Veiga de Almeida
mais uma vez trocará de agência
A Artplan enviou comunicado a imprensa
informando que "não trabalha mais para a Universidade
Veiga de Almeida". O encerramento na relação acontece
no próximo dia 31 de dezembro.
Em 28/06/2002,
a Janela noticiava que depois de três anos com a Comunicação
Carioca, a Faculdade Veiga de Almeida estava entregando sua conta
para a Campana, Resende & Resende. "Com a guerra de mercado
das universidades, pretendemos aumentar a visibilidade da Veiga e
melhorar sua imagem", explicava à Janela, na época,
o sócio diretor de planejamento da agência -- Carlos
Campana -- que ficara responsável pelo atendimento ao novo
cliente. Em 2003, a conta deixou a Resende & Resende e foi para
a agência Praia. Em 2004, na edição de 30/07,
a Janela noticiava que a Artplan havia conquistado a conta, da qual
a agência Praia havia anunciado que estava abrindo mão.
A história parece que se repete. O que há de errado
com a conta da UVA?
Veiga de Almeida
- Resposta da Faculdade
De Marcela Esteves, da assessoria de imprensa da UVA
"Caro Marcio,
Fomos surpreendidos com a nota publicada em seu conceituado site
sobre o fim do contrato da agência Artplan com a Universidade
Veiga de Almeida (UVA). Gostaríamos de esclarecer que a suspenção
da parceria foi uma decisão que partiu do departamento de
marketing da Universidade Veiga de Almeida, que optou pelo fim do
contrato diante da constatação de que a agência
não estava mais atendendo às necessidades da instituição.
Como especialista no assunto, o senhor sabe que a substituição
de agências é um procedimento natural em grandes empresas
que passam por reformulações. É o caso da Universidade
Veiga de Almeida, que acaba de reestruturar seu departamento de
marketing com a contratação de novos diretores: Gilberto
Alves assumiu a direção do marketing e Leila Vital,
ex-FGV, a gerência do departamento.
Esta nova equipe, em total sintonia, está selecionando uma
nova agência de publicidade para o ano de 2006, em que a UVA
terá grandes projetos e novos cursos a ser divulgados em
toda a mídia.
Grande abraço, Marcela Esteves - Plano1"
N.R.: Como especialista no assunto, sei que relações
duradouras cliente-agência são muito mais saudáveis.
Mas entendo que essas relações são como casamento.
A gente entra pra durar, mas se não dá certo, o melhor
é cada um ir para o seu lado. Só que, se um amigo
meu, em quatro anos, troca de mulher quatro vezes, juro que, até
por amizade, eu vou recomendar que ele faça algum tipo de
terapia. Enfim, boa sorte à UVA na sua nova escolha. Que
sejam felizes para sempre. (M.E.)
Que tal ouvir
um jingle agora?
Merece aplausos a iniciativa do redator e professor paranaense
Fabio Dias de colocar na Internet seu acervo pessoal de fonogramas
publicitários no site Clube do Jingle, que ele abriu em www.clubedojingle.com.
Fabio conta no site que há 12 anos coleciona e cataloga jingles,
spots e trilhas. Já são mais de 3000 peças
que ele aos poucos está colocando no ar, para mostrar um
pouquinho da história da propaganda brasileira através
dos jingles e homenagear os jinglistas e profissionais que transformam
propaganda em arte. Além de, claro, atender aos amigos que
solicitavam a ele reproduzir "aquele jingle que ouviram na
infância".
O Clube do Jingle já tem muita coisa interessante e merece
uma visita, até porque, como todo abnegado da Internet, Fábio
precisa da colaboração dos internautas para aprimorar
o seu acervo, inclusive com as referências da autoria e da
agência dos trabalhos disponibilizados. Aliás, como
sugestão ao Fábio, viria bem um mecanismo de busca
por palavras-chave para permitir a localização mais
rápida de um jingle entre os disponíveis no site.
Faça uma visita ao Clube do Jingle e descubra se algum jingle
de lá é seu. O link para o site também estará
disponível, na Janela, através da seção
Variedades, na área de Referências do menu lateral.
Eletrônicos
NKS entram na Giovanni FCB
O escritório do Rio de Janeiro da Giovanni,FCB conquistou
a conta da NKS, empresa de produtos eletrônicos que até
recentemente estava com a agência Rio Ka, depois de passar
pela Doctor, agências nas quais a marca chegou a ganhar alguns
Prêmios Colunistas. A veiculação da primeira
campanha da NKS pela Giovanni FCB está prevista para o início
de 2006.
A NKS comercializa eletrodomésticos, aparelhos de áudio,
além da linha de secadores, pranchas alisadoras e modeladoras
para os cabelos.
Ben Jor estrela
comercial de Natal da Varig
Depois
de reeditar a assinatura "Varig, Varig, Varig" em comercial criado pela
Publicis em 2004, a companhia aérea vai atrás de uma nova referência
história no seu comercial de Natal deste ano, com a reedição
de outro símbolo da sua comunicação: o jingle "Estrela
Brasileira", composto por Caetano Zamma.
Criado pela NBS, o comercial da Varig deste ano colocou Jorge Ben
Jor para cantar a tradicional música, brincando em um hangar
com um avião da Varig. No final, as mensagens: “Esse
País tem estrela” e “Feliz 2006!”
Com direção de criação de Pedro Feyer
e André Lima, o comercial tem o objetivo de levar uma mensagem
otimista, já que Jorge Ben Jor é um artista identificado
com o alto astral e os ritmos brasileiros.
Pro leitor relembrar e cantar junto, aí vai a letra do jingle:
"Estrela brasileira no céu azul / Iluminando de norte
a sul /Mensagem de amor e paz / Nasceu Jesus, chegou o Natal / Papai
Noel voando a jato pelo céu / Trazendo um Natal de felicidade
/ E um Ano Novo cheio de prosperidade./ Varig, Varig, Varig"
.
11/21 oficializa
seus primeiros clientes
A nova agência de Ronaldo
Conde e Gustavo Bastos, 11/21, já iniciou a sua presença
na mídia no último fim-de-semana, através da
conta da conhecida imobiliária Ximenes, responsável
por imóveis de alto luxo na Barra da Tijuca e Zona Sul do Rio
de Janeiro. Além dela, entraram na agência dois grandes
clientes cariocas: a DBTrans, empresa que comercializa o ticket online
e-pedágio e o Colégio Sara Dowsey, que tem duas unidades
na cidade. Gustavo Bastos já está pensando em ampliar
as instalações da agência.
O Dia recusa
anúncios de Rosinha
O jornal O Dia distribuiu o seguinte comunicado sobre a recusa
de publicar anúncios do Governo Rosinha:
"A direção do Grupo O DIA de Comunicação recusou
a publicação de dois anúncios do Governo do Estado, produzidos
pela agência Giovanni FBC. Nas duas peças, uma para o jornal O
DIA e outra para o tablóide Meia Hora, a Giovanni fazia referências
à qualidade editorial dos dois veículos, além de ressaltar
outros atributos positivos. Ao mesmo tempo explicava que por valores inferiores
ou pouco superiores ao preço de capa dos dois jornais, o Governo do Estado
do Rio de Janeiro fazia várias ações que julga ser de cunho
social: o famoso tudo por um real."
"A direção do Grupo O DIA de Comunicação tem
orgulho dos jornais que edita, exemplos de independência, seriedade e
imparcialidade, e só acolhe esse reconhecimento, como tem sido dado ao
longo de décadas, quando vem do leitor e jamais, por indevido e inadequado,
quando tem origem em grupos políticos ou governos de qualquer sigla partidária."
Um Ano Sem o Animal
Faz um ano que Luciano Gaberel foi criar no céu. Será que
ninguém vai programar uma missa no fim da tarde em qualquer bar da cidade
pra lembrar dele? Se for, a Janela quer ser avisada.
Um Ano Sem O Animal - Falam os leitores
De Ricardinho Weitsman:
"Fala Márcio!
Um ano sem o Animal. Estava justamente pensando nisso. Como passou
rápido e como ele ainda está tão presente em
nossas vidas. Basta uma mesa de bar, com algum ex-companheiro de
trabalho, para que uma história engraçada do “gordinho”
vire assunto para várias horas. E nada mais justo, já
que ele adorava ser o centro das atenções nos botecos
do Rio. Seja na Zona Sul. Seja em Bento Ribeiro.
Por isso, queria marcar esse chopp sim. Uma homenagem com ingredientes
que não faltaram na vida dele: amigos e barzinho.
Mas nesta época muita gente está viajando, em recesso,
por isso não marquei nada. Mas semana que vem, sem sombra
de dúvidas, faremos algo. Pode deixar que você será
avisado com certeza.
Um abraço,
Ricardinho"
N.R.: Então, que, pelo menos, hoje, cada um que sente
saudades do Animal tome seu chope e dê um gole não
para o santo mas para o Gaberel, que nunca foi santo. E que, com
certeza, não desperdiçará o brinde.
De Zé Christão, diretor de arte da Contemporânea:
"Pois é Marcio, um ano se passou. Um ano que acabou sendo mais
chatinho e mais triste sem o nosso amigo por aqui. Um ano sem as gargalhadas,
sem as histórias de Bento Ribeiro, sem a propaganda e o propagar ruidoso
do Gaberel. Só não foi um ano mais triste pelo simples fato de
o cara, antes de partir, ter deixado um vasto estoque de histórias pra
se contar. Não tem chopp no Bel que não acabe com ao menos uma
história do cara sendo contada. Já vi muita gente com cara de
quem não acredita na metade das aventuras do nosso amigo. Fazer o que,
né?
Só quem viveu ao lado dele é que pode realmente sentir o buraco
que o cara deixou. Só quem viveu ao lado dele pra saber que todas as
histórias eram verdadeiras e sempre acabavam em gargalhadas.
Muito obrigado Marcio pela lembrança. Foi muito legal de sua parte, ele
lá em cima (será que lá em cima aguenta ele?) deve estar
todo bobo por mais uma vez ter saído no Janela.
Que venha o chopp, Ricardinho, seja aqui ou em Bento Ribeiro, na Estrela ou
no Bracarense, o que importa é que ele aconteça."
|