Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/JUN/2006
Marcio Ehrlich

 

Carillo Pastore cria para liquidação do CasaShopping

EM PRIMEIRA MÃO - O modelo da liquidação conjunta dos grandes shoppings -- como o Lápis Vermelho, da Renasce, e a Febre de Shopping, da Abrasce -- serviu de inspiração para que os shoppings de decoração CasaShopping (Rio), D&D (São Paulo) e CasaPark (Brasília) se unissem na Associação Brasileira dos Shoppings de Decoração (ABRASDEC) para lançar a sua primeira campanha nacional de liquidação, que estreou este fim-de-semana, no Rio de Janeiro. Seguindo o tema "Bota Fora", a criação foi assinada pela Carillo Pastore, agência do D&D e vencedora da concorrência da qual também participaram a Agência3, do Rio, e a Layout, de Brasília, responsáveis pelas contas dos dois outros shopping-centers.
No Rio, a campanha vai até 19 de fevereiro, com as autorizações emitidas pela Agência3. Segundo Luciana Vasconi, diretora da agência e responsável pelo atendimento ao CasaShopping, a ABRASDEC verificou que, graças à iniciativa da ação conjunta, a verba de comunicação dos três shoppings para esta liquidação conseguiu uma economia de 45%.

Bossa Nova cria braço de projetos especiais

A Bossa Nova, dos sócios Marcelo Gorodicht, Marcelo Jucá e Paulo Castro, está anunciando a criação da Bossa (a+), que vai cuidar dos projetos especiais da agência, envolvendo ações para Internet, mídias alternativas, ações de no media ou qualquer outro formato de comunicação. Segundo Gorodicht, "somente propaganda no formato tradicional não satisfaz os clientes e a Bossa (a+) é um investimento para suprir essa necessidade".
À frente da Bossa (a+) está Pedro Porto. Com sete anos de carreira, o publicitário atendeu clientes como Nike, O Globo, Companhia Vale do Rio Doce, Petrobras, Supermercados Zona Sul, entre outros.

Qual o tamanho da coincidência?

Ogilvy para o Via Parque e DM9DDB para a Tok&Stock
De Bruno Castro, diretor de arte da Ogilvy-Rio:
"Oi Marcio,
Vi que foi publicado no site do CCSP um anúncio da DM9DDB para o cliente Tok&stok onde vemos 3 tipos de sofás com marcações de P, M e G. Porém, gostaria de mostrar que ja fizemos exatamente esta idéia para o cliente Shopping Via Parque aqui na Ogilvy Rio de Janeiro. Nosso anúncio foi veiculado no Globo Barra no segundo semestre de 2004. Não pretendo com isso dizer que os criativos da DM9 "chuparam" o anuncio, mas acho que vale o registro.
Se precisar da ficha técnica posso enviar.
Um abraço e obrigado.
Bruno Castro"

N.R.: Não dá pra ver bem nas ilustrações, mas a coincidência no conceito criativo das agências de usar as etiquetas de tamanhos de roupas nos móveis faz o maior sentido quando se conhece o processo criativo de associação de idéias que a publicidade sabe usar tão bem. No caso do Via Parque, como mostra o texto, ele se apresenta como tendo "moda e decoração no mesmo lugar". E no da Tok & Stock, a coleção de estampas dos sofás é de Alexandre Herchcovitch, um conhecido estilista da alta-costura brasileira. (M.E.)

Reforços do Mercado

MZ (Rio-RJ) - Contratou como Diretor de Arte João Ricardo Freitas, ex-F/Nazca S&S, Duda Propaganda e Propeg.

Artplan (Rio) - Reforçou sua equipe com quatro novos nomes. Na criação, Jorge Gomes é o novo diretor de arte. Gomes passou por agências como McCann e ocupou o cargo de supervisor de criação nas agências Fischer America e DM9DDB. Sua última passagem foi pela Young-São Caetano, onde cuidou de Casas Bahia. A Artplan também contratou o diretor de arte Sergio Carvalho, ex-QG Comunicação, Young & Rubicam, Fischer América, Agência3 e W/Brasil. Sérgio fará dupla com Daniell Rezende, supervisor de criação.
Na área de atendimento, entram Andrea Saade e Mariana Valente na equipe da diretora de contas Ana Paula Sanchéz. Andréa tem passagem pela Laxmi, Dotcomm, Staff e Comunicação Carioca, entre outras. Ela atuará como supervisora de contas e será responsável pelo atendimento de Peugeot. Já Mariana entra como assistente de atendimento. Ela atuou na Fischer America e White Martins e atenderá Brasilcap e Rede de Supermercados Intercontinental.

Publicis (São Paulo) - O carioca Guilherme Jahara deixou a AlmapBBDO, onde atuou por mais de quatro anos, para ser diretor de criação da equipe comandada por Rodolfo Sampaio, vp de Criação da Publicis Brasil, a partir de fevereiro.
Com passagens pela Salles D'Arcy e F/Nazca Saatchi&Saatchi, Jahara está há quatro anos entre os diretores de arte mais premiados do anuário do Clube de Criação de São Paulo. A lista de premiações inclui três Leões no Festival de Cannes, dois Grand Prix do Prêmio O Globo, Grand Prix da ABP e Merits no Art Directors Club de NY e One Show.

Euro RSCG 4D (São Paulo) - Traz novos profissionais para sua Criação. Chegam à agência o diretor de arte Dió Wenderly (ex-4Guys/EUA), os assistentes de arte Daniel Mendes (ex-F.Biz) e Ricardo Cazzo (ex-Media Contact), e o redator André Arteze (ex-MG Connect). Os quatro contratados trabalham sob coordenação de Alon Sochaczewski e dos diretores de criação Márcio Paiva e Alê Ravagnani.

DUDA (Rio-RJ) - Camila Oliveira, que estava na agência como diretora de contas da Petrobras, assumiu a direção geral, substituindo Marcio Leone, que foi para a Cemusa.

Cemusa (Rio-RJ) - Marcio Leone é o novo diretor comercial da empresa de mobiliário urbano. Ele deixa a Diretoria de atendimento da Duda Propaganda.

Conexão Brasil (Rio) - A agência contratou o redator Leonardo Pitanga, que estava na MG Comunicação. Ele também já trabalhou na Fischer América Rio e acumula prêmios como Colunistas, CCRJ, ABP, O Globo e Apple na categoria Jovens Profissionais.

DM9 (Rio-RJ) - A agência tem como novidades a chegada da supervisora de Atendimento Andreia Lopes e do diretor de Arte Tiago Vieira dos Santos. Formada em Publicidade pela FACHA e com quase 20 anos de experiência, Andreia antes trabalhou na Fischer Rio. Sempre no mercado carioca, tem passagens anteriores por agências como a DPZ, a McCann e a Contemporânea. Já o goiano Tiago, 25, é uma "descoberta" do diretor de Criação Chico Abreia , que trabalhou em Goiânia em 2004. Formado em Publicidade & Propaganda pela Universidade Católica de Brasília, antes de vir para a DM9 Rio, Tiago trabalhava na Laser Cor, no Distrito Federal.

Studio D (Rio) - A empresa de Max Moure e Julio Zartos contratou Núbia Peres para exercer a função de Gerente. Núbia tem 9 anos de mercado publicitário, exercendo diversas funções desde a época da Genesis até a fusão da Agência3.

Y&R (Rio-RJ) - A agência contratou André Olive, que vem da McCann, para o cargo de supervisor de atendimento das contas da Vivo e SportTV. Olive já passou também pela DPZ Rio, Glosbosat e Bates Brasil.