Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/NOV/2005
Marcio Ehrlich

 

Coca-Cola traz a Copa do Mundo ao Brasil

A taça da Copa do Mundo da Federation Internationale de Football Association (FIFA) será exibida pela 1ª vez ao público brasileiro no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, dia 20 de janeiro próximo. O troféu, símbolo máximo no futebol, fará uma longa exposição itinerante por três meses em 28 países com o patrocínio da Coca-Cola Company, patrocinadora oficial da Copa do Mundo desde 1978.
"Esta é uma oportunidade extraordinária para que os brasileiros vejam de perto um pedaço da história do futebol e compartilhem sua paixão pelo esporte com as pessoas de todas as partes do nosso país", disse a diretora de marketing da Coca-Cola, Mônica Horcades, revelando ainda que cerca de duas mil crianças participantes do Programa Coca-Cola de Valorização do Jovem (PCCVJ), entre Rio e São Paulo, serão convidadas a ver a Taça de perto.
O projeto do 1º Tour da Taça da FIFA foi anunciado ontem, dia 22, na África do Sul, país sede da Copa do Mundo de 2010, pelo presidente da Coca-Cola Company, E. Neville Isdell, e o presidente da FIFA, Joseph Blatter. Na África do Sul, também foi anunciada a renovação do contrato de parceria de elite entre a FIFA e a Coca-Cola Company de 2007 a 2022. Além disso, as duas instituições lançaram o projeto conjunto "Todos Falamos Futebol", que, entre outras iniciativas, disponibilizará bilhetes com desconto para a Copa do Mundo 2010 para os torcedores de alguns dos países em que o refrigerante é comercializado.

Giovanni leva GP da Central de Outdoor

A agência carioca Giovanni, FCB venceu o Grand Prix do XIV Prêmio Central de Outdoor com a sua campanha para o guaraná Kuat. Além de conquistar também uma medalha de ouro, a agência carioca obteve a melhor pontuação entre 2 mil peças inscritas que concorreram em 6 categorias. A equipe da Giovanni,FCB ainda ganhou uma viagem a Punta del Leste, Uruguai, com todas as despesas pagas. Todos os premiados com a medalha de ouro receberam troféus.
“Esta é uma ótima oportunidade de vermos o crescimento na qualidade das campanhas publicitárias produzidas por agências de todo o Brasil e seus cases de sucesso”, comentou o presidente da Central de Outdoor, Luiz Roberto Valente Filho.
Durante a festa de entrega dos troféus, realizada dia 23, em São Paulo, no espaço Vila Noah, para mais de 400 convidados, os estudantes também receberam uma prêmiação numa categoria própria, com o tema: “Ética e Moralidade - mais que palavras,obrigações”. O evento ainda fez homenagens para o publicitário Altino Barros, que completou 60 anos de carreira e para o Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), que completou 25 anos.

Vencedores do XIV Prêmio Central de Outdoor

GRAND PRIX 2005: Giovanni/FCB - RJ para Recofarma do Amazônia - Guaraná Kuat. Criação: Fernando Barcellos, Antonio Nogueira, Sérgio Lobos e Aline Arantes. Mídia: Yara Militão. Atendimento: Eduardo Pedreira. Produção: Paulo Moraes. Aprovação: Mônica Horcardes

CATEGORIA AÇÃO SOCIAL
OURO: J. W. Thompson - SP para Fundação S.O.S. Mata Atlântica. Criação: Vinícius Stanzione, Endy Santana, Alessandra Pereira e Paulo Pereira. Mídia: David Monteiro. Atendimento: Mariana Okubaro. Produção: Jomar Farias. Aprovação: Faiçal Abdalla
PRATA: New - MG para Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional MG. Criação: Robson Santos, Frederico Bandeira, Helmut Gondin e Simone Couto. Mídia: Adriano Vasconcelos Costa. Atendimento: Ana Dourado. Produção: Poliana Alves. Aprovação: Maria Silvia Laborne Souza
BRONZE: Contemporânea - RJ para Fundação Brasileira para Conservação da Natureza. Criação: João Bosco Franco, Alícia Osborne, Mauro Matos e José Guilherme Vereza. Mídia: Sílvia Machado. Atendimento: Armando Strozenberg. Produção: Mara Tsouroutsoglou. Aprovação: Jairo Costa

CATEGORIA PADRÃO
OURO: J. W. Thompson - PR para Academia Gustavo Borges. Criação: Mário D'Andrea, Fábio Miraglia, Ricardo Marques e Beto Rogoski. Mídia: Anita Bardeli. Atendimento: Jacqueline Vieira. Produção: Osmar Fernandes Veiga. Aprovação: Renato Ramalho
PRATA: DM9DDB - SP para Itaú Seguros. Criação: Fábio Saboya, Miguel Bemfica, Mariana Sá, Luiz Gustavo Dias e Marcelo Siqueira. Mídia: Mônica Carvalho. Atendimento: Ana Paula Grassmann. Produção: Carla Lustosa. Aprovação: Rosane Santos
BRONZE: Única - BA para Leme Laboratório. Criação: Dude, Victor Azevedo, Thais Milena e Iata Anderson. Mídia: Paula Guerreiro. Atendimento: Milena Tapioca. Produção: Gabriela Tourinho. Aprovação: Paulo Vendramini

CATEGORIA APLIQUE
OURO: Giovanni/FCB - RJ para Recofarma do Amazônia - Guaraná Kuat. Criação: Fernando Barcellos, Antonio Nogueira, Sérgio Lobos e Aline Arantes. Mídia: Yara Militão. Atendimento: Eduardo Pedreira. Produção: Paulo Moraes. Aprovação: Mônica Horcardes
PRATA: Loducca 22 - SP para NET. Criação: Benjamim Jung, Bruno Souto e Celso Loducca. Mídia: Afonso Abelhão. Atendimento: Alda Leite do Canto. Produção: Alexandre Garcia. Aprovação: Ciro Kawanura
BRONZE: DNA - MG para Faculdade Pitágoras. Criação: Guilherme Araújo e Bruno Fernandes. Mídia: Janete Sales. Atendimento: Nádia Peletti. Produção: Bete Oliveira. Aprovação: Rodrigo Quintino e Walter Braga

CATEGORIA ESPECIAL
OURO: Perfil - MG para CEMIG - Companhia Energética de MG. Criação: Jura Camargo, Kátia Soares, Otávio Maciel e Arnaldo Stamberg. Mídia: Caroline Cruz. Atendimento: Cristiane Almeida. Produção: Marcelo Pereira. Aprovação: Luiz Henrique Michalick
PRATA: Íntegra - Sorocaba para Farmácia de Manipulação Phito Fórmulas. Criação: Fernando Baddini, Ricardo Ferreira, Cleber Mariano e Daniel Ruggi. Mídia: Fernanda Portella. Atendimento: Fernando Bera. Produção: Leda Bassaneto. Aprovação: Sérgio Benites
BRONZE: Publicis Brasil - RJ para Belocap Produtos Capilares. Criação: Rodolfo Sampaio, Celso Batalha e Clarissa Passos. Mídia: Ângela Cardoso. Atendimento: Janete Frugoli. Produção: Davi Vidal. Aprovação: Ulisses Teixeira

CATEGORIA INOVAÇÃO
OURO: Casablanca - MG para Tintas Coral. Criação: Luis Coelho, André Elesbão, Danilo Alvin e Daniel Bronfen. Mídia: Agnaldo Torres. Atendimento: André Elesbão. Produção: Eliu Lelis. Aprovação: Márcio Sebrian
PRATA: Publicis Brasil - RJ para Telecine Filmes. Criação: Rodolfo Sampaio, Daniel Leitão e Márcio Juniot. Mídia: Amália Machado. Atendimento: Lígia Yasbeck. Produção: Davi Vidal. Aprovação: Alessandra Barcala
BRONZE: Qualitas - MS para 14 Brasil Telecom. Criação: Cynthia Silveira e Nirley Peterossi Jr. Mídia: Tânia Geysa. Atendimento: Celeste Curado. Produção: Tânia Geysa. Aprovação: Selma Carneiro

CATEGORIA ESTUDANTIL
OURO: Estudante: Mateus Rosa da Silveira - Ribeirão Preto. Orientador: Walner Escoura. Faculdade: Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto.
PRATA: Estudante: Larissa Baldo Iafelix - SP. Orientador: Sandro Pavão. Faculdade: Universidade Anhembi Morumbi de SP
BRONZE: Estudante: Caio Vinícius de Sena Costa - Bahia. Orientador: Daniel Branco. Faculdade: IBES - Instituto Baiano de Ensino Superior.

Eletrobrás quer casas iluminadas no Natal

A Eletrobrás vai patrocinar a iluminação de 70 monumentos em 55 cidades do país neste fim-de-ano, como parte de sua campanha institucional "Natal de Luz". Dia 4 de dezembro, os pontos escolhidos serão iluminados simultaneamente pelas concessionárias estaduais de energia para marcar a promoção.
Ainda como parte da ação, este domingo, 20, a empresa promove em Copacabana uma caminhada convocando toda população a iluminar seus lares neste Natal. Saindo do Posto 6 (em frente ao Hotel Sofitel), artistas como Carolina Ferraz, Isabela Garcia e Rosamaria Murtinho, assim como atletas como os jogadores campeões da Copa América de Basquete Masculino vão caminhar até o Rio Othon Palace, ainda na Avenida Atlântica. O grupo será animado pela bateria da Mangueira, cantando musicas natalinas em ritmo de samba e por um trio elétrico iluminado com centenas de micro-lâmpadas.

GAP-RJ distribui convites para festa

Os primeiros 500 publicitários que se cadastrarem no novo site do GAP-RJ, em www.gaprj.com.br, já poderão obter, on-line, o seu convite para a festa que a entidade promove no próximo dia 29 no Devassa da Barra. O evento marca a preparação para a comemoração dos 20 anos do GAP-RJ, que acontece em 2006. A reunião inaugural do grupo aconteceu em 1986 no auditório da Artplan, com a presença de Carlos Campana (que se tornou seu primeiro presidente), Marcio Ehrlich (VS Escala), Vicente de Vicq (SGB), Joseph Esquenazi (Artplan), Ângelo Magliari (falecido, da DPZ) e Fernando Luís dos Santos (Denison).
O site entrou no ar na última quinta-feira, com o patrocínio do Clear Channel Adshel, OutBus, Sign e Hotéis Marina. No lançamento, um texto do novo presidente Pedro Nonato, falando sobre o que pretende para a associação, e uma entrevista com um dos fundadores do GAP-RJ, o diretor de Atendimento da DPZ, Ricardo Ladvocat.
Um dos destaques do site deverá ser o Forum, que Nonato pretende venha a substituir o grupo do GAP-RJ no Yahoo. Só terão acesso a ele os profissionais cadastrados.

A Ka de cá contra a K de lá

De Kaká Alvarez, diretor da Rio Ka

"Olá Márcio!
Gostaria de registrar uma ótima “coincidência criativa” que aconteceu conosco há pouco tempo.
Na festa do Colunistas Rio deste ano lançamos o conceito “Vida Inteligente Fora das Grandes Agências”, com direito a vídeo, camisetas, máscaras de Ets e tudo mais.
Temos usado este conceito em diversos eventos com nossos clientes – inclusive em nosso “Open-Office” mês passado aqui na nova sede.
Acontece que semana passada, dando uma olhada na Veja SP, eis que descubro a paulistana “Agência K” - que além do nome, apresenta outra ótima coincidência conosco (veja anúncio em anexo).
Pergunto: “coincidências criativas” acontecem também entre pequenas agências? Ou será que essa vida inteligente lá em SP não é tão inteligente assim?
Abraços!
Kaká Alvarez
Rio Ka Comunicação"

N.R.: Ora, Kaká, vocês não perguntavam no vídeo e nas peças gráficas se havia vida inteligente fora das grandes agências? Então, os caras lá responderam!! :)

Evento vai reunir os cariocas apreciadores de cachaça

O Rio de Janeiro ganha em 2006 seu primeiro evento totalmente dedicado à cachaça, a mais brasileira das bebidas alcoólicas. Será o Cachaça Rio, marcado para os dias 30 de março a 1º de abril, no Cais do Porto do Rio. Pela promessa da organizadora, a Biziness Mais, os visitantes vão encontrar na programação do evento um espaço gourmet com as mais tradicionais cachaças vendidas na cidade do Rio, além de galeria de artes, shows, palestras e workshops com especialistas no segmento de cachaças.
Para apresentar o Cachaça Rio 2006 aos seus potenciais co-patrocinadores, a Biziness Mais promove esta quarta-feira, 23, um coquetel na cachaçaria Mangue Seco, no bairro carioca da Lapa, com apresentação de grupos de samba e apoio da cachaça Magnífica, que é produzida em Miguel Pereira, no Estado do Rio, e estará disponível para degustação.
Cachaça é lucro
Os números de produção e venda estão cada vez mais crescentes no mercado de cachaça e mostram a importância do produto no cenário cultural e econômico brasileiro.
- Quando o Brasil criar juízo e se tornar uma potência mundial, será a cachaça e não o whisky, a bebida do planeta, profetizou o jurista Sobral Pinto.
Em 2004 foram produzidos 1,3 bilhões de litros e os 40 mil produtores empregaram 400 mil pessoas diretamente. A aguardente brasileira já é exportada para 60 países.

CCRJ reimprime Anuário de 2005

Por problemas de impressão no seu Anuário Melhor do Rio 2005, o Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) recolheu, antes de sua comercialização, os 500 exemplares já produzidos, que deveriam ter sido distribuídos a partir do último Festival de Búzios, promovido pela entidade no início de novembro.
A demora na chegada do Anuário do CCRJ às mãos dos associados -- e a ausência de uma comunicação oficial do clube -- acabou gerando boatos no mercado de que o produto apresentado em Búzios teria sido apenas uma boneca. A Janela chegou a receber um e-mail com a queixa de um leitor sobre o assunto.
Segundo informações que colhemos, tanto o criativo responsável pelo Anuário, o diretor de arte Marcos Hosken, quanto o diretor do CCRJ, Luís Claudio Salvestroni, estão acompanhando o processo de reimpressão na gráfica Coronário. "O CCRJ não poderia abrir mão da alta qualidade do seu Anuário", explicou a fonte da Janela.
Ainda não há previsão para o início da distribuição da nova edição.

Olesen será Doutor Honoris Causa pela Casper Líbero

Jens Olesen e este colunista no camarote da Imperatriz no Carnaval 2005.
O publicitário Jens Olesen, que deixou a presidência da McCann-Erickson, vai receber no próximo dia 28 de novembro o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo.
O título, segundo comunicado da instituição, é o reconhecimento aos 41 anos de trabalho significativo no grupo McCann-Erickson: 30 anos de Brasil, 26 no comando da América Latina e Caribe e 24 anos no board mundial. Neste período, a agência aumentou os negócios em 742% no Brasil. Só em 2005, houve um saldo positivo de crescimento de 30%.
Além da contribuição como profissional de propaganda, Olesen publicou 10 livros e participou de 175 eventos culturais em três continentes. No Carnaval 2005, ele liderou o grupo que patrocinou o desfile da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, para divulgar os 250 anos de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Na noite do dia 28 de novembro, além da outorga do título, haverá a inauguração da Sala de Criação McCann-Erickson para a Cásper Líbero, resultado do convênio feito entre as duas instituições para o melhor preparo dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda.

Leader ilumina mais cedo o Natal

O Rio de Janeiro está mais iluminado desde o dia 18 de novembro. A Leader Magazine, rede de varejo com 30 lojas no Estado, espalhou mais de 50 mil lâmpadas brancas, a mesma utilizada como enfeites em árvores de natal, em 150 pontos da cidade do Rio -- outdoors duplos lonados, bancas de jornais e mobiliários urbanos -- para sinalizar o slogan “Já é Natal na Leader Magazine”.
“Queríamos trazer o espírito natalino para a cidade já em novembro”, afirma a gerente de Marketing da Leader, Ana Luisa Nomelini.
O slogan “Já é Natal na Leader Magazine”, que foi criado para campanhas anteriores, está presente em toda campanha deste ano, que inclui um jingle e um comercial estrelado pela atriz e humorista Heloísa Périssé.
O Natal da Leader é assinado pela carioca Agência3, com criação do redator José Raimundo Padilha e do diretor de arte de Roberto Torterolli, sob direção de criação de Álvaro Rodrigues. A mídia foi de Denise Vieira.

Binder ganha prêmio de web para Merck

O site www.floratitude.com.br, que a Binder/FC+G criou como estratégia de comunicação para o produto Floratil, da Merck, ganhou a categoria web do 29º Prêmio Lupa de Ouro, concedido pelo Grupo de Profissionais Executivos do Mercado Farmacêutico.
O trabalho foi desenvolvido com atendimento de Eduardo Bastos e Cláudio Romano, criação de Julia Grandi, Flávio Gimenez e Marlos Oliveira. A aprovação foi de Alexandre Magno Faustino e Rafaela Goulart.

JWT filme Bündchen para o Natal da Multiplan

A rede de Shopping Centers da Multiplan investiu mais de R$ 25 milhões na sua campanha publicitária institucional de Natal, que será estrelada pela top model brasileira mais famosa do mundo, Gisele Bündchen. Esta é a primeira vez que a modelo brasileira se torna garota propaganda de uma cadeia de shopping brasileira.
“A intenção é reforçar os conceitos de inovação, modernidade e autenticidade da nossa rede de shoppings. Esses valores são muitos bem representados por Gisele, uma pessoa alegre, carismática, que também transmite com naturalidade o espírito do Natal”, afirmou o presidente da Multiplan, José Issac Peres.
De acordo com a equipe da agência JWT, a escolha da top brasileira para a campanha publicitária foi estratégica: “Escolhemos a Gisele porque ela de fato representa o que há de mais moderno e autêntico, além de, comprovadamente, gerar vendas. Ela influencia a decisão de compra das pessoas”, complementou o diretor de criação da agência, Raul Fernandes.
A campanha publicitária, que entra no ar dia 27 próximo, é composta de anúncios em revistas, outdoors, jornais e filmes que foram gravados no galpão Green Street Film Factory, no Brooklyn, mesmo lugar onde filmaram séries de sucesso da TV americana. A criação é de Raul Fernandes, Wallace Marques, Victor Castro e Camila Veloso,

REFORÇOS DO MERCADO

NBS (Rio-RJ) - Está levando para sua criação, a partir de 28 de novembro, o redator Flávio Medeiros, que não vai ter como sentir saudades dos seus ex-colegas da Quê, de onde saiu em setembro. A nova agência fica no andar de baixo da outra, no prédio do Rio Sul. Flávio é o presidente do CCRJ e no último Prêmio Colunistas Rio ficou entre os dez redatores mais premiados. (23/11/2005)

DM9 (Rio-RJ) - Contratou o redator Ricardo Weitsmann, que deixa a VS. Ricardinho começou na Zapt e passou por agências como Doctor, Fischer e 4X4, onde foi diretor de criação. (23/11/2005)

Loducca22 (Rio-RJ) - Contratou o diretor de arte Marcelo Giannini, que deixou em março deste ano a direção de criação da Carillo Pastore. Giannini, que chega à agência como dupla do diretor de criação Guga Ketzer, também foi sócio e diretor de criação da carioca G/Staff. O criativo é carioca e começou sua carreira em 1989 na Mental Mark, chegando a diretor de criação da Salles-Rio e vice-presidência nacional de criação da Salles em São Paulo. Entre seus prêmios, três Leões em Cannes (1 de ouro e 2 de bronze) e dois títulos de Profissional de Criação do Ano pelo Prêmio Colunista Rio, além de ganhar cinco Grand-Prix no Prêmio Abril. (23/11/2005)

Artplan (Rio-RJ) - A carioca Ana Paula Sánchez acaba de ser contratada pela Artplan. Após sete anos atuando no mercado publicitário de Brasília, Ana Paula retorna a primeira agência que trabalhou, em 1989. Ela atuará como diretora de contas, responsável pelos shoppings Rio Design, Rede de Concessionárias Peugeot, Brasilcap e Rede de Supermercados Intercontinental, entre outros clientes. (22/11/2005)

Pop Marketing (Rio-RJ) - O diretor de arte Bernardo Lowndes (ex-Bella Comunicação) é o novo contratado da agência carioca. O criativo, que inclusive ja trabalhou como redator, acumula passagens pela Casa da Criação, RIC Propaganda, ID Comunicação entre outras. (22/11/2005)

Artluz Studio (Rio-RJ) - O estúdio do fotógrafo Alexandre Salgado e do ilustrador digital Ely Junior anuncia a contratação de Aída Annecchini para assumir o cargo de gerente. Em seis anos de mercado publicitário, Aída tem passagens pelas áreas de Operações das agências Fischer América, One Stop e MG Comunicação. (22/11/2005)