Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 02/DEZ/2005
Marcio Ehrlich

 

Conde apresenta sua agência 11/21

O publicitário Ronaldo Conde apresentou hoje, para a imprensa, sua nova agência de publicidade 11/21, nome que junta os DDDs de São Paulo e Rio para simbolizar que ela terá escritórios nas duas cidades. Na coletiva, também foi oficializado o redator Gustavo Bastos como diretor de criação do Rio de Janeiro. Gustavo não começa como sócio, mas com participação nos resultados, um formato usual no mercado publicitário.
A 11/21 é fruto da associação de Conde com a agência de promoções Expomídia, cujos clientes o publicitário espera prospectar. Na coletiva, nenhum cliente foi anunciado.
E A 100%?
Com a definição do novo destino de Bastos, o mercado tem se perguntado sobre o futuro da 100%, a agência que ele criou e batizou. Vendida integralmente para o empresário Marcelo Jucá, que foi seu sócio nos últimos anos, a 100% vai desaparecer. Jucá prometeu para até quinta-feira revelar seu novo destino. Uma das possibilidades, já se sabe, seria uma junção com a MG de Marcelo Gorodicht em uma estrutura com novo nome. A operação resolveria as dificuldades das duas partes: para Gorodicht, seria a entrada de um sócio com grande experiência em administração, liberando-o para o que sabe fazer melhor: prospectar e atender clientes. E para Jucá, a união garantiria, além do atendimento comandado por Gorô, uma equipe de criação forte para tentar segurar os clientes que, por acordo, Gustavo Bastos deixou na agência e não poderá prospectar. Mas se os clientes da 100% estão imunes aos ataques de Bastos, não estão aos de outras agências. Desde o começo do imbroglio, um já sucumbiu à tentação: a Recreio Veículos, que não quis esperar a solução e bandeou-se para o lado da agência Conexão Brasil.

Ronson se reestrutura com grupo de gestão

Paulo Rolf"Já estou na estrada há muito tempo para me assustar com crises". Com essa disposição, o fundador da agência Ronson, Paulo Rolf (foto), informou em entrevista exclusiva à Janela que a sua agência começou a colher, esta semana, frutos do processo de reestruturação iniciado há cerca de um mês, quando assumiu na empresa um grupo de gestão capitaneado por Kátia Coutinho (ex-Casa da Criação e ex-Dermage) na Vice-Presidência Operacional.
Segundo o publicitário, todos os débitos que a Ronson chegou a ter com fornecedores e veículos já foram renegociados. "Foi gratificante ver como o mercado nos apoiou, a ponto de alguns fornecedores até nos indicarem novos clientes", comentou, destacando:
-- As dificuldades por que passamos não são diferentes das que estão sujeitas as demais agências do mercado. O importante é que não perdemos os nossos créditos e continuamos em atividade.
Do novo grupo de gestão da Ronson participam ainda o consultor de reestruturação de negócios Cláudio Coutinho, a estrategista de mídia Tânia Regina e o publicitário André Barros (ex-Brahma, Governo do Estado e MG) como diretor de atendimento. De acordo com Kátia, não há participação acionária nesta primeira fase:
-- É um contrato de risco, mas com a certeza do sucesso, porque acreditamos muito no poder de prospecção do Paulo.
Como parte do processo de rearrumação da casa, sua vice-presidente conta que a agência se viu forçada a dispensar alguns de seus criativos esta segunda-feira, 28, por quebra de confiança. De acordo com ela, na última semana chegou ao conhecimento da diretoria que o diretor de criação da agência, Fábio Barreto, sem ter pedido demissão, estava utilizando contatos de prospeção iniciados há vários meses como funcionário da Ronson para montar a sua própria agência. O levantamento da Janela apontou que Barreto estaria apresentando a anunciantes cariocas a sua "f/comunicação", uma agência que atuará no Rio em parceria com a paulista Futura. Enquanto ela não é lançada oficialmente, Barreto tem utilizado a agência carioca Dittacor como base, já que ela também mantém acordo com a Futura.
Com a saída de Fábio e três outros criativos, a Ronson manteve uma dupla de criação, partindo para o processo de seleção de pelo menos mais dois profissionais para a área. "A nova Ronson faz questão de mostrar que tem um perfil criativo", garantiu Rolf, afirmando que também vai estar aberto a receber, como estagiários, estudantes que demonstrem ter futuro na profissão.
ALTERNATIVAS
Rolf também admite que, paralelamente ao trabalho do grupo de gestão, esteja conversando com outros empresários. "Temos sido muito procurados e não somos contra a junção de esforços", informou.
Entre os clientes que continuam na carteira da casa estão o Metrô, a rede de farmácias Max/Padrão, os produtos de beleza Aroma do Campo e a financeira Facilita/Taí.

O Rock redime tudo, é claro...

Roberto Guenzburger, Simone Genari e José Cinelli
Roberto Guenzburger, diretor de marketing da Claro, Simone Genari, gerente de marketing da Motorola para a Claro e José Cinelli, diretor regional da Claro no Rio de Janeiro
Adriana Souza, Luis Claudio Salvestroni, Eugênio Pimenta e Luciane Coutinho
Adriana Souza, coordenadora de comunicação da Claro, Luis Claudio Salvestroni, diretor de criação da VS, Eugênio Pimenta, diretor de produtos da Brasil Telecom e Luciane Coutinho, gerente de marketing da Embratel.
Alessandra Muñoz e Marcio Borges
Alessandra Muñoz, gerente de produtos da Glaxo e Marcio Borges, diretor da W/Rio.
Renata Moraes e Simone Genari
Renata Moraes, analista de marketing da Claro e Simone Genari, gerente de marketing da Motorola para a Claro.
O balão da Claro
O balão da Claro ficou pipocando até ser absorvido pela multidão e virar troféu de roqueiro.

Nem mesmo o atraso de quase 3 horas na programação tirou o ânimo dos mais de 10 mil roqueiros que ficaram até as 5 da madrugada acompanhando os tão-esperados e inéditos show do Claro Q É Rock este domingo na Cidade do Rock.
As coisas no Rio são mesmo mais difíceis. Segundo a organização, o caminhão que trazia os equipamentos de uma das tendas, do show da véspera em São Paulo, quebrou na Dutra e arrebentou com a organização que parecia estar toda ajustada se tudo desse certo. Resultado, o primeiro show começou com duas horas de atraso. A alternância dos palcos foi para o espaço e as trocas de equipamentos até que tudo se acertasse prorrogou ainda mais o início de cada show a partir daí. O dia começava a clarear quando tudo terminou. Mas era dia de rock e varar a noite não assusta roqueiro. Cinco e meia da manhã desta segunda-feira este colunista já estava na cama com os ouvidos ecoando os acordes do espetacular show da banda Nine Inch Nails, última a se apresentar.
Consta que São Paulo foi melhor em pontualidade e público: 25 mil pessoas na platéia. Ainda assim, há que torcer para que a Claro não desista do projeto em 2006 no Rio de Janeiro. É inegável o benefício do evento para a marca, que nos tempos de ATL era vista com desconfiança e agora está perfeitamente antenada com a modernidade.
VIPS
Além dos pagantes, o evento teve 500 convidados vips, como artistas e músicos, que dividiram o espaço de uma confortável tenda com os marqueteiros das empresas promotoras e seus convidados. Isso, claro, até cada show começar, quando a maioria não resistia e ía para a pista, aproveitando que São Pedro deu uma trégua e fez chover só até a véspera. Com o gramado seco, nada melhor que descer e cantar junto com as bandas. Fã de rock que se preza canta junto desde os sucessos do desvairado Iggy até as canções do moderno psicodelismo -- divertido e brilhante -- do Flaming Lips, comemorando a vitória de Yoshimi sobre os maléficos robôs cor-de-rosa.
PELA LIBERDADE FOTOGRÁFICA
Aproveitando a matéria, não há como deixar de registrar a estranheza por termos presenciado os seguranças do evento, na entrada, barrar os garotos que estavam levando suas câmeras digitais. As mochilas eram revistadas e a condição para entrar, pasmem!, era o garoto entregar as pilhas!!!
Numa época em que as operadoras e fabricantes de celulares badalam a capacidade de fotografar de seus aparelhos -- alguns com mais megapixeis que várias digitais -- é totalmente ridículo achar que, proibindo a entrada de câmeras, os show deixarão de ser fotografados pelo público.
Mesmo não acreditando que isto pudesse ser estratégia da Motorola ou da Claro para incentivar apenas as fotos com seus celulares, fui perguntar se isso poderia ter acontecido. Todo mundo dos respectivos marketings demonstrou surpresa com a informação, deixando visível o desagrado pelo que aconteceu. "Nós somos defensores da tecnologia, não poderíamos jamais desestimular o uso de qualquer equipamento pelo nosso público", comentou uma das pessoas com quem conversei.
Seja como for, fica a dica para em 2006 a Claro não deixar a organização do evento cortar o barato da garotada. Câmera digital, dentro ou fora do celular, é arma de criatividade.

Enfim, como os jornalões deverão publicar bastante fotos dos shows, fiquem vocês com os registros que a Janela fez no camarote VIP, em explícitas demonstrações de alegria.

Recreio entrega conta para Conexão

A concessionária Volkswagen Recreio Veículos, um dos mais tradicionais anunciantes do varejo carioca, trocou de agência. Deixou a 100% após a saída do sócio e diretor de criação da agência, Gustavo Bastos, e escolheu a Conexão Brasil, do publicitário Glauco Pochine e que tem Toni Lourenço na direção de criação, para cuidar da sua conta publicitária. Os primeiros trabalhos já estão sendo veiculados em TV, rádio e jornal, com o novo conceito criado pela agência: "Recreio. Tudo de primeira.".

Petrobras renova agências mas anuncia concorrência

A Petrobras anunciou que vai realizar uma concorrência, nos próximos meses, para a escolha de três agências de publicidade para cuidarem de sua conta. No entanto, como o processo é demorado, a empresa renovou o contrato com suas agências Duda, F/Nazca e Quê, por um ano, podendo antecipar a finalização se houver uma solução para a concorrência antes deste prazo.
A nova concorrência não significa que a Petrobras tenha que substituir as agências atuais com as quais esteja satisfeita, se, eventualmente, elas foram as vencedoras nas disputas técnica e de preço.

Anuário iMAGiNABiLiS chega à 3ª edição

Anuário iMAGiNABiLiSA terceira edição do ótimo anuário iMAGiNABiLiS está chegando ao mercado, dessa vez com o formato de fichário e informações de mais de 150 fornecedores de serviços gráficos, de arte, audiovisuais e cenográficos, entre vários outros.
O pacote distribuído pela Editora iMAGiNABiLiS para 8 mil profissionais de marketing e comunicação ainda vem com um CD-Rom e uma agenda que ajudam a localizar as fichas das empresas no fichário de acordo com as suas áreas de atuação.
Mais informações sobre o anuário podem ser conseguidas no site da editora, em www.imaginabilis.com.br.

W coloca carroças nos shoppings da Barra

Quem for aos shoppings centers da Barra da Tijuca na próxima semana vai se deparar com carroças e carros velhos expostos. A ação promocional é parte da campanha publicitária da agência W/Brasil do Rio de Janeiro para o seu novo cliente Ago.
A idéia da campanha é apresentar as “banheiras”, como se fossem carros modernos e luxuosos, característica dos produtos da concessionária. O conceito da campanha explica a criação: “Feirão Ago. Perto dos nossos carros, os outros ficam ultrapasados”.
Para explicar a sátira da campanha, a equipe da agência fez um filme para TV e cinema que mostra a venda de uma carroça com os seus principais acessórios – banco de couro, roda em madeira de lei e um cavalo de potência.
A criação é de Marcelo Conde, Daniel D’Avila e Sérgio Carvalho, com direção de criação de Rui Branquinho. O filme foi produzido pela produtora Cara de Cão.

Marcelo Jucá responde à nota sobre a 100%

"Prezado Márcio,
Gostaria de deixar claro alguns aspectos relativos à sua nota de 29/11 neste site.
1) A 100% não acaba nem desaparece, mas sim cresce, evolui e se desenvolve em um modelo vencedor que será anunciado ao mercado.
2) Não haverá novo destino meu ou da 100%. Ele já está traçado e é vitorioso.
3) Sempre estamos atentos a diversas possibilidades de joint-ventures nacionais e internacionais, inclusive com a MG como um destes casos.
4) Não há dificuldades de operação na 100%, mas estamos sempre obviamente procurando uma operação cada vez mais eficiente, ousada e capaz.
5) Não existe na prática acordo operacional que "segure" clientes em nenhuma agencia! Em 5 anos de vida, a 100% nunca perdeu 1 cliente, mas sim cresceu na base da competência, criatividade e ousadia comercial. Foi isso que sempre os manteve e continuará a ser ainda mais o motivo para longevidade com qualidade no relacionamento com nossos clientes.
6) A saída do cliente Recreio, fez parte do témino do contrato de 3 anos que mantinhamos com a empresa que findava em Novembro de 2005 e se iniciou em Dez de 2002. O intervalo de atendimento à Recreio nada tem a ver com a saída de nenhum profissional da 100%, como o próprio titular da empresa (Sr. Elói) pode confirmar e já planejada a transição desde o mes de setembro. Tanto isso é verdade, que a conta da Recreio não "foi" com o nosso antigo Diretor de Criação para a seu novo trabalho.
7) A prospecção de competidores à contas estabelecidas em quaisquer empresa é pratica milenar. Os "traders" chineses já tinham competidores que tentavam atravessar negociações de pólvora durante as cruzadas. Em minha experiencia comercial no meu grupo de empresas, donde a 100% faz parte, prospecção é como feijão e arroz. É redundante o fato ser evidenciado como uma novidade ou "furo" em seu site. Quando se vai a guerra, há que se atentar para o que acontece em nosso quintal. Sempre.
Agradeceria se a 100% pudesse ter o direito de resposta publicado em sua próxima atualização de site.
Grande abraço do amigo 100%;
Marcelo Jucá
Diretor Executivo
100%propaganda"

ANÚNCIO DA FUSÃO
Na próxima quinta-feira, na sede da 100%, Jucá e Marcelo Gorodicht, da MG, vão oficializar a união de suas agências, que também incluirá um novo sócio, ainda não revelado.

DPZ entra na conta do Infoglobo

A Infoglobo, que publica os jornais O Globo, Extra e Diário de São Paulo está anunciando que contratou a DPZ para trabalhar na área de relacionamento com o mercado anunciante. As agências Giovanni e Contemporanea continuam atendendo, respectivamente, as contas do Globo e do Extra. E a Agência DM9 continua cuidando da conta do Diário de São Paulo.

IP também terá curso de atendimento

O Instituto da Propaganda (IP), criado pelo publicitário Marcos Silveira para dar treinamento prático a estudantes de criação, vai abrir também uma turma de atendimento interagindo com a turma de criação que inicia as aulas em janeiro de 2006. A demanda por profissionais de atendimento chega a ser até maior do que por criativos no mercado publicitário, mas a formação universitária é ainda mais carente. "Os estudantes saem da faculdade sem saber pegar um briefing ou pedir um trabalho corretamente para a criação", diz Silveira.
Pela metodologia do IP, as aulas são em agência de publicidade, supermercados, shoppings, museus, etc. Silveira acredita que desta forma os alunos aprendem "como se estivessem trabalhando e vivenciando as reais necessidades do mercado publicitário."
O curso dura 6 meses, durante os quais o aluno vai criando portifólio para apresentar no mercado quando procurar emprego. As informações sobre o IP estão no site www.institutodapropaganda.com.br .

Novos autores estréiam nos Blogs da Janela

Claudia PenteadoFlávio MedeirosOs leitores da Janela estão ganhando mais dois blogs que, com certeza, farão muito sucesso: o da jornalista Claudia Penteado, ex-Meio & Mensagem e atual correspondente do Advertising Age no Brasil (além de editora do site do GAP-RJ) e o do redator Flávio Medeiros, da equipe de criação da NBS e presidente atual do Clube de Criação do Rio de Janeiro.
Os dois já estão com seus espaços abertos e prontos para postagens e comentários dos leitores na área de Blogs da Janela, que pode ser acessada pela barra de menu que fica lá em cima no layout do site.
Visitem e participem.

Chuva no chopp da Skol adia evento

São Pedro deve ser mais roqueiro que eletrônico. A chuva que parou no Claro Q É Rock, deixando a Cidade do Rock com o gramado praticamente seco, desabou esta sexta-feira incessantemente no Rio, obrigando a organização do Skol Stage Trance Edition -- que viraria a noite desta sexta-feira --, a adiar o evento para domingo, dia 4, das 12h à meia-noite.
Como domingo é o dia do badaladíssimo show da banda Pearl Jam na Apoteose, pode-se imaginar que algumas pessoas terão que optar entre os dois programas. Para quem não puder comparecer, a Skol avisa que o dinheiro será devolvido. As informações para a troca de ingressos por dinheiro estarão a partir de terça-feira, dia 6, no site www.skolstagerio.com.br . Os ingressos para o evento de domingo continuarão sendo vendidos nos pontos de venda indicados no site.
O Skol Stage Trance Edition traz ao Brasil o DJ apontado pela revista inglesa “DJ Mag”, como o melhor do mundo: o alemão Paul van Dyk, que nunca tocou na cidade. Organizado pela Directa Produções e a Mondo Entretenimento, o Skol Stage tem apoio da Prefeitura do Rio.
A expectativa da organização é atrair 20 mil pessoas para a Cidade do Rock, que nunca se abriu para uma festa de música eletrônica. A organização disponibilizará 250 banheiros, um posto médico com três UTI’s móveis, 10 bares e uma praça de alimentação. Estão também contratadas cooperativas de trânsito já cadastradas pela CET-Rio, incluindo toda a estrutura de cones, sinalizadores e organizadores de trânsito equipados de colete luminosos. Para a segurança do público, a Skol Stage conta com o apoio total do 31º batalhão da Barra e Recreio.

REFORÇOS DO MERCADO

Loducca22 (Rio-RJ) - O redator Ricardo Martin (ex-DM9DDB) é o novo contratado da área de criação, fazendo dupla com o diretor de arte Marcelo Torma. Ele já criou para grandes clientes como Sony, Nike, Itaú, MorumbiShopping, Dell Computadores, D&D Shopping, jornal Valor Econômico, GNT, entre outros. (29/11/2005)

Stock Photos (Rio-RJ) - Contratou Priscilla Equi (ex-Giovanni e Staff) para a Gerência de Contas. (28/11/2005)

Mais! (São Paulo-SP) - Andreia Sun é a mais nova assistente de atendimento da Mais!Agência, que é comandada pelos publicitários José M. Cascão Costa e Maria do Carmo Hardt. (28/11/2005)

Conexão Brasil (Rio-RJ) - Contratou o redator Eduardo Viana (ex-Tática), para a equipe de criação dirigida por Toni Lourenço (26/11/2005)