Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/JUN/2006
Marcio Ehrlich

 

Intelig deixa Giovanni por Santa Clara

Como já se comentava no mercado, a Intelig Telecom acompanhou Ulisses Zamboni e seus sócios Fernando Campos e Fernando Sales na Santa Clara, agência que os três criaram após deixar a Giovanni FCB.
A conta da Intelig Telecom estava na Giovanni FCB há quatro anos. Apesar de o cliente estar sediado no Rio de Janeiro, seu marketing mantinha-se fiel aos profissionais que comandavam o planejamento e a criação do escritório paulista da Giovanni FCB. No próprio release que oficializou a transferência, a Intelig declarou que a mudança se deve "à necessidade de garantir a continuidade do perfil de atendimento, uma vez que a equipe da Santa Clara é, na sua quase totalidade, egressa da Giovanni".
O curioso é que, formalmente, a Santa Clara ainda não está inaugurada. Sua abertura oficial está marcada para o próximo dia 15 de junho.
Esta é a segunda grande conta que a Giovanni FCB perde em São Paulo após a saída de seus diretores. A Cervejaria Kaiser também deixou a carteira da agência, a caminho da Fischer América.

Rio manda mais de 120 peças para Cannes

As agências cariocas estão participando com mais de 120 trabalhos de pelo menos 18 agências no 53º Festival de Publicidade de Cannes, que acontece em junho no balneário francês.
Considerando-se que a planilha com todos os brasileiros inscritos aponta a participação de 99 agências com 2.537 trabalhos, o mercado carioca comparece com menos de 5% dos concorrentes nacionais.
A tabela dos cariocas não é oficial. A Janela separou os nomes das empresas que identificamos como sediadas no Rio e montou a planilha. É possível que, dentro das inscrições realizadas em São Paulo por agências que não separaram os seus escritórios no envio de peças haja alguns trabalhos criados por equipes cariocas.

Total

Agência

Film

Press

Outdoor

Cyber

Media

DM

Radio

Titanium

Promo

30

Giovanni,FCB RJ

3

12

15

-

-

-

-

-

-

21

McCann- RJ

2

2

12

1

2

-

-

1

1

16

DPZ RJ

-

6

10

-

-

-

-

-

-

14

Publicis Brasil RJ

-

8

6

-

-

-

-

-

-

12

Agência3

2

7

3

-

-

-

-

-

-

9

Artplan

1

7

-

-

1

-

-

-

-

4

OPM

-

-

1

-

-

2

-

-

1

3

NBS

3

-

-

-

-

-

-

-

-

3

RIC

-

3

-

-

-

-

-

-

-

2

Globo TV

-

2

-

-

-

-

-

-

-

1

Biruta

-

-

-

-

-

-

-

-

1

1

Camisa 10

-

-

-

-

-

-

-

-

1

1

CGCOM

1

-

-

-

-

-

-

-

-

1

Domanni

-

-

-

-

-

1

-

-

-

1

Quê

-

-

1

-

-

-

-

-

-

1

Scama

-

-

1

-

-

-

-

-

-

1

Script

-

1

-

-

-

-

-

-

-

1

VS

1

-

-

-

-

-

-

-

-

122

Total

13

48

49

1

3

3

0

1

4

As inscrições em Cannes custam € 565 para Film, € 300 para Press, € 300 para Outdoor, € 242 para Cyber, € 270 para Media, € 290 para Direct Marketing, € 200 para Radio, € 980 para Titanium e € 270 para Promo.
No total, o Brasil está investindo 784.353 euros, ou seja R$ 2,3 milhões, nas inscrições de Cannes 2006, considerando a taxa de R$ 2,9661 para o Euro. Deste valor, o Rio participa com cerca de R$ 120 mil, por 40.427 euros.

Prestação de Contas - Maio de 2006

ESPAÇO/Z
A Espaço/Z está veiculando sua primeira campanha para a Associação do Charme de Ipanema, entidade carioca que congrega sofisticadas lojas de Ipanema como Louis Vuitton, Cartier, Montblanc, Le Lis Blanc, Maria Bonita Extra, Carlos Tufvesson, Mixed e Ellus. A Associação é presidida pelo conceituado designer de jóias Antonio Bernardo, tendo Bruno Pereira, como diretor-superintendente. Além da criação e veiculação de campanhas publicitárias, a Espaço/Z assina o desenvolvimento e a execução de ações promocionais, marketing, eventos e captação de parceiros para as ações. O primeiro parceiro é a bandeira Diners Club International, que patrocina a campanha de lançamento do Quadrilátero do Charme de Ipanema, através da gerente de Marketing do Bandeira Diners Club International, Patrícia Sodré. Os anúncios estão sendo veiculados na revista Veja Rio e no Jornal do Brasil e O Globo.

SCALLA
A Scalla passa a atender a conta da Solarium Revestimentos. As primeiras ações foram as criações de materiais de merchandising, como catálogo para profissionais do setor e materiais de pdv. Com sedes em Porto Alegre/RS, Diadema/SP, Brasília/DF e Rio de Janeiro/RJ, a Solarium está no mercado há mais de 7 anos, produzindo pisos artesanais acimentados refratários ecologicamente corretos.

SENIOR
A Senior Propaganda informa que reconquistou a conta da Bagaggio, que foi cliente da agência durante quatro anos e esteve na Bossa Nova nos últimos três meses.