Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/DEZ/2005
Marcio Ehrlich

 

Veiga de Almeida mais uma vez trocará de agência

A Artplan enviou comunicado a imprensa informando que "não trabalha mais para a Universidade Veiga de Almeida". O encerramento na relação acontece no próximo dia 31 de dezembro.
Em 28/06/2002, a Janela noticiava que depois de três anos com a Comunicação Carioca, a Faculdade Veiga de Almeida estava entregando sua conta para a Campana, Resende & Resende. "Com a guerra de mercado das universidades, pretendemos aumentar a visibilidade da Veiga e melhorar sua imagem", explicava à Janela, na época, o sócio diretor de planejamento da agência -- Carlos Campana -- que ficara responsável pelo atendimento ao novo cliente. Em 2003, a conta deixou a Resende & Resende e foi para a agência Praia. Em 2004, na edição de 30/07, a Janela noticiava que a Artplan havia conquistado a conta, da qual a agência Praia havia anunciado que estava abrindo mão.
A história parece que se repete. O que há de errado com a conta da UVA?

Veiga de Almeida - Resposta da Faculdade

De Marcela Esteves, da assessoria de imprensa da UVA

"Caro Marcio,
Fomos surpreendidos com a nota publicada em seu conceituado site sobre o fim do contrato da agência Artplan com a Universidade Veiga de Almeida (UVA). Gostaríamos de esclarecer que a suspenção da parceria foi uma decisão que partiu do departamento de marketing da Universidade Veiga de Almeida, que optou pelo fim do contrato diante da constatação de que a agência não estava mais atendendo às necessidades da instituição.
Como especialista no assunto, o senhor sabe que a substituição de agências é um procedimento natural em grandes empresas que passam por reformulações. É o caso da Universidade Veiga de Almeida, que acaba de reestruturar seu departamento de marketing com a contratação de novos diretores: Gilberto Alves assumiu a direção do marketing e Leila Vital, ex-FGV, a gerência do departamento.
Esta nova equipe, em total sintonia, está selecionando uma nova agência de publicidade para o ano de 2006, em que a UVA terá grandes projetos e novos cursos a ser divulgados em toda a mídia.
Grande abraço, Marcela Esteves - Plano1"

N.R.: Como especialista no assunto, sei que relações duradouras cliente-agência são muito mais saudáveis. Mas entendo que essas relações são como casamento. A gente entra pra durar, mas se não dá certo, o melhor é cada um ir para o seu lado. Só que, se um amigo meu, em quatro anos, troca de mulher quatro vezes, juro que, até por amizade, eu vou recomendar que ele faça algum tipo de terapia. Enfim, boa sorte à UVA na sua nova escolha. Que sejam felizes para sempre. (M.E.)

Que tal ouvir um jingle agora?

Merece aplausos a iniciativa do redator e professor paranaense Fabio Dias de colocar na Internet seu acervo pessoal de fonogramas publicitários no site Clube do Jingle, que ele abriu em www.clubedojingle.com.
Fabio conta no site que há 12 anos coleciona e cataloga jingles, spots e trilhas. Já são mais de 3000 peças que ele aos poucos está colocando no ar, para mostrar um pouquinho da história da propaganda brasileira através dos jingles e homenagear os jinglistas e profissionais que transformam propaganda em arte. Além de, claro, atender aos amigos que solicitavam a ele reproduzir "aquele jingle que ouviram na infância".
O Clube do Jingle já tem muita coisa interessante e merece uma visita, até porque, como todo abnegado da Internet, Fábio precisa da colaboração dos internautas para aprimorar o seu acervo, inclusive com as referências da autoria e da agência dos trabalhos disponibilizados. Aliás, como sugestão ao Fábio, viria bem um mecanismo de busca por palavras-chave para permitir a localização mais rápida de um jingle entre os disponíveis no site.
Faça uma visita ao Clube do Jingle e descubra se algum jingle de lá é seu. O link para o site também estará disponível, na Janela, através da seção Variedades, na área de Referências do menu lateral.

Eletrônicos NKS entram na Giovanni FCB

O escritório do Rio de Janeiro da Giovanni,FCB conquistou a conta da NKS, empresa de produtos eletrônicos que até recentemente estava com a agência Rio Ka, depois de passar pela Doctor, agências nas quais a marca chegou a ganhar alguns Prêmios Colunistas. A veiculação da primeira campanha da NKS pela Giovanni FCB está prevista para o início de 2006.
A NKS comercializa eletrodomésticos, aparelhos de áudio, além da linha de secadores, pranchas alisadoras e modeladoras para os cabelos.

Ben Jor estrela comercial de Natal da Varig

Depois de reeditar a assinatura "Varig, Varig, Varig" em comercial criado pela Publicis em 2004, a companhia aérea vai atrás de uma nova referência história no seu comercial de Natal deste ano, com a reedição de outro símbolo da sua comunicação: o jingle "Estrela Brasileira", composto por Caetano Zamma.
Criado pela NBS, o comercial da Varig deste ano colocou Jorge Ben Jor para cantar a tradicional música, brincando em um hangar com um avião da Varig. No final, as mensagens: “Esse País tem estrela” e “Feliz 2006!”
Com direção de criação de Pedro Feyer e André Lima, o comercial tem o objetivo de levar uma mensagem otimista, já que Jorge Ben Jor é um artista identificado com o alto astral e os ritmos brasileiros.
Pro leitor relembrar e cantar junto, aí vai a letra do jingle:
"Estrela brasileira no céu azul / Iluminando de norte a sul /Mensagem de amor e paz / Nasceu Jesus, chegou o Natal / Papai Noel voando a jato pelo céu / Trazendo um Natal de felicidade / E um Ano Novo cheio de prosperidade./ Varig, Varig, Varig" .

11/21 oficializa seus primeiros clientes

A nova agência de Ronaldo Conde e Gustavo Bastos, 11/21, já iniciou a sua presença na mídia no último fim-de-semana, através da conta da conhecida imobiliária Ximenes, responsável por imóveis de alto luxo na Barra da Tijuca e Zona Sul do Rio de Janeiro. Além dela, entraram na agência dois grandes clientes cariocas: a DBTrans, empresa que comercializa o ticket online e-pedágio e o Colégio Sara Dowsey, que tem duas unidades na cidade. Gustavo Bastos já está pensando em ampliar as instalações da agência.

O Dia recusa anúncios de Rosinha

O jornal O Dia distribuiu o seguinte comunicado sobre a recusa de publicar anúncios do Governo Rosinha:

"A direção do Grupo O DIA de Comunicação recusou a publicação de dois anúncios do Governo do Estado, produzidos pela agência Giovanni FBC. Nas duas peças, uma para o jornal O DIA e outra para o tablóide Meia Hora, a Giovanni fazia referências à qualidade editorial dos dois veículos, além de ressaltar outros atributos positivos. Ao mesmo tempo explicava que por valores inferiores ou pouco superiores ao preço de capa dos dois jornais, o Governo do Estado do Rio de Janeiro fazia várias ações que julga ser de cunho social: o famoso tudo por um real."
"A direção do Grupo O DIA de Comunicação tem orgulho dos jornais que edita, exemplos de independência, seriedade e imparcialidade, e só acolhe esse reconhecimento, como tem sido dado ao longo de décadas, quando vem do leitor e jamais, por indevido e inadequado, quando tem origem em grupos políticos ou governos de qualquer sigla partidária."

Um Ano Sem o Animal
Faz um ano que Luciano Gaberel foi criar no céu. Será que ninguém vai programar uma missa no fim da tarde em qualquer bar da cidade pra lembrar dele? Se for, a Janela quer ser avisada.

Um Ano Sem O Animal - Falam os leitores

De Ricardinho Weitsman:
"Fala Márcio!
Um ano sem o Animal. Estava justamente pensando nisso. Como passou rápido e como ele ainda está tão presente em nossas vidas. Basta uma mesa de bar, com algum ex-companheiro de trabalho, para que uma história engraçada do “gordinho” vire assunto para várias horas. E nada mais justo, já que ele adorava ser o centro das atenções nos botecos do Rio. Seja na Zona Sul. Seja em Bento Ribeiro.
Por isso, queria marcar esse chopp sim. Uma homenagem com ingredientes que não faltaram na vida dele: amigos e barzinho.
Mas nesta época muita gente está viajando, em recesso, por isso não marquei nada. Mas semana que vem, sem sombra de dúvidas, faremos algo. Pode deixar que você será avisado com certeza.
Um abraço,
Ricardinho"

N.R.: Então, que, pelo menos, hoje, cada um que sente saudades do Animal tome seu chope e dê um gole não para o santo mas para o Gaberel, que nunca foi santo. E que, com certeza, não desperdiçará o brinde.

De Zé Christão, diretor de arte da Contemporânea:

"Pois é Marcio, um ano se passou. Um ano que acabou sendo mais chatinho e mais triste sem o nosso amigo por aqui. Um ano sem as gargalhadas, sem as histórias de Bento Ribeiro, sem a propaganda e o propagar ruidoso do Gaberel. Só não foi um ano mais triste pelo simples fato de o cara, antes de partir, ter deixado um vasto estoque de histórias pra se contar. Não tem chopp no Bel que não acabe com ao menos uma história do cara sendo contada. Já vi muita gente com cara de quem não acredita na metade das aventuras do nosso amigo. Fazer o que, né?
Só quem viveu ao lado dele é que pode realmente sentir o buraco que o cara deixou. Só quem viveu ao lado dele pra saber que todas as histórias eram verdadeiras e sempre acabavam em gargalhadas.
Muito obrigado Marcio pela lembrança. Foi muito legal de sua parte, ele lá em cima (será que lá em cima aguenta ele?) deve estar todo bobo por mais uma vez ter saído no Janela.
Que venha o chopp, Ricardinho, seja aqui ou em Bento Ribeiro, na Estrela ou no Bracarense, o que importa é que ele aconteça."