Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 09/DEZ/2005
Marcio Ehrlich

 

Alê Braga assume a McCann-Rio

Alê BragaCompletando o processo de reformulação de sua gerência, a McCann-Erickson promoveu Alexandre "Alê" Braga (foto), que dirigia o atendimento do escritório carioca, a vice-presidente e gerente geral da McCann-Rio.
Com experiência de 15 anos de mercado, 9 dos quais na McCann Erickson -- 2 deles no Rio --, Alê atendeu TIM Brasil, L'Oréal, Microsoft, MasterCard, General Motors entre outros. Formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, com especialização em Marketing Communications pela Carleton University de Ottawa, trabalhou antes da McCann em empresas como Unilever e TecToy.
"Alê Braga é um grande profissional de comunicação com o perfil certo para ajudar a liderar a evolução da McCann no mundo da comunicação integrada e da inovação", comentou o novo CEO da McCann Brasil, Julio Castellanos, em seu comunicado ao mercado.
Castellanos, antes de ocupar o cargo nacional, era o gerente do escritório carioca da McCann, onde contabilizou um crescimento de 100% nos últimos 2 anos, trabalhando com 13 clientes e 110 funcionários. Hoje, o Rio corresponde a mais 30% do faturamento da McCann Brasil.

Horovitz reabre a Armazém de Filmes

José Rubens e Isabela De Napoli
José Rubens, bem na foto com Isabela de Napoli.
A produtora Armazém de Filmes, que estava fora do ar desde a saída do produtor Sérgio Cardoso do seu comando, volta à ativa com uma grata novidade. Um dos montadores mais gente-boa do mercado brasileiro, o divertido José Rubens, será seu diretor de cena. Na direção executiva da produtora, está Isabela De Napoli, que já havia atuado na primeira fase da empresa.
Na reabertura da Armazém de Filmes, o foco passa a ser todo o mercado de comerciais, com exceção do varejo, que continua com a Proview, explica Sérgio Horovitz, diretor das duas produtoras. Tanto que o primeiro trabalho de Zé Rubens na Armazém é para a área imobiliária: um comercial de 1 minuto criado por Silvio Lachtermacher, da Laxmi, para um lançamento da Multiplan. A filmagem foi em 16mm, "com uma cara que há muito tempo não se vê no mercado imobiliário", garante Horovitz.

Bossa Nova quer disputar Web

A Bossa Nova, agência de Marcelo Gorodicht (ex-MG) e Marcelo Jucá (ex-100%) que incorporou o criativo Paulo Castro (ex-V&S) como sócio, vai investir na área de Internet para ampliar os seus negócios. Até a próxima semana será anunciado o nome do diretor de criação da Bossa Nova Web, formalizando um projeto que Gorodicht já acalentava desde a fundação da MG, como alternativa de receita para as empresas de publicidade. O primeiro trabalho deste braço digital será a implementação do site da própria agência, que vai servir de portfólio para as prospecções.
MUITA BOSSA POR AÍ
A polêmica sobre o uso do nome "Bossa Nova" pela agência não assusta os diretores da empresa. Consta que esta teria sido a marca escolhida por Nizan Guanaes antes de adotar "África" para a sua nova agência, desistindo da iniciativa por haver um dono da marca. Diz Jucá que ninguém pode se apresentar como dono da marca "bossa nova", que é de uso genérico. "O INPI arquiva todos os pedidos que forem feitos com essa expressão", garante ele. Pesquisando-se o site do INPI, em www.inpi.gov.br, por exemplo, achamos uma agência Bossa Nova Comunicações S/C Ltda., que tem um logo registrado na classe 35, referente a bebidas, mas não a marca. Na classe 38, que cobre o segmento de propaganda e publicidade, a única solicitação, de uma empresa de Florianópolis, consta como extinta. Para "Bossa Nova", o único registro concedido é para um chocolate da Kopenhagen, na classe 33, de doces em geral!!
De qualquer modo, a nova agência terá concorrência na própria Internet. Já existe, por exemplo, o endereço www.bossanovacomunicacao.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado), pertencente à agência "Bossa Nova", do publicitário Marcos Barbosa Estery, em Porto Alegre. E o endereço www.bossanovapublicidade.com.br, apesar de não estar ativo, pertence a LSalles Comunicações S/C Ltda, de Luciana Salles, de São Paulo, a mesma que já apareceu em sites do mercado querendo impedir o grupo de diretores de comerciais liderado pelo conhecido Julinho Xavier -- após a fusão de sua JX Plural com a Made To Create -- de utilizar a marca "Bossa Nova Films". Na Internet, inclusive, a produtora ainda usa os antigos endereços das duas empresas, em www.jxplural.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado) e em www.made.art.br.

Ponto Frio fora do merchandising da Feira

Galhardete da Feira da ProvidênciaA rede de varejo Ponto Frio foi cortada dos galhardetes da 45ª Feira da Providência, inaugurada dia 1º de dezembro no Riocentro. O logo da empresa, que ocupava uma área de destaque no rodapé das peças -- afixadas em centenas de postes por toda a cidade do Rio de Janeiro -- foi coberto por uma tarja vermelha (veja a foto ao lado) após a impressão.
O Ponto Frio estava sendo citado em toda a divulgação da Feira da Providência como um dos grandes destaques desta edição. A rede montou uma loja com uma área de 3.760 m2 no Pavilhão 2, para vendas de móveis e eletrodomésticos, repetindo uma experiência bem sucedida em algumas UDs de São Paulo, a Feira de Utilidades Domésticas que acontece naquela capital.
A colocação de galhardetes publicitários em logradouros públicos é proibida por lei no Município do Rio de Janeiro, sendo autorizada especialmente pela Prefeitura em casos de eventos de utilidade pública ou beneficentes. Ou aqueles que têm o apoio da própria Prefeitura, por motivos que, de acordo com queixas antigas dos empresários do setor de eventos, nem sempre são claros.
Alertada por uma leitora, a Janela foi a campo registrar o bloqueio ao logo do Ponto Frio -- o único da iniciativa privada no galhardete da Feira da Providência. Assim que consigamos uma explicação dos órgãos públicos e da direção da empresa, repassamos a vocês.

McCann e D&M devem ficar com Furnas

EM PRIMEIRA MÃO - A verba de R$ 16 milhões de comunicação das Centrais Hidroelétricas de Furnas deverá ser dividida entre as agências McCann Erickson e D&M. As duas foram as vencedoras da avaliação técnica, com a McCann alcançando 91,67 pontos e a D&M 89,33 pontos. No próximo dia 19 de dezembro, na sede da empresa, haverá a abertura da proposta de preços, quando -- como é praxe do mercado -- ambas as agências terão que aceitar as taxas que eventualmente as demais concorrentes apresentarem, para ser confirmadas como as detentoras da conta.
Disputaram a concorrência oito agências: D&M (DF), DPZ (RJ), Giovanni FCB (RJ), McCann (RJ), Morya (BA), Quê (RJ), RC (MG) e VS (RJ). A conta atualmente é atendida pela D&M, agência presidida pelo publicitário Paulo Cabral e cujo escritório no Rio é dirigido por Caio Cezar Valli (ex-Artplan).
A Giovanni FCB ficou em terceiro, com 88 pontos, seguida pela DPZ, com 84,50 e pela Quê, com 81,50. Foram desclassificadas, por não alcançarem a pontuação mínima de 80 pontos, as agências VS, RC e Morya.
D&M VAI CRESCER NO RIO
Esta é a primeira vez que uma agência de Brasília ganha uma concorrência de um órgão federal no Rio de Janeiro. Segundo Paulo Cabral, a conquista vai levar a agência a ampliar os seus investimentos no escritório local. Já em janeiro Caio Valli estará comandando uma nova equipe em um novo endereço. Diz Cabral que, entre as contratações que vão acontecer nas próximas semanas, estão a de um executivo de atendimento, um planejador estratégico e de mídia e, pelo menos, uma dupla de criação júnior que também possa atuar no estúdio e em produção, para atender às necessidades mais urgentes do cliente. As grandes campanhas continuarão sendo desenvolvidas pela D&M de Brasília.

Amendoeira no núcleo Casa 13

Foto de Gabriela ToledoA empresa do diretor de arte Paulo Amendoeira (ex-Fischer, VS, CG-COM e NBS) abriu suas portas no núcleo Casa 13, em Laranjeiras, com a parceria de redatores como Flávio Guerreiro (ex-VS) e do diretor de arte Dudu Torres.
O escritório, que já possuia algumas contas, conquistou mais quatro novos clientes (Gráfica GSA, Instituto Kronus, T-Brasil, VS propaganda). É dele, por exemplo, a nova camiseta do movimento "Basta!" (foto), que reformula a antiga marca "all-type". A linha de camisas será vendida com o objetivo de angariar fundos para novas ações públicas de concientização. Quem assina a criação das peças é Paulo Amendoeira e Dudu Torres.
O núcleo de soluções para criativos Casa 13 surgiu da parceria do Estúdio D de Max Moure e Júlio Zartos com a Amendoeira Design de Paulo Amendoeira. Ocupando um sobrado de 2 andares na Rua Rumania, 13, a proposta do núcleo é fornecer um mix completo de soluções visuais para as agências de comunicação, eventos e marketing. O telefone da casa é (21) 2556-9056.

Quê brinca com orelha das revistas para a Petrobras

Aproveitando a flexibilidade que todas as revistas agora têm de publicar anúncios com formatos especiais, a Quê criou a nova campanha de Relação com os Investidores da Petrobras usando o recurso clássico da orelha que, aberta, revela uma nova imagem.
A idéia da agência é divulgar que Petrobras é a melhor opção para investir, não importa onde. Foram criados três anúncios que mostram paisagens paradisíacas e algumas opções de investimentos. Em um deles, quando a dobra do anúncio é virada, uma plataforma de petróleo aparece na paisagem e o título convida o leitor a investir numa opção diferente: a Petrobras. As outras duas peças da campanha mostram uma refinaria no meio da floresta e torres de energia eólica em um areal.
A campanha está sendo veiculada na capa da Exame e na terceira capa da Veja, Carta Capital, Época e Isto É. A criação é de Eduardo Almeida e Durval Filho, com direção de criação ainda de Ercílio Tranjan e fotografia de Alexandre Salgado.

MZ anuncia motos KTM

Há cinco meses no mercado, a agência carioca MZ Propaganda acaba de conquistar a conta da KTM-Rio, concessionária de motos KTM. A marca, que é internacional, ainda não é muito conhecida do grande público brasileiro, já que é especializada em motos esportivas, para Enduro e Cross. Quem tiver curiosidade, veja o site www.ktm.com.br.

Publicitários fazem barulho na Lapa

Medina vai ao Umbigo de ForaMais uma edição -- já é a 4ª! -- do Festival Umbigo de Fora acontece esta terça, dia 06/12, no Teatro Odisséia. O objetivo do evento, que é patrocinado pela Nova Onda e CaradeCão, é mostrar bandas que têm publicitários em sua formação. Desta vez serão:
- A Outra, com Paulo "Popó" Salgueiro (McCann);
- Starving Bluesmen Quartet, com Daniel Rezende (Artplan);
- Mané Sagaz, com Marcos Bassini (Artplan) e participação do sambista Nelson Sargento;
- Taxi Tóxico, com Alexandre Abu (F/Nazca);
- Marimbondo Sossegado, com Pedro Lenz (DPZ);
- Djs David Tabalipa (Publicis), ZOD (França) e Gerson "Jack" Costa (Casa da Criação).
A organização é de Charles Nobili e Marcos Bassini e a campanha de divulgação foi criada por Marcelo Lobo, Rafael Pitanguy e Antonio "Mega" Segundo. O Odisséia fica na Rua Mem de Sá, 66 - Lapa.

REFORÇOS DO MERCADO

Quê (Rio-RJ) - Agora conta com o Diretor de Arte Fernando Freitas, que voltou da experiência na europa onde estava na McCann Portugal. Fernando já trabalhou na JWT, Doctor, Y&R, Salles, Script, Fisher América, 4X4 e vai fazer dupla com o Diretor de Criação Chiquinho Lucchini. (05/12/2005)