Crise na VS leva Globosat a chamar free-lancers
Cliente da VS nos últimos cinco anos, a Globosat decidiu
trabalhar com criativos free-lancers nos próximos dois meses,
negando que esteja havendo uma concorrência para a sua conta,
conforme chegou a ser publicado em sites da imprensa publicitária.
Este foi o comunicado da emissora:
"A Globosat informa que não vai abrir concorrência
para agências de propaganda para as contas dos canais do sistema
pay-per-view e à la carte (Premiere Futebol Clube, Premiere
Shows, Premiere Combate, Sexy Hot e For Man).
Depois de cinco anos com a VS Propaganda, período em que
a agência desenvolveu um excelente trabalho, mostrando profundo
conhecimento do cliente e criando campanhas que atendiam plenamente
o perfil das contas, a Globosat optou por trabalhar com freelancers
nos próximos 60 dias.
Assim, a empresa entende que terá tempo suficiente para decidir
como será administrada a publicidade dos canais dos sistema
pay-per-view e a la carte.
Para o próxima campanha da empresa (o início do returno
do Campeonato Brasileiro no canal Premiere Futebol Clube), a VS
Propaganda já entregou o material que começará
a ser veiculado a partir de 21 de agosto."
A Globosat, assim como a Technos (que a Janela já noticiou
que não estaria em concorrência), foram empresas, clientes
da VS, que alguns veículos chegaram a anunciar que seguiriam
com Lula Vieira para o escritório carioca da agência
Giacometti. As transferências não aconteceram. Na verdade,
de acordo com bons amigos da Janela, em conversa com o colunista
durante o Encontro de Redação em Paraty, este último
fim-de-semana, sequer foram pra frente as conversações
entre o ex-diretor da VS e a Giacometti, também tidas como
definitivas por algumas publicações.
Agência3
prepara anúncio da conta do CCAA
A
Agência3 está convocando a imprensa para uma coletiva
esta terça-feira, 8 de agosto, quando anunciará a conquista
de uma grande conta nacional. Segundo bons amigos da Janela, a novidade
é a entrada da conta do grupo CCAA, que deixou recentemente
a carteira de clientes da Giovanni, FCB, conforme notícia também
publicada em primeira mão por este site.
A conta já é resultado da nova postura da Agência3
oficializada em janeiro deste ano, quando os sócios da empresa
-- o casal Speroni e as duas duplas de pai-e-filho, os Ferrari e os
Drummond -- tiveram a idéia de alçar o criativo Álvaro
Rodrigues (foto) ao cargo de presidente da empresa, preparando-a para
crescer no segmento da iniciativa privada, ante a eventualidade de
não mais atender o Governo do Estado do Rio após o término
da gestão Rosinha Garotinho.
O CCAA será a terceira grande vitória da agência
este ano, considerando-se ainda a concentração da conta
da Gafisa em sua carteira e a também recente entrada do Banco
Icatu-Hartford na lista de clientes.
Light procura
de novo por agência
Depois de ter anunciado em fevereiro deste ano a entrega da sua
conta para a Ogilvy Rio, a Light está de novo em processo
de concorrência para a escolha de uma agência de publicidade.
Segundo amigos da Janela, estão participarando da disputa
-- cuja apresentação aconteceu na última segunda-feira
-- as agências Ogilvy, F/Nazca S&S e Quê.
Na matéria em que noticiou a última conquista, a Janela
informou que o processo de seleção havia durado três
meses. O diretor de atendimento da Ogilvy, Luis Carlos Franco, contou
que, durante o processo, a agência propôs mudanças
na linha de comunicação da Light que seriam adotadas
a partir de março, marcando a volta do cliente à mídia,
depois de um ano.
Esta ausência não havia sido por acaso. Antes da concorrência,
a conta da Light era atendida pela agência Contemporânea.
Na época, o mercado estimava seu valor em R$ 3 milhões.
Em maio de 2003, a Janela publicou que a concorrência aberta
pela Light para substituir esta agência recebeu tal reação
do mercado que chegou a envolver o Sindicato das Agências
de Publicidade do Rio para verificar se as regras da disputa estavam
de acordo com as normas do mercado. Entre as agências que
haviam recebido cartas-convites estavam Artplan, Contemporânea,
DPZ, Giovanni FCB, J.Walter Thompson, McCann, Ogilvy e Salles D'Arcy.
Veja: Light
abre concorrência e recebe reação do mercado.
Colunistas premia
estudantes por voto consciente
Seja
porque está sendo obrigado a perder a praia no dia da eleição,
ou por falta de consciência política ou o que mais possa
se achar de justificativa, muita gente no Brasil comparece às
urnas mas vota em branco, anula seu voto ou acaba votando em um amigo
do amigo do primo do vizinho nas eleições para vereadores,
deputados e senadores. Pouca gente se interessa em conhecer plataformas
dos candidatos e, quem sabe, ajudar a que bons políticos ocupem
o lugar dos maus.
Para tentar mudar um pouco essa história, o Prêmio Colunistas
deste ano resolveu sensibilizar o brasileiro a votar com consciência
e não desperdiçar o seu voto nas próximas eleições.
Na categoria Nova Geração, que destaca os três
melhores trabalhos criados por duplas formadas por estudantes de comunicação,
o Prêmio Colunistas está pedindo no briefing o desenvolvimento
de peças com aquele objetivo.
O concurso ainda está valendo para as regionais do Rio de Janeiro,
São Paulo, Santa Catarina e Paraná, que ainda não
realizaram seus julgamentos. Os vencedores terão o direito
de receber seus diplomas na mesma festa em que os profissionais de
cada mercado estiverem subindo ao palco para festejar os seus.
O regulamento está no site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com.
Encontro de
redação conquista Paraty
|
Ercílio Tranjan autografa seu livro na abertura
do Encontro de Redação de Paraty.
|
Mais de 700 estudantes de publicidade e profissionais de todas
as partes do Brasil lotaram a Igreja da Matriz da cidade fluminense
de Paraty no último fim-de-semana durante o 1º Encontro
Latinoamericano de Redação Publicitária, promovido
com competência por Jomar Pereira da Silva Roscoe.
O evento conseguiu a façanha de apresentar palestras de altíssimo
nível de publicitários consagrados como Mauro Salles,
Nizan Guanaes, Antônio Torres, Lula Vieira, Ercílio
Tranjan -- que também lançou um livro -- e Carlos
Pedrosa, entre vários outros. A disponibilidade dos palestrantes
foi tocante. Nizan, por exemplo, foi de São Paulo a Angra
de avião e de Angra a Paraty de helicóptero para chegar
no horário marcado de sua apresentação.
De acordo com Jomar, que é presidente da Associação
Latino Americana de Agências de Publicidade (ALAP), já
está confirmada a segunda edição do Encontro
em 2007. "Ainda não acertei o período, porque
vamos avaliar com as empresas patrocinadoras", afirma. "Mas
o próprio prefeito de Paraty já confirmou o Encontro
no calendário de atividades da cidade. Afinal, o evento também
ajuda a alavancar a economia local", observou.
CULTURA E GASTRONOMIA
Para este colunista, que não voltava há alguns anos
a Paraty, o reencontro foi uma grata surpresa. O centro histórico
da cidade está absolutamente encantador, reunindo restaurantes
especializados nos mais diversos sabores a inúmeras galerias
de arte, espalhadas pelas ruas de modo a desafiar os visitantes
a uma exploração constante. Sábado à
noite, por exemplo, nos deparamos, em um pequeno espaço na
Rua da Ferraria, com um vernissage de nada menos que Roberto Magalhães,
um dos mais consagrados artistas plásticos brasileiros.
Se juntarmos tudo isso à experiência de passear de
escuna pelas ilhas vizinhas a cidade, só podemos apostar
que o Encontro de Criação de 2007 promete ser um sucesso
ainda maior para Paraty e para os publicitários brasileiros.
Reforços do Mercado
Binder/FC+G (Rio - RJ) - Henrique Badke é o novo contratado para
a área de atendimento, responsável pelas cervejas Cintra e Mulata.
Antes de ingressar na Binder/FC+G, Badke atendeu as contas da Fanta, Sprite
e Castrol, na Ogilvy, e da cervejaria Bavária, na J.W. Thompson. Também
foi analista sênior de Propaganda das marcas Fanta, Coca-Cola light e
Sprite, na Coca-Cola, gerente de Merchandising da Antártica e assistente
de Marketing da AMBEV. (11/08/2006)
|