison, JWT, Kaktus, Mccann Erickson, NBS, Percepttiva, Quê, Quintiliano, Ric, Rio Ka, Scama e Script.

Giovanni com os dias contados?

Um dos comentários que circulam no mercado, atualmente, é de que estão contados os dias do nome "Giovanni" no grupo FCB. De acordo com analistas, o futuro da agência fundada por Paulo Giovanni e hoje presidida por Adilson Xavier -- cujo controle acionário passou totalmente para as mãos da multinacional -- seria ser rebatizada de Draft FCB, nome que já é utilizado mundialmente pelo grupo.
Em junho deste ano, o grupo Interpublic comunicou mundialmente que a sua agência Draft (originalmente atuando em marketing direto) estaria se fundindo com a FCB como uma agência de marketing global, dirigida pelo fundador da Draft, Howard Draft e tendo, como Chief Creative Officer mundial o criativo da FCB, Jonathan Harries. Entre os principais clientes internacionais da Draft com atuação no Brasil estão a Kellogg e a Johnson & Johnson. A FCB tem alinhamento internacional com a Kraft, GlaxoSmithKline, Motorola and S.C. Johnson, alguns deles na carteira da Giovanni FCB. Mudar de Giovanni FCB para Draft FCB seria uma decorrência natural do alinhamento internacional da agência.
O boato ganhou relevância para este colunista ao receber, esta quarta-feira, um press-release da Giovanni FCB anunciando a absorção da estrutura da VS pontocom em seu escritório carioca. O texto, significativamente, começa assim: "Em linha com a filosofia da Draft,FCB, de oferecer serviços integrados a seus clientes, a Giovanni,FCB está aprofundando seu posicionamento estratégico na área de online". Foi a primeira vez que vimos a Giovanni se pronunciar como estando relacionada à Draft.
Será significativo?

W-Rio cresce 25% por Zona Sul

O escritório carioca da W/Brasil deve contratar pelo menos mais 5 profissionais, das áreas de atendimento e criação, para acompanhar as necessidades de seu novo cliente, a rede de supermercados Zona Sul.
Segundo Marcio Borges, diretor da agência, estas contratações devem ocorrer nos próximos dias, já que a conta entra oficialmente na W-Rio a partir de setembro, saíndo da carteira da Staff, e a nova estrutura precisará estar em pleno funcionamento.
O aumento de quase 25% da equipe -- hoje a W-Rio conta com 19 profissionais -- não obrigará a agência a mudar de endereço. "Nosso escritório de Ipanema tem potencial para crescer ainda mais", garante Borges, que cuida atualmente de clientes como Agenco, Ágora, Globo.Com, Hotel do Frade, Leite de Rosas, Merck (Genéricos e Hidratantes), Piraquê e Warner.

Arnaldo Cardoso vai disputar presidência do Flamengo

O publicitário Arnaldo Cardoso Pires (foto), ex-diretor da agência Cult e da rede de rádio Dial Brasil, deve sair candidato à presidência do Clube de Regatas do Flamengo, nas eleições que acontecem no final deste ano para definir quem vai suceder o atual presidente Marcio Braga.
A campanha de Cardoso Pires deverá ser confirmada na próxima semana, após reunião dos participantes do movimento que se intitulou Revolução Rubro-Negra, nome escolhido para simbolizar que é preciso mudar muita coisa no clube para que ele deixe de dar prejuízo, como há anos as suas administrações alegam.
A proximidade de Arnaldo com o futebol não é recente. Quando garoto, ele foi jogador do Flamengo, conquistando, como capitão do time, o Campeonato Carioca de Dentes-de-Leite de 1968. Mas tarde, chegou a jogar profissionalmente pelo São Cristóvão, antes de seguir a carreira publicitária e abrir a sua agência Cult, atendendo a conta da Duloren.
"Tenho mais de 20 anos de experiência na iniciativa privada e tenho certeza que posso implantar uma administração lucrativa no Flamengo", disse Arnaldo à Janela. Para valorizar a seriedade dos seus propósitos, ele cita que foi o único publicitário a atender o Governo Marcelo Alencar que não chegou a ter problemas com processos pelo affair Duda Mendonça. Na ocasião, Arnaldo se recusou a assinar o acordo que entregava a criação das campanhas do Governo do Estado para a A2CM, agência de Duda no Rio.
Disponibilidade de tempo ele garante que tem. "Depois que deixei a Dial Brasil, não estou mais com compromissos fixos", explica. Atualmente, Arnaldo é sócio da Experiência Digital, empresa que está cuidando de toda a campanha em Internet do candidato ao Governo do Estado do Rio, Sérgio Cabral. A empresa, no entanto, é tocada pelo outro sócio, o publicitário João Ricardo Matta.

Rio Design faz festa do cabide com leitores do Ela

Os leitores do caderno Ela, do jornal O Globo, vão poder fazer a festa no Rio Design Center, se levarem o cabide que a Artplan vai encartar no veículo este sábado, 26 de agosto, para dar direito a participar do sorteio de vales-compras no valor de R$ 1.000,00.
A idéia foi dos criativos Roberto Vilhena e Sergio Carvalho, e vai atingir o reparte dos assinantes do O Globo que residem na Barra da Tijuca, Recreio, Vargem Grande e Pequena. A peça apresenta o conceito de que "A moda que você encontra nesse caderno, encontra no Rio Design", procurando relembrar ao consumidor que o Rio Design Center agora tem lojas de moda e não é um mais shopping apenas de decoração.
Da ficha técnica ainda participam Ana Paula Sanchéz e Marina Bulcão, no atendimento; Márcia Figueiredo e Sandra Oliveira, na mídia; e Edileusa Lima e Luciana Tripolli, na produção.

Baianas prometem um 2º semestre cheio de Axé

Antônio Carlos Accioly prometeu e levou as duas baianas para espantar o mau-olhado que alguém pudesse jogar nos publicitários cariocas. Quem apareceu para almoçar esta sexta-feira na churrascaria Estrela do Sul recebeu fitinhas do Senhor do Bonfim e galhos de arruda, garantindo que o segundo semestre de 2006 será cheio de Axé.
Vejam abaixo algumas das imagens do almoço. Como um serviço da Janela a seus leitores, até o almoço de setembro todas as fotos abaixo estarão linkadas a imagens em tamanho maior, guardadas no nosso servidor, disponíveis se o seu browser estiver configurado para utilizar ftp. É só clicar, exibir e salvar como quiser no seu computador.
Accioly e suas baianas Nico Rezende, Duda Moncalvo, Alberto Cabaleiro, Cahique Equi e Marcio Padilha com a baiana
Accioly e suas baianas Nico Rezende, Duda Moncalvo, Alberto Cabaleiro, Cahique Equi e Marcio Padilha com a baiana
Foguinho, José Luiz Vaz e André Havt recebem a fita do Bonfim Pedro "Little John" El-Bainy garante sua fita
Foguinho, José Luiz Vaz e André Havt recebem a fita do Bonfim Pedro "Little John" El-Bainy garante sua fita
A mesa da Espaço/Z Os Padilha: Marcio e José  Raimundo
A mesa da Espaço/Z Os Padilha: Marcio e José Raimundo
Fernanda Martins (Giovanni), Vera Oliveira e Heloise Calandra (Margarida) e Luis Henrique Pinto Roberta Visconti e Juliana Silleman, da Margarida
Fernanda Martins (Giovanni), Vera Oliveira e Heloise Calandra (Margarida) e Luis Henrique Pinto Roberta Visconti e Juliana Silleman, da Margarida
Carol Gesser, da Margarida, com Ricardo Weitsman e Rodrigo Lopes, da Giovanni Raphael Motta e Luiza (DM9DDB) com Fernanda Martins (Giovanni)
Carol Gesser, da Margarida, com Ricardo Weitsman e Rodrigo Lopes, da Giovanni Raphael Motta e Luiza (DM9DDB) com Fernanda Martins (Giovanni)
A mesa da Agência3 Mais Agência3: No primeiro plano, Dani e Bárbara
A mesa da Agência3 Mais Agência3: No primeiro plano, Dani e Bárbara
Ainda mais Agência3 Wanderlei Gonçalves com a galera da Bossa Nova
Ainda mais Agência3 Wanderlei Gonçalves com a galera da Bossa Nova
A mesa da DM9DDB A mesa da Young & Rubicam
A mesa da DM9DDB A mesa da Young & Rubicam
A mesa da Ação Será que Cahique está rezando para o Senhor do Bonfim?
A mesa da Ação Será que Cahique está rezando para o Senhor do Bonfim?
Luiz Leitão, Accioly e Foguinho com o Kikito Passarinho (Nova Onda), Fernanda Castro (TáNaLata), Marina Marujo (TV Zero), Roberta Visconti (Margarida), Paulo Netto (TáNaLata) e Wanderlei Gonçalves (Nova Onda)
Luiz Leitão, Accioly e Foguinho com o Kikito Passarinho (Nova Onda), Fernanda Castro (TáNaLata), Marina Marujo (TV Zero), Roberta Visconti (Margarida), Paulo Netto (TáNaLata) e Wanderlei Gonçalves (Nova Onda)
A mesa da Yes Estela Albani e Marcio Ehrlich
A mesa da Yes Estela Albani e Marcio Ehrlich
Nilton Cacheado e Paulo Passos André Regnier (CGCOM), José Christão e Pedro Éboli (Contemporânea)
Nilton Cacheado e Paulo Passos André Regnier (CGCOM), José Christão e Pedro Éboli (Contemporânea)
Mais Kikito: agora com José Luiz Vaz (NBS), Foguinho (CaradeCão) e Vera Oliveira (Margarida)
Mesa da NBS, com José Luis Vaz e André Havt Mais Kikito: agora com José Luis Vaz (NBS), Foguinho (CaradeCão) e Vera Oliveira (Margarida)
Olha o Kikito de novo, com Foguinho (CaradeCão) e Padilha (Agência3) Turma Nova: Wanderlei e Passarinho, da Onda, com Dani, da Lua
Olha o Kikito de novo, com Foguinho (CaradeCão) e Padilha (Agência3) Turma Nova: Wanderlei e Passarinho, da Onda, com Dani, da Lua

Reforços do Mercado

O Grupo O Dia (Rio - RJ) - Reestruturou seu departamento de Projetos Especiais – responsável por ações como os Seminários da Agenda Brasil e a Corrida de São Sebastião – com a chegada de Ivan Fortes, que assume a Superintendência do setor no lugar de Massilon Miranda e João Carlos Dias. Ivan Fortes é um profissional com vasta experiência na área cultural, elaboração de projetos, marketing estratégico e leis de incentivo. Trabalhou como Diretor da Dell'Arte, sendo responsável pela vinda ao país de algumas das maiores atrações internacionais da música erudita, dança e artes cênicas tais como; Balé Kirov, Balé Bolshoi, Grupo Momix, Mikhail Baryshnikov, Pavarotti etc, foi consultor da IBM, montou sua própria empresa (Arte Com Trato) e desenvolveu projetos para as mais variadas empresas, (Fiat, Xerox, Unibanco, BNDES, IBM Leasing, Embratel). Entre suas realizações, destaca-se o consagrado projeto Novo Canto - que completa 10 anos de sucesso agora em 2006 - revelando novos talentos da nossa música. (25/08/2006)

Jornal do Brasil (Rio - RJ) - Luiz Madrid assumiu a direção de Marketing do Jornal. Ele foi coordenador de marketing do O Dia e gerente de marketing da Lafarge. (25/08/2006)

SBT (Rio - RJ) - A emissora comunicou que o gerente comercial do Rio de Janeiro, Afonso Silva, está se
desligando da emissora. Depois de passar um ano no Sistema Brasileiro de Televisão, o profissional seguirá novos rumos profissionais. (24/08/2006)

Bossa Nova (Rio - RJ) - O novo profissional do núcleo de Estética e Design da agência é Tiago Stallivieri, que estava finalizando o Mestrado em Marketing na Universidade de Brighton, Inglaterra. Formado em Desgin pela Universidade de San Diego, Califórnia, Tiago vem se juntar a Vinícius Bobins, também recém contratado para reforçar a direção de arte da equipe de Marcos Silveira. (24/08/2006)

DM9DDB (Rio-RJ) - Quem chega é o diretor de Arte Fabiano Pinheiro, de 32 anos. Formado em Desenho Industrial pela UFRJ, vem da McCann Erickson, com passagem anterior pela Fischer América. Ainda no Rio, outra novidade é a promoção de Rafael Motta a produtor do departamento de RTV. Formado em Publicidade pela UFRJ, Rafael, de 26 anos, está na agência desde 2005 e tem passagens anteriores pela DPZ Rio, como assistente, Conspiração Filmes e Mediaworks, em Nova York. (23/08/2006)

Agência3 (Rio - RJ) - A agência anunciou a criação do Núcleo de Interatividade, formada por Leonardo Brossa (planejamento interativo), Marcello Pereira (3D e videografismo) e Daniel Ferreira (direção de arte online). A equipe já atua no planejamento e criação da campanha do CCAA, conta conquistada recentemente, e assina trabalhos para clientes como Gafisa, WebJet, Fundação Getulio Vargas, Lan, Eletronuclear e Icatu-Hartford. (23/08/2006)

Giovanni,FCB (Rio-RJ) - A agência absorveu a estrutura da VS pontocom que, nos últimos seis anos, vinha desenvolvendo projetos online para clientes como Fanta, Sprite Zero, Petrobras, Bacalhau da Noruega, Eletrobrás, Losango etc., sob a liderança de Arthur Nunes e Rodrigo Lopes. Os publicitários passam a integrar a equipe da Giovanni,FCB, no Rio. (23/08/2006)

Agência3 (Rio - RJ) - Guilherme Pecego e Mateus Esteves são os novos diretores de arte do núcleo de bellow the line, supervisionado por Henrique Martins, na Agência3. Aos 26 anos, Pecego tem passagens pelas agências MG Comunicação e Percepttiva. Já Esteves, de 22 anos, vem da Tape Publicidade (Manaus/AM) - agência associada à AlmapBBDO - e está no Rio de Janeiro desde fevereiro. (22/08/2006)

Margarida Flores e Filmes (Rio - RJ) - Contratou Roberta Visconti, ex-TV Zero e Sentimental Filmes para reforçar a equipe da produtora. A profissional vai assumir a Coordenação de Produção da Margarida Rio. Roberta, que trabalhou recentemente na coordenação de dois projetos da produtora, também vai atuar junto à sua área internacional. (21/08/2006)