Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/FEV/2006
Marcio Ehrlich

 

Light escolhe Ogilvy Rio

A Ogilvy Rio foi a vencedora da concorrência da Light para sua nova agência de publicidade. O processo de seleção durou três meses e o diretor de atendimento da Ogilvy, Luis Carlos Franco, conta que durante o processo a agência propôs mudanças na linha de comunicação da Light que serão adotadas a partir de março, marcando a volta do cliente à mídia, depois de um ano.
Antes da concorrência, a conta da Light era atendida pela agência Contemporânea que, vale registrar, conquistou muitos prêmios com ela. Tanto a campanha "Gatos", de 2002, quanto a "100 anos de Energia", de 2000, chegaram a ser Campanha do Ano do Colunistas Rio, por exemplo.

Mais um balanço de contas cariocas

11|21
A agência comemora a chegada de novos clientes:
- Transpetro: a empresa de transportes da Petrobrás, que entregou, após concorrência, a comunicação nacional do seu programa Inovar.
- Fundação OndAzul: A agência já começa a trabalhar campanha para mantenedores e também para promover o quiosque da OndAzul no Shopping Rio Sul.
- Warner Music: A conta será dividida com a W/Brasil e a Bossa Nova, trabalhando em regime de jobs entre as agências para seus lançamentos.
- Fish In Food Solutions: Empresa de Brasília que produz pratos prontos à venda em supermercados. A campanha entra em fase de produção para veiculação em TV.
- GuardOne: Empresa de rastreadores e bloqueadores que já estava com Gustavo Bastos nos tempos de 100%.
- Rádio Haroldo de Andrade AM: A emissora conta, além do popular comunicador que dá nome à rádio, com Cidinha Campos, Ivo Meireles, Haroldo Filho, entre outros.

Bossa Nova
Conquistou a conta do Hotel Desconto, que, segundo a agência, é a maior central de viagens online no Brasil. A empresa pertence à World Travel Holdings, grupo com tradição no setor turístico americano, proprietário também da Rooms.com. O cliente estreou na mídia offline com o anúncio no Caderno Boa Viagem, do jornal O Globo. A aprovação foi de Jeffrey D. Tohkin, CEO da World Travel Holdings.

Casa da Criação.C21
Ganhou a concorrência para atender a conta da financeira Americanas Taií, criada através da parceria entre a Lojas Americanas e o Banco Itaú, substituindo a financeira Facilita. O setor é extremamente competitivo, com concorrentes como Fininvest, Losango, Finasa entre outros.
No planejamento apresentado, a agência desenvolverá uma grande promoção nacional na TV que terá como apoio um forte trabalho no PDV, além de ações de relacionamento.
Também entrou na agência a conta dos Hotéis Luxor, que está expandindo sua marca para um conceito de franquia. Na primeira fase ingressam, aos 5 hotéis da rede, 8 pousadas em Búzios, formando o Luxor Búzios Class.

Espaço de Comunicação
Depois de reformular sua equipe de criação, mudar de endereço e ampliar sua estrutura física, a Espaço de Comunicação conquistou a conta da indústria de bens de capital Dan-Presse, fabricante de prensas e equipamentos industriais utilizados pela indústria automobilística.
À agência caberá reformular todos os materiais de comunicação de marketing como folders e website, assim como desenvolver junto com o cliente a estratégia comercial para o ano de 2006.

MacGyver
A agência de Marcos Silveira e Paulo Rolf conquistou a conta do Car Club do Brasil, que presta auxílio e assistência 24h em todo território nacional através de uma frota que contará com mais de 7.600 viaturas de socorro, além de toda infra estrutura jurídica.

RIC
A agência acaba de conquistar a conta da Safeway, concessionária de motocicletas Honda com loja na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. A RIC já está veiculando nos jornais cariocas.

Script
A agência conquistou o Universal Channel (canal Globosat vinculado ao Universal Studios), cujo lançamento havia sido feito pela Praia.

The Box
Às vésperas de completar um ano de operação, a The Box comemora os resultados do processo de crescimento iniciado no começo do ano passado com a integração na sociedade de Fernando Ribeiro (ex-sócio da IDFX Comunicação) que se uniu aos sócios Brahim Jorge (ex-Agência3, VS São Paulo e Rede Globo) e Paulo Frederico, criativo com passagens por Agências como Denison, Publicis Norton, Ogilvy e JVA.
A agência conquistou a conta da Nek Cred, rede de banco de empréstimo com 14 filiais em todo estado, que se junta a clientes como ABAV Rio, Colégio Daltro Netto, Dix/Amico, Excalibur Congressos e Eventos, Joalheria Gold Station, Kreimer Engenharia, Projeto Carioquinha, Restaurante Cervantes, Riotur e Savaget Promoções entre outros.

Carillo Pastore bota Peugeot para subir escada

A busca de espaços alternativos como mídia está se tornando cada vez mais inteligente e divertida. A Carillo Pastore teve uma ótima idéia para seu cliente Peugeot, utilizando o corrimão das escadas rolantes do Barra Shopping, no Rio, e do Morumbi Shopping, de São Paulo, para promover a potência do motor 1.4 flex do veículo.
A peça reforça o comercial que está no ar, utilizando as famosas frases escritas nas traseiras de caminhões para satirizar a falta de potência de alguns motores. No corrimão, o Peugeot 206 é mostrado rodando numa pista com a inscrição “Chega de esforço nas subidas. Novo Peugeot 1.4 flex”.
“A escada rolante traduz ludicamente a idéia que queremos passar com o anúncio. Como num Peugeot 1.4 flex, as pessoas vão subindo ladeiras sem o mínimo de esforço, explicou Amauri “Bali” Terçarolli, diretor de criação da Carillo Pastore e responsável pela campanha.

Coincidência. Já vi esse filme...


Do leitor Marcio Figo:

"Ola Marcio, meu nome tambem é Marcio, sou estudante de publicidade e propaganda.
No momento estou cursando o 3º periodo e venho acompanhando a Janela há algum tempo.
Sempre vendo como o mercado anda muito igual e cada vez mais chocado com as coincidênciaas criativas.
Lembrei de um anúncio que havia saido no CCRJ e hoje vi um da Placar idêntico a esse que tinha visto no CCRJ há um tempo.
Estou mandando as imagens em anexo, afinal elas falam mais do que mil palavras."

N.R.: O da MultiRent promove os DVDs do Festival O Gordo e o Magro. O da Editora Abril anuncia a coleção de DVDs Grandes Craques.
Infelizmente não tenho as fichas técnicas de nenhum deles. Se alguém tiver, pode mandar que eu coloco aqui. (M.E.)

Reforços do Mercado

Casa da Criação-C21 (Rio) - Contratou Luciana Griffo, ex-Ronson para reforçar o atendimento da financeira Americanas Taií. Luciana será exclusiva para a conta, e fará parte do grupo dirigido por Tereza Miranda.

MacGyver (Rio-RJ) - Contratou Ricardo Galletti para ser seu novo diretor de criação. Galletti estava há vários anos trabalhando em Planejamento e chegou a declarar em entrevista ao GAP que não voltaria a ser diretor de criação porque "não era mais a sua praia". As ondas da MacGyver devem tê-lo feito tirar a prancha do armário. Ex-presidente do CCRJ e membro da Associação de Roteiristas de Televisão, Cinema e Outras Mídias (ARTV), Galletti foi redator (e algumas vezes diretor de criação) de agências como Thompson, Tandem, Cult, Bridge e Grottera. Na Carioca atuou em Planejamento e Novos Negócios.

Grey (Londres-UK) - Bruno Xavier, ex-Doctor e 100%, foi efetivado como redator da agência inglesa, depois de um estágio por lá. Taí mais um brazuca para o Fábio Seidl entrevistar na Janela Internacional.

Bruno Richter (Rio-RJ) - O criativo está montando sua empresa, depois de 6 anos como supervisor de criação da OPM, onde conquistou prêmios como Leão em Cannes, Galo em Gramado, Gran Prix no Colunistas, Prêmio Aberje, CCSP e CCRJ.