Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/AGO/2006
Marcio Ehrlich

 

VS encerra atividades no Jardim Botânico

A agência VS, dos publicitários Valdir Siqueira e Lula Vieira, deve devolver hoje, 31 de julho, para o seu proprietário, o casarão que vinha ocupando na Rua J.Carlos, do Jardim Botânico. Segundo informações que chegaram à Janela, a partir de amanhã, primeiro dia do mês de agosto, Valdir Siqueira estaria levando a VS para outro escritório -- que se especula vir a ser no Centro da Cidade -- enquanto Lula Vieira parte para um novo desafio profissional, igualmente não oficializado.
Na última sexta-feira, praticamente todos os funcionários da agência receberam o aviso prévio e nem precisaram voltar ao trabalho esta segunda.
CONTAS SEM DESTINO
Como tanto Valdir quanto Lula não estão dando declarações oficiais à imprensa, está cabendo ao mercado fazer especulações sobre o destino das contas que vinham sendo atendidas pela VS.
Um dos boatos que vieram a circular, quanto a uma possível concorrência aberta pela Technos para a escolha de uma nova agência, foi fortemente desmentido pelo publicitário Edilson Leitão, que há mais de 20 anos responde pelo atendimento daquele cliente, tarefa que começou a exercer ainda na Standard Ogilvy & Mather. Com o conhecimento e a segurança de quem conta com a total confiança da empresa, Leitão informou à Janela que a campanha da Technos para 2006 já está criada e programada nos veículos, não havendo nenhuma urgência para que outra agência seja definida por concorrência nas próximas semanas. Verdadeiro guardião da marca Technos, Leitão garante que somente quando for começar o desenvolvimento da campanha de 2007 é que o processo será desencadeado.
Como a VS deverá prosseguir suas operações -- mesmo reduzida -- com Valdir Siqueira, não haverá motivos legais para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) rescindir o contrato firmado no começo de 2006 com a agência, após concorrência que envolveu 6 agências.

CCAA deixa a carteira da Giovanni, FCB

EM PRIMEIRA MÃO - A conta do curso de inglês CCAA está deixando a agência Giovanni FCB, onde ficou por mais de 10 anos e conquistou dezenas de prêmios publicitários, inclusive dois Grandes Prêmios no Colunistas Rio: o de Comercial do Ano do Counistas 2002, para o filme "Taxi", e o de Fonograma do Ano para a série "Sotaques", em 2003.
Comentários do mercado indicam tanto que a conta ainda estaria em disputa como poderia estar a caminho da Agência3, mas nesta empresa seus diretores garantem desconhecer a informação.
DE CURSO A FACULDADE
Surgido em 1961 no Rio como curso de inglês pelo método áudio-visual, o CCAA acabou se tornando uma franquia com salas de aula em praticamente todos os estados brasileiros. Em 2005, o grupo conseguiu autorização do MEC para se transformar em faculdade, tendo hoje graduação em Letras e Comunicação Social.
Segundo o histórico da empresa, seu primeiro comercial de televisão foi veiculado em 1976, tendo nada menos que o rei Pelé como protagonista. Em 2001, já estando a conta na Giovanni, a empresa entrou no ar com um comercial estrelado pelo ator Arnold Schwarzenegger.

CEG escolha Bossa Nova em concorrência

Ficou com a Bossa Nova a conta da CEG, após concorrência que, na segunda fase ficou entre a agência e a Publicis.
A CEG ainda este ano muda seu nome para Gas Natural, o mesmo da empresa espanhola que controla o seu capital. Segundo Marcelo Gorodicht, nesta segunda parte da disputa o criativo Marcos Silveira, que havia vindo da MacGyver, já participou da criação das peças apresentadas.

Beijo do Mercado Livre conquista a galera

Um comercial da agência argentina WM para o site Mercadolibre.com (no Brasil MercadoLivre.com) está conquistando fãs em toda a América Latina tanto pela idéia da venda do beijo pelo site como por sua cativante trilha sonora.
Jovens de todo o continente têm enchido blogs e sites querendo descobrir de quem é a música e quem canta, não se conformando ao descobrir que ela foi criada especialmente para o comercial e dura apenas 45 segundos. No Orkut o comercial ganhou uma comunidade e cópias da propaganda também foram parar no Youtube, tanto na sua versão original como na adaptada para o mercado brasileiro.
Naturalmente, nos próprios sites do MercadoLivre já apareceram leilões de beijos, pelos preços os mais variados.
De acordo com o MercadoLivre, a campanha foi lançada com um plano inicial de mídia de 6,7 mil inserções em todo o continente, sendo que a programação brasileira corresponde a 60% desse total – ou seja, cerca de 4 mil inserções.
Segundo a ficha técnica citada por sites argentinos de publicidade, o comercial foi criado por Pablo Romano e Martín Goldberg, da WM, e produzido pela Real, com direção de Quique García. A produção de áudio foi da La Casa Post Sound. A ficha fala numa banda NorOeste, mas não há maiores referências sobre ela ou sobre a cantora da trilha na Internet.
Se você ainda não viu ou ouviu a peça, aqui estão os links:
- Página no Mercado Livre brasileira, com o vídeo.
- Trilha de 45" em mp3.
- Comercial original no Youtube.
Pra cantar junto, aqui vai a letra:
Someone is there, waiting for my song
I´m only looking for someone who sings along
When all my dreams finally reach yours
we will uprise and maybe find our true love,
We will uprise and maybe find our true love

Prestação de Contas do Rio - Julho de 2006

11|21
A agência anuncia a conta da casa de leilões Roberto Haddad Leiloeiro, uma das mais tradicionais no mercado carioca. A primeira campanha que se refere a temporada 2006 de grandes leilões, já está em veiculação no noticiário do jornal O Globo.

Ação
A agência conquistou a conta da Real Veículos, concessionária Volkswagen.

Binder/ FC+G
A Unimed Leste Fluminense, que abrange as regiões de Niterói a Rio Bonito, é o mais novo cliente da Binder/FC+G.

Percepttiva
A agência conquistou a conta da Delgás, uma das maiores convertedoras de gás natural veicular do país que, em apenas quatro anos, alcançou a marca de 30 lojas no Estado do Rio, com cerca de 3 mil conversões mensais. A campanha tem a ver com o lançamento de mais seis lojas, que deverão abrir as portas no segundo semestre deste ano. De acordo com a Associação Brasileira do Gás Natural Veicular, o Brasil, em poucos anos, saiu do zero para figurar entre as maiores frotas convertidas do mundo. A campanha circulará em jornais, TV e outdoor e em ações pontuais regionais para lançamento das novas lojas da rede.

Mill Publicitá abre em Niterói

A Mill Publicitá, agência paulista de promoção e eventos, abriu uma filial em Niterói, para atender o mercado fluminense. À frente da operação está Camila Putignani, gerente comercial da empresa, e Suzane Simões, executiva de vendas.
Presidida por Ricardo Tavares, a Mill Publicitá anuncia um faturamento em 2005 de R$ 18 milhões, com uma equipe de mais de 50 profissionais em São Paulo. Entre seus clientes estão Natura, Volkswagen, Vivo, Gafisa, Tenaris Confab, Petrobras, Novartis, Aché, Pfizer, Visa Vale, Roche e Philips.
Nos últimos 13 anos, desde sua criação, a empresa apresentou crescimentos constantes e espera fechar 2006 com faturamento 30% superior a 2005. Em abril de 2004, uma nova sede foi criada, em São Paulo, como parte dos investimentos feitos na área de infra-estrutura.

Coincidência dá dor-de-cabeça a agência de Goiânia

Nem sempre a dor de cabeça de se descobrir vítima de uma coincidência aflige somente agências dos grandes centros. Vejam essa história que chegou à Janela, de Claudio Santos, da agência goiana POP:

"Meu nome é Claudio Santos, sou diretor de criação de uma pequena agencia em Luziânia, Goias, entorno sul de Brasília e atendemos a um hipermercado da região cujo nome Da Terra no qual estamos trabalhando há mais de 5 meses.
Hoje, quando estava assistindo televisão me deparei com uma surpresa no horário comercial ao ver o comercial do Carrefour com o slogan "Faz parte da sua vida".
A supresa foi porque já usamos exatamente este mesmo slogan pra nosso cliente há mais de 3 meses. Claro que se trata de um cliente regional. Mas a coincidência foi muito grande: a consagrada Almap ter a mesma idéia que tive há mais de 3 meses.
Enfim, todas as peças que usamos foram por água abaixo, parecendo que nós chupamos uma idéia do Carrefour. Mas isso não é verdade, porque temos tudo documentado e arquivado na TV local com data de entrada de todas as mídias veiculadas e mais panfletaria, jingle e spot de rádio com o nosso slogan "faz parte da sua vida".
Gostaria que havesse uma avaliação por parte da Almap e do próprio Carrefour.
Já encaminhei este mesmo e-mail para a Almap e não sei se terei retorno, se não tiver quero levar isso adiante, poque boas idéias não caem no colo e ainda mais quando uma grande empresa como Carrefour que está midia a todo instante vai tornar meu slogan como se fosse uma farsa ou uma chupada bem mal feita.
Cláudio Santos, Agência POP, 61 3620 6420."

JB lança projeto para atrair roqueiros

Mais de 300 bandas se inscreveram para o Festival BdeBanda, promovido pelo Jornal do Brasil, apenas na semana do lançamento. O projeto foi anunciado no Dia Mundial do Rock, 13 de julho. Só no primeiro dia, 60 bandas correram para preencher o formulário, disponível no site, e enviaram suas músicas em arquivos MP3.
As inscrições prosseguem até meados de agosto. Depois, uma curadoria formada por jornalistas especializados, produtores e representantes de gravadoras, entre eles Tarik de Souza, jornalista e crítico musical, Alexandre Schiavo, vice-presidente de Marketing e Vendas da Sony-BMG e Dudu Marote, respeitado produtor musical, passará a primeira peneira e 100 bandas serão selecionadas. Daí em diante, a decisão fica com o público. As canções enviadas pelas bandas serão disponibilizadas em um hot-site hospedado no JB Online e os leitores poderão escolher aquelas que querem ver no Festival. As 30 mais votadas garantem vaga nas apresentações do BdeBanda, que acontecem no Teatro Odisséia, na Lapa, em quatro quintas-feiras de setembro (07, 14, 21 e 28).
O BdeBanda não é um festival de caráter competitivo. O objetivo é abrir espaço para que bandas iniciantes e talentosas tenham a oportunidade de mostrar seu trabalho.
O BdeBanda será também uma oportunidade para falar de rock´n roll nos vários meios do JB. O projeto inclui, além do já citado hot-site, coluna semanal, blog e geração de conteúdo via celular através de um canal de notícias (SMS). Além de toda a movimentação em torno do Festival e dos grupos participantes, as principais notícias do cenário pop-rok nacional e internacional também terão seu espaço.

Salgado entra na Best Ad Photographers

Alexandre Salgado, da Artluz Studio, terá 3 trabalhos incluídos na segunda
edição da 200 Best Ad Photographers Worldwide publicado pela Luzer‘s
Archive.
Os anúncios foram criados pela NBS para o Telecine (imagem ao lado), pela Y&R para o Sportv e pela Carillo Pastore, para a Peugeot.

Meia Hora é destaque em seminário de jornais

O sucesso do tablóide Meia Hora foi tema do 20º Seminário para Alta Gerência de Jornais, promovido pela Sociedade Interamericana de Prensa (SIP), essa semana no Hotel Othon, em Copacabana.
Henrique Freitas, um dos editores-executivos de O Dia, falou sobre a revolução que o Meia Hora causou no mercado carioca, alcançando em apenas nove meses uma média de venda diária, que ultrapassa os 115 mil exemplares, segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação).
O modelo do jornal foi bastante elogiado pelos participantes do seminário. Para Henrique, a fórmula de sucesso do tablóide foi aliar um preço acessível a conteúdo de qualidade, focado diretamente no leitor.

Scalla coloca alegoria na rua para o Metrô

Para divulgar o Metrô na superfície, que na verdade é uma linha de ônibus que liga a Estação Siqueira Campos à Ipanema, Leblon e Gávea enquanto o Governo do Estado não consegue viabilizar o Metrô de verdade, a agência Scalla vai realizar uma ação promocional com uma alegoria em forma de ônibus, transportada por promotores, parando em verdadeiros pontos de ônibus da Zona Sul para distribuir folhetos explicativos com o roteiro da linha, além de entregar bilhetes de cortesia para gerar experimentação.
Paralelamente, a agência vai veicular anúncios em jornais, busdoor, full-banners na Internet e painéis nas estações do Metrô com o conceito “Evoluir é levar a qualidade lá pra cima”.

Reforços do Mercado

DPZ (Rio - RJ) - O diretor de arte Filipe Raposo, que estava na VS até o fechamento do seu escritório do Jardim Botânico está passando um tempo como free-lancer na agência em que já trabalhou há alguns anos. Antes da VS, o criativo esteve na Publicis-Rio. (03/08/2006)

Staff (Rio - RJ) - Contratou o redator Sleyman Khodor, ex-Doctor, 100% e Quê. (02/08/2006)

Publicis Brasil (São Paulo - SP) - O diretor de arte Carlos Eduardo "Cadu" Lopes é mais um carioca que chega à agência para integrar a equipe de Rodolfo Sampaio, na qual entraram, semana passada, Antonio Nogueira e Daniel Leitão. Cadu vem da Giovanni, FCB e também atuou na DPZ Rio e Publicis Rio, além de ter arrebatado prêmios como Leão de Bronze em Cannes, Prêmio Abril de Propaganda, O Globo, NY Festival , CCRJ e CCSP. (01/08/2006)