Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/JAN/2006
Marcio Ehrlich

 

Silveira e Rolf abrem no Rio a MacGyver

Marcos Silveira
Paulo Rolf Feil

EM PRIMEIRA MÃO -As agências Doctor e Ronson comunicaram ontem, segunda-feira, a seus clientes, a fusão das suas operações em uma nova agência batizada de MacGyver, homônima do herói de televisão que resolvia todos os seus problemas usando a inteligência na transformação do objeto que tinha à mão, fosse um chiclete ou um grampo de cabelo.
Em entrevista à Janela, o fundador da Doctor, Marcos Silveira, e o da Ronson, Paulo Rolf Feil, explicaram que a união foi fruto de conversações que ambos já vinham realizando com diversos outros empresários do mercado publicitário do Rio de Janeiro para adequar as suas empresas "à realidade da economia carioca":
-- Juntar esforços hoje é a única opção inteligente para os empresários de propaganda do Rio, afirma Silveira, revelando ter percebido que nos bastidores do mercado nunca os dirigentes de agências conversaram tanto quanto a partir de 2005. Não por acaso, vimos recentemente a união de Marcelo Gorodicht, da MG, com Marcelo Jucá, da 100%, na agência Bossa Nova, e de Ronaldo Conde (ex-Quê Comunicação), com Manoel Villaboim Leite, da Expomídia, na agência 11/21.
Paulo Rolf ressalva, no entanto, que o difícil neste processo é os sócios definirem espaços que se completem, em vez de colidir. O exemplo da Agência3 é emblemático no mercado carioca. A agência somou com sucesso as carteiras e os diretores de três agências com perfis bem estabelecidos: a Speroni, na área de Turismo, a Genesis, no Varejo e no Imobiliário, e a Ferrari na Política. Rolf lembra que nesta questão de afinidade e complementação, ele e Silveira já foram testados, quando ambos trabalhavam na Artplan, nos anos 80. "Na verdade, estamos com gás para retomar o pique que tínhamos naquela época", garante o empresário.
RECUPERAÇÃO
Ambas as agências -- Doctor e Ronson -- já tiveram momentos de opulência no mercado carioca. A Doctor, nascida Dr.Brain em 1996 como house-agency da Casa & Vídeo, juntou os talentos criativos dos sócios Silveira e Sérgio de Paula, mais um time enorme de garotos cheios de garra -- todos sob a administração severa de Anthony Talbot --, para agitar a comunicação publicitária carioca a ponto de merecer o título de Agência do Ano do Colunistas-Rio. A Ronson, fundada pouco após a saída de Rolf da Artplan, em 1991, chegou a ter em 2001 mais de 50 funcionários, como o braço publicitário de um grupo de empresas de comunicação de Paulo Rolf. O já tão propalado esvaziamento do mercado carioca na última década mais problemas de gestão nas duas agências fizeram-nas enfrentar sérias dificuldades financeiras em 2005, com perda de clientes e de liquidez perante fornecedores e veículos de comunicação.
Falando à Janela em novembro de 2005, ao anunciar as mudanças na administração de sua agência para sair da crise, Paulo Rolf comentou que as dificuldades por que passou "não são diferentes das que estão sujeitas as demais agências do mercado", antecipando que já mantinha conversas com outros publicitários para reforçar a sua operação. Na Doctor, o processo de recuperação foi iniciado com a entrada do publicitário Pedro Nonato, ex-Década Propaganda, para cuidar do atendimento e de toda a operação, liberando Silveira para o trabalho criativo.
ESTRUTURA
A MacGyver não terá um presidente. O comando empresarial da agência será exercido simultaneamente por Paulo Rolf Feil e por Marcos Silveira, reunidos em um "Comitê Gestor" que terá a colaboração do assessor de gestão Cláudio Coutinho. Mas os dois também vão atuar na operação da agência, Rolf como vice-presidente de Negócios e Silveira como vice-presidente de Criação. Além deles, estarão no controle da operação os outros dois sócios da empresa: Pedro Nonato, como vp de Atendimento e Planejamento e Kátia Coutinho como vp de Operações.
A nova agência vai funcionar no mesmo escritório em que a Doctor já operava, em frente ao Edifício Avenida Central, no centrão da cidade do Rio de Janeiro, com o telefone (21) 2210-1687 e o site www.macgyvercomunicacao.com.br. Na equipe continuam todos os funcionários da Doctor e os diretores que permaneceram com Rolf nos dias finais de atuação da Ronson: André Barros -- que assume a Diretoria de Atendimento -- e Tânia Regina, responsável pela Diretoria de Mídia.
Na carteira da MacGyver, Silveira e Rolf anunciam haver mais de 20 clientes, alguns que vieram da Ronson, como o Metrô, a rede de farmácias Max/Padrão, Construtora Santa Isabel, Basimóvel Imobiliária, JB/Barra, Dorex Construtora, Windsor Hotéis, a griffe Tommy Hillfiger e os produtos de beleza Aroma do Campo; e outros da Doctor como Estação do Corpo, Gattopardo, Sky, Vodca Stolnaya, Construtora Bauhaus, Incasa, Calper, A.C.Lobato, Farm, Sociedade Brasileira de Dermatologia e Botafogo Futebol e Regatas.

MacGyver - Falam os leitores

De Edson Ferreira (edsanfer @ hotmail.com), da Fabrica de Idéias (Rio-RJ):
"Do cacete, a MacGyver está chegando para dar uma sacudida no mercado carioca. Poderia se chamar Mazzaropi, Oscarito, Zorro. Não importa. Rolf está tentando repetir a fórmula que deu certo com Fábio Fernandes, na Artplan, em 85. O mercado já está ironizando o nome MacGyver. Mas seria bom essa agência dar certo e quem ajudar a trazer para o Rio as contas que foram para São Paulo. Está tudo muito parado por aqui. Torço para que outras fusões aconteçam e que a cidade possa voltar a ser um grande pólo criativo, por que gente boa tem de montão."

Agência3 convoca imprensa por novidades

A assessoria de imprensa da Agência3 está convocando a imprensa para um café da manhã, na próxima terça-feira, no qual serão divulgados "o novo modelo diferenciado de gestão de negócios e a nova estrutura organizacional da empresa".
Segundo informações que chegaram a Janela, entre as novidades está a inclusão do diretor de criação Álvaro Rodrigues na participação societária da empresa.
Há poucos meses, chegou-se a comentar no mercado que Rodrigues estaria estudando propostas de agências paulistas para deixar o mercado carioca. O convite para participar da diretoria da Agência3 seria, então, um contra-ataque dos sócios da agência para mantê-lo no comando da sua equipe criativa. Redator nascido na Tijuca, Álvaro Rodrigues já trabalhou na V&S, na Ogilvy e na Giovanni FCB. Há pouco mais de 2 anos na Agência3, mereceu diversos prêmios por seu trabalho, inclusive o título de Profissional do Ano do Colunistas Rio 2004.

Arnaldo deixa operações da Dial Brasil

Arnaldo Cardoso PiresO publicitário Arnaldo Cardoso Pires (foto) está se afastando das operações do grupo de rádio Dial Brasil, onde é sócio juntamente com Alexandre Accioly, Luis Calainho e Luciano Huck. Arnaldo, que foi presidente da agência Cult e do capítulo carioca da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP-Rio) esteve envolvido no projeto das rádios da Dial Brasil -- Joven Pan e Paradiso -- desde o começo, tendo também encabeçado a implantação do FM Hall que hoje funciona no terraço do shopping Rio Sul. Em 2004, a Dial Brasil chegou a ser escolhida o Veículo do Ano do Prêmio Colunistas Rio.
No comando das emissoras quem assumiu foi Meyer Cohen, que havia deixado em 2005 a direção de operações da W/Brasil, em São Paulo. Cardoso Pires informou à Janela que ainda nesta primeira quinzena de janeiro vai divulgar seus novos projetos.

Golden Cross contrata Conexão

A agência carioca Conexão Brasil fechou 2005 com parte da conta do plano de saúde Golden Cross, cujo institucional está à cargo da agência paulista Lew Lara. Esta foi a segunda conquista de peso da agência no final do ano, somando-se também a conta da concessionária Recreio Veículos.
Ainda em janeiro a agência começa a colocar trabalhos da Golden no ar.

UVA contrata Ao Cubo

A agência Ao Cubo é a nova responsável pela conta publicitária da Universidade Veiga de Almeida, assinando a próxima campanha do Vestibular da entidade.
Dirigida pelo publicitário Christophe Schwarzberg, a Ao Cubo adaptará o trabalho que já estava em andamento pela agência anterior, a Artplan. De acordo com a assessoria de imprensa da UVA, haverá não apenas reformulações nas peças produzidas como inserção de novas mídias.

UVA também trabalha com a Reação

De Renato Lima, diretor de criação da Reação Publicidade:

"Prezado Márcio, tenho acompanhado as publicações referentes à UVA. Como profissional de agência, sinto-me no dever de comunicar ao mercado que o filme a ser veiculado em TV (praças Rio e Cabo Frio) à partir deste mês, foi criado e produzido pela REAÇÃO PUBLICIDADE. Fechamos o job diretamente com o Marinho, o qual já foi pago, e o filme finalizado já está em posse da UVA pronto para entrar no ar. segue abaixo um release nosso, aprovado pela Leila Vital.
Estou à sua inteira disposição para mais esclarecimentos.
Forte abraço,
Renato Lima
Dir. Criação
www.reacaopublicidade.com.br"

Release:
Reação Publicidade assina novo filme da Veiga de Almeida
Apesar de ter contratado a agência Ao Cubo, a UVA vai veicular nos próximos meses um filme criado pela Reação Publicidade, agência dirigida pelo publicitário Renato Lima. A peça, produzida em parceria com a Manga Jingle, reforça o slogan “Quem faz UVA, faz mais”, já utilizado pela instituição. O planejamento de mídia inclui TV nas praças Rio e Cabo Frio e se estende a Cinema.

JWT oficializa saída de Francucci

A JWT distribuiu comunicado à imprensa informando que seu CCO-Chief Creative Officer Átila Francucci deixa a empresa a partir do próximo dia 13, para um novo projeto que, apesar de não revelado, deve ser tão interessante que o Grupo WPP já ofereceu parceria ao criativo no empreendimento.
Segundo o comunicado, Stefano Zunino, CEO da JWT Brasil, já está procurando um sucessor para o cargo.

Reforços do Mercado

Polika TeixeiraDream Factory (Rio-RJ) - Contratou Polika Teixeira para reforçar o time de diretores. A publicitária, que nos últimos 18 meses esteve à frente do seu próprio negócio, a Setting - consultoria de marketing e comunicação, chega à empresa para assumir a função de diretora executiva. No mercado, Polika atuou como diretora de Planejamento do escritório do Rio da África, como diretora de Publicidade da Telefônica Celular, como diretora de Unidade de Negócios da Fisher América e como diretora de Atendimento e Planejamento da VS Propaganda. Atualmente, ela também é professora de Gestão de Comunicação da COPPEAD/UFRJ. (04/01/2006)