Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/JAN/2006
Marcio Ehrlich

 

Alvinho assume presidência da Agência3

O comando da Agência3: Clóvis Speroni, Theo Drummond, Álvaro Rodrigues, Luciana Speroni e Ângelo Ferrari Jr. (Foto: Janela)

A Agência3 confirmou hoje em café-da-manhã com a imprensa a informação publicada em primeira mão pela Janela da participação de Álvaro Rodrigues, seu diretor de criação, como o novo associado da empresa. A novidade foi a informação de que, no organograma da agência para 2006, Alvinho também atuará como presidente, sucedendo a Théo Drummond (o pai), que passa para o Conselho da empresa, juntamente com os sócios Ângelo Ferrari (o pai) e Cristóvão Martins.
Com a promoção de Álvaro para a presidência, os demais sócios -- Clóvis Speroni, Theo Drummond (o filho), Luciana Speroni e Ângelo "Anjinho" Ferrari Jr.(o filho) -- passam a integrar um Comitê Executivo, responsável pelo relacionamento da agência com seus clientes e pela prospecção de novos negócios.
FUTURO SEM GOVERNO
A iniciativa da Agência3 é uma clara -- e inteligente -- estratégia para enfrentar o mercado a partir de 2007, quando ela poderá não ter mais a conta do Governo do Estado do Rio (se o PMDB não eleger o novo Governador) e perder assim os 18% que este cliente representa no seu faturamento. Muito caracterizada como uma agência de atendimento, pela própria formação de seus sócios, a Agência3 quer cada vez mais ser vista no mercado como uma agência que valoriza a criação. A presença de um criativo na presidência -- modelo adotado por muitas das maiores agências do país -- deve reforçar este conceito.
NOVA CONTA
Resultado das prospecções nas últimas semanas, entrou para a carteira da Agência3 a conta promocional da Ampla (ex-Cerj), que fica dividida com a NBS, responsável pela área institucional.

ABP contesta "economia" de Cesar Maia

O presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), Adilson Xavier, está distribuindo um comunicado contestando a decisão do prefeito Cesar Maia de não mais utilizar agências de propaganda na prefeitura.
Este é o texto da entidade:

COMUNICADO

"O Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro acaba de publicar Decreto de número 26178, através do qual proíbe a utilização de agências de publicidade para intermediar a veiculação impressa, radiofônica ou televisiva nos meios de comunicação, afirmando que caberá à Secretaria Especial de Publicidade, Propaganda e Pesquisa – SEPROP contratar diretamente junto aos meios, os espaços de veiculação.
Tal Decreto tem duas consequências imediatas: queda da qualidade e aumento de custos, o que se opõe diretamente aos princípios básicos da administração em geral e da gestão do bem público em particular.
Por não ser agência, a Prefeitura não tem direito ao desconto dos veículos com o qual as agências se remuneram, nem às vantagens da tabela do CENP, que estabelece por lei um repasse de parte dessa remuneração das agências aos clientes por elas representados, de acordo com as verbas investidas. Ou seja, a Prefeitura vai pagar preço mais caro possível por todos os espaços de mídia.
Por não ter a capacitação técnica dos profissionais de comunicação (embora surpreendentemente afirme o contrário), a Prefeitura não terá recursos para fazer seus planos de mídia, provavelmente sendo obrigada a promover seguidas licitações toda vez que quiser veicular alguma mensagem. E quem vai criar as peças? Ou serão freelancers ou funcionários contratados pela Prefeitura, em ambos os casos onerando mais ainda os cofres públicos.
E finalmente, por não contratar uma ou algumas das várias empresas especializadas de reconhecida qualidade estabelecidas no Rio, que geram empregos e pagam impostos, a Prefeitura desprestigia quem investe na cidade, desvaloriza o mercado carioca, e deixa de recolher o ISS gerado pelos serviços que ela própria solicitaria às suas agências de publicidade.
Diante disso, a Associação Brasileira de Propaganda, junto com as empresas e categorias profissionais que ela representa, esperam que o bom-senso prevaleça, levando a Prefeitura do Rio a reavaliar sua decisão."
Adilson Xavier
Presidente da ABP - Associação Brasileira de Propaganda

CCRJ se soma aos protestos contra César Maia

Mais uma entidade se manifesta contra o decreto do Prefeito César Maia: o Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) está distribuíndo um anúncio lamentando a atitude.
Este é o texto da peça:

"PREFEITO, O SENHOR NÃO ACREDITA NAS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA DO RIO DE JANEIRO.
A GENTE NÃO ACREDITA NOS SEUS ARGUMENTOS.

No dia 10 de janeiro de 2006, o Prefeito do Rio de Janeiro assinou um decreto proibindo a contratação de agência de propaganda pelo município.
A partir de agora, toda a produção das peças e a negociação dos espaços publicitários serão executados pela Secretaria Especial de Publicidade, Propaganda e Pesquisa.
O CCRJ lamenta profundamente a atitude do senhor, Prefeito.
É mentira dizer que negociando espaços com os veículos, a Prefeitura estará diminuindo os custos com publicidade. A Prefeitura não tem direito aos descontos, com os quais as agências se remuneram.
A Prefeitura também não terá as vantagens da tabela do Conselho Executivo das Normas-Padrão que estabelece, por lei, um repasse de parte da remuneração das agências para os clientes.
Com cancelamento dos contratos com as agências de propaganda, o senhor estará apenas deixando de investir em um importante segmento da economia carioca.
O Clube de Criação do Rio de Janeiro também quer registrar, Sr. Prefeito, que acredita em boa propaganda. E que, uma instituição como o município do Rio de Janeiro, deveria optar sempre pelos melhores profissionais."

Quem vai fiscalizar os veículos autorizados pela Prefeitura?

Vamos considerar que o prefeito César Maia não volte atrás em sua decisão de eliminar as agências de publicidade na veiculação de seus trabalhos.
Quem vai fiscalizar a relação da Prefeitura com os veículos de comunicação?
Como está sendo lembrado em todos os protestos do setor, a Prefeitura do Rio de Janeiro não tem direito ao desconto dos veículos com o qual as agências se remuneram, nem às vantagens da tabela do Conselho Nacional das Normas Padrão (CENP). Com isso, concluem as lideranças publicitárias, a Prefeitura deverá pagar um preço mais caro por todos os anúncios que autorizar diretamente.
A questão que a Janela coloca é: quem vai garantir que a regra será cumprida?
Sem querer prejulgar a mídia, será que -- da rede de televisão ao jornal de bairro -- todos os veículos que daqui pra frente publicarem materiais autorizados pela Prefeitura vão realmente cumprir o combinado e faturar pela tabela cheia?
No controle destas negociações estará a confirmação ou a desmoralização da tese do mercado publicitário.
Fiscalizar o poder público nas suas relações com as empresas privadas é um direito da sociedade.
Por isso, a Janela sugere que se crie, imediatamente, uma comissão pluri-associativa para acompanhar a conta publicitária da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Não deverá ser difícil para os serviços de checking de mídia relacionar todos os trabalhos autorizados pelo poder municipal a partir de agora. Se não estamos equivocados, o CENP, entidade da qual as principais associações de veículos são signatárias, tem poder para solicitar aos veículos as cópias de suas faturas.
Até o final do ano, portanto, não será difícil saber quem tinha razão: o prefeito ou o mercado publicitário.
O setor só não pode é ficar omisso, ou estará admitindo uma brecha perigosíssima para a sobrevivência do negócio publicitário no Brasil.

Fábio Barreto é o novo sócio da Ação

A agência Ação Propaganda, da publicitária Andrea Gomes de Mattos, está comunicando que, no ano do seu 5º aniversário decidiu dar "a sua grande virada no mercado", e fechou com o criativo Fábio Barreto (ex-Ronson) para ser seu diretor de Criação associado.
A missão de Fábio será mudar o perfil de atuação da agência, até então voltado basicamente para o varejo de automóveis.

Movimentações de contas na virada do ano

11/21
Entram na agência as contas do grupo de varejo automotivo AGO, Euromaxx e Collection, que atua nas marcas Mercedes, Chrysler, Dodge, Jeep e Audi. A conta já começa a veicular nos jornais, mídia exterior e a agência prepara ações de CRM, promoções e Web dentro do planejamento de 2006. E também a Rádio Haroldo de Andrade AM, que conta, além do comunicador que dá lhe nome, com Cidinha Campos, Ivo Meireles, Haroldo Filho, entre outros.

MACGYVER
A nova agência conquistou a conta da indústria farmacêutica Milian. O primeiro produto a ser trabalhado pela MacGyver será o Acalmil, um fitoterápico à base de passiflora que combate a ansiedade e a insônia.

VS
A agência de Lula Vieira e Valdir Siqueira acaba de conquistar a conta da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar. Ao todo seis agências participaram da concorrência.

RIC
Entrou na agência a conta da Safeway, concessionária de motocicletas Honda com loja na Barra da Tijuca – Rio de Janeiro. A parceria entre a agência e a concessionária, prevê a prestação de diversos serviços de comunicação que vão além da criação e veiculação de anúncios como dita o conceito de Comunicação Global praticado pela RIC. O primeiro anúncio da Safeway assinado pela nova agência está no jornal O Dia desta quinta-feira.

Rio é novamente tema de filme da Publicis

Enaltecer o Rio de Janeiro parece que está no sangue da criação da Publicis Rio, desde os tempos em que nem era Publicis, mas Salles. Depois de memoráveis comerciais para o shopping RioSul, seu ex-cliente, a agência volta à atividade com um novo filme para a GM, com o objetivo de "aproximar ainda mais a Chevrolet dos cariocas", segundo o comunicado da empresa.
Veiculado apenas no Rio de Janeiro, o comercial narra o pensamento de um motorista carioca, em seu Chevrolet, claro, sempre maravilhado com as coisas que encontra em seu trajeto, desde um amigo da praia à estátua do Cristo, passando pelos remadores na Lagoa e uma morena passeando o cachorro. Para ao final, surpreender-se porque tudo isso aconteceu em apenas um quilômetro.
A criação do comercial é de Marcio Juniot, Filipe Raposo e Rodolfo Sampaio, com direção de Paulo Vainer e produção da Academia de Filmes, S de Samba e Mr. Vox. O atendimento foi de Augusto Carvalho e Claudia Lima, com aprovação, pelo cliente, de Fábio Lima e Rafael Laender.
Na mídia impressa (ilustração acima), o anúncio reflete a cidade nos vidros do carro e recomenda aproveitar a paisagem, que ela é "original de fábrica". E reafirma o conceito da campanha de que "pra quem é do Rio, cada quilômetro é único". A peça é de Juniot e Raposo.
AÇÕES PROMOCIONAIS
Paralelamente à mídia, a GM vai realizar ações no “Oi Noites Cariocas”, no Morro da Urca, até fevereiro. A empresa terá um estande expondo carros na entrada do evento. O estacionamento está sendo patrocinado pela Chevrolet, com manobristas vestidos com a marca. No fim da noite, os freqüentadores encontrarão em seus carros uma mensagem da montadora.

Janela abre espaço para portfólios pessoais

A Janela Publicitária começa a prestar mais um serviço para o mercado, com a abertura de uma nova seção com links para sites de portfólios pessoais. A iniciativa atende tanto os anseios de free-lancers e profissionais independentes -- que usam a Internet como mostruário de sua capacidade profissional -- como de profissionais contratados que querem registrar publicamente os melhores trabalhos que fizerem ao longo de sua vida.
A seção vai relacionar os portfólios nas áreas de "Redação", "Direção de Arte, Design Gráfico e Web" e "Outros", podendo ganhar novas divisões de acordo com a demanda.
Apenas portfólios sob a forma de sites serão aceitos nos links da Janela. Não serão aceitos portfólios em Word, Power-Point ou similares, nem materiais que não sejam de profissionais reconhecidos pelo mercado brasileiro.
Após o profissional enviar seus dados pelo formulário disponível na seção, o site será analisado pela equipe da Janela e, se aprovado, ganhará o direito à publicação do link.

Reforços do Mercado

Ação (Rio-RJ) - Depois da chegada do Diretor de Criação Associado Fábio Barreto, Miguel Simas foi promovido e agora responde pela Supervisão de Criação da agência. Miguel já estava na casa há 3 anos, onde também atuava na área de promoções. Na equipe entra a diretora de arte Ana Paula Chamum, antiga dupla de Fábio na Ronson. Os dois vão formar com Fábio um triunvirato nas decisões do dia-a-dia. Outra aquisição da agência é o gestor financeiro Célio Roberto Soares, que antes atuava na Staff.

W/Brasil (Rio-RJ) - Contratou Luciana Oliveira como supervisora de mídia da agência. Luciana trabalhou na Ronson por 9 anos, assumindo nos 4 últimos anos a Diretoria de Mídia da agência. Atendeu nesse período clientes como Merck, Golden Cross, Fundação Getúlio Vargas, Metrô Rio e Rio Design.