DPZ, Indústria
Nacional e Souza Cruz se destacam no Promoção Rio
Depois de analisar 311 peças de marketing promocional e
design promocional de 28 agências , o júri do 11º
Prêmio Promoção Rio 2005/2006 escolheu a DPZ-Rio
como a Empresa de Marketing Promocional do Ano e a Indústria
Nacional Design como a Empresa de Design Promocional do Ano. As
duas empresas lideraram a premiação, com a DPZ conquistando
1 GP, 5 Medalhas de Prata e 5 de Bronze e a Indústria 1 GP,
1 Ouro e 5 Pratas.
Em terceiro lugar na premiação ficou a NBS (3 Ouros,
2 Pratas e 2 Bronzes), seguida pela Fagga (1 GP, 2 Pratas e 1 Bronze).
Estes resultados também ajudaram a definir outros vencedores
de Grandes Prêmios. O título de Empresário de
Marketing Promocional foi concedido aos irmãos Repsold --
Arthur e Andreia --, da Fagga Eventos, enquanto o de Profissional
de Marketing Promocional do Ano ficou com Fernando Tige, da NBS.
Ainda entre os Grandes Prêmios, a Souza Cruz foi escolhida
o Cliente de Promoção do Ano, um destaque que ela
conquista pela primeira vez no Prêmio Promoção
Rio.
Os 5 trabalhos premiados com Grand Prix e os 13 que receberam Medalhas
de Ouro vão disputar os prêmios do Promoção
Brasil, que escolherá os melhores entre os vencedores das
regionais Rio, Norte-Nordeste, Rio Grande do Sul, Paraná
e São Paulo.
O júri foi presidido pelo jornalista Marcello Queiroz (Editor
do Jornal Propaganda & Marketing) e integrado ainda por Fabio
Marinho (Diretor da OPM), Fábio Campos (Gerente de Trade
Marketing da Oi/Telemar), Jomar Pereira da Silva Roscoe (Colunista
da Revista Banco Hoje), Marcio Ehrlich (Editor da Janela Publicitária)
e Nelson Varon Cadena (Colunista do Correio da Bahia). A ata completa
do concurso está no site da Abracomp, em www.colunistas.com.
A entrega dos diplomas do 11º Prêmio Promoção
Rio 2005/2006 está programada para acontecer em setembro,
na Marina da Glória, em conjunto com a festa do Prêmio
Colunistas Rio de Janeiro.
Wilson Nóbrega
deixa a Staff
A agência Staff, dos publicitários
Cahique Equi e Duda Moncalvo, está comunicando que desde esta
terça-feira, 14, o diretor de arte Wilson de Nobrega não
responde mais como seu diretor de criação. A decisão,
segundo o comunicado, foi tomada em comum acordo após as partes
identificarem "diferentes objetivos para o futuro". A agência
informa que somente no início da próxima semana terá
um nome para substituir o de Wilsinho.
Wilsinho -- como é conhecido -- foi por oito anos diretor de
arte da DPZ-Rio, chegando a assumir a supervisão de criação
do escritório. De lá foi para a Ad Hoc Young & Rubicam,
agência que não opera mais no Rio. Em 2004, após
a saída de Marcelo Giannini da sociedade e da direção
de criação da (então) G/Staff, Nóbrega
foi contratado pela agência para comandar a criação.
Há
algo no ar além da coincidência? (Fala a TAP)
"Prezados Senhores,
Tive oportunidade de receber por e-mail o release do vosso site,
de título "Há algo no ar além de coincidência?",
que se refere à grande "semelhança" existente
entre a publicidade da TAP Portugal e um "flyer" que a
TEAM-Linhas Aéreas Regionais iniciou a distribuir muito recentemente.
Cumpre-me referir que o layout gráfico que a TAP utiliza
atualmente foi criado pela agência McCann Portugal e iniciou
sua veiculação no Brasil e em outros países
do mundo nos primeiros meses de 2005.
O elemento (um eixo de ordenadas e abcissas, com palavras chave
em cada eixo) utilizado no flyer TEAM é, simplesmente, copiado
da nossa publicidade - até mesmo no que se refere às
unidades de escala em cada eixo!
Aproveito a oportunidade para enviar-lhes em anexo, o "press
release" que divulgámos há algumas semanas (23
de fevereiro), quando verificámos essa infeliz "clonagem"
por parte da TEAM.
Atenciosamente,
Carlos Antunes
TAP Portugal
Diretor de Marketing - Brasil"
O "press release" referido por Antunes diz:
"Caros amigos,
A publicidade da TAP foi... clonada.
Veja em anexo a publicidade da TEAM linhas aéreas: contém
o mesmo elemento que distingue a publicidade TAP há cerca
de 1 ano e já bem conhecido pelo mercado (um eixo de abcissas
e ordenadas, cruzado por uma linha formada pela trilha da aeronave,
com palavras chave em cada eixo).
Além do retorno extremamente positivo que temos tido das
nossas publicidades, também este episódio vem confirmar
a validade do atual posicionamento de marketing estratégico
da TAP, que reforça uma imagem de benefícios e vantagens,
concretos e facilmente identificáveis, para passageiros e
agentes de viagens e que com sucesso transmite a nossa mensagem:
a TAP como Companhia moderna, de qualidade e conforto, a melhor
opção para o Brasileiro viajar para toda a Europa.
Todavia, lamentamos que a TEAM se tenha utilizado desse expediente
(a cópia da nossa publicidade), esperamos que o exemplo não
seja seguido por outras Companhias."
Reforços do Mercado
Ford (São Paulo - SP) - Nomeou Antonio Baltar para
o cargo de Gerente Nacional de Marketing, em substituição a Luis
Salem, que assumiu a posição de Gerente de Implementação
de Estratégia, na matriz da empresa nos Estados Unidos. Baltar será
responsável pela coordenação das ações e
campanhas publicitárias, desenvolvidas pela JWT. Sob a responsabilidade
do novo gerente, estão as áreas de Produto, Comunicação
de Marketing e Varejo.
Motorola (São Paulo - SP) - Loredana Mariotto acaba
de assumir o marketing da empresa para a América Latina. A executiva
é a primeira brasileira a comandar uma área da companhia na região.
Ela tem experiência de 20 anos em empresas como Colgate Palmolive, Grupo
Bunge e Dow Chemical, sendo os últimos dois anos à frente das
estratégias de vendas para o varejo de celulares da Motorola. Loredana
ingressou na Motorola em 1997, na área de Produtos de Comunicação
Pessoal, tendo atuado no marketing das áreas de celular e paging. Antes
da nova função, foi diretora de trade de produtos móveis,
quando implementou a estratégia da empresa para o setor, um dos mais
significativos no mercado da telefonia móvel brasiliera. Antes ainda,
foi diretora de Marketing para Brasil e Cone Sul, quando liderou o lançamento
da campanha MOTO. Uma das ações da executiva na Motorola foi a
implementação de novas plataformas de investimento em design/moda
e música. As iniciativas Moto-a-Porter e Motomix, idealizadas por Loredana,
assim como o patrocínio da empresa em eventos de moda como São
Paulo Fashion Week e Fashion Rio, levaram a empresa a exportar para países
da América Latina a expertise e os conceitos criados no Brasil.
Bossa Nova (Rio - RJ) - A agência acaba de contratar
Jadilson Figueiredo como gerente de operações. Jadilson é
um profissional com larga experiência no mercado, tendo passagens importantes
pela Contemporânea e pela Fischer América Rio, onde trabalhou com
Gorodicht. Para a criação, o novo diretor Marcelo Coli anuncia
a contratação de Renato Alt, redator com passagens pela Praia
e pela VS, que irá fazer dupla com Lucas Heck.
|