Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 14/JUL/2006
Marcio Ehrlich

 

Bossa Nova e McGyver devem se juntar

EM PRIMEIRA MÃO - As agências Bossa Nova e McGyver estão em fase avançada de conversação para unir as suas forças no Rio.
As duas agências ainda não comemoraram seu primeiro aniversário. Resultado da união das agências Doctor -- do premiado criativo Marcos Silveira -- e Ronson -- dos publicitários Paulo Rolf e Kátia Coutinho --, a MacGyver nasceu em janeiro de 2006. Já a Bossa Nova nasceu no final de 2005, como resultado da fusão da MG -- de Marcelo Gorodicht -- e da 100% -- de Marcelo Jucá, ainda com a incorporação do criativo Paulo Castro na sociedade. Em março deste ano, Castro deixou a empresa e o redator Marcelo Coli -- que acompanhava Gorodicht desde o seu período como diretor da Fischer América-Rio -- foi promovido à direção de criação.
No início deste mês, Coli se demitiu da agência, deixando a Bossa Nova com a necessidade de buscar um novo comando para a criação. A união com a MacGyver levaria a criatividade de Marcos Silveira para dentro da agência de Gorodicht, profissional que tem na sua carreira uma história de sucesso tanto com a sua agência D+ quanto naquele período em que comandou a Fischer.

Bossa Nova absorve diretoria da MacGyver

Confirmando a informação publicada em primeira mão pela Janela, as negociações entre as agências Bossa Nova e MacGyver chegaram a uma conclusão: a partir de segunda-feira, 17 de julho, a MacGyver -- que havia nascido da fusão da Doctor com a Ronson -- encerra as suas operações e a Bossa Nova, dos publicitários Marcelo Gorodicht e Marcelo Jucá, absorve os diretores daquela agência em sua operação. Marcos Silveira torna-se diretor de criação da Bossa Nova, enquanto Kátia Coutinho assume a Direção de Planejamento e Paulo Rolf a Direção de Atendimento. Da equipe da MacGyver, cerca de 5 funcionários passam a trabalhar na Bossa Nova.
Segundo informações que chegaram à Janela, devem entrar na Bossa Nova as contas que estavam na MacGyver, entre as quais Max Padrão, AGO Euromaxx, Alfa Parf e Windsor Hotéis, permitindo um incremento em torno de 35% no faturamento da agênca, que poderá fechar este ano em 8 milhões de reais.

Studio Alfa triplica sua sede

Antes do final de julho, o Studio Alfa -- uma das principais gráficas digitais do Rio -- deixa sua antiga sede de 1.400m2 em São Cristóvão para um prédio maior no mesmo bairro: os 5.000m2 da Av.D.Pedro II, 250, antiga sede da Fleischmann Royal-Nabisco, mais um dos anunciantes cariocas que foram para outras praças.
A nova sede do Alfa vai se beneficiar da superestrutura que a Royal havia montado para o prédio, como um sistema de nobreak e gerador próprio de energia como se fosse um hospital. Em caso de pane elétrica, a gráfica não irá parar, como, lembra Evando Abreu, diretor do Alfa, já aconteceu inúmeras vezes: "A área de São Cristóvão ainda é crítica neste sentido", lamenta.
Aproveitando a mudança, o Studio Alfa traz para o Rio a primeira máquina Turbojet, que Abreu considera ser "quase um silk digital". Ela imprime 400 metros quadrados por hora. Só para comparar, as plotters tradicionais imprimem entre 60-80m2 no mesmo período.
A mudança de sede será marcada por uma mudança na logotipia do Studio Alfa e por uma campanha que será veiculada em publicações do trade e revistas especializadas do setor de moda. Uma delas é esta, ao lado, com a designer Alessa vestindo um tecido plotado pelo Alfa. A campanha conta ainda com depoimentos de
Chicô Gouveia (arquitetura) e José Luis Vaz (publicidade).

Reforços do Mercado

Lew,Lara (São Paulo-SP) - A agência dos publicitários Luiz Lara e Jaques Lewkowicz criou duas vice-presidências de Criação, a ser ocupadas pelos então diretores Marco Versolato e André Laurentino, e uma de Operações, a cargo do também diretor Márcio Oliveira. Os três novos vice-presidentes vêm se juntar ao corpo de gestores já existente na Lew, Lara, composto por Paulo Levi (Planejamento) e Fernando Lara (Administração e Finanças). A agência conta atualmente com 235 funcionários, e está na quinta colocação entre as maiores do Brasil. (13/07/2006)

DM9DDB (Rio - RJ) - A equipe de criação acaba de ganhar reforço: Alexandre Leão chega à agência como redator. Carioca, 29 anos, Alexandre acumula passagens pela Giovanni/FCB RJ, NBS, Doctor, 100%Propaganda e Casa da Criação. Antes, teve passagem pela Slogan (Fortaleza) como Supervisor de Criação. (10/07/2006)